terça-feira, 2 de setembro de 2003

Clássico FC PORTO - Sporting e declarações do Engenheiro

Hoje é dia do primeiro clássico da época.
Para o Mágico Porto é um jogo que vem mesmo a calhar. Estamos com sede de vingança e nada melhor que um rival para nos ajudar a levantar a moral. Sim, porque os jogadores habituaram-se a ganhar e sentiram-se completamente fustrados no fim da Final da Superataça Europeia depois de banalizar o Milão.
E como não querem passar pela mesma situação no fim de um clássico, devem estar ansiosos e motivadíssmos para este jogo.
A vitória interessa, mas só uma vitória convincente sobre os Lagartos dará aos jogadores o sentimento de dever cumprido. São grandes na forma como representam o Mágico Porto e como dignificam a camisola que vestem.
Porém, não será uma tarefa fácil. O Sporting tem duas vitórias e encontra-se motivado por isso. Agora o Engenheiro vir dizer que vem às Antas para ganhar o jogo, com um modelo de jogo de ataque, já é motivo para rir. Ele que sempre modificou as tácticas de jogo quando jogava na Lampiolândia, na Lagartândia e nos jogos Europeus para um sistema defensivo em que jogava sempre com dois trincos e em contra-ataque, não me pode tentar convencer do contrário.
Lá que tente enganar os adeptos lagartos, ainda dou de barato, porque ainda não o conhecem bem. Mas àqueles que o tiveram de gramar durante alguns penosos e longos anos no comando da equipa como foi no Porto, lá isso não.
Quem não se lembra do jogo contra o Liverpool na 1.ª mão dos quartos de final da taça UEFA, no Estádio das Antas, em que esse senhor apenas se limitou a gerir o 0-0, não arriscando erm algum momento??? E quem não se lembra dos comentários dele no fim desse jogo, dizendo que havia sido um bom resultado, contra um histórico europeu, etc., etc. Quem não se lembra das suas declarações nessa mesma eliminatória e após o 0-0 da 1.ª mão, ao dizer que o Porto tinha todas as condições para ganhar em Liverpool e depois utiliza uma táctica de jogo super-defensiva e na expectativa de um erro do adversário para o contra-ataque?
E, claro, todos nos lembramos do resultado: 2-0 para o Liverpool e uma exibição de manchar o prestígio do Mágico Porto.
Recordo-me muito bem doa títulos perdidos pelo Mágico Porto por única e exclusiva incompetência desse senhor. Lembro-me quando perdemos o campeonato com o jogo contra o Farense, em Faro, que motivou a passagem dos lagartos para o 1.o lugar. Ganhávamos por 3-1 e o Engenheiro resolveu meter um central (Ricardo Silva) e tirar o Jardel. Consequência: 3-3.
É por estas e por outras que esse senhor me faz rir com as suas declarações actuais. Já o disse a alguns amigos lagartos que este ano vão sofrer a bem sofrer. O dia em que saiu do Mágico Porto foi dia de festa para mim e muitos outros Dragões.
Bem haja, Sr. Engenheiro, faça boa viagem bem longe das Antas e, se possível, aterre um dia destes por muitos e ons anos na lampiolandia. Sinal de que ficariam décadas sem cheirar qualquer vitória...
PPPOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOOOO.......
Até os comemos, carago.....

Sem comentários: