quarta-feira, 12 de maio de 2004

ARTIGO RETIRADO DO BOLETIM DA ORDEM DOS MÉDICOS

Infelizmente, hoje muita gente padece duma doença degenerativa chamada Alzheimer. Por mais estudos e experiências que se façam, mostra-se impossível lutar contra uma das suas manifestações mais violentas, designada em latim como "dolordecotis" aguda.
Para se ter alguma esperança em erradicar esta doença, o primeiro e mais fundamental passo é conseguir identificá-la. Ora a "dolordecotis" aguda identifica-se com relativa simplicidade, uma vez que se manifesta na repetição incansável e em tom monocórdico de duas ou três expressões, cujo significado permanece ainda, à luz da ciência, um mistério insondável. As mais frequentes são "O Sporting é a melhor equipa de Portugal" e "é o sistema". O importante, quando se identifica um paciente com a "dolordecotis" aguda (em termos técnicos chama-se anti-portista), é não o contrariar. Não adianta nada (muito pelo contrário), tentar explicar a um anti-portista que o sistema é tão real quanto a rinite do Rui Jorge, ou quanto a inteligência futebolística do Carlos Queirós. Ele não vai entender e só vai agravar a sua condição. Sobretudo se o anti-portista ostentar entre o nariz e a boca, um peculiar apêndice capilar. Nesse caso, provavelmente a patologia apresentará ainda um arrastar na fala, originado pela fraca oxigenação do cérebro.
Depois de identificada a doença, falemos da cura. Pois bem, como começámos por explicar, não existe. A única coisa a fazer, é tentar dignificar a vida do paciente, dando-lhe amor e carinho. É fingir que se acredita no doente e tentar conseguir-lhe um bom lar de repouso, onde possa proferir as supra referidas expressões a profissionais de saúde que, treinados e competentes, não se desfazem em risos descontrolados face à aparente babrbaridade das mesmas. E claro, é expressamente proibido facultar ao anti-portista o acesso a canais televisivos que transmitam jogos de uma certa equipa lusitana que equipa às listas azuis e brancas verticias. Não se consegue ainda explicar, mas regra geral, está sempre um jogo destes associado ao primeiro aparecimento dos sintomas desta doença.

Sem comentários: