quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

QUESTÃO LATERAL

A questão lateral do momento, ou melhor dito, questão dos laterais, parece-me estar a ser encarada (mais uma vez) de forma errada.
Vejamos: no lado esquerdo, o problema não residia na ausência de um jogador de raíz com qualidade para jogar sem comprometer. Residia antes no facto de Marek Cech, incompreensivelmente ficar no banco, jogando no seu lugar o proxeneta futebolístico César Peixoto, agora azarado com mais uma lesão. Peixoto é daqueles casos paradigmáticos de quem tem sorte na vida, sem fazer por o merecer. Nasceu com o traseiro virado para a lua. Sem saber como, passa do Taipas para o Belenenses e, num ápice, para o Porto de Mourinho. Quando é posto no seu devido sítio (emprestado ao Guimarães), toda a gente pensou que estava terminada a sua imerecida sorte, até porque foram miseráveis as suas actuações na cidade berço. Mas César, qual Gastão da banda desenhada da minha juventude, aproveita o seu desterro para conhecer a Isabel Figueira. O comum mortal diria que tanto lhe fazia. Ser jogador do Porto ou ser namorado da Isabel Figueira. Qualquer uma das alternativas faria a felicidade de todos. Mas César não é um homem comum em matéria de sorte. Vai daí, tem a felicidade do Porto contratar uma amostra de treinador que o põe a jogar a titular, ainda por cima fora da sua posição. Marek Cech, belíssimo jogador, como demonstrou quando foi lançado às feras contra o Inter, tão depressa apareceu como sumiu. Agora que a infelicidade de César lhe faz a devida justiça, dúvidas não restam que não precisamos de lateral esquerdo. Nem de Miguelitos, nem de Leandros nen de ninguém. Se Cech for castigado ou se lesionar por 1 ou 2 jogos, Ricardo Costa tapa o buraco. Quanto a Peixoto, com a sua sorte, desta felicidade há de conseguir alguma coisa de bom. Há de conseguir fecundar a Isabelinha e ser pai de trigémeos, para compensar. Quando estiver bom, o Porto vende o Cech por 15 milhões e o lugar será de novo seu.
Tudo isto para dizer que não percebo os esforços da direcção para contratar um defesa esquerdo. Mal César se lesiona, deu-lhes a febre. Febre essa que não vejo para contratar um lateral direito, essa sim uma contratação premente desde o início de época. O tapa buracos Ricardo Costa não serve para o lugar. Bosingwa, para mim é francamente melhor na posição e tem noção do que é atacar (lembro-me de cruzamentos para golos do Lisandro contra a Académica e o Rangers). Misteriosamente, Adriaanse, com a sua inata capacidade de desmoralizar jogadores, relegando-os da titularidade para as bancadas num piscar de olhos, acabou-lhe com a raça. Mas também Bosingwa não é solução. Para mim, esta é a prioridade mais premente do plantel e não vejo movimentações nesse sentido. Por mais que o Miguelito seja bom jogador, não é preciso.
A outra necessidade fundamental é um goleador. Benni é carta fora do baralho, pela sua auto-exclusão e Hugo Almeida desperdiça oportunidades que lhe são dadas. Lisandro não é ponta de lança e é muito melhor a fazer de Derlei. Já agora, se arranjassem outro central, também não era mau, embora reconheça que Pepe cresce a olhos vistos.
Por isso, espero que o Nacional abra muito a boca pelo Miguelito e que não haja nenhum lateral canhoto à disposição na europa. Deixem o Cech jogar e daqui a dois ou três jogos a discussão acaba. Contratem mas é o que é preciso e não esbanjem o dinheiro que não ganharam com a Liga dos Campeões. Vendam o Benni e comprem outro, com menos de 34 anos se for possível.

16 comentários:

Anónimo disse...

Quase tudo acertado...mas ver alguma utilidade no Bosingwa???? Fez cruzamentos para golos? E a nível defensivo? Qts golos já sofremos por aquele lado qd ele joga? Não devemos ver os mesmos jogos...
Vês tanto mal no César Peixoto e este que não é nem um bocadinho melhor (talvez seja por aquela não ser a posição dele...) já pode fazer aquele lugar...

Qt ao ponta de lança totalmente de acordo...os cabrões da SAD têm aqui mm ao lado um avançado já adaptado ao futebol português (não vale a pena correr o risco de ir buscar outro "Fabiano"...) e, pelo que consta, vão deixa-lo fugir...

Azulao disse...

Caro Alex:

Eu digo claramente duas coisas no post: Bosingwa é melhor na posição que Ricardo Costa. É uma questão de "do mal, o menos". Apesar disso, claramente não é solução.

1 abraço.

Anónimo disse...

Caro Azulão,

Estamos ambos então de acordo com o facto dele não ser solução...agora eu pergunto: perante estes dois (Bosingwa e R. Costa) e perante a defesa q temos (tem melhorado, já a vi muito pior...) é preferível ter:

- um gajo q pode "atacar" melhor do q o outro mas a defender é um AUTÊNTICO buraco...?;
- um gajo que pode não ser tão bom a atacar como o outro mas compensa com eficácia defensiva q o outro não tem...e, optando por este, os gajos da frente que façam o trabalho deles, marcar golos...?

Neste aspecto estou totalmente de acordo com a opção do treinador...mas como referi atrás, perante as soluções q temos, pois tb acho q deveriamos contratar um bom def. direito ou pelo menos um dos laterais ser MESMO BOM para "compensar" o outro menos bom...

Um abraço

PS: O avançado q eu referia q estavam a deixar fugir na minha resposta acima é, como deve dar pra perceber, o Marcel...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

anonymous se não sabes viver MATA-TE.

Vai morrer longe.

Somos portistas, não somos cegos, acima de tudo somos livres, e cego é aquele que não quer ver, aquele que não sabe aceitar e fazer autocriticas, esses como tu nunca passarão de LIXO na vida.

Saudações Portistas a todos os Portistas LIVRES.

Anónimo disse...

Simplesmente nojento o facto de num blog supostamente dedicado ao F.C.Porto insultarem jogadores do clube.
Depois vem este escriva barato falar no avante dos lagartos e dos lampiões.Devia ter vergonha, passar um ano sabático e voltar quando deixar de insultar jogadores(independentemente do nome) do nosso Grande F.C.PORTO.
É simplesmente vergonhoso e nunca imaginável num blog com as cores do nosso clube.Com "dragões" destes,ninguém precisa de lampiões.
Vergonhoso!

Anónimo disse...

Os postitas " livres" são postistas que dizem o que lhes apetece. Vão viver eternamente na memória dos criticos, que não pagam bilhete e não vão aos estádios. Escrevinham, são muito cultos e em bom Portucalense cagam postas de pescada. Fazem um blog, são auto criticos e acham-se no direito de insultar as pessoas.
Falam na vida pessoal dos outros se calhar com dor de corno.Não vão morrer longe, estão mortos á nascença! São postistas e está tudo dito.Sabem tudo e de futebol são experts,até opinião em contrário, aí lá se vai a auto- critica, entra a baixaria.
Não estou para perder tempo com gente obtusa.Estou aqui para apesar de ter sentido critico, defender o meu clube a ser cada vez melhor. Fico indignado com postistas que insultam jogadores do F.C.PORTO.
Defeito meu de nascença que me vai acompanhar até á morte.
Quanto ao morrer, será longe ou perto, mas sempre com o FCPORTO no coração.
O resto para mim são fait-divers e muita diarreia verbal de quem não tem estofo, para sequer perder tempo com isso.
Apesar de tudo vou estar atento.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a opinião de anonymous, é de um anti portismo degradante, porco chamar proxeneta a um jogador do nosso FCPORTO, se em muitas ocasiões não posso estar de acordo com o amigo anonymos hoje, não posso estar mais de acordo, este azulão tende a ficar vermelhão.

Anónimo disse...

concordo, na direita é que é preciso...

Anónimo disse...

Calma pessoal, calma...pra insultar já chega os lampiões q por aqui aparecem...

Azulão, na verdade o termo q usas em relação ao Peixoto é exagerado (na minha opinião q vale o q vale...)...ele nc tratou mal o Porto (ao contrário de por exemplo o Benni...), ele pode não ser grande jogador mas "não tem culpa" que o tenham contratado ou que o ponham a jogar...

E repito, ele nc tratou mal o Porto ao contrário de alguns q estão neste momento no planetl e outros q já saíram...

Um abraço

Azulao disse...

Caro Alex:

eu não usei gratuitamente o termo proxeneta. Eu escrevi que ele é um proxeneta futebolístico que é uma coisa diferente. Para que não restem dúvidas, quis com isso dizer que o Peixoto não corre, não se esforça, não mete o pé. Isto para além de ser um amante dos copos e da noite, o que se traduz em ser um bom cliente das sucatas de marcas de alta cilindrada. A crítica é, assim, para a atitude dele enquanto jogador. Que é a única coisa que me interessa. O cidadão César Peixoto é-me perfeitamente indiferente. Se ele é bem disposto, lindo, feio, inteligente, metaleiro ou punk, isso não me tira o sono.
Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Azulão,

compreendo perfeitamente e já o tinha entendido e nos meus primeiros comentários não "peguei" nesse aspecto q é irrelevante...
Só mediante os comentário do tal anónimo é que resolvi falar nisso...e como eu disse, mesmo ele não jogando nada, mesmo sendo um noctivago (qts não são?), mesmo tudo q disseste, o termo dá azos a interpretações como a do anónimo acima...

Prá frente...


Já agora, que pensas do Adriano?

Segundo li no Jogo o terinador do Cruzeiro não contava com ele...e a última época dele por cá não foi grande coisa, se não me falha a memória...

E parece que virá por empréstimo de 6 meses com opçao de compra no final....e isto diz tudo da realidade do Porto neste momento, a eliminação da Champions foi um desastre e não há dinheiro pra contratações, pq se o tivessemos passados quase q aposto q o jogador seria o Marcel...mas não h+a dinheiro...

Penso eu de que...

Anónimo disse...

Belo post, nasceu mesmo com o rabo virado para a lua, mas é o 2º melhor marcador do FC Porto no final da 1º volta.

Um jogador talentoso e motivado vale por 2!!

O que lhe vale é que como é do Belenenses do coração, têm sorte ao amor!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez digo que é triste falar assim dos jogadores que representam o nosso clube. Pior que isto foi mesmo encostarem o Jorge Costa e outros, educados e treinados desde crianças no FCPorto. Assim, não admira que apareçam mercenários e que todo o ambiente e místiac do clube se comece a desvanecer, tornando-se numa mera empresa, plataforma giratória de entrada de possíveis talentos no futebol europeu...

Anónimo disse...

Presunção e água benta cada um toma a que quer. O Alex é como soi dizer-se mais um dos que acha que quem não tem a opinião dele é um carneiro, azar o dele!Questões de copos e futebolisticas á parte, torno a repetir, que não admito minimamente que usem termos como o que usaram para falar dum jogador do PORTO.
O resto para mim é pura e simplesmente conversa de treta.

Anónimo disse...

Peço desculpa ao ALEX mas o comentário de cima não era para ele mas para o " carneiro" bracarense.
Bem me parecia que estavámos a falar com um vermelhão.