sexta-feira, 31 de outubro de 2003

Comentário de um leitor...

O Apre fez-me chegar este comentário por email e que passo a publicar. Obrigado pela contribuição. Bem haja!!!

"Incrivel mais este processo sumaríssimo, agora ao Deco!
Não bastava não terem assinalado a falta por lhe terem arrancado a chuteira,
expulsam-no, e os jornais fieis aos seus leitores lagartos e lampiões
delirantes de alegria pedindo 1 a 4 anos de suspensão por uma atitude, de
reprovar sim, mas compreensivel e ao nivel da do Ricardo Rocha quando atirou
(e não lançou) a camisola nas Antas na direcção do arbitro.
A chuteira deve ter feito uma comoção no arbitro que ele podia ter ficado
paraplégico, a avaliar pela reacção dos adeptos rivais, que pretendem ganhar
na secretaria aquilo que não conseguem em campo!!
Mas o positivo foi a reacção do Mourinho dizendo que estas perseguições os
fortalecem e que enquanto o FCP precisar dele, ele continuará, e que como
são melhores não querem dar hipóteses.
É melhor ter os jogadores e treinadores prontos para comer a relva que os
adeptos, sempre é mais eficáz.
Um abraço, Apre"

JOSÉ MANUEL RIBEIRO 2

E isto também. Tiro o meu chapéu.

Arma branca
JOSÉ MANUEL RIBEIRO

De acordo com uma notícia que ontem ouvi na rádio - mais coisa menos coisa, porque posso estar a confundir a minha imaginação com a dos outros -, durante o Boavista-FC Porto, Deco descalçou uma bota, deu dois pontapés ostensivos na bola, pondo em risco a verdade do jogo por estar em superioridade táctil (jogar descalço é praticamente o mesmo que jogar com as mãos) e a seguir enfiou os pitons de alumínio numa parte do corpo de Paulo Paraty que ficou por revelar e a respeito da qual se justificam as mais loucas especulações, incluindo uma de que me falaram no café e que incluía uma viagem de emergência, madrugada alta, até uma clínica de Gibraltar especializada em próteses e engenharia genética. Põe-se a questão: os pitons são armas brancas? Se forem, e eu acho que conseguia perfeitamente trinchar um bife com ovo a cavalo usando apenas um par de pitons de alumínio (pronto, do bife tenho a certeza; a respeito do cavalo, admito algumas dúvidas), para quando uma acusação formal de tentativa de homicídio? Porquê ficarmo-nos pela Comissão Disciplinar, subordinada como ela está à exiguidade dos regulamentos da Liga, mau grado o talento patente para os crimes de sangue, em havendo suturas envolvidas? Perguntas, perguntas. Tanto quanto sei, à hora do fecho desta edição, Deco permanecia em liberdade, embora me tenha chegado ao ouvido que o major Valentim Loureiro assinou já um mandado de captura, autorizando a equipa "swat" da Liga a deter o suspeito para interrogatório nos calabouços da Constituição. Pelo sim pelo não, dado o poder de drible do indivíduo em causa, terá enviado também o Paulo Turra, ao jeito de requisição civil, mas com ordens para disparar apenas pitons de borracha. À falta de informações adicionais, aconselho os leitores que habitem na zona metropolitana do Porto a deitarem um olhito por cima do ombro; Deco perdeu a bota direita, mas continua na posse da esquerda e não há dúvida de que sabe usá-la. Se vir um futebolista de estatura média, ares de oriental e com apenas um dos pés calçado, corra a avisar o delegado da Liga mais próximo. Caso não tenha tempo, marque-o à zona, fuja ao homem a homem e, por amor de Deus, feche-me essas pernas, se não, leva coxinhas logo à primeira. Não seja uma vítima!

JOSÉ MANUEL RIBEIRO 1

José Manuel Ribeiro escreveu isto no jogo. Parabéns!

Traumatoma
JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Enquanto metade do país aguarda que o hematoma de Paulo Paraty atinja os mínimos olímpicos, perdi algum tempo estudar as consequências secretas do atentado, aquelas que, por recear a bota que sobrou a Deco, Paraty não confessa no relatório mas de cuja existência nenhum ser com mais de duas patas para pensar se atreve a pôr em dúvida. Pausa para inspiração. O próprio hematoma, agravado pelo facto de ser um hematoma regulamentar e não um daqueles hematomas marginais como quando trilhamos os testículos no fecho éclair, está apenas nas entrelinhas do relatório, ao que me fez saber fonte contígua à Comissão Disciplinar. Paraty parece querer insinuar que a bota de Deco não lhe fez danos, mas especialistas em linguística terão descoberto umas vírgulas e um ou outro erro ortográfico que alteram a frase. O resultado é qualquer coisa do género "a bota lançada por Deco atingiu-me no baixo-ventre e olhem que não me fez nenhum mano". Haverá uma troca de letras, porque é óbvio que Paraty pretende utilizar o célebre eufemismo 'não me fez nenhum mano', remanescente dos tempos em que engravidar a mãe do próximo era sinal de amizade e até obrigatório em visitas prolongadas, quando não se levava mais nada para oferecer. Examinei as imagens minuciosamente. Reparo que, num acto que pode ser confundido (por mentes pouco sãs) com uma tentativa de agarrar a bota, Paraty procura amortecer o projéctil. No mínimo, partiu o escafóide, que é um osso importantíssimo tanto para os adolescentes como para os árbitros, mas a violência do choque indicia risco sério de peritonite, provocada pela inflamação das paredes abdominais. O intestino endurece, as fezes petrificam. É o que eu chamo ao caso Deco: um problema de merda.

quinta-feira, 30 de outubro de 2003

OS BONS CHEFES DE FAMÍLIA

Os bons chefes de família vão amanhã a votos. Depois de terem demonstrado a sua fibra, o seu carácter generoso, a sua superioridade moral e a sua simpatia ao Primeiro-Ministro na inauguração do seu galinheiro perante os "gigantes uruguaios" (palavras mouras, não minhas), amanhã sufragam a 2ª pessoa mais importante da Nação. Ao assobiarem Durão Barroso demonstraram em primeiro lugar o respeito que têm pelas instituições do País. Goste-se ou não, é ele o Primeiro-Ministro, eleito democraticamente. Estava lá como convidado de honra e chefe de Estado. Demonstraram o seu âmago cortez. Mas melhor ainda, demonstraram grande inteligência e reconhecimento. Depois de se ter colado ao clubezeco deles durante as eleições para ganhar 6 milhões de votos, Durão Barroso pagou-lhes bem o favor. Aceitou acções da Sad como garantia de pagamento de antiquíssimas dívidas fiscais. Tão antigas como o último troféu ganho (no século e década passados). Abriu uma brilhante excepção, enquanto noutros países colossos como Marselha e Milão já descerm de divisão por muito menos. O Mónaco esteve quase este ano. Apesar disso, cuspiram a quem lhes deu de comer. São de facto inteligentes, estes sarracenos... E com esse comportamento cívico de exemplares chefes de família, eu digo orgulhosamente: EU SOU UM PÉSSIMO CHEFE DE FAMÍLIA, GRAÇAS A DEUS! E foi tão bonito ver o patético Fialho Gouveia pedir que se calassem... ele sim, sabe bem distinguir as hierarquias deste País. Ele, que num finíssimo programa televisivo que apresentava na televisão paga com o dinheiro de todos nós, um dia, convidando Manuel Damásio e lady Margarida Prieto, embevecido, dirigiu-se-lhe, apelidando-a pomposamente de "2ª dama do País". Não primeira, porque essa era e é a Mulher do Presidente da República. Com tanto azar dele, uma grande DRAGONA! Até nisso têm, de facto, azar e reconhecem a relação de supra-infra ordenação existente entre a Grande Família Tripeira e a faminta família mourisca.

SINAIS DOS TEMPOS...

Como é do conhecimento de todos a corja mourisca elege amanhã o boneco que ficará sujeito a toda espécie de humilhações nos próximos 3 anos. Este estranho fenómeno de masoquismo não pode ser entendido pelo comum mortal, mas também não estamos muito interessados. Uma certeza nós temos, independentemente do palhaço protagonista, o circo vai continuar e aquele clubezito ainda vai dar muitas alegrias a todos os Dragões (esperem para ver a eliminatória com o Molde...).
Bem mais importante para nós é o jogo contra o nacional da madeira, o qual aconselho a irem ver ao estádio porque se estão à espera de ver na televisão desenganem-se. É que com as eleições dos infiéis nem que o nosso FCP ganhe por 341-0 e com 47 golos do VITOR BAÍA, seria motivo suficiente para interromperem os debates sobre o auspicioso(pois pois...) futuro dos infiéis.
Mudando de assunto, deixem-me carpir as minhas mágoas convosco, e contar-vos o que me aconteceu hoje, estou muito abatido mas tenho razões para isso. Passo a explicar, estava eu a jantar quando a minha mãe me pediu para lhe chegar um guardanapo, eu, fruto da minha rebelde juventude atirei-lhe o guardanapo, num movimento idêntico ao do Deco com a chuteira ao parvo paraty, foi então que a casa veio abaixo, a minha mãe chamou-me delinquente, acusou-me de tentar mata-la, meteu-me um processo em tribunal, deserdou-me, e pôs-me fora de casa.
Hoje, fruto dos dias em vivemos, sei que ela tem toda a razão e tenho consciência que cometi um crime e terei de pagar por isso. Aqui ficam os meus sinceros pedidos de desculpa à minha mãe(talvez assim apanhe apenas uma pena de seis meses...).
Agora tenho de ir, já estou a frequentar uma instituição de reabilitação para potenciais assassinos em série, e estou mesmo comprometido em alterar este meu atroz comportamento!!!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

Os ressabiados dos jornalistas...

Ontem à  noite, liguei para a TVI(nfiéis) aquando dos comentários do Miguel de Sousa Tavares sobre o caso do Deco.
E comentava ele que considerar aqueles factos como agressão, não lembrava a ninguém e que só mesmo a perseguição ao FC Porto é que levava a que se equacionasse o castigo ao Deco por seis meses.
E eis que MST depois de ter falado no caso da camisola atirada ao á¡rbitro pelo Ricardo Rocha e outros casos que tal, diz, e muito bem, para não tentarem vencer o Porto através destas situações, pois se o que realmente pretendem é que o Porto não seja campeão este ano, ao menos que o façam através de um Decreto".
Até aqui tudo corria normal, até porque sabemos que ao MST também lhe dói estas coisa e que ele também tem lutado ao longo dos anos contra este tipo de perseguições constantes ao Mágico Porto. Acontece que, no final das suas declarações, qual boneco ressabiado, desbotado, boi mouro e frustrado pivot do jornal da TVI(infiéis) diz: "Não é fácil falar contigo quando falas do FC Porto" e dizendo-o com aquele ar de reprovação.
Esse burro devia era estar calado e nem sequer dar qualquer tipo de opinião sobre o sentido das palavras do MST.
E falou assim porque não gostou da forma como o MST demonstrou a perseguição ao Mágico Porto e como a clarificou para toda a gente. Se calhar queria que o MST aceitasse serenamente toda esta cabala montada contra os Dragões e que louvasse a programação de sábado daquela estação. Só essa faltava.
Mas a esse ressabiado, eu recomendo-lhe uma entrevista (em directo para não haver cortes) ao Pinto da Costa e ao Zé Mourinho... ou comigo, em alternativa. Aí­ ele havia de ver como elas doiam...

Obrigado Zé. Obrigado mesmo...

Zé Mourinho ontem em conferência de imprensa disse o seguinte:
"Quem pensa ou quem delineou este tipo de estratégia para tentar que nós estejamos cada vez mais fracos e cada vez mais permeáveis aos objectivos que os outros clubes têm de conseguirem ser campeões, são pessoas que, de Ciências Humanas, de aspectos motivacionais e de gestão emocional de grupos não percebem nada. Cada semana, ou ciclicamente, perdemos um jogador - por processos sumários, processos sumaríssimos ou expulsões - mas em contrapartida cada vez somos mais fortes como grupo, como mentalidade de grupo e como união. A raiva que nos causam aqueles pouco inteligentes, e estou a ser simpático, que pensam que esta é a estratégia correcta estão muito enganados. Perdemos jogadores, mas ganhámos noutras coisas. E não vão ter hipóteses. Somos os melhores, somos os mais fortes e eles fazem de nós cada vez mais fortes e não vão ter hipótese nenhuma."
É isso aí Zé. Não tenhas medo de pôr essas palavras na imprensa. Sabes que podes sempre contar connosco para o bem e para o mal. Nós os Dragões já te conhecemos e apesar da crítica de todos os infiéis, nós queremos-te assim: Arrogante, determinado e a disparar forte para onde for necessário.
E aqui no blog do Dragão faço o mesmo apelo que fizeste e que transcrevo:"Os nossos adeptos estão a viver momentos de grande tensão, porque tudo o que é demais aborrece e chateia, e por isso faço o apelo a que se unam à nossa volta, sem violência, sem agressividade e apoiem a equipa. O jogo é na sexta-feira à noite, é pouco agradável ir ao velhinho Estádio das Antas numa noite de sexta-feira, certamente chuvosa, mas vão às Antas. Na semana seguinte vamos ao Moreirense, encham o estádio. Apoiem, que cada vez seremos mais fortes. ". Eu lá estarei. Nos dois jogos e espero que muitos mais me acompanhem. Esta será a nossa resposta.
Quanto ao facto de dizeres que enquanto sentires que este clube precisa de ti para atingir os seus objectivos, que vais continuar e que te dá um gozo imenso ganhar nestas circunstâncias, posso desde já te dizer em nome de muitos milhares e alguns milhões de Dragões espalhados por todo o mundo: CONTINUA ZÉ, CONTINUA QUE AQUI ESTÁS BEM E TENS OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO AO TEU LADO...

REVOLUÇÃO AZUL...

Pois é, voltamos ao mesmo. Já não há Dragão que aguente!!!
6 MESES??????????
Mas porque carga d’água é que haveriam de ser 6 meses? Não me quero tornar repetitivo e como tal faço minhas as palavras do “Dragão” no artigo anterior.
Assim, direi apenas o que já repeti neste “blog” aquando dos processos sumários, dos processos sumarísssimos, dos processos disciplinares, das ofensas pessoais a jogadores do nosso FCP, aos ataques ao nosso presidente, etc etc.
“TUDO O QUE NÃO NOS MATA, FAZ-NOS MAIS FORTES".
Não vale a pena, nem espaço havia, para referir todos os ataques que temos vindo a ser vitimas desde o início deste campeonato mas a paciência começa a esgotar. No meio disto tudo o que mais me revolta é a verdadeira intoxicação publica que os órgãos de comunicação social promovem contra o nosso FCP. Ainda hoje num resumo do canal um do jogo dos infiéis é perfeitamente claro o “saco” do argel a cometer uma grande penalidade sobre um jogador da académica, no entanto para o comentador(o mesmo que viu claramente que o alegado golo do boavista contra o FCP é limpinho...)as imagens não eram explicitas...
A isto eu digo: “pior cego é aquele que não quer ver”.
E poderia aqui dar um milhão de exemplos de situações idênticas, seja nos jornais, na rádio ou na televisão.
De facto maior dualidade que o parvo paraty, têm os média portugueses.
Na berlinda temos agora o caso Deco, querem arruma-lo por 6 meses(no mínimo!!!) sendo que o ideal na verdade seria arrancar-lhe as duas pernas, tirar-lhe os olhos, algema-lo, mumifica-lo, e envia-lo para a lua. Só assim descansaríamos o país!
Sinto muito corja de infiéis, mas o nosso menino continuará a deliciar-nos a todos(Dragões, claro) com o seu futebol. Também se assim não for e se ele vier a ser punido da forma que os 6 milhões(7 segundo diz a vaca prieto) desejam, então teremos de dar início a uma verdadeira revolução Azul.
Uma nota final para dizer que a catedral da miséria, aquela que se tem de levar capacetes para não rachar a cabeça, afinal também mete água pela cobertura. Gostei de ver, afinal os mouros até são coerentes pelo menos em questões de meter àgua são os verdadeiros campeões.
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Adeus DECO... Vai-te embora. Este Portugal dos pequeninhos não te merece.

Depois de passar uma leitura pelos pasquins deste tão pequeno País encontrei um comentário curioso ao processo disciplinar movido ao Deco e que passo a transcrever:
"São sempre os mesmos e do mesmo clube a provocar desacatos e a agredir colegas de profissão e agora árbitros (correr atrás deles e empurrar já não chega). Sempre estou para ver qual vai ser o castigo imposto... se fosse numa prova da Uefa ou num campeonato civilizado, menos de 6 meses ele não levava"
O único comentário que me merece este diminuído mental é que a memória dele é tão pequena, que já nem se lembra da cor do equipamento dos lampiões. Ou será que não se recorda que o João Atira-se ao Chão Pinto por ter dado um murro no árbitro no campeonato do mundo, levou apenas quatro meses de suspensão. E o Nuno Gomes e o Abel Xavier num campeonato da Europa??? E comparar estas situações com a do Deco, só pode ser para um mentecapto.
Mas que raio fez o Deco??? Lançou, repito, lançou, não atirou, uma chuteira na direcção do árbitro. Alguém de bom senso dirá que aquilo foi uma agressão ou tentativa de agressão? Se fosse para agredir, ele atirava-a da mesma maneira que a atirou para a linha lateral, sendo certo que era o que o Palhaço Paraty merecia.
Será que ser um jogador de outra galáxia, ser mágico e ser o melhor jogador do campeonato português e dos melhores do Mundo é crime neste País? Pelos vistos é.
Já estamos à espera da pressão da Comunicação Social para um castigo nunca inferior a 6 meses ao Mágico Deco por nada ter feito. Essa mesma pressão já começou e vai continuar.
Pois nós aqui não vamos deixar passar incólume toda esta montagem para deitar abaixo o nosso Mágico Porto. Já chega destas coisas. Nós Portistas e grandes Dragões enchemos o copo. É a gota de água.
Por minha parte estou disponível para qualquer manifestação contra a máfia do futebol português que quer deitar abaixo o único clube português que enche de orgulho o nosso futebol. Chegou a hora de nós portistas dizermos a essa tralha que BASTA. Não somos bonecos, nem nos deixamos gozar. CHEGA.
Quanto ao Deco, digo-te do fundo do coração e com a maior tristeza:
VAI-TE EMBORA MIÚDO. VAI PARA OUTRO PAÍS MOSTRAR A TUA MAGIA. VAIS DEIXAR MUITAS SAUDADES ENTRE OS DRAGÕES, MAS ESTE PAÍS DE MAFIOSOS DO FUTEBOL NÃO MERECE VER A TUA MAGIA. ESTE PAÍS NÃO TE MERECE. ÉS GRANDE DEMAIS PARA ESSE POVO TÃO MESQUINHO E BESTA. NÓS, OS DRAGÕES, APOIAREMOS-TE SEMPRE. ONDE QUER QUE TU ESTEJAS. AGRADECEMOS-TE TODA A MAGIA E AS ALEGRIAS QUE NOS DESTE. OBRIGADO DECO...

P.S.: Alguém sabe me dizer o que aconteceu ao Lampião Miguel, após a peitada que deu ao árbitro no jogo Mágico Porto-Lampiões da época passada, depois de ter sido expulso?
Também alguém me saberá dizer o que foi feito com o Ricardo Rocha por ter atirado a camisola na direcção do árbitro?
GANHEM VERGONHA...

terça-feira, 28 de outubro de 2003

Mais uma vitória, agora no terreno dos Mau-Maus...

Eu e o Grande Portista depois de umas merecidas férias, voltamos aos Estádios. Fomos ontem ao Estádio dos Mau-Maus ver jogar o Mágico Porto.
O preço do bilhete foram 30€. É verdade, 30 €. Mas como quem corre por gosto não cansa, lá fomos nós.
Logo na entrada, quando a PSP fazia a revista qual não é a nossa surpresa, quando o agente me pergunta arrogantemente se era fumador e me pede o tabaco. Pensei então que talvez quisesse fumar um cigarrinho dos meus. Mas não. Afinal apenas me queria retirar o isqueiro que estava no maço, porque, segundo disse, podia ser um objecto a atirar para o relvado e que eu denomino de OVPACPP, isto é, um objecto voador para a cabeça do palhaço Paraty.
Mas depois, ainda no jogo lá pensei: "Aquele agente preocupa-se com aminha saúde. Como sabe que pelos nervos não vou fumar, porque tenho a certeza que o Porto vai ganhar, evita que eu fuma os cigarros do vício". Ainda o procurei no fim para lhe agradecer, mas ele já lá não estava. A única coisa que vi foi uma pirâmide do egipto colocada em cima da farda de agente da PSP. É que ele, pela forma como me abordou, tinha todas as características de um adepto do maior clube nacional: O Futebol Clube Contra o Porto.
Mas enfim, passado este episódio, lá fomos nós para dentro do Estádio.
O Mágico Porto começou menos bem, passando por alguns calafrios, mas nada que arrefecesse os ânimos entre os Dragões. O apoio à equipa foi fantástico, do início ao fim do jogo e sem parar, excepto aqui e ali para dar-mos conhecimento ao William e ao Palhaço Paraty que são filhos de alguém conhecido.
O que não posso é ouvir dizer é que o Palhaço Paraty beneficiou o Mágico Porto. Foi gritante a diferença de critérios. Na dúvida apitava contra o Mágico Porto. Faltas inexistentes marcadas contra o Porto. Faltas a favor do Mágico Porto sem serem marcadas. E não me esqueço de uma falta assinalada a favor do Porto na segunda parte, que por raridade que foi, mereceu aplausos da nossa bancada pelo milagre então acontecido.
Quanto ao resto, o nosso Derlei foi fantástico. Aqueles 3/4 de golo fabricado magistralmente mereciam uma estátua por cima da pantera.
E lá vamos nós a caminho do título...
Venham eles, quantos são, quantos são...

Mais incentivos e mais responsabilidades...

Desta vez foi o G......

"Olá Dragão,

Queria antes de mais felicitá-lo pelo excelente blog, do qual sou leitor por
me identificar com o tipo de humor e verve despudorada e cáustica.
...
Como não posso comentar directamente no seu blog embora o desejasse já por
diversas vezes, escrevo-lhe este mail, mas compreendo até por comentários
acidos que tive que os comments são um risco.
Um abraço, e continuação do bom trabalho.
G..."


Um grande bem haja caro G... Continuaremos o nosso trabalho ainda com mais dedicação...

Os anedotários andam por todo o lado...

Depois de sair do bessa com mais uma vitória no “papo” dirigimo-nos para o carro e resolvemos ouvir os comentários na TSF, meus amigos, fiquei siderado com tamanha estupidez. Assim, fiquei a saber que o golo do boavista foi limpo, que o Nuno Valente devia ter sido expulso e que ficou uma grande penalidade por marcar também a favor do boavista. Na altura ainda pensei que estivessem a falar de outro jogo, mas não, era o jogo que eu tinha acabado de ver. COMO É POSSIVEL???
Ó Benardino vê lá se metes essa malta na ordem. Já não bastava os canais de televisão, os jornais como agora também temos de gramar com a rádio?!
Quando cheguei a casa e vi o resumo na tv tambem não posso deixar de fazer mais um reparo. Será que ninguem viu a falta durissima do paulo turra já no final da partida? O arbitro viu a falta e até mostrou o cartão, só “confundiu” foi o jogador, é que o paulo turra já tinha um amarelo...
Fica aqui uma nota para as “bichanas” negras, meus amigos se o paulo turra é o vosso orgulho deixem-me dizer-vos uma coisa... AH AH AH AH AH... nem tenho palavras… AH AH AH AH AH… desculpem mas não consigo... AH AH AH AH AH... só me apetece… AH AH AH AH AH. Ok, acho que já entenderam!
Digo-vos minha querida família portista, este jogo foi um autêntico roubo de igreja, com uma arbitragem digna de um qualquer Al Capone, a dualidade de critérios foi absolutamente gritante, alias como já estamos habituados com este senhor. Ainda não esquecemos a supertaça que nos roubaste parvo paraty!!!
Enfim, basicamente para a história fica o de sempre: MAIS UMA VITÓRIA DO NOSSO FCP!!!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2003

COMEÇA A SER CANSATIVO...

Mais um jogo, mais uma excelente vitória. Desta feita em casa dos mau-maus. Jogo igual ao costume, com os bairristas (de clube de bairro) a não deixarem jogar. Ainda está para nascer a equipa que consiga jogar à bola no Bessa. De qualquer forma, em genial jogada do Ninja, lá o Dimitri voltou a ser decisivo. Isto começa de facto a ser cansativo. Não fosse a esmola dada ao Estrela e tínhamos o pleno. Confesso que chateia um bocadinho chegarmos ao Natal com o título nas mãos. Entretanto, penso que devíamos ser mais solidários e instituirmos um fundo de luta contra a azia e a favor da terapia da fala. Eu explico. Cada jogo que fazemos, lá temos mais uns comentadores a precisar de Kompensan.Desta vez o isento e insuspeito Vítor Paneira que, na Sportv, disse genialidades do género: "Na 1ª parte o Boavista banalizou o FC Porto...". Que espectáculo. E o pobre comentador, mal acaba o jogo, mal conseguiu balbuciar três ou quatro palavras sem nexo. Daí a promoção da terapia da fala. Como somos o causador dese grave flagelo que ensombra os pobres comentadores desportivos, não é senão justo que sejamos nós a curar-lhes os males. Até porque na sexta feira há mais. Duas vezes em 5 dias é para lhes causar problemas crónicos. O que, do fundo do coração não desejo, porque farto-me de rir com eles.

PS- JVP conseguiu o centésimo penalty forjado da sua carreira. Está, pois, de parabéns por esse feito notável. Teve também assim o condão de calar por uns tempos os dirigentes lagartos, que já incomodavam. Esta semana, ninguém os vai ouvir...

Jorge O. Bento na sua crónica no Avante "Um olhar do Norte "

"Foi preto no branco. Ninguém o poderia formular melhor e com mais propriedade. O sr. Camacho foi de uma clareza meridiana e também de um frio realismo. Ao tomar conhecimento de que lhe calhara defrontar o Molde, o austero técnico foi peremptório a afirmar que o Benfica prefere enfrentar equipas como a do Barcelona ou do Valência. Que joga melhor com equipas superiores. Queria ele dizer aquilo que todos nós sabemos. Que os pequenos se agigantam quando defrontam os grandes. Isto é, que o Benfica tem menor motivação quando joga com os da sua igualha. Não venham pôr uma carranca de irritações e crispações! A não ser que Camacho tenha já atingido a última fase do princípio de Peter. O que não é crível, em face dos sabedores e severos julgamentos que sobre ele recaem constantemente. A verdade nua e crua é que do Benfica de outrora restam apenas o mito e a camisola. E isto não é pouco, porquanto ainda pesam muito. Mas deixarão de pesar à medida que os adversários aprendam a distinguir entre o papão e o anão, entre a ficção e a realidade. Valha-nos o FCP! Está no presente com outra alma, fibra e têmpera. Não vive como a cigarra. Trabalha e sua. É outra gente e terá outro futuro."
Bem haja pelas suas palavras...

Também de regresso

Acabo de regressar de férias, junto com o Grande Portista. Foi uma semana fantástica em que o Mágico Porto demonstrou mais uma vez o seu poderio.
Estar em terra distante e ver pessoas desse País com a camisola do Mágico Porto é demonstrativo da nossa força e da nossa expansão o que nos deu grande felicidade.
Mas também sofremos muito. Afinal o jogo com o Marselha não deu na RTP Internacional. Foi mesmo via SMS que recebemos as notícias do grande jogo do Mágico Porto, com excepção feita aos últimos minutos que foram ouvidos, em directo, via telemóvel.
Agora que voltamos, não podemos deixar de agradecer os enúmeros mails que nos têm enviado os nossos caros leitores. Mais responsabilidade nos dá, mas também muita mais força. Nós sabemos o que sentem. Dar voz à nossa indignação foi mesmo o fundamento da criação deste blog.
Agora, já com a cabeça limpa, voltaremos a transmitir todos os nossos sentimentos neste blog.
E não posso deixar de referir aquilo que já ouvi ontem na RTP. Apresentaram o acompanhamento das eleições do maior clube português.
Foi então que dei por mim a pensar... Será que o Mágico Porto vai a eleições e eu, como estava de férias, não fiquei a saber?
Mas não, afinal eram as eleições dos lampiões. Lá vamos nós ter de aturar mais uma semana de lampiolândia na televisão.
Mas como disse o nosso Jorge Nuno, Deus queira que ganhe o Luis Filipe Vieira. É que eu também sempre sonhei ver um sócio do Porto a presidente dos Lampiões...

domingo, 26 de outubro de 2003

De regresso.

Agora que regressei de férias gostaria em primeiro lugar de agradecer ao “Azulão” pela excelência das suas palavras neste “blog”, mantendo-o vivo e bem vivo!!!
Depois, uma palavra de agradecimento para todos os leitores que tão amavelmente nos vão deixando mensagens de incentivo. Com esta acrescida responsabilidade prometemos ser ainda mais intransigentes no que toca à defesa do nosso FCP, e no ataque cerrado a toda essa corja de infiéis.
Esta semana pautou-se por mais uma semana de glória para o nosso FCP, mas imaginem o nosso drama no jogo com o Marselha quando as únicas informações que dispúnhamos nos chegavam por mensagem via telemóvel, foi um verdadeiro sofrimento mas que rapidamente deu lugar àquela alegria que nos invade o espirito e nos enaltece a alma!
Escusado será dizer que apesar de sermos só dois, os cânticos do nosso FCP entoaram por todo o hotel. Além disso os cachecóis presos na varanda bailavam ao sabor do vento na secreta esperança de poder estragar o dia a algum transeunte mouro que estivesse nas redondezas...
Uma coisa que não posso deixar de referir é que em sintonia com o panorama nacional e com o inegável aumento da nossa família Portista, também no estrangeiro o nome do nosso FCP se torna cada vez mais reconhecido, e quando falávamos com conhecedores de futebol e dizíamos que éramos Portugueses, o nosso FCP, para nosso gáudio, vinha logo à “baila”.
Para terminar uma palavrinha de total repudio a esses “judas” de nome octavio e alexandre pinto da costa (até me custa escrever Pinto da Costa em letra pequena mas...), que como bons mercenários se uniram aos infiéis sendo testemunhas abonatórias no processo feher. Como se costuma dizer na minha terra: ”HÁ CÃES QUE NÃO CONHECEM O DONO”.
SAUDAÇÕES AZUIS

quinta-feira, 23 de outubro de 2003

MAIS CORREIO DO LEITOR

Com leitores destes, nem precisamos de ter trabalho a pensar em escrever. Tirando o meu chapéu, aqui vai um protesto enviado à Sportv. Curiosamente, diz-me o leitor que, alegando problemas técnicos, o dito canal afirma que o mail não chegou lá em condições. É preciso ter lata...


"Cliente há vários anos dos vossos serviços, é com grande desgosto que vejo, sistematicamente, na Sport Tv os vossos comentaristas das diversas modalidades serem de um facciosismo e falta de isenção que arrepiam. Não sei se o que mais choca é o benfiquismo declarado da maior parte deles, se é o anti-portismo bacoco e primário de todos, que nem conseguem disfarçar. Para o futebol todo aquele que deu uns pontapés na bola, desde que tenha sido no SLB, serve para comentador! Porque carga de água, não me dirão, se nem português sabem falar correctamente?! De conhecimentos tácticos e estratégicos de futebol, valha-nos Deus! Às vezes parece que estamos a ver um desafio diferente!
Quase sempre, no princípio, são só elogios encomiásticos, mas se, por acaso, a equipa predilecta passar a estar em desvantagem, o que era brilhante torna-se opaco, o que era bom num ápice se torna mau e o mesmo comentador que há instantes apodava de genial uma jogada, apesar de mal sucedida, com o mesmo desaforo a passa a censurar e os jogadores deixam de saber o que estão a fazer dentro do campo.Uma lástima de comentários. Com uma excepção. Quando se trata do FCP o caso muda de figura:ou há demérito do adversário ou são favores da arbitragem, ou então é por isto ou por aquilo. O que nunca há (ou quase nunca) é mérito do F.C. do Porto.
Por que motivo é que tão insignes comentaristas fazem parte do elenco da Tv Cabo? Jobs for boys? A que título um Rui Àguas, um Mozer, um Diamantino Miranda, um Carlos Manuel, um Vítor Paneira, um Álvaro Magalhâes e quejandos são ou foram comentadores da Sport Tv? Sabem mais futebol que os outros? Será que ainda vamos ver o Eusébio, o Chalana e outros que tais a comentar? Efectivamente têm dado uma provas brilhantes desde que arrumaram as botas! E têm enorme facilidade de expressão! O João Alves pode estar descansado se for dispensado pelo Estrela da Amadora.Já sabe que tem um lugarzinho à espera no canal que nós pagamos! E por que não o Malheiro? E por que não essa excreção biliosa que dá pelo nome de Leonor Pinhão? É caso para gritar 'Viva a União Nacional' futebolística! É para isso que todos pagamos. Para alimentar o ódio, a frustração e a imbecilidade dos senhores da Sportv! Se houvesse um pouco (só um poucochinho!... ) de decoro e seriedade, nada desta bandalheira acontecia.
Mas não é só no futebol.Para o Fernando Pais no andebol, o Barroca no basquetebol,( no Hóquei em Patins nem me lembro do nome), o anti-portismo é a marca registada e qualquer desaire do Porto lhes dá prazeres orgasmáticos, inqualificáveis para a idoneidade e isenção de um comentador! E os diálogos com o os colegas de transmissão, diálogos ridículos embora pretensamente técnicos, são de uma estultícia confrangedora! Sr. Bessa Tavares e Sr.Briosa e Gala (não sei se são doutores mas para o caso não interessa), se querem uma televisão desportiva digna,de qualidade, aliciante e de referência, não embalem no ilusório ( ou é o "coração" que vos atraiçoa e a conivência parte de vós?) e dêem uma vassourada nisso tudo ! Podem crer que essa dos seis milhões é uma blague! Há mais Portugal ! Eu, como dizia o Régio, sei que não vou por aí. O meu desgosto é não ter alternativa. Mas "os cavalos também se abatem!"

Obrigado pelos vossos fantásticos mails.

quarta-feira, 22 de outubro de 2003

CORREIO DO LEITOR

Continuamos a receber mails dos nossos estimados leitores, que muito nos enchem de orgulho. Este dizia o seguinte:

"Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!
Muito me agrada ver um sítio onde posso ler comentários despidos de anti-
portismo agudo que abunda nos jornais, televisões e rádios nacionais. Qualquer
portista ao olhar para os meios de comunicação social deste país, poderia
pensar que está sozinho! Por vezes penso coisas do género:
"Será que sou o único a ver que isto foi falta?" ou
"Será que ninguém tem a lucidez suficiente para perceber que os «dirigentes» do
benfica e sporting tentam esconder a sua incompetência tentando atrirar areia
para os olhos das pessoas com questões de arbitragem?"
Uma coisa é certa, com os êxitos nacionais e internacionais do FC Porto nos
últimos anos, se a comunicação social fosse isenta, seríamos hoje muitos mais
ainda. Mas talvez seja melhor assim pois penso que uma das fontes da nossa
força e determinação é precisamente o sentimento de injustiça que sentimos
todos os dias ao folhear um jornal desportivo ou ao ver televisão..."

Quem fala assim não é gago. Foi o tal sentimento de injustiça, a que tão bem se refere, que nos levou a construir este blog. O facto de termos leitores que comungam das mesmas ideias só nos faz pensar que estamos no caminho certo. A todos vocês, o nosso muito obrigado!

NÃO SE PASSOU NADA HOJE EM MARSELHA

Ainda com o coração transbordante de alegria face a mais uma brilhante vitória, desta feita em Marseslha, cá venho dar conta das minhs impressões desse mesmo jogo. De forma categórica ganhámos no Inferno do Veledrome, onde, apesar de começarmos a perder, mais uma vez com calma e competência demos a volta ao resultado. Qualquer um dos 3 golos muito bem elaborados e dignos de serem repetidos por essa Europa fora. O 3º então, mais uma obra prima do Mágico, à qual já nem ligamos muito, face aos sucessivos truques a que Ele já nos habituou. Só o Director do Circo Chen, bem como os 6 milhões ainda pensam que aquele que tão bem aquece o banco do Milão é melhor que ele e que, por isso tem que ter lugar cativo. De resto, uma nota especial para o César Peixoto. Parece que finalmente temos homem. De jogador talentoso tem muito. Só faltava amadurecer. Parece que os puxões de orelha do Mourinho têm resultado. Acho que foi por isso que Ele o tirou, uma vez que o César estava a fazer gato sapato daquela defesa. Digo-vos em boa verdade que já há muitos anos que não via um extremo esquerdo destes por estas bandas. Faz lembrar os números 10 da década de oitenta.
O que mais me impressionou, sobretudo na primeira parte, foi o à vontade da equipa, mesmo estando a perder. Exerceram o famoso pressing, recuperando dezenas de bolas dessa maneira. Jogaram ao primeiro toque e só não marcaram mais nessa parte porque não calhou. Enfim, tudo de volta ao normal, jogando ao nível a que nos habituaram na época passada.
Aposto que amanhã, nos anedotários lisboetas que tanto glosamos aqui no blog, vão aparecer parangonas do género: "Mantorras partiu unha do dedo mindinho do pé esquerdo e teve que ir ao pedicure". Ou "Nuno Gomes acordou com os cabelos despenteados", relegando a nossa brilhante vitória para um pequeno quadrado. Foi assim o ano passado, vai ser assim este. Afinal, não se passou nada hoje em Marselha, onde a equipa local só tinha sofrido dois golos nesta época e nós marcamos 3. Nada de especial existe a quem ganha em Atenas, em Marselha e a quem goleia a Lazio.
Obrigado, Porto!

terça-feira, 21 de outubro de 2003

FEZ-SE JUSTIÇA... OU NÃO?

O Conselho de Justiça da F. P. F. deu-nos razão e comutou o castigo do Benni, retirando-lhe um jogo de suspensão. Concordou com a tese (tese que, por sua vez, corresponde à realidade) da resposta à agressão do Beto. Daqui, retiro duas óbvias conclusões: a 1ª, a de que o Benni deveria ter jogado contra o Benfica, que foi o principal beneficiado com o erro da Comissão Disciplinar da Liga (claro que se o segundo jogo tivesse sido com o Alverca, ele só apanhava um jogo). A 2ª, é que, se houve resposta a uma agressão, o agressor deveria ter sido castigado com 2 jogos. Neste caso, O Beto. O beneficiado aqui foi o Sporting. Curioso, não? Nada a que não estejamos habituados. Já não têm conta as vezes que o Conselho de Justiça nos dá razão. Como quando o Jardel foi expulso por se "empertigar contra um adversário". O que vale, é que este tipo de situações só nos espicaça. É o chamado efeito boomerang, ou riocochete. Continuem assim, que a gente agradece.

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

O PODERIO OFENSIVO APREGOADO PELO COME PAPÕES

Não, não é o título de nenhum obscuro filme de terror de 3ª categoria. Eu passo a explicar. O Come Papões, Manuel José de seu nome baptismal, como aperitivo e a anteceder o rico prato de tripas de dragão que se propunha enfardar, antes dele próprio ter sido sofregamente deglutido por esses mesmos dragões, arrotou uma brilhante posta de pescada, já aqui referida: "O benfica vai ser campeão. Do meio campo para a frente é, de longe, a melhor equipa de Portugal." Pois é. Como é meu timbre, dou a mão à palmatória quando é preciso. De facto, ao assistir a mais uma degola do inocente (Gil Vicente), mediante todo aquele poderio ofensivo manifestado, tive que lhe dar razão. Aquele refugiado croata que vinha trabalhar na construção do estádio e acabou por ficar no plantel (e que se propunha esta época ser o melhor marcador do campeonato), marcou um golo de raro esplendor. Ou o golo marcou-o a ele, dependendo dos pontos de vista. Na realidade, não é qualquer equipa que se gaba de ter um ataque em que o extremo, com uma técnica apuradíssima por muitos anos de treinos, qual jogador de bilhar às 3 tabelas, centra tão perfeitamente que a bola bate, tal qual o planeado, com subtileza na bota do colega, fazendo um magnífico chapéu ao guarda redes. Como é que eu posso "arrear" no Come Papões a arranjar defeitos aos lampiões, se são donos de tal magia? Não é que marcam golos sem ter que rematar? E ainda chamamos Mágico ao nosso Deco. .. Ao pé destes artistas, ele não pasa de um aprendiz...

DRAGÕES LISBOETAS

Na sequência de posts meus a falar de um dragão lisboeta, recebi de mais um leitor a mensagem que passo a transcrever:

"Ainda no Portoxlampiões, estive ao lado de um casal de Sintra e eram Portistas doentes, assim como no aeroporto de Sevilha, vi saírem pelo menos 3 aviões com destino a Lisboa.
Reconheço que, Lisboetas Portistas me causam uma sensação estranha, mas, é sinal da nossa expansão!"

É verdade, meu caro amigo. Eu disse que só havia um em tom puramente irónico, de forma a gozar com todos aqueles que têm a mania dos 6 milhões, comunicação social incluida. Mesmo que fossem seis milhões, qual a taça que isso confere? Qual o título? Por mim, nós podíamos ser só meia dúzia. O gozo nas vitórias era bem maior. E assim, ainda vamos cabendo nas Antas e depois no Dragão. Não corremos o risco de nos ferirmos, como os lampiões que se acotovelaram para irem ver o jogo com o Gil Vicente. Só pisando o próximo e passando por cima dele é que aqueles felizardos conseguiram lugar no Estádio Municipal de Oeiras, rebentando-o pelas costuras, formando a impressionante moldura humana de 4.300 pessoas.

É impressão minha, ou, segundo as estatísticas, se somarmos as assisências todas dos mouros este ano, o resultado é inferior a uma só assistência nas Antas?

Um grande abraço

De férias, mas com o Dragão no coração...

Eu e o Grande Portista estamos de férias fora do País.
No entanto, através da RTP Internacional, não deixamos de ver e vibrar com o Mágico Porto.
Grande resultado e grande exibição, com o papagaio a ter de dizer que se enganou: "afinal há papões", diz agora.
Continuaremos de férias durante toda esta semana, por isso deixamos ao Azulão a responsabilidade de nos representar.
Quarta feira lá estaremos a apoiar o Mágico Porto através da RTP Internacional. E não esperamos outra coisa que não seja uma grande vitória.
Nós confiamos numa grande vitória.
PPPPPOOOOOOOOOORRTTTTTTOOOOOOOOO

domingo, 19 de outubro de 2003

AFINAL HÁ PAPÕES

O intelectual de algibeira Manuel José, prestando a costumeira vassalagem ao seu vizinho (esquecendo-se porventura de que foi de lá corrido com o rabo entre as pernas), disse esta semana que os lampiões eram a melhor equipa nacional do meio campo para a frente. Curioso... já ouvi e li isso algumas vezes. É a velha táctica estalinista de repetir uma mentira até à exaustão, de forma a tornar-se verdade. Mas e o que é que isso importa? O que interessa que os anedotários digam essas barbaridades, se a dita equipa está já a uma distância enorme do Porto e a brindar-nos com os ricos espectáculos de quarta feira passada? E disse ainda mais esse cómico. Disse que tal equipinha vai ser campeã. Dá vontade de rir, não dá? O que é que ele, que não tem nada a ver com essas lutas, tem a ver com isso? Ainda por cima cai no ridículo. Empata 3-3 em casa do dream team e leva 4-1 em casa duma equipa inferior...
Mas esta gente não aprende? Dizer este tipo de barbaridades nas vésperas da visita do Papão? Não sabem que picar este touro costuma correr mal? Dizer ainda que o Papão não é Papão e que já estaríamos a pensar em Marselha? O resultado foi, mais uma vez e sem surpresas o que se viu. Não é à toa que o Genial José tenha ficado desagradado com o resultado no fim, por considerá-lo escasso. Concordo contigo, José. Pelo que jogámos e pelas referidas barbaridades, mereciam levar meia dúzia para porem o homem a pensar em dobrar a língua para a próxima. Deu-me muito gozo vê-lo, no fim do jogo dizer:"Enganei-me. Retiro o que disse. Afinal sempre há papões." Pois é...

Quanto ao jogo em si, nada a dizer. Confirma-se a rápida subida de forma já constatada nos jogos anteriores. Agora é que vão ser elas. Genial golo do Mágico. Fintas, refintas, reviravoltas e muitas contas para o belenenses pagar no médico, de forma a curar os rins partidos ao seu plantel. Mas, claro, o Rui Costa no banco do Milão é bem melhor que o Mágico. Logo, ele e o Ricardo têm lugar cativo no Circo Chen. Quanto ao Ninja, continua a facturar. O Cristão - Novo Maniche também em grande. Agora, venha o Marselha!

quinta-feira, 16 de outubro de 2003

5.999.999

Recebemos com agrado uma mensagem do ".........." . Por razões de privacidade e para protecção da sua integridade física, não vamos revelar nada sobre ele. Apenas vou transcrever partes da mesma, partes essas que rezam assim:"Grande blog! Excelente!
Parabéns, Dragão, Azulão e Grande Portista.
Como adepto portista (sou lisboeta mas não sou burro!) só tenho que me
congratular com a excelência do vosso blog, que está cada vez melhor. O post
sobre a selecção e o Baía está fantástico!"

Pois bem. Um lisboeta portista? Mas sempre pensei que só havia portistas na área metropolitana do Porto!!! E mesmo assim, seria "ela por ela" com os lampiões!!! Afinal, seis milhões de lampiões, 2 milhões de lagartos, 1 milhão de bebés e pessoas que não apreciam futebol, mais 900.000 adeptos de outros clubes, resulta em apenas 100.000 de nós... Fomos logo ser contactados pelo únigo migrante tripeiro em Lisboa. Que malandro és... foste estragar as estatísticas e fizeste-nos descobrir que, afinal, só há 5.999.999 lampiões neste País. E descobrimos também que ainda há résteas de inteligência em Marrocos. Estás pois de parabéns e não nós. Deus tenha piedade de descobrirem que és orgulhosamente portista em terras de Alá. É como ser Judeu na Palestina. Quanto ao nosso blog, como bons cristãos tentamos evangelizar Maometanos e fazer chegar a Palavra do Senhor (o dos Altos Céus, não o Camacho) a todos os fiéis distantes. É a nossa missão neste mundo. De qualquer forma, muito obrigado pelas palavras elogiosas. São um forte incentivo ao nosso trabalho.

Um abraço

TIRO O MEU CHAPÉU AO SR. CAMACHO

Tenho zurzido neste blog o Sr. Camacho. Já aqui escalpelizei os seus feitos notáveis em Portugal, fazendo notar que, de todos os jogos com importância em que ele participou com os milhafres, não ganhou nenhum. Ou seja, jogos com o Porto, lagartos, clube de rotunda, pré-eliminatória da Liga dos Campeóes e 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça Uefa. Até ontem, em que conseguiu a brilhante façanha de ganhar ao La... qualquer coisa, equipa de renome internacional. Estes sim, os verdadeiros galácticos. Pelas reacções já descritas pelo Dragão no final do jogo, acrescido do facto do Argélico Fucks ter exultado, dizendo algo do género :"eliminámos uma grande equipa. Só que em Portugal tem-se a mania de se menosprezar os adeversários", tive que me resignar e fazer um mea culpa. De facto, raras seriam as equipas capazes de esmagar com um 2-1 no total este portentado futebolístico mundial. Compreende-se as perdas de tempo no final do jogo. Afinal são humanos a jogar contra Deuses. Por tudo isto eu tiro o meu chapéu ao Sr. Camacho (como todos sabem, o único treinador em Portugal que, para além de Mister, é também Sr.). Por este feito, nunca mais escreverei Sr. Camacho. Vou passar a escrever por extenso e em maiúsculas. SENHOR CAMACHO é que está bem. Fica bem a uma pessoa pôr o seu fanatismo de lado e reconhecer mérito aos adversários.

Reconhecidamente um clubezeco de terceira categoria!!! Vocês sabem de quem estou a falar...

Depois da primeira eliminatória da Taça UEFA (cujo potência europeia detentora do troféu é o Mágico Porto), mais uma vez vejo confirmado que o clube dos lampiões é reconhecidamente um clubezeco de terceira categoria. E passo a explicar:
- Jogadores lampiões a passarem os últimos minutos a passar tempo contra a potência europeia La Louviére.
- Os lampiões vencendo a fantá¡stica potência europeia do La Louvière, pela goleada de 1 a 0, fazem-no precisamente oito anos, repito, OITO anos, depois de ter obtido a última vitória na Taça UEFA na condição de visitado. Nem o Leixões consegue tal feito...
- No fim desta "brilhante" vitória o treinador lampião diz "Estamos a recuperar a história".
- No final do jogo vi jogadores a abraçarem-se e o público em delí­rio.
Comprovadamente só um clube de terceira categoria da Europa tem reacções destas num jogo da Taça UEFA, em que o clube adversário é uma equipinha de amigos. E é-o porque:
- O La Louviére não era conhecido por ninguém. Na Europa nem sabem que existem.
- É uma equipa que lutaria pela manutenção na Superliga.
- Jogadores de qualidade não tem nenhum. Conhecidos, muito menos.
- E ainda por cima beneficiaram de uma ajuda do árbitro, que não expulsou o Miguel logo no início do jogo.
E ver a equipa dos seis?????? milhões de milhafres a ver-se às aranhas para mandar uma equipinha destas para o poço, com adeptos em delírio no final de jogo como se houvessem eliminado o Real Madrid, dá-me tamanho gozo que vocês nem imaginam...
Só tenho pena que a UEFA considere os lampiões do mesmo País do Mágico Porto. Sabem porquê? Porque Portugal o País do detentor do troféu e não merece que nos envergonhem tanto depois do Mágico Porto levantar o prestígio do nosso futebol.
Mas continuem assim... É sinal que vão começar a dizer a velha máxima "Para o ano há mais"...

Lembram-se dos posts de ontem?

A minha pergunta em título tem a ver com o que vi hoje na 1.ª página do jornal "O Avante Lampião"...
Vejam aqui e digam lá se eu não tenho razão...
O título é: "Lá vai Lisboa..."

quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Ah!!! E Miguel S. T. termina assim...

"As coisas complicam-se é quando, por exemplo, na edição do Expresso desta semana, lemos um trabalho, supostamente jornalístico, de página inteira intitulado «Onda de choque na arbitragem», e onde, logo após a leitura das primeiras quatro linhas, já percebemos que se trata de um libelo a defender as razões de queixa do Sporting em relação à arbitragem. Atentem, por exemplo, nesta frase: «Agora, o leão volta a encabeçar o clube dos reclamantes de justiça, atribuindo-lhe os especialistas inequívocas razões de queixa por dois penalties não assinalados, já em tempo de compensação, e seguidos de golo do adversário. Ou seja: dois ou quatro pontos ingloriamente perdidos, conforme o ângulo de observação.» Ora, pergunto eu: que especialistas, que penalties? É que eu também vi outros especialistas, e até caricaturistas, e até sportinguistas na intimidade, dizerem que a táctica do Sporting este ano é levar os jogos a prolongamento e mandar o Silva lá para dentro atirar-se para o chão, a ver se cai um penalty do céu... E, já agora, pergunto se esses mesmos especialistas não viram os dois penalties que ficaram por marcar contra o Sporting nas Antas, quando havia 1-0, e se são capazes de me dizer qual foi o jogador da Académica que, no jogo da 1.ª jornada, terá atirado a bola para canto, do qual resultou o golo da vitória leonina, seis minutos depois da hora?
E podíamos ficar nesta desconversa eternamente, argumento contra argumento, verdade contra verdade, opinião contra opinião. Sucede, porém, que o referido artigo do Expresso não é um artigo de opinião, é uma peça jornalística, que se presume, factual, isenta e incontroversa na análise. E quem a assina? Daniel Reis. Será o mesmo Daniel Reis que, aqui, neste jornal
(O Avante lampião, A Bola), é colunista de opinião, assumidamente sportinguista? E, se sim, quando ele muda de colunista para jornalista, quando muda da opinião para os factos, quando muda de A BOLA para o Expresso, onde é que ele deixa a sua pele de sportinguista — no vestiário? "
Confirma-se mais uma vez uma máxima deste blog: "Meus amigos, em termos de isenção, este blog goleia esses anedotários"

Foi assim Miguel de Sousa Tavares na sua crónica no Avante Lampião...

Miguel de Sousa Tavares fala e manda umas bojardas para os jornalistas desportivos deste País e que nós também há muito denunciamos. Aqui fica o comentário de quem as vive por dentro e sabe do que fala. Obrigado por nos dares razão MST:
"Sucede, porém, que a imprensa desportiva é, na sua esmagadora maioria, lisboeta e, com ou sem disfarce, adepta ou do Benfica ou do Sporting. Ainda há umas semanas, estava eu na redacção da TVI a assistir à transmissão do Partizan de Belgrado-F. C. Porto para a Liga dos Campeões. Se algum daqueles jornalistas tivesse de manifestar a sua opinião publicamente, todos eles diriam certamente que torciam pelo Porto, porque se tratava de uma equipa portuguesa numa competição europeia e, aliás, é muito importante para as outras equipas que o F. C. Porto continue a acumular pontos para Portugal no ranking da UEFA, o que tem permitido a equipas que, por si só, não fazem nada para tal, como o Benfica, aceder pelo menos e de vez em quando à fase de pré-qualificação. Pois, tudo muito politicamente correcto. Mas o facto é que quando o Partizan empatou o jogo, soou um grito histérico de golo! em toda a redacção, que abalou o edifício de alto a baixo e faria crer a qualquer passante que ignorasse o que se passava que o Benfica tinha acabado de marcar um golo ao Real Madrid. Sobre a isenção jornalística em matéria desportiva, estamos portanto conversados.
Ora, quer queiram, quer não, todos estes jornalistas desportivos sediados em Lisboa e todos os seus leitores não estavam preparados nem habituados a terem de levar com os pontos de vista do «inimigo» — que também os tem e tem direito a tê-los. Assim como o povo tradicional do futebol, que 80 por cento era sportinguista ou benfiquista, não estava habituado nem preparado para ver aparecer, já há uns 20 anos atrás, um outsider com a força do F. C. Porto. Há 20 anos que andam a recuperar do choque. Assim, em lugar de reconhecer mérito ao adversário ou de reconhecer culpas próprias, como o facto de o Sporting não saber escolher treinadores ou o Benfica não saber escolher dirigentes, a atitude assumida por todos — e que, de tão gasta, já só convence, de facto, quem quer continuar a não ver o que é evidente — é a de continuar a afirmar, ano após ano, jogo após jogo, que a superioridade contemporânea do F. C. Porto se deve ao «jogo de bastidores» e, em especial, ao favor das arbitragens.
Para que esta doce ilusão possa perdurar eternamente e seja adquirida como verdade, não dá jeito nenhum que haja, aqui e ali, algumas vozes a lembrar coisas incómodas: que há transmissões televisivas de todos os jogos e que qualquer um pode apreciar o que cada um joga e comparar; que não são certamente os árbitros internacionais (antes pelo contrário!) que levaram o F. C. Porto a ganhar a Liga dos Campeões, a Taça UEFA, a Supertaça Europeia, a Taça Intercontinental ou a ser um dos clubes de referência na Europa e na Liga dos Campeões, enquanto o outrora poderoso Benfica é capaz de levar 7-0 de um Celta de Vigo ou é incapaz de vencer uns modestos jovens amadores da Suécia ou da Bélgica; que não são os árbitros, certamente, que respondem pelo amadorismo de gestão que leva um Sporting a inaugurar um estádio novo sem relva ou que leva um Benfica a andar a mendigar lugares para se treinar enquanto constrói o seu novo estádio.
A simples existência de alguém que, de vez em quando, lembre, por exemplo, que, no Porto-Sporting ficaram dois penalties por marcar contra o Sporting e a coisa passou como fait-divers, que a Comissão Disciplinar da Liga parece só ter olhos, vídeo e instinto justiceiro para os jogadores portistas, que o chamado «sistema» é dominado pela coligação Boavista-Benfica, que foram eles, contra o voto do F. C. Porto, que instituíram o actual método de nomeação dos árbitros que agora apresentam como fonte de todas as suspeitas, tudo isso lhes causa perturbação às verdades que têm como estabelecidas. Como em tudo o resto na vida, é sempre muito mais fácil governar e estabelecer a verdade sem contestações, sem oposições, sem que outra verdade se venha contrapor à nossa."

domingo, 12 de outubro de 2003

NÃO ÉS BEM-VINDO

Se fosse adepto da selecção nacional, o que não sou, estaria neste momento muito orgulhoso da fantástica exibição e do não menos fantástico resultado contra esse colosso do futebol mundial de nome ALBÂNIA!!!
A continuar com estas exibições de luxo, devíamos rever os objectivos da selecção e começar a preparar o campeonato do mundo, sim porque o europeu vai ser como quem limpa rabinhos a bebés, se calhar até com o BAÍA nós ganhávamos...
POR AMOR DE DEUS, mandem esse brasileiro de merda para a pu... que o par... que vá chular o país dele, que se ponha rapidamente no car... daqui, já não suporto esse fi... da pu...
UFA! Estava a precisar de desabafar!
Ainda pior que esse palhaço são todos aqueles cabrões que preferem assobiar o COSTINHA porque cometeu o pecado de jogar no nosso FCP. Claro que o palhaço aproveita-se desses cabrões para se manter no cargo. Como? Muito simples e obvio, enquanto esta serie negra de resultados continuar ele vai afrontando o FCP, se necessário for até nem chama qualquer jogador do FCP e assim mantém o apoio do país desportivo. Os cabrões dos mouros acham que o gajo é o maior, e ele goza com a cara deles quando recebe o seu ordenado no final do mês.
Imaginemos um cenário: na proxima convocatória chamava o BAÍA, PAULO FERREIRA, NUNO VALENTE, RICARDO CARVALHO, COSTINHA, DECO, e todos eles, porque a isso têm direito, jogavam a titulares, ficando de fora o ricardo, miguel e rui costa por exemplo. Ninguém imagina que o palhaço se mantivesse no cargo pois não?!
Continua scolari (tem mesmo nome de palhaço!), não observes os jogos do FCP, não convoques o BAÍA, deixa de convocar o RICARDO CARVALHO e todos os outros jogadores do FCP, no límite podes até dizer que não gostas do estádio do DRAGÃO e que jogar lá pode prejudicar a selecção. É que se depender de mim e de toda a família PORTISTA podes ter a certeza de uma coisa tu NÃO ÉS BEM- VINDO!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

O CIRCO CHEN CONTINUA A ENCANTAR

A selecção Portuguesa, carinhosamente conhecida neste blog como Circo Chen, dirigida com perícia pelo Inominado (O Abominável Homem Gaúcho), continua a encantar. Perante a mítica e poderosíssima selecção da Albânia, conseguimos uma vitória brilhante e que nos moraliza sobremaneira para o Euro 2004. Vai certamente correr Mundo este feito!
Neste jogo há que reter, em 1º lugar, o hat-trick do guarda redes Albanês. Claramente inspirado, colaborou em 3 golos (infelizmente para ele, na sua baliza). Como quis demonstrar que de facto é ele o melhor guarda redes luso, Ricardo não ficou atrás e teve brilhantes intervenções em dois golos. Curiosamente também e somente por manifesta infelicidade, à qual ele é alheio, os dois golos foram nas suas redes. No 2º golo Albanês, foi brilhante a forma como ele demonstrou como se anda à caça de borboletas, naquele perfeito estilo "saio, não saio". Vitor Baía não tem hipóteses! Como não sabe apanhar lepidópteros e não percebe de pecuária, nunca poderá ser convocado. O Abominável tem toda a razão! Afinal, Ricardo é só um dos guarda redes mais batidos da Superliga. No último golo, demonstrando uma inteligência rara para o negócio e face à ultra potência do remate adversário, pôs todo o País a dizer em uníssono e com voz amaricada: "Eu penso que foi um bom frango. Honesto, limpo". Para além de guarda redes, este homem é, de facto, um perito em Marketing. Pobre Baía, que é só um excelente guarda redes... Se fosse ele a fazer esta triste figura, toda a gente diria isso mesmo: foi uma triste figura. Como é o másculo Ricardo, tudo bem. Afinal, ele serve como argumento para humilhar um dos símbolos vivos do FC Porto. A acrescer a isto, temos a afronta directa ao Genial Mourinho e ao Presidente, tudo isto para fazer guerrilha ao Clube. Com isso, O Abominável facilmente conquistou o País desportivo. E não tenhamos dúvidas que só isso é que faz sossegar as críticas e suster o homem no cargo, face á pobreza mais uma vez demonstrada. "Guerra ao FC Porto, estamos contigo!", é o que diz o Povo e a imprensa. Caso ele tivesse desde o início manifestado admiração pelo Porto, mesmo que a selecção jogasse o impossível, ele era odiado. A jogar assim, não chegava ao terceiro jogo. Isto é claro como a água. O que vai acontecer é que o vão apoiar até à exaustão, nomeadamente com conferências de imprensa como a de ontem, em que descartou de vez o Baía. Claro que é bom de ver, que após a facilmente adivinhável catástrofe do Euro, lá vão dizer que o homem é teimoso e que sofreu ingerências inaceitáveis por parte de Pinto da Costa e por isso não pôde pôr o seu trabalho em prática, não restando outra alternativa senão a saída do tacho. Aliás, cargo.
É um gozo, este nosso País desportivo...

sexta-feira, 10 de outubro de 2003

JOGADORES LAMPIÕES COMEÇAM A FICAR UM POUCO MAIS RACIONAIS...

Devem estar um pouco espantados com o tÍ­tulo deste post. Sim, mas É verdade, eles começaram a ficar um pouco mais racionais.
Vem a propósito esta conclusão, após ter visionado a 1.ª página do jornal O Jogo.
Segundo imagens fotográficas conseguidas em exclusivo por aquele jornal, os lampiões chegaram à  conclusão que afinal todos sâo lixo e como tal começaram a meter colegas em contentores do lixo. Sim, é verdade, em contentores do lixo.
Desde já tenho que vos comunicar que fiquei algo surpreendido. Nunca pensei que pudessem chegar a uma conclusão tão simples em tão curto espaço de tempo.
Algo está a mudar na Lampiolândia...

quinta-feira, 9 de outubro de 2003

Não temos memória curta...

Sem qualquer tipo de contemplações para com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pinto da Costa reiterou hoje que não convidará Rui Rio para a cerimónia de inauguração do novo «Estádio do Dragão».

«Só se eu estivesse maluco…», afirmou o nosso presidente quando confrontado pelos jornalistas com essa eventualidade. As justificações para tal decisão, essas, para quem acompanhou todo o processo de construção do novo recinto portista não são novas: «É uma pessoa que tentou inviabilizar a construção do estádio com argumentos ridículos, sempre foi hostil em relação ao FC Porto e inclusive criticou o primeiro-ministro por ter vindo assistir ao FC Porto-Lazio».

«Disse que não iria a Sevilha [à final da Taça UEFA] e não nos abriu as portas quando fomos campeões para fazer a festa, como sempre foi normal no dia em que ganhávamos o campeonato… E eu agora ia convidá-lo? Por amor de Deus!…», estando absolutamente convicto de que o marreca do autarca não terá acesso ao interior do recinto portista no dia da inauguração do «Estádio do Dragão».

«Não vai ter hipótese nenhuma de lá estar! Convidado não é e não vai ter hipótese de comprar bilhete porque os ingressos só vão ser vendidos aos associados, que são em número suficiente para encher o estádio. É evidente que eu não sou hipócrita e, portanto, não vou convidar pessoas que ostensivamente têm prejudicado o FC Porto».

Pois é!!! Cá se fazem, cá se pagam...

As Camisolas...

Um adepto de futebol chega a uma loja de material desportivo e depara-se com uma infinidade de camisolas de clubes de futebol.
Só não vê a do seu clube: o Sporting. Meio sem graça, pergunta ao vendedor:

- Quanto custa a camisola do Boavista?
- 50 Euros.
- E a do Barcelona?
- Essa custa 75 Euros.
- E a do Porto?
- Ah meu amigo, essa é a mais cara da loja. Por se tratar do melhor clube do Mundo de todos os tempos, ela custa 100 Euros.
Aí o pobre arrisca:
- Você não tem aí a do Sporting?
- Tenho sim. Está lá do outro lado, na prateleira das liquidações e é 9,50 Euros!!
- Porra!!! Só 9,50 Euros??
- É promoção para queima de stock, essas porcarias não vendem...
- Então dê-me uma - estendendo uma nota de 10 Euros.
O homem vai até á caixa registadora, coça a cabeça e volta, sem jeito:
- Desculpe-me, mas eu estou sem troco. Leva uma camisola do Benfica para completar os 10 Euros?

quarta-feira, 8 de outubro de 2003

COM A DEVIDA VÉNIA

Li nestes dias algo que vou agora transcrever, tirando-lhe o meu chapéu. Amen, Sr. José Manuel Ribeiro. Viva o nosso Ninja!


Projecto Derlei
JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Há vida para além de Derlei? Em momentos como este, a pergunta tem cabimento: de tanto o ver em jogo, retenho a sensação de que nunca o vi a sério. Derlei pode ser um fenómeno demasiado grande para uma olhadela só; temos de o observar por partes, se calhar até com alguma fantasia. Por exemplo, dá a ideia de ser aquele fulano demasiado ansioso para esperar pela bola, mesmo nos treinos. Não há como escondê-la de tamanha voracidade; se não lhe chega rapidamente aos pés, está claro que vai atropelar o central, atar-lhe os atacadores às orelhas, ferrar-lhe no nariz e talvez bater-lhe, sendo que este "talvez" traz consigo uma altíssima probabilidade de acontecer. Sim, Derlei bate nos centrais. Ninguém lhe impõe respeito, por duas razões: é impossível atemorizá-lo - lembram-se de Balde, aquele central neolítico do Celtic? Se ele não conseguiu, ninguém consegue - e, mesmo que não fosse assim, dificilmente haverá defesa suficientemente lesto. Quando querem mostrar-lhe quem manda, já toda a gente, no campo e nas bancadas, percebeu que é ele. Não há briga sem Derlei. Dizer-se que não vira a cara à luta é um elogio modesto: Derlei mete a cara na luta de propósito, seja ela qual for. Meses depois, acumulados mais detalhes, pergunto-me até por que raio alguma vez se pensou que um simples osso fracturado poderia afastá-lo da final da Taça. Calculo que nenhum incidente sério, sem implicar amputação grave (basicamente, do pescoço para cima) ou perda de sangue superior a cinco litros, possa afastá-lo sequer de uma peladinha de bairro quanto mais de um jogo importante. Derlei não come a relva, devora o estádio e palita os dentes com as torres de iluminação. É por isso que me pergunto, em momentos como este, qual terá sido, realmente, o seu peso na época excepcional do FC Porto. Por muitas palmas que lhe tenham batido, e foram com certeza biliões delas, tenho a ideia de que o subestimámos. Talvez nem seja despropositado perguntar antes qual foi o papel do FC Porto na época "banal" de Derlei.

In "O Jogo", de 7/10/2003

ENTÃO ANDA TUDO CALADO?

O impagável Manuel Machado, treinador do Moreirense (esse magnífico clube de freguesia de risca ao meio). saiu-se no fim de semana passado com mais uma frase que passará a figurar nos nossos cânones futebolísticos :"há várias maneiras de cozinhar o bacalhau". E a que se referia ele? Pois claro, à excelente arbitragem no jogo com os milhafres. O Estádio foi o mesmo, as equipas as mesmas e o árbitro o mesmo do ano anterior. O resultado da arbitragem o mesmo. E eu pergunto onde estão os programas especiais repetidos até à exaustão na Sic, encabeçados pelo Fernando Seara (que tem tanto azar que até a Mulher é portista), a pugnar pela isenção da arbitragem. Então toda a gente não viu que houve dois penalties por marcar contra os vermelhos? Não um golo pretensamente mal anulado, mas dois penalties? Onde está a indignação geral? Da imprensa? Então agora anda tudo calado? Recordo só que "A Bola", nas suas sempre esforçadas e imparciais crónicas deu nota a tocar o máximo ao árbitro dizendo qualquer coisa como "esteve sempre bem nos lances que tiveram importância". Claro. Nas expulsões aos da casa e nos penalties referidos, acrescento eu...
Enfim, tudo igual ao de sempre, enquanto o Circo Chen do Abominável Homem Gaúcho se reune para mais um frete frente à temível selecção da Albânia. Até o nosso Mágico os manda bugiar e vai ter com os filhos ao Brasil. Acho muito bem Só espero que não jogue nenhum dos nossos, senão desaprendem ou magoam-se. Deixem o Rui Costa e o Peseteiro fazer o favor se suarem a camisola. Nomeadamente o primeiro, já que ultimamente a única coisa que ele sua são os calções de tanto se sentar no banco de suplentes... por alguma razão o míudo Kaká já tem direito a música dos tiffosi e, ao que consta, ele não tem nenhuma... Mas nós é que sabemos, não são eles...

Afinal eles são mesmo difíceis...

Depois de uma passagem mais ou menos atenta pelos média desportivos, sou confrontado com a seguinte declaração do mimado lampião simãozinho após pergunta do jornalista:
"Jornalista – A segunda mão da eliminatória com o La Louvière é daqueles jogos que pode marcar uma época. A amostra da primeira mão não foi famosa.
Mimado – É, nós já falámos muito nisso. As pessoas disseram que iria ser fácil, mas não foi, eles são difíceis, não foi por acaso que logo a seguir foram ganhar fora a uma boa equipa como é a do Moreira, o Standard Liège. Mas nós vamos passar a eliminatória, temos é de fazer um jogo mais de acordo com o nosso valor. Estamos no bom caminho."

Depois desta acho que já está tudo dito acerca do potencial da equipa dos lampiões. Dizer que o tal de La qualquer coisa é uma equipa difícil só pode ser para rir. É que ainda ontem fui ver um jogo de futebol entre amigos meus, que reconhecidamente teriam lugar nesse tal de La Louvière. E vem agora o mimado tentar tapar os olhos de toda a gente, tentando fazer crer que esta equipinha está ao nível de grandes equipas.
É uma equipa dificil. É sim senhor. Mas esqueceu-se foi de dizer que é uma equipa difícil porque os lampiões não valem absolutamente nada e que o tal La Louvière está ao nível deles.
Esta é que é a verdade e que até o jornalista realça. Porque perguntar se a segunda mão contra o La Louviére, pode marcar uma época é assumir claramente que se trata de um jogo fundamental entre duas equipas que só aspiram a passar a 1.ª eliminatória.
É a mesma coisa que perguntar a qualquer jogador do Mágico Porto se um jogo contra o Ramaldense poderá marcar uma época. Mas claro está que aí a resposta seria completamente diferente e do estilo: "Você é maluco ou faz-se?".
Valha-nos ao menos a consolação de que não há ninguém com tamanha coragem para tal.
Sim, porque isso era uma ofensa que não podíamos deixar de considerar caluniosa e julgada nos locais próprios...

Venham eles...

Mais um sumaríssimo, mais uma vitória, mais um sumaríssimo, mais uma vitória, e assim sucessivamente até à conquista final.
Particularmente até me divirto com esta palhaçada, o que acho verdadeiramente estranho é a falta de estratégia dos nossos inimigos, é que estas perseguições atrozes têm apenas três efeitos práticos:
1-valorizam as nossas vitórias
2-contribuem para a união do grupo
3-deixam e o Zé zangado e... “ALGUÉM VAI TER DE PAGAR”
Além do mais nós podemos nos dar ao luxo de jogar com as cartas viradas para cima porque temos os trunfos todos, temos o melhor presidente, temos os melhores dirigentes, temos os melhores treinadores, e temos os melhores jogadores. Não precisamos de jogar nos bastidores, é no palco que damos os nossos recitais de bola.
Sinto até alguma pena pelos pequenos milhafres e répteis deste país, eles não sucumbem por serem fracos, sucumbem por ignorar que o são. Acendem um fogo contra nós e acabam sempre por ser queimados por ele.
Mas basta de falar dessa corja de mouros, aliás quanto mais falo deles mais admiro o meu cão!
Para terminar um agradecimento especial ao rei da selva do blog “elreidaselva” pela citação, foi bastante cordial e simpático mas fez-me lembrar Maquiavel: ”os homens são como os cães, amam a quem temem”, e ele não está na disposição de acender um fogo...
Outro facto curioso foi realmente a frase com que terminava o E-mail que gentilmente me enviou, e passo a citar: “leões à solta na blogosfera. Haja relva para tanto futebol!”
De imediato me suscitou uma duvida: qual relva? A de alvalade??? Ah ah ah ah!
E o tanto futebol foi o praticado contra o marítimo? Ah ah ah ah!
SAUDAÇÕES AZUIS!!!

domingo, 5 de outubro de 2003

OBRIGADO ENGENHEIRO

Os meus amigos lagartos não quiseram crer quando lhes disse, após a contratação do Sr. Engenheiro, que eram uma equipa a menos na luta(?) pelo título. Se já é quase impossível alguém lutar connosco, com esse senhor à frente, muito mais difícil se torna. Um treinador que, quando está a perder, tem como conceito de "arriscar tudo por tudo" a troca de pontas de lança. No início desta semana disse que não acreditava num Porto tão forte e que bastavam 25 vitórias para ser campeão. Claro que se está a esquecer quem quem nos treina é o Grande Zé e não ele. Que só ganhou o penta com a embalagem do Oliveira e de Sir Bobby Robson (mais duas jornadas e éramos ultrapassados). Passados dois dias, já vem dizer (à 7ª jornada!!!!) que o campeonato está comprometido. Um discurso moralizante para os seus jogadores e adeptos, não há dúvida... Não se preocupe, Sr. Engenheiro. Contrate mais quatro centrais e 3 trincos e talvez a coisa se componha. Porque não o Chaínho?
Até chateia ter sempre razão e ver os meus amigos lagartos cabisbaixos reconhecê-la...

OS COBRADORES DO FRAQUE

Mais um jogo de campeonato, mais uma vitória folgada... Depois do amargo de boca com sabor a injustiça que os peseteiros nos deixaram, era óbvio que a Briosa ia pagar. Quem me conhece sabe que a Briosa tem um cantinho no meu coração, sendo pois aquilo que se pode considerar a minha 15ª equipa, a seguir aos 14 FC. Portos que a antecedem. Nem tiveram hipótese. O seu golito só serviu para despertar os instintos assassinos do nosso Ninja, que tirou um truque da cartola, apontando 3 duma assentada. O nosso Mágico confirmou que está de volta, tendo feito gato-sapato dos briosos jogadores de negro. Pena é que numa mão cheia de assistências fabulosas para golo, tenham sido muito mal marcados foras-de-jogo. Mas como goleámos, não há escândalo ns arbitragens. Nem que tivéssemos perdido.
Assim, podemos dizer que os nossos cobradores vestiram o fraque e a cartola e foram atás do prejuízo. E desta vez nem foi difícil fazer o acerto de contas. Obrigado Porto, por mais uma noite de gala. Só neste Anfitreato se vê golos de canto directo.
Por último, mais uma referência ao Genial Mourinho, que mais uma vez "os teve no sítio" (seria isso que o Ministro quis dizer em Guimarães?). No final do jogo disse o que toda a gente sabe, mas que é politicamente incorrecto dizer-se: que bastou um Porto normal para ganhar mais um jogo de campeonato. Até os espanhóis dizem que o Porto sofre por jogar num campeonato nada competitivo e que é isso que lhe retira algum fulgor na Europa. Apesar disso, aposto que mais uma vez vai ser chamado "arrogante"...


PS - Continuem a abrir "sumaríssimos". Os jogadores agradecem mais um dia de descanso forçado. Quem será o próximo?

sexta-feira, 3 de outubro de 2003

Costinha suspenso por um jogo...

Ora aí está...
Mais um sumaríssimo à boa moda do CD da Liga. É do Mágico Porto leva sumaríssimo. Não é, deixa passar.
É incompreensível como isto se passa em plena Superliga, mas enfim, é o que temos. Não está em causa o castigo. Está, isso sim, em causa o critério de abertura dos sumaríssimos.
Se é certo que o Costinha levou um jogo por se ter agarrado às partes, quero ver quantos jogos vão levar os pseudo-jogadores dos lampiões e dos lagartos, por não jogarem nada e andarem a coça-los todo os jogo...
Quanto ao fim-de-semana desportivo, nada de novo. Espera-se mais uma vitória do Mágico Porto e a continuação da caminhada para o título. Sim, porque alguém vai ter de pagar....

quinta-feira, 2 de outubro de 2003

A NOITE DE ONTEM

POSITIVO:
- Os primeiros 20 minutos de cada parte. Nomeadamente, os da segunda parte. Vi finalmente esta época o Porto do ano passado. 20 minutos de fulgor, de pressing sufocante, de recuperações de bola, de jogadas ao primeiro toque. Os castelhanos nem saíram do meio campo, até à anedota do 3º golo. de que falarei mais à frente. Pena é que o Sr. Colina, tal como eu previra, tenha feito otrabalho do costume. De qualquer forma, o que vi ontem anima-me bastante.
- O Mágico de volta. Depois de uma boa exibição em Guimarães, ontem o Mágico pareceu estar de volta. Fintas estonteantes, passes assombrosos como aquele que quase dava o 2-0 ao Derlei.
- O melhor central do Mundo. Ontem confirmou-se e o Abominável Ser Gaúcho já não podia insistir na estupidez que lhe é por demais reconhecida Ricardo Carvalho secou completamente Ronaldo, cortando tudo em antecipação e, com um sentido de colocação invejável que lhe permitiu não ser fintado uma única vez. Tudo isto entrecortado com as habituais arrancadas à Beckenbauer. Não senhor. Não é o melhor central português, mas do Mundo!
- Por último uma menção especial. Todos os que me conhecem sabem do meu ódio de estimação pels espanhóis, nomeadamente pelo Real Madrid, que considero um benfica à escala Mundial. As protecções vergonhosas dos árbitros desde muito novo me enojaram. Mas devo reconhecer que tenho admiração por um jogador: Zinedine Zidane, de seu nome. Para mim não há dúvidas quem é o melhor do Mundo. Uma classe impressionante, uma visão de jogo e uma técnica assombrosa. E ao contrário do peseteiro e de outros como ele, defende que se farta, recuperando bolas aos magotes. Um jogador coompleto e um dos melhores que vi desde sempre.

NEGATIVO:

- Como é óbvio, o resultado, que me parece algo consentido, uma vez que tivemos oportunidades para chegar ao 2-0. Alcançámos o intervalo a perder de uma forma algo esquisita para o que se tinha passado. Eles empataram no 1º remate à baliza.
- Sr. Colina. A tinha que lhe levou o cabelo só pode ser castigo divino. Depois do jogo que referi em que perdemos por este mesmo resultado e nas mesmas circunstâncias em Madrid aqui há uns anos, a coisa repetiu-se. Tal como agora, estávamos a perder 2-1 e a lutar pelo empate. Na altura, inventou um ridículo penalty. Ontem, anulou um golo limpo ao Benni na fase do sufoco. A jogar da quela forma e empolgados pel empate, não sei qual seria o desfecho final. Não satisfeito, a rábula do 3º golo. Da 1ª vez que passam do meio campo, o peseteiro faz falta sobre o Nuno Valente. O tinhoso marcou ao contrário uma falta perigosa. Como a bola foi mandada sem nexo, repetiu o lance... É assim que estes senhores são considerados os melhores do Mundo. Nunca ganhámos um jogo com este árbitro. Agora digam-me: estes dois jogos que referi tiveram o mesmo árbitro e as mesmas equipas. Há dois anos em Madrid, num jogo que perdemos 1-o, depois de 3 bolas nos postes, o Postiga escangalhou o Hierro e isolava-se na área quando foi trucidado pelo mesmo. Era expulsão e falta perigosa. O Sr de Amarelo deixou seguir. A 5 minutos do fim perdemos. No ano passado, assisti a uma das maiores vergonhas da história do futebol - R. Madrid x Torpedo Moscovo. Quando o ponta de lança adversário se isolava, a uns segundos do fim para marcar o golo da vitória, o árbitro apitou estridentemente para o fim do jogo, salvando os peseteiros de uma derrota escandalosa em casa que ainda por cima fazia perigar a passagem à fase seguinte. Qual a relação entre os dois jogos? O árbitro era o mesmo a, a equipa da casa a mesma e a equipa beneficiada a mesma. Se ainda por cima eu acresecentar que esse árbitro foi o mesmo da Supertaça no Mónaco, deixo então a pergunta no ar: acreditam em coincidências? Eu não.

GALÁTICO REAL MADRID E O SEU HABITUAL ANJO PROTECTOR COLLINA

O Galático Real Madrid venceu ontem o Mágico Porto. Mas venceu com a ajuda do seu anjo protector de seu nome boneco Collina.
Se de forma normal é difícil ganhar ou sequer empatar com a equipa que tem os melhores jogadores do mundo, mais difícil é quando o boneco do careca os ajuda.
Dois lances capitais:
- Golo de Benni McCarthy para o 2-2 anulado por pretenso fora-de-jogo;
- Terceiro golo do Real.
O golo do Benni foi anulado por fora-de-jogo. Pois revejam quinhentas vezes as imagens e cheguem à mesma conclusão que eu. Benni McCarthy estava em linha com um jogador do Real que se encontrava caído no chão. Portanto um golo perfeitamente legal.
O terceiro golo do Real é uma perfeita criação do boneco. A falta é do Figo sobre o Nuno Valente, que não foi assinalada, e que depois é tranformada em falta perigosa contra o Mágico Porto. Como se não bastasse, na primeira tentativa de marcar a falta, o peseteiro manda a bola para Matosinhos. Collina não fica satisfeito com o erro do seu amigo, e qual treinador em pleno treino, manda repetir a falta. Peseteiro agradece e mete em Zidane e dá golo.
Palhaço Collina aponta para o meio campo satisfeito. Tinha terminado o serviço.
E não me venham com essa do melhor do Mundo, porque ainda ontem antes do jogo o Azulão no seu post tinha feito referência a este palhaço. Não nos esquecemos do penalti assinalado ao Roberto Carlos em Madrid, por este ter pontapeado na atmosfera e tombado. Foi este mesmo boneco a quem chamam o melhor do mundo que o fez.
Mas já estamos habituados a isto. É sempre a protecção da UEFA aos monstros do dinheiro. Já no ano passado tentaram empurrar a Lázio, em Roma, para uma vitória. É pena que o grande Báia ao ter defendido o penalti tenha defraudado as expectativas do árbitro.
Também o fizeram na final da Supertaça Europeia ao não expulsar o Seedorf, porque se o Mágico Porto os encostou nas cordas, pior seria a partir daí.
E agora contra os Galáticos, com o manhoso e habilidoso boneco careca.
O resultado seria naturalmente outro sem a influência do boneco careca. E depois do 2-2 tudo era possível.
Mas desta vez a comunicação social não fala, não evidência e nem faz disto escândalo. Porque não interessa e porque do outro lado está o peseteiro e o incompetente do Queirós.
E se até o Avante nos dá razão, embora de forma escondida e sem grandes parangonas, mais certo fico que temos razão de queixa. Foi este o seguinte comentário ao boneco careca:
"COLLINA (Itália)
O mais famoso juíz do mundo, é um grande jogador, sem dúvida. Sem bola, mas é. Ontem, cometeu apenas o pecado de ser demasiado protector das estrelas de Madrid. Mas não será também a proteger os mais fortes que os árbitros se tornam grandes
?"
Mas ainda vamos a tempo de passar. Nós acreditamos.
Força Porto, estamos contigo...

quarta-feira, 1 de outubro de 2003

Obrigado Presidente, eles estavam a pedi-las

Confrontado com a notícia de que Costinha foi alvo de processo "sumaríssimo", o presidente do FC Porto, Pinto da Costa confessou não ter visto o episódio. "Não vi, nem vi imagem mas soube, porque me disseram, que o doutor Seabra terá feito uma grande propoganda por se sentir indignado com as imagens. Não vi mas, sei lá, no campo apenas das hipóteses, talvez o Costinha estivesse a querer dizer ao doutor Seabra para ter coragem de se assumir como candidato à presidência do Benfica" O JOGO

OS INSULTOS DE UNS E A VERDADE PELOS OUTROS

O Mágico Porto foi perfeitamente votado à indiferença pela imprensa portuguesa.
Estes apenas falam no Real Madrid e esquecem-se do Mágico Porto, mesmo sendo o melhor clube do Mundo.
Mas, para infelecidade dos média, ainda há pessoas com bom senso, inteligentes e que relevam aquilo que é de relevar, afrontando os média portugueses.
E um deles é, nada mais, nada menos, que um dos melhores jogadores do mundo e jogador do mítico Real Madrid. Roberto Carlos de seu nome.
É impressionante, mas é necessário um jogador da equipa adversária, e ainda por cima dos Galáticos, para dar o necessário valor ao Mágico Porto.
Este mesmo jogador disse:
"O Paulo Ferreira é um jogador muito rápido para a altura que tem. Fiquei surpreendido" referindo-se ao jogo Portugal-Brasil em que levou um verdadeiro banho de bola do nosso Paulo;
"O FC Porto continua a ter uma grande equipa, com grandes jogadores e, por isso, é o actual campeão português. Acredito que pode ir longe na Liga dos Campeões";
"Temos de jogar ao melhor nível para vencer". "Se olharmos aos nomes, ganhamos. Mas em termos colectivos há um certo equilíbrio".
Quando lhe falaram da ausência do Jorge Costa disse: "Jorge Costa merece o máximo respeito. Só falar no nome desse grande capitão merece respeito. Mas o Porto tem outros grandes jogadores, como o Vitor Baía, o Deco e o Derlei "
Enfim, se não fossem os outros, a imprensa portuguesa ainda fazia do Mágico Porto um qualquer La La... La qualquer coisa.
E mais devem respeito porque os pontos ganhos pelo Mágico Porto nas competições Europeias, é que permite que outros lá estejam.
Nós somos o orgulho da Nação.
Ganhem vergonha...