segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004

ASSINO POR BAIXO...

Crónica de José Correia no Portal dos Dragões sobre Lucílio Calabote...

"Outra vez Lucílio Baptista!

Pela 3ª época consecutiva, o SCP-FCP foi arbitrado por Lucílio Baptista e, conforme era receio de muitos portistas, voltou a prejudicar (e de que maneira!), disciplinar e tecnicamente, o FCP, senão vejamos:

5' - Após uma falta clara de Pedro Barbosa (com o braço) sobre Maciel, o jogador do Sporting reage com uma linguagem insultuosa. O árbitro fez de conta e deixou ficar o cartão amarelo (seria vermelho?) no bolso.

13' - Cartão amarelo para Deco, por falta sobre Liedson. A maior parte dos ex-árbitros considera que a exibição do cartão amarelo não se justifica e, segundo António Garrido, "este cartão deixa-me ainda mais dúvidas tendo em conta o critério seguido depois".

16' - Liedson atinge Jorge Costa com uma cabeçada, quando este protegia a chegada da bola a Vítor Baía. Falta duríssima, mas o árbitro nada assinala.

23´ - Liedson que, segundo o ex-árbitro Rosa Santos, "passou o jogo a atirar-se para o chão e não viu um único cartão", simula uma agressão de Jorge Costa. O árbitro, mais uma vez, nada faz.

27' - Rui Jorge agarra Maciel e impede um lance de contra-ataque perigoso do FCP. Nem falta, nem acção disciplinar.

39' - Á entrada da área do Sporting, Beto corta com o braço um remate de Deco. Nem falta (seria um livre perigoso, em posição frontal), nem cartão amarelo (mais um!).

41' - Pedro Mendes é "ensanduichado" por Silva e Pedro Barbosa na área do FCP. O árbitro deixa seguir o lance, o que motiva o desacordo da maior parte dos ex-árbitros e, inclusivamente, a perplexidade de Rosa Santos ("não percebo como é que o árbitro deixa seguir a bola numa falta tão clara, que poderia ter originado um lance perigoso para a baliza de Vítor Baía").

52' - Rui Jorge vê um cartão amarelo por, após uma falta sobre Maciel, reagir com palmas à decisão do árbitro. Não satisfeito, e após já ter visto o amarelo, continua a interpelar o árbitro. O 2º amarelo, e consequente vermelho, fica no bolso do árbitro.

67' - O árbitro assinala o 2º penalty contra o FCP, por uma pretensa falta de Paulo Ferreira sobre Liedson. Sobre este lance pouco há a dizer. As opiniões dos ex-árbitros que constituem o 'Tribunal de O JOGO' são unânimes e até o sportinguista Manuel Fernandes, que comentou o jogo para a SportTV, reconheceu que não houve falta.

Perante tudo isto, não admira que os dirigentes do Sporting tenham achado que o árbitro "realizou um bom trabalho" (pudera! e também já tinham apreciado bastante as arbitragens de João Ferreira em Alverca e de Pedro Proença em Paços de Ferreira e na Luz.). Pela voz do treinador e do ex-presidente da SAD (Miguel Ribeiro Telles), limitaram-se a evidenciar a sua ignorância das regras do futebol (ver posição unânime dos quatro ex-árbitros que compõem o 'Tribunal de O JOGO'), dizendo que o Vítor Baía devia ter sido expulso no lance do 1º penalty. Que mais haviam eles de dizer?.

P.S.1 A rábula da camisola, protagonizada após o final do jogo por Bettencourt (qual virgem ofendida!), foi uma grande ideia. Enquanto se falar da camisola rasgada, não se fala do modo vergonhoso como o Sporting chegou ao empate e de como o FCP foi espoliado de 2 pontos. Brilhante!. Além disso, o campeonato continua "vivo", que é o que interessa.

P.S.2 Após o empate de ontem, o FCP continua sem perder, mas a "gloriosa" série de vitórias do SCP foi interrompida. Mas não fiquem tristes, porque o Sporting continua a liderar, e cada vez mais destacado, o campeonato das equipas mais beneficiadas em penalties (nove) e expulsões de jogadores adversários (onze!). Mais. Nas últimas 12 jornadas, apenas em dois jogos (recepções ao Rio Ave e à Académica) o Sporting não beneficiou de expulsões e/ou penalties. Aqui têm um novo recorde para bater!

P.S.3 Para além da "expulsão do Vítor Baía", o jornalista que montou o resumo da RTP1, ainda descobriu mais dois jogadores do FCP que deveriam ter sido expulsos: Deco e Paulo Ferreira! Bravo, é caso para dizer que o homem é mais papista que o papa! Embora estas "visões" sejam totalmente rebatidas pela análise feita por ex-árbitros, isso não interessa nada, porque já os mestres da propaganda nazi ensinavam que uma mentira repetida muitas vezes. Para além das equipas adversárias e, cada vez mais, dos árbitros, é também contra este tipo de comunicação social que o FCP tem de lutar. Daí que se compreenda o desabafo de Mourinho no final do jogo.

P.S.4 Ao contrário do que aconteceu com a claque do Sporting, que arremessou pedras e atingiu adeptos do SLB aquando da deslocação à Luz e arrancou cadeiras no Restelo, os adeptos do FCP comportaram-se impecavelmente. Por isso, não vale a pena comentar as afirmações provocatórias e de baixo nível proferidas por Dias da Cunha durante os dias que antecederam o jogo. Pegando numa expressão utilizada por ele, o melhor é baixar as calças e virar-lhe as costas.
"

Sem comentários: