quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Foi mau demais para ser verdade 2

Este FC Porto, de Victor Fernandez, é uma equipa desconcertante, difícil de entender racionalmente e mais difícil ainda de aceitar por nós.
Como dizia eu ontem por sms, do estádio e ainda na primeira parte do jogo, ao Grande Portista e ao Azulão, é mau demais para ser verdade.
Não creio que seja porque todos nós estivessemos à espera de uma época próxima das duas últimas, porque somos forçados a chegar à conclusão de que um clube português conseguir as proezas que nós conseguimos, é uma probabilidade bem menos do que razoável.
Nenhum Portista esperaria, pois, que a história pudesse continuar a seguir a direito, depois de Mourinho e depois de Deco e de Ricardo Carvalho.
Não existe outro José Mourinho, como não existe outro Deco, nem outro Ricardo Carvalho.
No entanto, não somos de vergar, nem de torcer. Temos um plantel riquíssimo, muito jovem, é certo, mas que também já tem alguma experiência.
Mas ao contrário do Grande Portista, já chega de Victor Fernandez. Está visto que não tem qualidade nem postura para ser treinador do Mágico Porto:
1.º - vive das desculpinhas quando perde, empata ou ganha e joga mal. Ou era o pouco tempo de treino, ou o cansaço e em Guimarães vem com aquela desculpa estúpida que "... depois houve mais um acidente, o de Costinha, que não nos permitiu dar a volta à desvantagem"
2.º - Ontem foi capaz de dizer que em relação ao ano passado não perdemos nada, porque a taça também não havia sido ganha;
3.º - esta equipa de trabalho de casa demonstra zero. Nem atitude, nem fio de jogo, nem nada. Mostra jogadores individualistas.
4.º - o Treinador montou uma equipa supre-desestruturada, sem o mínimo de senso.
Como bem diz um jornalista, excepto no que ao Ricardo Costa diz respeito, uma vez que deveria substituir o saco do Pepe,:
"Fernandez começou a rodar a equipa logo na baliza, trocando Baía por Nuno, continuou na defesa, com Ricardo Costa a aparecer no lugar de Jorge Costa e Areias a jogar na esquerda, e foi por aí fora até ao meio-campo, colocando Bosingwa ao lado de Costinha numa inédita dupla de trincos.
Mas a volta decisiva, a volta que fez a equipa desequilibrar-se completamente foi dada no ataque onde um inofensivo Hélder Postiga e um inconsequente Maciel reduziram a zero as possibilidades de o FC Porto marcar primeiro.
De resto, a opção por dois trincos, e o desamparo de Diego no meio-campo, tornaram evidente que a primeira preocupação de Victor Fernandez era não sofrer golos, embora não se perceba como pretendia resolver a eliminatória sem os marcar.
Apesar de tudo, apesar da aflição que se viveu no meio-campo portista durante o primeiro tempo, o jogo chegou ao intervalo sem golos.
A segunda parte começaria com Fernandez a dar mais uma volta à equipa. Bosingwa, um dos jogadores mais esclarecidos no primeiro tempo, tinha visto um amarelo e saiu para dar o lugar a Hugo Leal.

Se o meio-campo do FC Porto tinha perdido em velocidade para o Guimarães no início da partida, a entrada de Hugo Leal soube a rendição incondicional."
Quis poupar os jogadores.
Pois bem, eu pergunto, não teria sido mais racional fazer a poupança contra o Penafiel em casa? Ou será que ele não analisou os adversários para verificar que o Penafiel é uma equipinha fraquinha que não faz mal a uma mosca?
Analisemos a equipa e o (1) cansaço dos substitutos, (2) a minha reacção no começo do jogo de ontem e a (3) exibição de cada um deles:
Nuno - (1) Vitor Baía estará cansado? (2) o enterra da final do ano passado, um guarda-redes fraco, tal como demonstrou aquando do caso Baía com Mourinho. Porquê este gajo num jogo destes? (3) Culpadíssimo no primeiro. Como já tive oportunidade de dizer ao Grande Portista que não foi ao estádio, na televisão pode dar para não ver, mas aquela bola é dele com uma saída atempada a pontapé. Mas muito tempo. Fiquei incrédulo quando o vi a ficar na baliza e nem chegar próximo do adversário quando ele remata.
Cruzamentos, parece o aviário do Montijo. Uma lástima, repito, uma lástima.
Seitaridis - (1) ?????? (2) concordei (3) Será que é o mesmo jogador que jogou no Europeu pela Grécia? Será mesmo? É que é com cada imbecilidade que só visto.
Pepe - (1) Jorge Costa cansado? Não tenho visto. Dos melhores jogadores no Porto nos últimos jogos (2) Porquê este filho da p#*&%$ outra vez na equipa. Pelo que vejo, é o esteio da defesa do treinador. Sempre que está disponível, joga a titular. Mau, muito mau. (3) Um jogo ao seu nível. Fraco, muito fraco, muito mau. E agradeço a quem o lesionar até final da época.
Ricardo Costa - (1) Pedro Emanuel lesionado (2) Ricardo Costa deve ser titular, concordo (3) Não defraudou. Dos melhorzinhos.
Areias - (1) Nuno Valente lesionado, o treinador também deixou sair Rossato (2) É um camelo, prefiro um júnior (3) não insultem os camelos;
Costinha - (1) Bosingwa (2) Preferia o Bosingwa sozinho a trinco (3) Mal, está na origem do primeiro golo;
Bosingwa - (1) Maniche cansado com alternativa Raul Meireles (2) Meio-campo com Bosingwa e Raul Meireles (3) dos mais esclarecidos enquanto jogou e dos que mais deu o litrinho. Bom jogo.
Diego - (1) Hugo Leal, cruzes credo. Em 45 minutos conseguiu ter caimbras (2) Muito só naquele meio-campo de dois trincos (3) Muito desamparado e individualista. Tem de soltar a bola e o treinador tem de lhe dar na cabeça por isso mesmo.
Quaresma - (1) Não tem substituto. Maciel? cruzes, credo. (2) concordo. De pedra e cal. (3) Inconformado, lutador, o perigo do Porto saiu sempre dos seus pés, uma bola na trave. Dos melhores.
Postiga - (1) Hugo Almeida e Benni (2) o que é que este chulo está a fazer a titular. Isto não é uma passagem de modelos (3) Nulo, zero. Nem um remate, nem um ganho de bola nada. Reclamou com os outros como se fosse o maior. E a postura dele é de uma pessoa que nunca será jogador de elite. Se não mudar o comportamento, não passará de uma jovem promessa.
Maciel - (1) Derlei, manco é melhor que ele bom (2) O Derlei não está bem. Será hoje que acerta. Só após o começo do jogo verifiquei que era o Maciel, quando o vi a jogar. (3) Nulo, zero.

Após o jogo Victor Fernandez ainda tem a lata de dizer o seguinte:
"Alguns jogadores que entraram não tiveram o rendimento esperado".
...Da-se, o que é que ele estava à espera. Nós que não vimos os treinos todos os dias já sabiamos isso, ele não deveria saber?
Comece mas é a abrir os olhos, pois não há próxima oportunidade dada por nós Dragões. Apoiamos o nosso Mágico Porto até à exaustão, não as pessoas. Por isso, não goze connosco.

Sem comentários: