terça-feira, 19 de outubro de 2004

Por Dragão Venenoso (via email)

Os comentários dos infiéis, a censura e o jogo

Realmente, o jogo do passado domingo foi dos que me deu mais prazer assistir. Só o fantástico jogo de há dois anos atrás na Luz, na época em que ganhámos a taça UEFA é que o superou. Nesse, até as lágrimas vieram aos olhos, tal a superioridade e classe do FCPorto que ESMAGOU COMPLETAMENTE esses lampiões. Só foi pena o resultado ter ficado por 1-0. Bem, recordando o jogo do passado domingo, gostaria de tecer alguns comentários relativamente à imprensa escrita, falada e não só...

Em primeiro lugar, fiquei estarrecido com o arauto da isenção da rádio, a TSF, ter impedido o envio de comentários às notícias que difundem. Mais uma vez se vê como perdem mal. Depois fiquei de uma vez por todas esclarecido que os media apenas obedecem ao número de participantes e ouvintes, que como são na sua maioria dos dois clubes da capital do império, preparam as notícias para que eles as oiçam e leiam, todos satisfeitos (ou chorosos). Habitualmente, junto às notícias do FCPorto havia muitos adeptos a fazer o seu comentário, ficando agora coertados dessa possibilidade. As notícias que aparecem online no site da TSF são de morrer: primeiro consultam as dois diários mais importantes de lá do sítio para dizer que foram roubados. Depois apenas colocam notícias sobre os governantes da 2ª circular que querem audiências com toda a gente. Com jeitinho, ainda conseguem a repetição do jogo, ou o empate na secretaria, nunca se sabe, até porque a direcção da lig a é suspeita. Ah, esqueci-me de dizer que esses adeptos dos clubes da capital são na sua grande maioria velhotes e que "convenceram" os seus filhos a serem adeptos desses clubes. Os restantes adeptos desses dois clubes vermelho e verde (mas principalmente vermelho) são de terreolas cujo clube local não tem expressão. Note-se que agora também começa a acontecer o mesmo com o FCPorto, com apoiantes por todo o lado, só que é uma geração nova, pós 25 de Abril, como aliás já foi muito bem dito neste Blog.
Continuando, a TSF (até este momento) nem sequer fala da deslocação do CAMPEÃO EUROPEU a França.

Os jornais dos avantes vão ter muito que dizer durante toda a semana a respeito deste jogo. Só não dizem que, durante a 1ª parte os lampiões foram COMPLETAMENTE dominados e manietados e só não comeram outro porque não calhou. Na 2ª parte, como era obrigação deles, pressionaram e de facto o FCPorto não jogou muito bem, principalmente do lado esquerdo, muito desiquilibrado.

A verdade é que o golo do Porto entrou sem nenhuma dúvida e do pretenso golo do benfica talvez. Até admito que possa ter entrado; se entrou, foi um frango do Vítor, o que é pena, pois estava a fazer uma exibição normal, ao seu nível habitual. Digo isto porque o Avante lagartão diz logo em letras garrafais que "Frango de Baía Salta da capoeira". Sinceramente, depois daqueles *capões* do ricardo tanto no sporting como na selecção, como é que podem fazer semelhante comentário ?!

Bem, de qualquer das formas, os árbitros não tem o privilégio de ver em replay e de vários ângulos, sem entrou ou não. Mais razão de queixa tem a Alemanha, na final do campeonato do mundo de 1966 que mandam uma bola à trave e a bola entra completamente, vê-se da única câmara disponível. Esses perderam uma taça, a de campeões do mundo! Os lampiões perderam 3 pontos e parece o fim do mundo. Lembrem-se que ainda podem vir cá ao Dragão e até *ganhar* (coisa que duvido muito).

O problema é o orgulho ferido! Sim, porque em toda a semana só se dizia, benfica a 7 pontos do Porto, etc, etc, nem sequer se equacionava outra coisa. Caros lampiões que lêem este Blog, não se iludam porque o vossa equipa não dá mais do que aquilo. O FCPorto não deu mais porque metade da equipa é diferente, os rapazes são muito novos e o Boavista encarregou-se de mancar o Derlei, que até voltar a ser o que era ainda vai demorar um bocado. O nosso clube está a formar uma equipa de futuro, para voltar a ganhar tudo, não se iludam infiéis.

Triste foi ver como esta corja de Lisboa diz que se pode organizar o jogo e depois metem todos os adeptos do FCPorto que pagaram um bilhete autêntico, ficarem amontoados num canto destinado a 1008 lugares, quando estiveram lá quase 4000. Sim, realmente nas audiências pedidas aos ministros, os dirigentes lampiões têm muita coisa para explicar, assim como a própria polícia.

Para acabar gostaria de dizer que me soaram muito bem as palavras do nosso treinador no sábado: "... há duas semanas estávamos a 6 pontos, há uma semana ficámos a 4, amanhã vamos ficar a 1..." - Esta é que é a mentalidade do FCPorto !! De um CAMPEÃO EUROPEU !! Confiança, capacidade de sacrifício, génio, e espírito de equipa.

Sem comentários: