quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

OBRIGADO, MOURO RESSABIADO

Um mouro ressabiado teve a amabilidade de me presentear com o seguinte e-mail:

" es um porco sebento. desculpa mas es! digo isto porque me apetece e embora
seja portista tambem, tenho pena que borregos nojentos como tu tb
sejam.pela maneira como escreves ve-se que es um miseravel. podias
atirar-te de um penhasco o que achas?"

Pois bem. Face a esta pérola literária, oferece-me dizer o seguinte:

Em primeiro lugar, a única coisa que me irritou foi vir um lampião despeitado arrogar-se o direito de se intitular portista. Devia ser queimado na Avenida dos Aliados por proferir semelhante heresia. Como é óbvio, isto não vem de um verdadeiro portista. É facil perceber que um portista nunca diria isto doutro. Muito menos ficaria irritado comigo pelo que aqui escrevo. Este senhor, curiosamente, escreveu-me isto logo depois de eu ter escrito a crónica "OS ROTOS LAMPIÕES"... Mesmo que algum portista achasse que eu exagero, nunca se daria ao trabalho de me enxovalhar desta maniera. Senão, o que não faria a um lampião que dissesse mal do Porto! Portanto, é óbvio que isto advém da bocarra dum infiel. Depois, os mouros lampiões não tem qualquer noção do que é democracia e liberdade de expressão. Um mouro só se dá bem em tempos de calabotes. Em tempos nos quais foi possível roubar o Eusébio aos lagartos e depois impedi-lo de ir ganhar forunas para Itália, por ser a referência do clube do Estado. Os tempos em que, em vez de sermos Dragões éramos Andrades e atravessávamos a ponte da Arrábida já derrotados. Esses bons velhos tempos em que os jogos da mourama demoravam mais 20 minutos, se fosse preciso. Em que qualquer Cascalheira de Cima, desde que sediado à volta da palestina, tinha direito a estar na 1ª divisão. Os tempos em que tínhamos umas tacinhas de Portugal e viva o velho. Só assim se compreende que um mouro lide mal com o facto de, num blogue criado por portistas e para portistas, num país democrático, um tripeiro vir escrever o que lhe apetece.
O facto de um mouro lampião se passar por portista revela outra faceta. Á dos subterfúgios que eles utilizam para alcançarem os seus objectivos. Como dominar a Liga e a CD, em vez de comprarem jogadores. Aqui, esconde-se sobre a capa de portista para não se assumir como mouro ressabiado. Se o tivesse feito, sempre o respeitaria mais um bocado. É que eu, nem às portas da morte renegaria a cor do meu coração. Nunca por nada deste mundo me faria passar por lampião. Preferia renegar a minha Mãezinha. Muito menos pelo motivo fútil de enxovalhar um deles. Quando o quero fazer, dou a cara!


Isto posto, queria na verdade até agradecer este e-mail. Faz-me ir dormir com a sensação de dever cumprido. É que uma coisa é receber e-mails e comentários de camaradas portistas a elogiar o nosso blogue. Recebo-os com agrado, mas não em exagero, porque sei que estão a ser simpáticos. Agora, quando os mouros ressabiados, em acto de supremo masoquismo, se dão ao trabalho de lerem o blogue e enviarem mails a enxovalhar, isso sim! Significa que se sentiram picados, tal como os touros na arena. Até os chavehos são parecidos! Significa que estamos a fazer um bom trabalho. Foi com este propósito que fui convidado pelo Dragão para aqui participar. Basta ler a minha apresentação, onde disse que pretenderia vir aqui escrever poemas às nossas façanhas e lindas odes aos fracassos lampiões. Felizmente, estou sempre indeciso ao escolher o estilo literário. É que o meu Porto contiunua a ganhar e os infiéis continuam a ser rotos. Por isso, amigo ressabiado, faço-lhe um convite: apareça sempre e diga o que tem a dizer nos comentários. Partilhe o seu ódio e sua fúria com todos os portistas. Nós agradecemos esses momentos hilariantes. E faz-nos ganhar o dia. É como ver ser anunciado de manhã um novo craque para o seu clube do bairro de benfica e ao fim do dia ver serem negadas as conversações, quando toda a gente sabe que estiveram direcção e agente no mesmo hotel a tarde inteira. Ou quando um dirigente diz acerca do Nacional da Madeira que é uma honra para os lampiões receberem esse clube para a taça, porque tem pregaminhos na competição. E, caro amigo, traga os outros 5.999.999 adeptos bons chefes de família. Queremos inaugurar um espaco cómico e inter - cultural Portugal/ Marrocos.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Nunca te armes em defensor de medidas demagógicas";

aguiaR disse...

Na RTP N um comentador está a falar sobre violência no futebol e sobre fair-play. O referido comentador acaba de dizer que os jogadores não devem ser tão punidos como são. Para ele um castigo de 3 a 4 meses como o que HULK do FC Porto levou em 1ª instância é em geral sempre exagerado porque corresponde a metade da época.
O comentador chama-se João Vieira Pinto. Lembram-se dele?
Sem mais coments ou melhor só para lembrar os axioma da VERDADE DESPORTIVA DAS ANTAS .....

Anónimo disse...

Para um tripeiro com azia ....

O Polvo do fcp na fpf

"O membro do Conselho de Justiça (CJ) da FPF responsável pelo acórdão que ditou redução dos castigos a Hulk (de quatro meses para três jogos) e Sapunaru (de seis meses para quatro jogos), Dionísio Alves Correia, confidenciou em Coimbra, a pessoas ligadas ao futebol, que iria confirmar na íntegra a decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga.

Segundo soube o CM, o também vice-presidente do CJ afirmou que não havia qualquer hipótese de entender os stewards fora da categoria dos "intervenientes no jogo com acesso ao recinto desportivo" – designação utilizada pelo Regulamento Disciplinar da Liga – e, portanto, a tese de que poderiam ser equiparados a espectadores – apresentada pelo FC Porto no recurso – não era compreensível.