terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Ó Jorge Maia, também me parece justo!!!

JORGE MAIA in "O JOGO"
"O preço justo


O sucesso tem um preço e normalmente a conta é paga em suor. Pode parecer injusto ou até cruel, mas é mesmo assim. Quantos de nós não podemos apontar dois ou três colegas de trabalho cuja incompetência é frequentemente premiada com uma agenda de trabalho aligeirada? De facto, um dos primeiros mandamentos da gestão é precisamente tentar manter os incompetentes o mais longe possível do processo produtivo. Ora, como o trabalho tem que ser feito por alguém, são normalmente os melhores que trabalham mais. É triste, não é? Para piorar, num mundo perfeito esses seriam também os mais recompensados mas, quem foi à cataquese sabe muito bem que o mundo perfeito foi hipotecado por uma dentada numa maçã. Uma maçã, valha-nos Deus!

Os jogadores do FC Porto trabalham mais do que os outros. Calma, calma, não é uma crítica ao profissionalismo de ninguém, apenas a constatação de um facto. Mesmo admitindo que todos os jogadores treinam da mesma maneira - e não treinam - há outras diferenças incontornáveis. Para além da SuperLiga, os portistas discutem a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal. Entretanto, o Sporting já foi eliminado das taças, enquanto o Benfica, embora envolvido em três frentes, tem uma agenda aligeirada pelo facto de discutir a Taça UEFA, que envolve a realização de menos jogos do que a Liga dos Campeões.

Mais jogos significam mais cansaço, menos tempo para repousar, mais noites passadas em quartos de hotel e menos tempo junto da família. Mas também significam a hipótese de ganhar mais, e não me estou apenas a referir aos rios de dinheiro que os jogadores de futebol vencem todos os meses. A verdade é que, apesar de tudo, no futebol há alguma justiça: quem trabalha mais, os mais competentes ou, se preferirem, os melhores podem mesmo ganhar mais. Tal como disse Baltemar Brito, na conferência de imprensa de ontem, o FC Porto faz mais jogos que o Sporting e tem que se dispersar por mais competições do que os rivais de Alvalade. Mas, quantos jogadores do Sporting não trocariam uma folga a meio da semana pela possibilidade de ainda poderem discutir a Taça de Portugal ou a Taça UEFA? E quantos jogadores do FC Porto trocariam a noite de Sevilha, para citar um exemplo que todos compreendemos, por mais uns dias de descanso? O sucesso tem um preço e a conta paga-se em suor? Parece-me um preço justo.
"

Sem comentários: