terça-feira, 30 de setembro de 2003

UM INSULTO

Tenho a TSf como a melhor rádio nacional, de longe. em termos desportivos. Conseguem equilibrar as cores nos comentários, o que nestes tempos em que se exalta os êxitos dos adversários estrangeiros contra o Porto, é de louvar. Mas hoje senti-me insultado quando, no jornal de desporto, ao apresentarem o jogo de amanhã, só falaram no Real Madrid. Disseram que Beckam não vinha, que Raul estava em dúvida, mas que podia jogar Portillo. Analisaram todas as possíveis constituições de equipa ao pormenor, como se de uma equipa nacional se tratasse. Do Porto, nada... nem uma palavrinha para falar da lesão do Jorge Costa... Será que se esqueceram que a equipa nacional é o Porto, que por acaso é o vencedor da Taça Uefa e que tem uma palavra a dizer acerca do jogo? Que apesar de haver uns energúmenos duma qualquer peña castelhana no Estoril (claro, onde é que havia de ser senão na terra dos ressabiados que, por torcerem por clubes que nada ganham escolhem ser adeptos de clubes espanhóis, conforme a moda) que vão às Antas torcer contra nós, nós é que somos o orgulho da nação?
Mas o insulto maior ainda estava para vir. Não é que esse senhor, que nenhum currículo desportivo tem, a não ser uns títulos de juniores e uma série de despedimentos em clubes e seleccões do nível do Nagoya Grampus e Emiratos Árabes Unidos, se atreveu a falar pseudo-castelhano na sala de imprensa das Antas? E não adianta vir dizer que era para responder aos jornalistas espanhóis. Está em Portugal, é português, tem que falar a nossa língua. Até porque os nossos jornalistas também lá estavam Está-se mesmo a ver um dirigente ou jogador do Real responder às perguntas dos nossos jornalistas em português quando lá formos jogar... Pois eu digo não e revolto-me contra a submissão aos espanhoís. Tomei essa atitude como um grave insulto. Amanhã vais pagá-las, professor. Vai começar aqui um destino igual ao do Pacheco. Que, apesar de ter um grau de instrução muito menor, fala muito melhor castelhano que o Catedrático da Bola.
Até os comemos! Estou cá com uma fezada! Só é pena ser o Colina a apitar. Melhor árbitro do Mundo ... é uma piada. Ainda não engoli o 3-1 em Madrid aqui há uns anos, com um escandaloso penalty assinalado contra nós. Já sei o que a casa gasta nestes jogos. Também não esqueci o Mónaco.

Sem comentários: