quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Até os comemos... Carago!!!

Esta simples expressão exprime praticamente tudo sobre os sentimentos dos Portistas para o jogo de logo à noite contra os Milionários do Manchester United.
É esta a vontade que temos e é isso que queremos, embora tenhamos consciência de que do lado de lá está uma super-equipa com super-estrelas pagas a peso de ouro.
E Zé Mourinho já fez ver isso quando disse que "com 25% do orçamento deles acabavamos com 20 pontos de distância do 2.º lugar". Mas o que Zé Mourinho não disse, porque seria éticamente censurável, mas que eu digo, é que com o Orçamento deles, eles vinham cá para levar 6 naquele pêlo, mais 6 em Old Trafford e ainda mais uns 6 pelo caminho, num joguinho dentro do avião.
Por isso cada vez sinto mais orgulho em ser Portista. Porque sabemos andar nestas lides, com dinheiro de mealheiro. E como já dizia ontem o Fernando Guerra no Avante Lampião (ele que não é Dragão) "Não tenho poderes para adivinhar o desenrolar do jogo de amanhã, nem o da segunda mão em Inglaterra, muito menos penetrar no pensamento do treinador do FC Porto, nem isso me preocupa, porque de uma coisa não tenho eu a menor dúvida: com o Manchester ou outro qualquer de idêntico calibre é para ganhar. Mourinho tem defeitos, já se excedeu, já foi inconveniente, tudo é isso verdade. Mas em audácia e capacidade de trabalho é um exemplo que deve ser seguido. Enfrenta problemas graves ao nível da sua estrutura mas nada que o faça depor as armas. Admite apenas reequacionar a forma como irá abordar os dois jogos com os ingleses, com coragem e alegria, mas consciente de que tudo o que de bom alcançar a partir de agora no quadro da UEFA ultrapassará o limite dos objectivos definidos pelo seu clube. Porque, como ele disse, em Portugal as equipas preparam-se para ganhar o Campeonato. Não conseguem olhar mais para cima. O que Mourinho recusa, porque ele sabe que há estrelas no céu e é capaz de agarrá-las... "
E é aqui que reside a nossa força, a nossa motivação e o nosso orgulho. Nunca entregamos as armas e lutamos sempre pela vitória. E daí a minha admiração pelo Zé Mourinho. Também pelo facto de pôr sempre a fasquia bem alta. Aquela frase no final do jogo com os Gregos do Panatinaikos nas Antas, quando disse ao treinador deles para não festejar, porque ainda não tinha acabado, demonstra equivocamente aquilo que é a mística do Dragão, lutar até ao fim das nossas forças por uma vitória.
E não é pelo facto de estarmos condicionados pela falta de muitos jogadores que o discurso mudou. Queremos ganhar a eliminatória, custe o que custar.
Encontro-me neste momento com uma gripe de todo o tamanho! Pus-me a pé hoje para vir trabalhar. No entanto, logo não deixarei de estar presente no Estádio do Dragão a apoiar o nosso Mágico Porto. Porque sei que todos juntos podemos ajudar a nossa equipa e porque ela precisa de nós. Não posso faltar a este jogo, sendo certo que por prescrição médica deveria estar na cama. No entanto todas as minhas forças estão viradas para este jogo e logo, apesar da minha fraca voz, hoje, gritarei até onde me for possível pelo Mágico Porto.
Porque este Mágico Porto merece o meu sacrifício e porque também tenho a mística deste Dragão.
Até logo meus caros e força nessa voz. Os nossos heróis merecem-no e nós estamos sempre com eles.
Como diriam os SuperDragões, NOS ACREDITAMOS...

Sem comentários: