quarta-feira, 21 de abril de 2004

O AVANTE LAMPIÃO NUM RASGO DE BOM SENSO

Nem acredito. Como tal, passo a transcrever este artigo do Avante Lampião. E Eu que só o leio o Avante para saber o que os que nos odeiam dizem de nós...

"Sejam uns grande campeões!
É nestes dias que o futebol ganha ainda mais cor, torna-se gloriosamente mais bonito e enche-nos de ansiedade. Este é um sentimento que todos estão autorizados a ter, menos os jogadores, que quando subirem ao tapete verde do Dragão, olhando à volta e vendo as bancadas cheias, só podem ter no pensamento o futebol, porque eles são os privilegiados — qual de nós que gosta de futebol não gostaria de ser um dos intérpretes desta noite?


Ainda que chova—e o Instituto de Meteorologia prevê algo parecido com um Inverno em fim de estação, mas com chuvinha — o espectáculo entre o FC Porto e o Desportivo da Corunha tem tudo, mas tudo, para ser grandioso. Afinal, é a primeira parte de umas meias-finais da Liga dos Campeões. Começa, assim, o sonho de estar um dia destes em Gelsenkirchen, a viver aqueles momentos que nos deixam com pele de galinha.
E este é quase um encontro de irmãos. A Galiza, a simpática Galiza, tão perto e tão nortenha, tão chegada a essa nobre cidade do Porto, onde mora um clube que ganhou o respeito da Europa do futebol e subiu ao top da CNN. Um clube com três iniciais, FCP, desdobradas por um colega em A BOLA como Fantástico Campeão Português.
Os galegos nem vão levar a mal que este sonho seja mais português, ou melhor, que o desejo seja o de ver o FC Porto na final da Liga dos Campeões, revivendo 1987 em Viena e aquele calcanhar de Madjer que o mundo nunca esquecerá, nem que acabe. Do lado de José Mourinho há uma forte concentração e um desejo imenso de subir ainda mais a cotação, ajudando igualmente o futebol português a ganhar ainda mais força na Europa. Este embaixador azul com olhos grandes, à dragão, sabe que está a um passo de continuar o sucesso alcançado na última época na Taça UEFA. A tarefa é árdua, mas o futebol vive também de homens de coragem, imaginativos e com raça, muita raça, que é o que se pede neste primeiro jogo. Isso, todos temos a certeza que está garantido, porque os dragões batem-se até à exaustão. Depois, é só aplicar aquela qualidade que dá gosto ao espectáculo. É uma meia-final quase sem segredos nos onzes. Mourinho deve apostar na equipa que tem actuado na Liga dos Campeões. Irureta também não vai mexer muito. E nem que haja surpresas, daquelas que nos surpreendem mesmo, o que todos esperamos é que o jogo de futebol nos faça desandar desta vida que às vezes é tão amarga e nos deixe livres para o prazer durante 90 minutos.
Todos os caminhos vão dar ao lotado Estádio do Dragão, num dia em que Portugal ainda vive incomodado com a notícia de mais um caso complexo na Justiça. E é isso que não pode entrar nesta história obrigatoriamente azul, mas mais puxadinha para o azul Porto, que tem algo de único.
O FC Porto parte para este encontro com o estatuto de favorito. Nenhum dos treinadores quer pensar assim. E está bem. As palavras e a matemática podem ajudar a ganhar os jogos, mas só mesmo ajudar. No relvado é que se cruzam as emoções; nas bancadas é que se respira por uma vitória. Que o espectáculo seja uma verdadeira lição de coragem... à moda do Porto.
"

Sem comentários: