sexta-feira, 7 de maio de 2004

"Se Mourinho sair, sei que não vai para um clube melhor, porque, em minha opinião, não há clube melhor no Mundo"

No site da UEFA o nosso capitão afirmou o que escrevi em título.
Grande CAPITÃO!!!
E passo a transcrever toda a reportagem que tem como título "O coração do Dragão"

"O coração do Dragão
Sexta, 07 de Maio de 2004
Por Jim Wirth

Derlei pode ter marcado o penalty que valeu o apuramento do FC Porto para a final da UEFA Champions League, mas o trabalho defensivo de Jorge Costa tem sido de igual importância no sucesso da época portista.

Defesa aguerrida
Se, por um lado, a formação de José Mourinho tem talentos que fazem as delícias dos adeptos, como são os casos de Derlei, Deco, Maniche e Benni McCarthy, por outro, o trabalho incansável de Jorge Costa e dos seus colegas da defesa tem sido a chave do sucesso do FC Porto.

'O Bicho'
O triunfo portista sobre o RC Deportivo La Coruña, na passada terça-feira, foi apenas o último exemplo de um vasto número de jogos em que a impermeabilidade defensiva, em vez da perícia ofensiva, tem sido crucial para a obtenção de resultados. Mais uma vez, 'O Bicho' esteve em grande plano.

Jogador emblemático
Aos 32 anos de idade, Jorge Costa tem dedicado grande parte da sua carreira profissional ao FC Porto, à excepção de curtas experiências no FC Penafiel, CS Marítimo e Charlton Athletic FC. O poderoso central ingressou no clube em 1992, mas a sua ligação ao emblema "azul-e-branco" deu-se muito antes disso.

Compromisso para a vida
"Quando era criança, comecei a amar o FC Porto, influenciado pelo meu pai", disse. "Hoje jogo no FC Porto, mas lembro-me de quando era apenas um adepto sentado nas bancadas do antigo estádio, e é por isso que tenho uma ligação tão forte com o clube. Representar o FC Porto é mais do que um trabalho para mim. Jogo não só pelo trabalho, mas por uma causa, que é a causa do FC Porto".

Treinador de classe
Esta dedicação insuperável promoveu o estatuto de Jorge Costa a herói junto dos adeptos portistas, mas foi preciso que José Mourinho assumisse o comando técnico da equipa para que o clube e o próprio jogador fossem elevados ao mais alto nível do futebol europeu. Naturalmente, Jorge Costa mostra-se algo preocupado com a possibilidade do jovem treinador ingressar noutro clube.

O melhor clube
"A ideia de perder José Mourinho preocupa-me", revelou. "Sei que ninguém é insubstituível e as coisas podem mudar, mas a lei do futebol é assim mesmo. Se Mourinho sair, sei que não vai para um clube melhor, porque, em minha opinião, não há clube melhor na Europa ou no Mundo".

Ambição do título
Este tipo de discurso reforça a sua imagem de herói entre os adeptos portistas, contudo, o que o defesa central mais deseja é erguer a Taça da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1987, ano em que o FC Porto venceu o FC Bayern München na final de Viena, por 2-1.

'Última oportunidade'
Jorge Costa festeja o seu 33º aniversário em Outubro e admite que o tempo corre contra si. O FC Porto pode não voltar a ter a mesma oportunidade de conquistar a competição de clubes mais cobiçada na Europa antes do defesa decidir pendurar as chuteiras. "Esta poderá ser a minha última oportunidade, tal como para alguns colegas de equipa", disse o internacional ao uefa.com.

Segundo troféu
A conquista da Taça UEFA na época passada foi o segundo título de maior relevo internacional no currículo de Jorge Costa, depois de ter feito parte da selecção portuguesa que, em 1991, venceu o Campeonato do Mundo de Sub-21. Face ao actual cenário, é bem possível que a final de Sevilha tenha servido como preparação para o mais cobiçado dos triunfos, a Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen.

'Simplesmente sensacional'
"Desde muito novo que tenho este sonho", disse Jorge Costa. "Esse sonho materializou-se quando ergui a Taça UEFA no ano passado, e se puder levantar a Taça da Liga dos Campeões ainda esta época, será simplesmente sensacional". Sensacional e totalmente merecido.
"

Sem comentários: