quarta-feira, 3 de setembro de 2003

PAGARAM-NAS BEM CARAS

Aquilo que se previa aconteceu.
O Mágico Porto enfiou quatro balázios nos lagartos sem qualquer tipo de contestação. Como disse o nosso caro Zé "Alguém vai ter de pagar". Pois é, foi mesmo o Sporting. Um jogo bom em termos técnicos e com muita entrega do Mágico Porto, serviu para apresentar a conta aos lagartos.
E bem tentou o árbitro dar a volta ao texto, com uma série de intervenções a roçar o escandaloso, mas de nada valeu. Lembro-me dos pénaltis não assinalados sobre o Maniche e sobre o Deco, da jogada em que o Jankauskas salta no meio de dois jogadores do Sporting sem qualquer contacto com eles e isola o Deco e que o árbitro marca falta contra o Porto. Lembro-me dos livres arranjados à entrada da área do Porto. E lembro-me muito bem, quando o resultado estava 3-1, de um livre marcado 10 metros, repito, 10 metros à frente do local da falta para permitir uma jogada perigosa do Sporting e que podia ter dado o 3-2.
Mas de nada valeu. O Mágico Porto venceu e convenceu, dando-lhes um banho de bola. Se dúvidas existissem, ficaram dissipadas para quem não confiava na equipa.
Um Baía ao seu melhor nível. Um Ricardo Carvalho fabuloso. Um Maniche fantástico e um Dimitri em grande. A equipa valeu pelo seu todo. Jogamos como uma equipa coesa e unida.
Tal como havia previsto, feriram o orgulho destes jogadores. E quando o fazem, eles respondem. Não gostam do sabor da derrota e como tal deram uma resposta cabal a que os tentou diminuir.
Hoje o jornal "aBola" apresenta na capa "Está pago", com uma imagem do Zé a cumprimentar o Jankauskas. Esse jornal que no sábado fez uma exaltação da vitória do Milão sobre o Porto e do seu adorado Rui Costa que gosta muito do clube dos lampiões e que chora no Estádio da Luz, mas que regressar por amor à camisola, tá queta...
Também aos jogadores dos Dragões lhes custou ver essa capa de jornal e como se devem estar a rir da capa de hoje e da forma como obrigaram os Directores desse jornal a resignarem-se...
Vítor Baia no dia anterior ao jogo, quando levantava dinheiro numa caixa multibanco perto do Hotel de estágio virou-se para um adepto Dragão e prometeu-lhe "Amanhã vocês vão ter uma boa e grande prenda". Ele sabia e nós confiávamos. Obrigado Mágico Porto pela prenda que nos deste.
Não, não me esqueci. Não finalizo já!!!
Falta-me falar do Engenheiro...
Será que eu sou adivinho??? Não, não senhor. Apenas sou um Dragão com boa memória e que sabe aquilo que passou durante os três anos de comando (ou descomando) técnico desse senhor.
Esse senhor apareceu nas Antas a jogar com todos os jogadores atrás da linha da bola. A perder por 1-0 desde os três minutos de jogo não alterou nada. Os defesas do Mágico Porto podiam circular a bola sem qualquer pressão, uma vez que os jogadores do Sporting não podiam ultrapassar o meio campo.
Com 2-0 no marcador resolveu fazer duas substituições para tentar ganhar o jogo (???????????). Arriscou tudo: tirou um ponta de lança e meteu outro (Lourenço por Liedson) e trocou Rui Jorge por Luís Filipe.
Eis um treinador moderno. Primeiro espera para levar o segundo golo e só depois faz alguma coisa, que em termos de risco, convenhamos, não é nada de especial, sendo certo que continuava com dois médios defensivos em campo.
Entretanto leva com o terceiro golo!!! Pensou então o Engenheiro que seria hora de arriscar tudo... Que faz? Tira um médio atacante e mete um flanqueador, não fosse o diabo tecê-las.
E no fim do jogo, qual confirmação do que havia dito no dia anterior, é capaz de dizer o seguinte: "Vínhamos dispostos a fazer um bom jogo, a jogar o jogo pelo jogo"jornal ojogo
Por favor Sr. Engenheiro não goze com os adeptos de futebol. Como disse em resposta à pergunta de que nunca havia ganho nas Antas de que só lá havia jogado com o Estoril, Estrela da Amadora e de que agora ia jogar com o Sporting seria diferente, eu respondo-lhe que só foi diferente nas cores da camisola. Porque táctica de jogo é a mesma. Tudo na retranca à espera do erro o adversário.
Por isto tudo e por tudo o que fez sofrer os Dragões durante três anos, lhe dedico muito carinhosamente esta vitória do Mágico Porto.
Que Deus lhe dê forças para continuar por muitos e muitos anos a treinar equipas da 2.ª circular. Nós, os Dragões, agradecemos.

Sem comentários: