terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Se alguma dúvida houvesse...

Já começou a campanha dos lampiões... Agora fazem campanha contra o sistema porque o Mágico Porto ganhou com um golo de penalti no último minuto de jogo. Dizem estes infiéis que o penalti foi inventado.
Se dúvidas houvesse, transcrevo o que dizem os pasquins desportivos de hoje:

Record

"A nota do editor (1)

O defesa do Rio Ave, Bruno Mendes, cometeu um erro infantil: com o jogo empatado nas Antas, a dois minutos do fim, tenta disputar uma bola "à  queima" com Jankauskas, dentro da área. É tipo de situaçãoo que pede a máxima tranquilidade ao defesa; que pede a inteligência de saber estar na expectativa em vez de procurar a iniciativa. Bruno Mendes, ainda jovem, terá aprendido a lição. Da próxima vez talvez já tenha o traquejo para fazer apenas a pressão e não cair na tentação de jogar a bola. Principalmente se pela frente apanhar um jogador experiente como o portista, que soube proteger a bola com o pé esquerdo, por forma a obrigar o adversário a acertar no pé e não na bola, como sucedeu.

P.S.: O Árbitro decidiu bem um lance capital. Não vale a pena discuti-lo só pelo facto de ter ocorrido a dois minutos do fim."


Ainda no Record

"Árbitro

João Vilas Boas (4). Excelente no plano disciplinar, distribuindo cartões amarelos com acerto e critério, julgou sempre bem nas ocasiões em que o contacto visual com a jogada foi oportuno. Por isso recorreu ao fiscal de linha quando Idalécio tocou em Marco Ferreira na grande área (na direcção da linha lateral), aos 75', e aceitou a decisão de seguir o jogo. Também não podia ter visto um fora-de-jogo mal tirado a Evandro. De resto, controlou a partida perante a dureza dos jogadores e não cedeu à  pressão no último minuto, quando assinalou o "penalty": estava bem colocado, não teve dúvidas
."

O Avante Lampião (vulgo A Bola)

"JOÃO VILAS BOAS (6)
Bem no lance que deu o único golo da partida, o árbitro mostrou quase todos os cartões com acerto. Andou um tanto perdido no 1.º tempo, mas emendou a mão e só não terá visto uma falta sobre Marco Ferreira, dentro da área. Fica ainda a nota para um fora de jogo mal assinalado a Evandro, que ficava isolado, a caminho da baliza de Vítor Baía. Mas aí a culpa não é apenas dele. O trabalho do juiz bracarense tem de ser considerado positivo.
"

O Jogo

"FC Porto 1 - Rio Ave 0


TRIBUNAL - Um ou dois penáltis?

Os quatro árbitros do Tribunal de O JOGO foram unânimes na análise ao lance que ditou o triunfo do FC Porto. Bruno Mendes tocou realmente em falta Jankauskas na grande área, já perto do final do desafio, daí que não tenha suscitado quaisquer dúvidas a grande penalidade assinalada contra o Rio Ave. A actuação de João Vilas Boas só não merece nota positiva por ter deixado passar uma falta de Idalécio sobre Marco Ferreira, passível de ser punidade com um outro penálti. Foi assim um mero pecado venial do árbitro bracarense, que, todavia, acabou por não influenciar muito o desfecho do encontro.

Quando até se é unânime nos pasquins, nada mais há a dizer. Foi sofrido, mas foi ganho...
Grande salto que dei no único golo do último jogo de campeonato no Estádio das Antas...

Sem comentários: