quinta-feira, 23 de outubro de 2003

MAIS CORREIO DO LEITOR

Com leitores destes, nem precisamos de ter trabalho a pensar em escrever. Tirando o meu chapéu, aqui vai um protesto enviado à Sportv. Curiosamente, diz-me o leitor que, alegando problemas técnicos, o dito canal afirma que o mail não chegou lá em condições. É preciso ter lata...


"Cliente há vários anos dos vossos serviços, é com grande desgosto que vejo, sistematicamente, na Sport Tv os vossos comentaristas das diversas modalidades serem de um facciosismo e falta de isenção que arrepiam. Não sei se o que mais choca é o benfiquismo declarado da maior parte deles, se é o anti-portismo bacoco e primário de todos, que nem conseguem disfarçar. Para o futebol todo aquele que deu uns pontapés na bola, desde que tenha sido no SLB, serve para comentador! Porque carga de água, não me dirão, se nem português sabem falar correctamente?! De conhecimentos tácticos e estratégicos de futebol, valha-nos Deus! Às vezes parece que estamos a ver um desafio diferente!
Quase sempre, no princípio, são só elogios encomiásticos, mas se, por acaso, a equipa predilecta passar a estar em desvantagem, o que era brilhante torna-se opaco, o que era bom num ápice se torna mau e o mesmo comentador que há instantes apodava de genial uma jogada, apesar de mal sucedida, com o mesmo desaforo a passa a censurar e os jogadores deixam de saber o que estão a fazer dentro do campo.Uma lástima de comentários. Com uma excepção. Quando se trata do FCP o caso muda de figura:ou há demérito do adversário ou são favores da arbitragem, ou então é por isto ou por aquilo. O que nunca há (ou quase nunca) é mérito do F.C. do Porto.
Por que motivo é que tão insignes comentaristas fazem parte do elenco da Tv Cabo? Jobs for boys? A que título um Rui Àguas, um Mozer, um Diamantino Miranda, um Carlos Manuel, um Vítor Paneira, um Álvaro Magalhâes e quejandos são ou foram comentadores da Sport Tv? Sabem mais futebol que os outros? Será que ainda vamos ver o Eusébio, o Chalana e outros que tais a comentar? Efectivamente têm dado uma provas brilhantes desde que arrumaram as botas! E têm enorme facilidade de expressão! O João Alves pode estar descansado se for dispensado pelo Estrela da Amadora.Já sabe que tem um lugarzinho à espera no canal que nós pagamos! E por que não o Malheiro? E por que não essa excreção biliosa que dá pelo nome de Leonor Pinhão? É caso para gritar 'Viva a União Nacional' futebolística! É para isso que todos pagamos. Para alimentar o ódio, a frustração e a imbecilidade dos senhores da Sportv! Se houvesse um pouco (só um poucochinho!... ) de decoro e seriedade, nada desta bandalheira acontecia.
Mas não é só no futebol.Para o Fernando Pais no andebol, o Barroca no basquetebol,( no Hóquei em Patins nem me lembro do nome), o anti-portismo é a marca registada e qualquer desaire do Porto lhes dá prazeres orgasmáticos, inqualificáveis para a idoneidade e isenção de um comentador! E os diálogos com o os colegas de transmissão, diálogos ridículos embora pretensamente técnicos, são de uma estultícia confrangedora! Sr. Bessa Tavares e Sr.Briosa e Gala (não sei se são doutores mas para o caso não interessa), se querem uma televisão desportiva digna,de qualidade, aliciante e de referência, não embalem no ilusório ( ou é o "coração" que vos atraiçoa e a conivência parte de vós?) e dêem uma vassourada nisso tudo ! Podem crer que essa dos seis milhões é uma blague! Há mais Portugal ! Eu, como dizia o Régio, sei que não vou por aí. O meu desgosto é não ter alternativa. Mas "os cavalos também se abatem!"

Obrigado pelos vossos fantásticos mails.

Sem comentários: