segunda-feira, 19 de abril de 2004

Um contributo de um leitor...

" O “Sistema” tal como o conhecemos

Alguém de seu perfeito juízo imaginaria, há uns quatro meses atrás, que o Sporting Clube Penalty (perdão, de Portugal) estaria neste momento a mordiscar os calcanhares (qual rafeiro) do melhor FC Porto e melhor equipa portuguesa dos últimos, pelo menos, 15 anos?
Se alguma vez houve consenso nacional nestas coisas do futebol, foi na época de 2002-03 e 2003-04 em que o FC Porto se assumiu aos olhos de todos como uma excepção no panorama desportivo nacional conquistando a Taça UEFA, o título de Campeão Português de Futebol e vencedor da Taça de Portugal e neste ano a pouco menos de dois meses do final da época estar nas meias-finais da Liga do Campeões, na final da Taça de Portugal e a poucos pontos do Campeonato. A prova? O taxista lisboeta, vítima de lavagens cerebrais sucessivas de Serpas , Cartaxanas, Pinhoas, rádios, televisões, jornais, manobras intimidantes de grunhos de tasca um pouco por todo o país, que dizia em reportagem televisiva, com os olhos cabisbaixos: “não há volta a dar-lhe...eles são mesmo melhores” e mais todos os intervenientes nesta edição da Superliga: os jogadores, os técnicos, os presidentes que a uma ou outra vez disseram ou reiteraram que, de facto, o FC Porto era a melhor equipa nacional. A espaços, na véspera do encontro, no rescaldo dos jogos em todas as edições da imprensa, todos os dias durante um ano. Não bastando, ainda as imagens dos nossos rivais a irem ás lágrimas pelo facto de terem empatado em casa com o Campeão (apesar de beneficiar de arbitragens fajutas).
Com tudo isto como se explica que Benfica e Sporting à sua vez tenham tido nestes dois anos o recorde de pontos acumulados na Superliga? Foram grandes equipas? Não me parece, pelo menos pelo que os vi fazer ante o Louvièreoise e Gençlerbirligi. Então o que fez estas equipas ultrapassarem-se a si mesmo? Eu respondo: eu apresento-vos o fabuloso, fantástico (porque de fantasia se trata), o mágico “Sistema” que piedosamente zela pelos fracos indolentes e preguiçosos contra a vontade dos que realmente fazem alguma coisa pela sua vida. É este o “Sistema” que os põe nos píncaros, inventa “sumaríssimos”, que discrimina os jogadores do FC Porto na selecção nacional e enfim luta jornada a jornada, dia a dia contra o que de melhor há em Portugal.
Esta é a prova provada que existe um “Sistema” em Portugal.
E há que perguntar, senhores: e se por artes mágicas conseguissem pulverizar o grande FC Porto? Estando o futebol português reduzido a uma “performance” igualável, na melhor das hipóteses ao sueco ou suíço (porque o grego ou turco viste-los) e na pior das hipóteses ao eslovaco ou cipriota, como é que se vendiam jornais? Como é que se vendia, de um modo geral o desporto português? Com manchetes trimestrais sobre os feitos do atletismo? Com o “rugby” campeão da 2ª divisão? Com o judo nos Olímpicos?
Com o Hóquei em Patins (de meia dúzia de países)?
Neste país futebol é Porto e mais nada...
"

Sem comentários: