domingo, 1 de fevereiro de 2004

SIMULAÇÕES, CALABOTAGEM E COMPLETA AUSÊNCIA DE PRINCÍPIOS

Fui, juntamente com o Dragão e o Grande Portista, um dos poucos que conseguiu um bilhete para ir à Sanita XXI ontem. Se já tinha a ideia daquele estádio ser parecido com uma sanita, ao vivo confirmei esse facto. Não só porque é feio que dói, mas pelo que se passa no seu interior. Uma autêntica acumulação de dejectos. Em primeiro lugar, o Liedson, 3º piscineiro daquelas bandas, depois do professor João Pinto e do assistente Silva. Aos 15 minutos de jogo já devia estar na rua. Começou por agredir à cotovelada o Bicho e depois, pateticamente, simulou uma agressão. Nota-se que´ainda é aprendiz nestas artes, tão mal simulado foi... E a isto o Calabote dos tempos modernos assistiu, impávido e sereno. Tal como tinha assitido impávido e sereno a quatro penlaties no ano passado neste jogo. O mesmo fez logo a seguir ao nosso golo, quando o Maciel, que seguiria isolado para a baliza foi puxado pelo rei do fair-play, o Rui Jorge. E por falar neste ser abjecto, o que este senhor fez é inqualificável. Os nossos jogadores preocupados com o catedrático das fitas e piscinadas e ele preocupado apenas em marcar golo a todo o custo. Só assim foi possível empatarem o jogo. Senão, o que é que o Bicho estaria ali a fazer, fora do seu lugar? E, claro, o dono da festa Liedson fez mais uma vez o que lhe competia, sob o beneplácito do Engenheiro, que acha muito bem. Lá arrancou o 2º penaltizito e o título de melhor jogador dado pelo Avante Lagartão Record. Já no final, o Míope Calabote fechou os olhos a um corte com a mão feito pelo Beto na área. 5º penalty em dois jogos por marcar. É obra! E nem assim conseguiram ganhar nenhum dos dois. Como no ano passado fomos muito superiores, conseguimos o feito de ganhar o jogo. Como este ano o jogo foi equilibrado, conseguimos empatar.
Meus amigos, a trampa que vem daqueles laods exala um cheiro nauseabundo. Mais uma vez aqueles sujeitos, cujo único princípio é o vale tudo, quase levavam a sua avante. O seu treinador, conhecido pelo cagaço nas constituições da equipa anda a aprender. Já tem os três elementos do ataque bem treinados na arte do mergulho e os outros todos na arte do "fair play".
Quanto ao Calabote, mais uma vez em grande. Depois de ter posto António Oliveira de joelhos no chão a olhar para os céus na Luz (jogo esse donde lhe adveio o cognome), brilhou no ano passado e este ano outra vez em grande. Mas, claro, eu é que sou faccioso. Vejam as apreciações do Avante Lagartão:

"Lucílio Baptista (4). Teve um desempenho bom, marcado por decisões acertadas nos lances mais importantes, como foram as grandes penalidades. Se tivesse dado ouvidos ao seleccionador Scolari, poderia ter carregado ainda mais nos cartões, principalmente a punir alguns protestos que ultrapassaram a veemência. Deixa, contudo, boas indicações para o Euro."

E a do Avante Lampião:

"LUCÍLIO BAPTISTA (7)
O árbitro de Setúbal e os seus auxiliares fizeram excelente treino para o Campeonato da Europa: jogo muito renhido, chuva a dificultar decisões nos despiques corpo-a-corpo, claramente boa arbitragem, critérios correctos e mantidos com firmeza, nenhum receio de assinalar dois «penalties». Um trabalho seguro e competente."

Engraçado, não? A isto se juntam as brilhantes reportagens da SIC e RTP. Por estas televisões ficámos a saber que o Baía, o Deco e o Paulo Ferreira deveriam ter sido expulsos. Então, os lagartos ainda se podem queixar. Fantástico. Claro que estes mesmos senhores, no piscinanço do Silva contra os lampiões não pugnaram pela expulsão do Moreira... E no última jogo lampiões vs Boavista, acharam muito bem a expulsão do Martelinho. Mas nada dizem da cotovelada do palhaço Liedson ao Bicho.

Parafraseando o nosso José, que mais uma vez demonstrou a sua raça e a coragem em enfrentar os jornalistas, tal qual põe a equipa a jogar, "em condições normais, seremos campeóes. Em condições anormais, também". E lá vão eles ter que filmar os nossos festejos na nova Avenida que vai dar ao lindo estádio do Dragão.

Um aúltima nota para perguntar o seguinte: porque é que ficaram mais de 5.000 lugares vazios? Então não tinham o estádio todo vendido, mais os patrocinadores da equipa de natação em peso a querer ver o jogo? Curioso... E foi bom ver que éramos bem mais de 1.700. Estes eram os elementos da claque. Mas os que não eram da claque, como nós, ainda eram mais. Significa que houve muitos cristãos novos em Lisboa a comprar bilhetes. E eu a pensar que éramos um clube de bairro...

Sem comentários: