quinta-feira, 2 de outubro de 2003

A NOITE DE ONTEM

POSITIVO:
- Os primeiros 20 minutos de cada parte. Nomeadamente, os da segunda parte. Vi finalmente esta época o Porto do ano passado. 20 minutos de fulgor, de pressing sufocante, de recuperações de bola, de jogadas ao primeiro toque. Os castelhanos nem saíram do meio campo, até à anedota do 3º golo. de que falarei mais à frente. Pena é que o Sr. Colina, tal como eu previra, tenha feito otrabalho do costume. De qualquer forma, o que vi ontem anima-me bastante.
- O Mágico de volta. Depois de uma boa exibição em Guimarães, ontem o Mágico pareceu estar de volta. Fintas estonteantes, passes assombrosos como aquele que quase dava o 2-0 ao Derlei.
- O melhor central do Mundo. Ontem confirmou-se e o Abominável Ser Gaúcho já não podia insistir na estupidez que lhe é por demais reconhecida Ricardo Carvalho secou completamente Ronaldo, cortando tudo em antecipação e, com um sentido de colocação invejável que lhe permitiu não ser fintado uma única vez. Tudo isto entrecortado com as habituais arrancadas à Beckenbauer. Não senhor. Não é o melhor central português, mas do Mundo!
- Por último uma menção especial. Todos os que me conhecem sabem do meu ódio de estimação pels espanhóis, nomeadamente pelo Real Madrid, que considero um benfica à escala Mundial. As protecções vergonhosas dos árbitros desde muito novo me enojaram. Mas devo reconhecer que tenho admiração por um jogador: Zinedine Zidane, de seu nome. Para mim não há dúvidas quem é o melhor do Mundo. Uma classe impressionante, uma visão de jogo e uma técnica assombrosa. E ao contrário do peseteiro e de outros como ele, defende que se farta, recuperando bolas aos magotes. Um jogador coompleto e um dos melhores que vi desde sempre.

NEGATIVO:

- Como é óbvio, o resultado, que me parece algo consentido, uma vez que tivemos oportunidades para chegar ao 2-0. Alcançámos o intervalo a perder de uma forma algo esquisita para o que se tinha passado. Eles empataram no 1º remate à baliza.
- Sr. Colina. A tinha que lhe levou o cabelo só pode ser castigo divino. Depois do jogo que referi em que perdemos por este mesmo resultado e nas mesmas circunstâncias em Madrid aqui há uns anos, a coisa repetiu-se. Tal como agora, estávamos a perder 2-1 e a lutar pelo empate. Na altura, inventou um ridículo penalty. Ontem, anulou um golo limpo ao Benni na fase do sufoco. A jogar da quela forma e empolgados pel empate, não sei qual seria o desfecho final. Não satisfeito, a rábula do 3º golo. Da 1ª vez que passam do meio campo, o peseteiro faz falta sobre o Nuno Valente. O tinhoso marcou ao contrário uma falta perigosa. Como a bola foi mandada sem nexo, repetiu o lance... É assim que estes senhores são considerados os melhores do Mundo. Nunca ganhámos um jogo com este árbitro. Agora digam-me: estes dois jogos que referi tiveram o mesmo árbitro e as mesmas equipas. Há dois anos em Madrid, num jogo que perdemos 1-o, depois de 3 bolas nos postes, o Postiga escangalhou o Hierro e isolava-se na área quando foi trucidado pelo mesmo. Era expulsão e falta perigosa. O Sr de Amarelo deixou seguir. A 5 minutos do fim perdemos. No ano passado, assisti a uma das maiores vergonhas da história do futebol - R. Madrid x Torpedo Moscovo. Quando o ponta de lança adversário se isolava, a uns segundos do fim para marcar o golo da vitória, o árbitro apitou estridentemente para o fim do jogo, salvando os peseteiros de uma derrota escandalosa em casa que ainda por cima fazia perigar a passagem à fase seguinte. Qual a relação entre os dois jogos? O árbitro era o mesmo a, a equipa da casa a mesma e a equipa beneficiada a mesma. Se ainda por cima eu acresecentar que esse árbitro foi o mesmo da Supertaça no Mónaco, deixo então a pergunta no ar: acreditam em coincidências? Eu não.

Sem comentários: