quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Ah!!! E Miguel S. T. termina assim...

"As coisas complicam-se é quando, por exemplo, na edição do Expresso desta semana, lemos um trabalho, supostamente jornalístico, de página inteira intitulado «Onda de choque na arbitragem», e onde, logo após a leitura das primeiras quatro linhas, já percebemos que se trata de um libelo a defender as razões de queixa do Sporting em relação à arbitragem. Atentem, por exemplo, nesta frase: «Agora, o leão volta a encabeçar o clube dos reclamantes de justiça, atribuindo-lhe os especialistas inequívocas razões de queixa por dois penalties não assinalados, já em tempo de compensação, e seguidos de golo do adversário. Ou seja: dois ou quatro pontos ingloriamente perdidos, conforme o ângulo de observação.» Ora, pergunto eu: que especialistas, que penalties? É que eu também vi outros especialistas, e até caricaturistas, e até sportinguistas na intimidade, dizerem que a táctica do Sporting este ano é levar os jogos a prolongamento e mandar o Silva lá para dentro atirar-se para o chão, a ver se cai um penalty do céu... E, já agora, pergunto se esses mesmos especialistas não viram os dois penalties que ficaram por marcar contra o Sporting nas Antas, quando havia 1-0, e se são capazes de me dizer qual foi o jogador da Académica que, no jogo da 1.ª jornada, terá atirado a bola para canto, do qual resultou o golo da vitória leonina, seis minutos depois da hora?
E podíamos ficar nesta desconversa eternamente, argumento contra argumento, verdade contra verdade, opinião contra opinião. Sucede, porém, que o referido artigo do Expresso não é um artigo de opinião, é uma peça jornalística, que se presume, factual, isenta e incontroversa na análise. E quem a assina? Daniel Reis. Será o mesmo Daniel Reis que, aqui, neste jornal
(O Avante lampião, A Bola), é colunista de opinião, assumidamente sportinguista? E, se sim, quando ele muda de colunista para jornalista, quando muda da opinião para os factos, quando muda de A BOLA para o Expresso, onde é que ele deixa a sua pele de sportinguista — no vestiário? "
Confirma-se mais uma vez uma máxima deste blog: "Meus amigos, em termos de isenção, este blog goleia esses anedotários"

Sem comentários: