quarta-feira, 12 de maio de 2004

Agora no Avante Lampião!!! MST...

"Uma semana alucinante

FOI, de facto, uma semana alucinante, de terça a terça. Tantas coisas se passaram em catadupa, no mundo do futebol, que o melhor é passá- las em revista cronologicamente. Terça-feira, 4 A noite histórica de La Coruña, os trezentos quilómetros que faltavam para que o FC Porto conseguisse a impensável proeza de chegar a duas finais europeias em anos consecutivos. Mas bastaram- me os cinco minutos iniciais do jogo para perceber que, a menos que alguma coisa de verdadeiramente imprevisto acontecesse, o FC Porto não deixaria escapar a eliminatória. A atitude com que a equipa entrou no jogo, e que manteve inalterável durante 98 minutos, foi de verdadeiro campeão, de quem sai em busca do seu destino, esteja ele ou não escrito nos designíos dos deuses. Desde o início, o Porto pôs em sentido um Corunha que, por contraste, acusou por completo a responsabilidade de ver a meta à vista e não conseguir reunir a calma, a lucidez e a coragem demanter o ritmo até lá — o célebre e muito estudado síndrome de Mamede. Inversamente, o FC Porto mostrou de que raça são feitos os verdadeiros campeões e uma vez mais provou que é nos grandes momentos que se conhecem os grandes jogadores, os grandes treinadores e as grandes equipas. Na primeira parte manteve demesticado o adversário, na segunda entrou decidido a resolver as coisas rapidamente e ao terceiro golpe chegou ao destino. Também eu reparei no pormenor para que José Mourinho chamou depois a atenção: dos sete jogadores em perigo de levar segundo amarelo, nem um só cometeu qualquer falta que o justificasse e, aliás, em conjunto, todos eles cometeram apenas oito faltas. Isto define uma equipa que consegue, num ambiente adverso e num jogo de vida ou morte, buscar a vitória sem nunca perder a lucidez. Acertei no desejo-previsão de que o Derlei jogaria de início e aguentaria o jogo todo. Enganeime na inclusão de McCarthy, preterido por umPedro Mendes que, em minha opinião, foi o único que destoou. E enganei-me, e ainda bem, na previsão de uma arbitragem caseira do Colina (já agora uma pergunta aos especialistas: quando falam num penalty contra o Porto que ele não marcou, por agressão do NunoValente aumadversário, poderia haver penalty com o jogo parado e a bola fora, à espera da marcação deumcanto?) Em 180 minutos de eliminatória o Corunha só construiu, e no seu terreno, duas oportunidades de golo, uma das quais — a mais flagrante — porque a defesa do Porto parou à espera de um offside inexistente. O FC Porto atirou duas bolas à trave e falhou mais duas oportunidades claras, além de ter disposto de um penalty não assinalado, no Dragão — onde o Corunha defendeu 90 minutos com onze jogadores atrás da linha da bola e um intenso recurso a toda a espécie de antijogo. É, por isso, inacreditável o facciosismo da imprensa espanhola a analisar o jogo e o tom de desprezo com que apreciam previamente uma final entre oMónaco e o FC Porto: os ricos ofendem-se com as veleidades dos pobres.

Quarta-feira, 5 Mourinho parte para Londres — ele vai ver o Chelsea, a família vai ver a cidade. Manifestamente, a viagem tem dois objecÉ tivos, mas é, de facto, precipitado e injusto julgar, como o António Tavares Teles fez, que Mourinho se prepara para sair pela porta pequena. Quinta-feira, 6 Também eu parto para um poucomais longe e, lá onde estou, chegam-me as extraordinárias notícias das ofertas loucas do Sr. Abramovitch. Se, realmente, se confirmar a oferta anunciada — sete milhões de euros por Mourinho mais o trio Deco-Costinha- Paulo Ferreira, ou cinco milhões por todos eles menos o último, é caso para dizer que Mourinho sai em ombros pela porta da Maratona. Mas é cedo para falar disso: há ainda duas finais pela frente e José Mourinho tem, pelo menos — e só isso, se calhar — de demonstrar ainda que tantas negociações semi-secretas e tantosmilhões acenados aos quatro ventos não deram a volta à cabeça do núcleo duro azul-e-branco.

Sábado, 8 E o impensável acontece: o galáctico Real Madrid, a melhor equipa de futebol jamais reunida, soma a quarta derrota consecutiva e, em pleno Chamartin, despede- se do campeonato, depois da Taça e da Liga dos Campeões. Nunca alguém prometeu tanto para cumprir tão pouco. Lá longe chegam-me notícias de que Carlos Queirós poderá ser aposta de Pinto da Costa para suceder a Mourinho. Espero bem que seja uma notícia de empresário: com Queirós à frente do FC Porto, o espírito de vitória desta equipa esfumar- se-ia emmenos de umtrimestre. Além de que, eu pelo menos, ainda não esqueçi o que ele dizia e insinuava sobre o FC Porto quando, à frente de uma excelente equipa do Sporting, não conseguiu ganhar-nos o Campeonato.

O FCPorto ganhou mais um título nacional no andebol. Ajuntar aos do futebol e de básquete, já garantidos. E ainda tem o hóquei em patins, onde depende apenas de si próprio para ser também campeão: as quatro principais modalidades profissionais entre nós. Embora no domínio das amadoras, o Sporting não ficou também de maõs a abanar: sucedendo ao eterno rival, ganhou o título de futebol de salão, uma modalidade em franca expansão, desde que o FC Porto desatou a acumular títulos no estádio e não mostrou desejos de transferir o seu futebol para o pavilhão.

Domingo, 9 Falho a última jornada do Campeonato — acho que vai ficar a ser o único jogo do FC Porto que eu não vi esta época, excepção feita a dois jogos da Taça. Mas fiquei a saber que o McCarthy arrancou, e em grande estilo, o pódio dos melhores marcadores, mesmo sobre a meta, e que o Sérgio Conceição culminou da mais infeliz maneira um regresso falhado. Eis duas previsões em que acertei, assim que ambos vieram. Fico a saber também que o Benfica esperou até ao último minuto para assinar a sua presença em nova tentativa de qualificação para a Liga dos Campeões, após uma recuperação final a todos os títulos notável. E sei, enfim, que o Sporting imitou, à sua escala, a época de todas as derrotas do Real Madrid, em Espanha, e que Belenenses e Guimarães, apesar de novas derrotas, safaram-se do que teria sido uma mais do que merecida descida de divisão (e cumprindo assim a profecia do despromovido José Couceiro, e que é, de facto, uma coincidência que já vem registando-se há duas épocas: nunca descem equipas com estádios para o Euro).


Segunda-feira, 10 No regresso a casa fico a saber pelos jornais que, com a sua vitória emGuimarães, «ficou provado que o Sporting foi a melhor equipa do Campeonato». Como julgo recordar que o FC Porto também disputou o mesmo Campeonato, isto equivale a dizer que o Sporting é a melhor equipa portuguesa da actualidade.Aúltima vez que olhei para o ranking da FIFA lá vinha o Sporting, se bem me recordo, em 351.º lugar e o FC Porto classificado como a terceira equipa mundial da actualidade. Há, manifestamente, um problema de desactualização da FIFA, cujos critérios não alcançam as especifidades do sistema português."

Sem comentários: