quarta-feira, 20 de outubro de 2004

A VERDADE ACIMA DE TUDO!!!

Para que conste, a bola, infelizmente, não entrou!!! E digo infelizmente, porque gostava mais que ela tivesse entrado uns dois metros e que eles tivessem sido roubados. Assim espumavam-se mais...

"Técnicas vídeo defendem que bola não entrou

Os contributos são imensos, uns de carácter mais humorístico, outros de tipo mais profissional, mas a maioria consegue demonstrar, por processos vários, que a bola não entrou na baliza defendida por Vitor Baía, no último clássico na Luz. A mais séria das provas que circulam na Internet, por e-mails que correm de amigo para amigo e de conhecido para órgão de informação, parte das imagens de televisão do jogo e com a tecnologia "DivX" prova que em nenhum momento a bola ultrapassou totalmente a linha de golo, nem quanto tocou no chão, após o potente remate de Petit, nem quando Baía emendou a má defesa.
No filme pode ver-se que, mesmo no ar, a bola nunca ultrapassou o poste onde chegou a tocar. Entre as imagens reais, captadas pela Sport TV, e a intervenção tecnológica, um "paralítico" em francês e inglês indica poder tratar-se de um estudo de caso sobre a transposição, pela bola, da linha de golo com aplicação possível na utilização de sensores a laser nos postes das balizas.
Usando a tomada de imagens por detrás da baliza, o filme em "DivX" acrescenta uma "sombra" translúcida, a azul, que permite que o filme corra e se veja claramente que a bola nunca chega a ultrapassar essa "cortina" - situada na exacta projecção dos postes. Ao nível do solo, a bola toca a linha de baliza mas não a ultrapassa e, quando Baía volta a tocar-lhe - emendando o que podia ter sido um grande "frango" - ela nunca ultrapassa a mais de metade, sequer, o poste esquerdo. Quando toca no "ferro", mais de dois-terços da superfície da bola está no exterior da linha de golo.
Outras contribuições para a descoberta da verdade utilizam simples conceitos de geometria, traçando paralelas da linha de baliza e da linha dos postes, demonstrando o que os portistas alegam - NÃO foi golo -, mas os benfiquistas reclamam - FOI golo.
Há outras versões que utilizam também a tecnologia digital mas, não conseguindo provar que a bola entrou, acabam apenas por fazer humor: uns redesenham a linha de baliza de modo a que ela contorne a bola nas fotos, outros até recortam a baliza inteira e a afastam de Vítor Baía e da bola. "

1 comentário:

Anónimo disse...

Aleluia! Até que enfim aparece alguém que sabe ouvir a voz da razão. De facto, a bola nunca entrou. É com sincero pesar que lamento a inegável tentativa de mais uma vez os orgãos de informação(os jornais desportivos, então,são ridículas as suas tentativas vãs em tentar provar o improvável - ver a Bola desse dia é Rir até chorar) tentarem passar uma mensagem mentirosa daquilo que nunca aconteceu. Ocultando a imagem certa da bola junto à linha de baliza com imagem centrada na bandeirola de canto, era ver os senhores entendidos todos os dias a passarem uma série de imagens com bolas tiradas de dentro da baliza para tds os gostos e feitios nos mais diversos campeonatos.Ora já diz o povo: "Com papas e bolos se enganam os tolos." Só cai quem quer. "