segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Ano novo, vida... velha?

Apesar dos "desvarios" técnicos e direccionais, o nosso FC Porto conseguiu terminar a 1ª volta na frente e com 6 pontos de avanço sobre os mais directos perseguidores.

Pelo menos, por isto, estamos todos de parabéns... Agora, é preciso nos próximos 17 jogos manter e consolidar esta vantagem!

Quanto ao jogo de hoje, a primeira parte, enquanto houve pernas, foi boa, do melhor que o FC Porto produziu nos últimos meses. Mas depois do intervalo notou-se claramente o efeito dos 10+1 dias de férias e folga que foram dados aos jogadores, perdendo claramente a posse de bola para os trauliteiros da avenida, que com a complacencia do "palhaço" de serviço de amarelo continuavam com 11 kick-boxers em campo, levando claramente a melhor no capítulo fisico em toda a segunda parte.

De resto, e para reconhecimento/gáudio d'O Dragão, após a substituição do César Peixoto pelo Marek Cech, o FC Porto conseguiu, pelo menos, suster as investidas do Manuel José - o que confirma a minha teoria que quando não há um extremo de qualidade dos adversários o César é uma boa solução, mas quando isso acontece a melhor opção é claramente o Cech.

Por último, o nosso enorme Vitor Baia. 90 minutos em campo, 3 minutos de intervenções, 2 defesas de altíssimo grau de dificuldade, garantindo o resultado final! Se este não é o melhor guarda-redes de Portugal, um dos melhores da Europa e do Mundo, não sei quem será... Só sei que não é o Quim (relegado para o banco pelo Moretto!) nem o Sr. Frango da Guia!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ontem assisti mais uma vez a uma pecha terrível neste FCPorto 05/06. Até posso acreditar no argumento do treinador de que "a equipa é jovem". Mas estar a ganhar por 1-0, aos 90' e atirar a bola para a frente, como lançamentos longos, onde não temos um ponta-de-lança alto, e a probabilidade de ganhar a bola é menos de 5%, são ensinamentos do treinador, tenham lá paciência. Se a equipa está a ganhar não pode perder a bola desta forma tão infantil. Os trauliteiros não avançavam no terreno, a bola ficava cá atrás até eles a virem procurar. Não percebo. Vejo a versão AZ-Alkmaar o que me preocupa.

Também vi uma entrada do João F.P. Pinto, AO TRONCO do Diego, na jogada que antecedeu o golo do FCPorto. A entrada merecia pelo menos cartão amarelo. O Diego fez um jogão na primeira parte, mas está muito desprotegido, alé, de lhe faltar alguma maturidade. O Paulo Assunção fez um grande jogo (mais uma vez), mas é quase o único a recuperar bolas. Os centros para a nossa baliza são invariavelmente rechaçados para o centro do campo - que eu saiba, é dos cortes mais perigosos, devido aos remates de ressalto. E mais coisas. Penalties virtuais, enfim.

Estou contente com a posição actual do nosso Porto na tabela, mas tenho dúvidas quanto ao rendimento da equipa contra equipas mais experientes. E estamos super-dependentes do Quaresma. Se ele se magoar - às marcações que ele tem vindo a sofrer não se admirem - quero ver.

Finalmente, lamento a lesão do César Peixoto, pois apesar de se gostar ou não dele, é jogador da nossa equipa.

Anónimo disse...

«Mas depois do intervalo notou-se claramente o efeito dos 10+1 dias de férias e folga que foram dados aos jogadores»

Notaram-se?? Então o domínio e velocidade imprimida nos últimos 15 minutos de jogo foram o quê??

A análise simplista é sempre fácil de fazer... culpas para os dias de férias que o técnico (esse incompetente) deu aos atletas.

A realidade é que houve jogadores que entraram mal na 2ª parte, mas que se tivesse visto, não foi por motivos físicos...

Aníbal Letra disse...

2ª Parte: Diego e Quaresma desapareceram! Eis a razão do afundanço. Como é que podem dizer que Assunção fez um jogão se falhou quase todos os passes que fez?

Anónimo disse...

Calma pessoal. Os tais dias de férias podiam ser decisivos ontem, mas a prova de fogo já foi ultrapassada. a partir de agora, somos nós quem está em vantagem e até ao fim do campeonato.
Lucho, decididamente precisava das férias e nota-se que está cada vez mais em jogo

Anónimo disse...

Bom Jogo na 1ª parte.
Na 2ª, o "cavalo de Troia" deu outra luta, talvez porque o excesso de férias dos nossos jogadores provocou a falta de pernas, e o caldo ia azedando.
Bem, ganhou-se e isso é quanto basta.
Repararam nos avantes de hoje?
Vai ser assim até que a lampionagem esteja suficientemente longe, que deixe de ter hipóteses.
Tenho pena que o Sporting já esteja tão longe nesta altura. Sobretudo, quando a ida ao outro lado da 2ª Circular está tão perto. É que dava jeito que lá fossem buscar pelo menos um pontinho.
Saudações Portistas
Dragão Maronês

Anónimo disse...

São 6 pontos mas jogaram em casa com ambos os rivais. E os morcões jogaram foram os dois.