sábado, 3 de janeiro de 2004

VEJAM COMO FUNCIONA O SISTEMA

Benni McCarthy foi, em menos de metade da época, duas vezes castigado pela famigerada Comissão Disciplinar da Liga em processos céleres. O primeiro com a óbvia intenção de o privar do jogo com os mouros. Das duas vezes, o Conselho de Justiça da FPF reduziu o castigo, sendo certo que só desta última vez teve interesse prático, um vez que o segundo jogo ainda estava por cumprir. Mera sorte, diria eu, devido à pausa no campeonato. E note-se que são castigos de bradar aos céus, não tanto pela celeridade, mas pelo exagero. Então este último é escandaloso.
O mesmo se dirá do Mágico. Depois de o quererem arredar da lampiolândia no ano transacto, este ano quase que o quiseram irradiar. Mais uma vez o castigo foi reduzido na FPF. Por fim, temos o Ministro, também ele alvo de um sumaríssimo. E quantos mais foram sujeitos a este tipo de processos? Um. o Sá Pinto, para disfarçar, uma vez que só por sorte jogará muitos minutos e, portanto, não aquece nem arrefece. Quanto aos trauliteiros do Bessa, sistematicamente andam às cotovelads e murros aos adversários, às vezes duas e três vezes no mesmo jogo e safam-se sempre incólumes.
Até que o menino Tiago resolve pontapear um adversário. A cãmaras estavam lá. Mostraram o que se passou. Mesmo que a CD quisesse ser amiga e aplicar o mínimo possível, esse mínimo implicaria sempre a ausência no derby circulatório mouro. Não podia ser. Assim, e tal como eu tinha previsto, nada fizeram. Disseram que não era pertinente para já instaurar um processo ao jogador, ficando a aguardar a reunião de mais elementos de prova! Brilhante sem dúvida. Ou seja, as imagens do Porto-Maia são mais do que suficientes para toda a gente se aperceber da "bárbara" agressão do Benni. Mas o mesmo não se passa para o pontapé do menino lindo... Quando, lá para o fim da época nada já interessar, então concluem o processo e aplicam o joguito da ordem.
Meus amigos, digo-vos com franqueza que isto está cada vez pior. Esta gente perdeu completamente a vergonha no meio da sua cegueira anti-porto e pró-lampiónica. Até gente que deveria ter uma reputação impoluta e acima de qualquer suspeita, como Juízes, procede desta forma, ás claras e sem pudor. Temos que estar muito atentos e ser muito fortes para passarmos por cima de tudo isto com campeões. Porque eles não dormem, sempre a urdirem o próximo fio da teia. E E a próxima jogada é esta:

"APITOU O JOGO DA INAUGURAÇÃO DA LUZ
Árbitro do "derby" é sócio do Benfica

Pedro Proença, o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga de clubes para o "derby" de amanhã entre águias e leões, é sócio antigo do Benfica participando nas assembleias gerais do clube encarnado. O juiz do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa dirigiu, inclusive, o jogo de inauguração do novo Estádio da Luz.

Contactado por Record, Pedro Proença não quis confirmar a filiação ao Benfica, considerando o assunto "irrelevante" na véspera de um jogo importante, mas sempre adiantou: "Joguei andebol muitos anos, no Benfica e no Sporting, e não me parece que essa seja uma questão relevante. O comportamento de um árbitro é o de um profissional. Quando um juiz julga um caso também não se coloca em causa as suas próprias convicções. Um árbitro é como um juiz de Direito quando tem de julgar questões religiosas e políticas. Mal de mim, com 15 anos de arbitragem, se me deixasse influenciar".

Em vésperas de dirigir o "derby", Proença mostra-se "bem disposto" e com "sentido de responsabilidade". "Sinto-me como um jogador na véspera do maior 'derby' nacional. Motivado para realizar boa prestação, certo de que darei o melhor".

Pedro Proença, que vai apitar o primeiro "derby" eterno para o campeonato - esteve, há dois anos, no Sporting-Benfica para o troféu "SuperBola", partida vencida pelos encarnados na marcação de grandes penalidades - já não dirigia um jogo da SuperLiga desde o Paços Ferreira-Sporting (1-2), referente à 11ª jornada."


Lembram-se das duas expulsões ao Mourinho em dois jogos apitados por ele? Lembram-se das calabotices deste senhor nas Antas?

Sem comentários: