sábado, 31 de março de 2007

Campo das velas

Rezemos para que não nos metam num canto como se fossemos sardinhas enlatadas, somos orgulhosos Dragões! Acendamos uma vela...

Rezemos para que o mouro juiz seja imparcial e anti-apitos dourados, que se limite a arbitrar o que vir e não nos tire o penalti da ordem ou deixe em campo um dos carniceiros encarnados que tudo farão, como se sabe, para deixar mais um Dragão no estaleiro! Acendamos duas velas...

Rezemos para que o Postiga e o Adriano estejam inspirados, para que a trivela do Quaresma esteja em forma, para que o Helton seja aquele que chegou a titular da selecção do Brasil, para que o Anderson possa trocar olhos aos vesgos encarnados! Acendamos três velas...

Rezemos para que o Jesualdo não invente, para que o Santos invente, para que o orelhas fique com elas a arder, para que o mágico FC Porto ganhe o jogo! Acendamos 4 velas...

E já agora, com tanta vela acesa, já alguém se terá lembrado do "eu só quero lisboa a arder..."? É que era um bonito espectáulo quando eu sobrevoasse marrocos ao chegar de Angola a caminho de Portugal e pudesse ver tantos infieis a serem queimados na fogueira das vaidades, em pleno campo das velas...

segunda-feira, 26 de março de 2007

Isto cá entre nós...

  • Na "Sábado" da semana passada, revista que não costumo ler, mas, por acaso folheei o último número enquanto aguardava o troco de outras publicações adquiridas, deparei com um inquérito de perguntas de resposta rápida feitas ao Manuel Serrão. Pediam-lhe que em síntese caracterizasse a "carolina do sul". Respondeu e anotei: «é benfiquista, comunista, desleixada, fumadora, facciosa e mentirosa. Ainda por cima agora só anda em más companhias». Foi meigo o Serrão. Faltaram-lhe alguns epítetos que, a meu ver, ajudariam a classificar melhor a "fraldiqueira". É reles, mesquinha, mal-formada, oportunista, desavergonhada, vingativa e ressabiada. Em duas palavras : "puta reles". E dizer que um homem anda nas bocas do mundo por causa de uma gaja destas!

  • Hoje ao passar uma vista de olhos no Café pelo avante lampião deparo com uma entrevista de três páginas a Ricardo Costa. Pensei tratar-se do nosso defesa, mas, afinal, é o presidente do CD da Liga. Pretendia justificar o injustificável, relativamente à falta de punição do "grego assassino" que, numa jogada perfeitamente normal, inutilizou a época do Anderson e a sua versão na dualidade de critérios quanto às punições do Nuno Gomes, comparadas com a do Quaresma. Tão santinho e justo que aparece o "passarinho"! Só lhe faltam asas. Nós, por acaso, somos todos burros e mal intencionados! Outra " morgadinha"! Quando eu era pequeno havia uma lenga-lenga que dizia:«assim se amassa, assim se peneira, assim se dá volta ao pão da masseira!» Estamos na mesma. O ilustre presidente também terá tirado o curso na Universidade Independente?

  • A propósito da "morgadinha dos pardais e ouitros que tais" alguém me poderá informar se o "correio da manha" ou outros jornais procuraram averiguar alguma coisa sobre as revelações feitas no Pato, relativamente às famigeradas investigações?

  • No sábado passado, aquando do hino de Portugal, o locutor de serviço, ao deparar nas imagens televisivas com a presença de Figo e Rui Costa ao lado um do outro a cantarem, teve esta saída digna de um tribuno de grande eloquência «até metem os cabelos em pé!». Francamente, senhor locutor, o senhor vai ao orgasmo com muita facilidade! Um conselho amigo: aprenda a falar português e deixe-se de facciosismos doentios e serôdios que só lhe ficam mal. E já agora, achei muito estranho que, apesar de enaltecer o grande jogo do Quaresma e do C. Ronaldo, o senhor precisasse de trazer constantemente à colação o apuro de forma do "simulão". Estão com medo de quê, senhor locutor e senhor Tadeia? Que o "Shulari" não "meta"o vosso menino?Tanto gabanço fizeram ao "simulão" que, a determinada altura, até fiquei convencido que ele estava a jogar! Assim se trabalha na nossa TV. Com isenção e tudo.

domingo, 25 de março de 2007

Destrutivismo ou amor ao Futebol Clube do Porto?

Isto de se escrever em blogs é engraçado, particularmente quando atingem a dimensão deste, que já serviu até para dar títulos a notícias de jornais.

De facto, é tão fácil dizer “que só escrevem quando se perde e só deitam abaixo, não há uma ideia construtiva” como dizer que a própria atitude de dizer que “o rei vai nú” é por si própria construtiva, como muito bem explica a história. E basta ler o que aqui se escreveu na época vitoriosa da Liga dos Campeões para saber como isso é falso. Mas adiante…

Quantas e quantas vezes para construir não é preciso destruir o que está feito, quer porque as suas fundações são fracas, quer porque o que existe não cumpre já o propósito para que foi construído. Um exemplo literal é o nosso fabuloso Estádio do Dragão, construído parcialmente sobre os escombros do velhinho e decrépito Estádio das Antas.

Serve este intróito para esclarecer algumas coisas.

Para esclarecer que, pelo menos no meu caso pessoal, o que escrevo tem a ver com a paixão que sinto – que sentimos – pelo nosso clube. As paixões são irracionais, não se explicam, tocam nos extremos do amor-ódio como qualquer livro de psicologia barata será capaz de explicar. O “apaixonado” perde, por isso mesmo, muitas das vezes a noção do que é critica simples da critica construtiva, pela simples razão que não estando na posse da totalidade da razão, aquilo que diz é muito mais a voz da alma e da paixão que fala, muito menos a voz da razão.

Para esclarecer que, apesar de por vezes estar cego pela dor de ver o nosso clube ou de representantes do nosso clube fazerem, dizerem ou actuarem de forma que menos me agrada, tento e esforço-me por manter sempre alguma razoabilidade no sentido de colocar sempre uma alternativa, uma solução, um caminho, uma direcção ou, simplesmente, admitir a minha ignorância não sabendo como faria para resolver essa situação que estou a criticar. O que não implica que não fale dela.

Tudo isto para chegar a alguns comentadores de comentadores, isto é, a alguns nossos leitores que vêm naquilo que escrevemos aqui no blog uma fonte de instabilidade e de critica fácil, sem apresentar alternativas.

Ora bem, tenho para mim que o que se passa é que já muitas vezes apresentamos aqui alternativas – desde jogadores a treinadores, passando até por dirigentes, desde metodologias de treino a calendários de trabalho, desde sistemas tácticos à aposta na formação. Mas, tendo costas largas, admitimos sempre que algo mais poderia ser feito e dito e sugerido e continuamos e insistimos nos nossos escritos.

O momento do nosso clube é muito grave, talvez só ao nível de comparação com aquele que o clube viveu imediatamente antes do actual presidente assumir o poder com o sucesso que se sabe.

Temos uma direcção de clube – e de SAD – que está manietada pela justiça, que não tem credibilidade junto das entidades financeiras e que está sob o fogo cerrado da imprensa, que atira a matar sobre qualquer pequena falta nem que seja da vida e foro pessoal do dirigente. Temo muito pelo futuro imediato do clube – e da SAD – se rapidamente os seus dirigentes não voltarem a dirigir. E de forma eficaz, refira-se, coisa que não tem acontecido nos últimos anos.
Esta equipa directiva, mais nome menos nome, já estava em dificuldades claras desde 2000, primeiro de 3 anos consecutivos sem nada ganhar de relevante. O problema, tenho para mim, já vinha de trás, desde a duvidosa opção de Fernando Santos para suceder a Bobby Robson. Depois de um dos melhores jogadores da história do FC Porto (Oliveira) e de um dos melhores treinadores de sempre em Portugal (Robson), um Zé-ninguém cujo melhor do currículo era ser engenheiro… Depois disso, nunca mais acertou: Octávio, Del Neri, Fernandez, Couceiro, Adriaanse, tudo trunfos sem valor, palha-seca! Pelo meio, um tiro certeiro – Mourinho – mas que foi incapaz de segurar e, tanto quanto eu saiba, não era aposta pessoal do Presidente mas uma imposição à presidência por parte de accionistas da SAD.
Também a situação da SAD deverá ser rapidamente clarificada. Sou a favor da existência de uma SAD. Um pouco de rigor empresarial e gestão moderna não faz mal a ninguém, muito menos a um clube de futebol moderno e vitorioso que movimenta milhões de euros como o FC Porto. Mas deverá clarificar funções e mandatos com total transparência. Quem manda na SAD? Quem são os accionistas com maior poder de voto? E o que ganham os grandes accionistas, sabendo-se que por lei as SAD não podem distribuir dividendos aos accionistas, devendo o lucro ser sempre reinvestido? Nunca percebi porque a Amorim ou a Riopele estão (ou estiveram) envolvidas na SAD portista a não ser como o meu caso, accionista por amor ao clube com as suas 100 acções que valem 1 voto em AG caso me apeteça lá ir um dia. É fundamental saber quem controla acções, quem controla o poder de decisão. Quem contrata? Quem manda executar? Quem assina os cheques e contratos? Como é feita a decisão no Conselho de Administração? E qual o papel do Clube na SAD? Ainda manda alguma coisa ou apenas dá o nome e as cores?
Nos velhos tempos, os directores do clube eram antigos atletas que passavam por seccionistas e só mais tarde ascendiam a directores – ver o caso do próprio Presidente. Hoje há Anteros, Caldeiras e outros que tais de que nunca ouvi falar a não ser quando chegaram à direcção do clube – e da SAD. Qual é o papel de Antero Henriques no FC Porto SAD? E o do Caldeira? E o do Gomes? E o do Pinheiro? E, já agora, do Reinaldo Teles e do Pinto da Costa? Até há 10 anos atrás eu sabia o que cada dirigente fazia no FC Porto. Hoje não sei, muito honestamente.

Temos uma equipa de futebol com muita juventude e alguns jogadores cuja formação foi concluída no clube mas com pouco aproveitamento real da formação – no onze inicial do último jogo, por exemplo, não havia nenhum jogador que tivesse começado nos infantis do FC Porto e o melhor que havia era jogadores como o Ricardo Costa e o Bruno Alves que terminaram a formação de juniores no FC Porto. Já não há Baia’s, Jorge Costa’s ou Domingos, que entraram nos iniciados… Para que servem os escalões de formação se não há um total aproveitamento desses jogadores? Porque será que vamos recorrentemente comprar jogadores nas formações jovens ao Guimarães (Vieirinha, Maradona), ao Braga (João Dias, Bruno Gama), ao Boavista (Ricardo Costa) e a muitos outros clubes e não apostamos na nossa própria formação? Serão os jovens habitantes do Porto menos aptos que os outros? Ou serão os nossos treinadores e preparadores físicos e psicólogos menos aptos que os de pequenos clubes regionais que nos têm abastecido o plantel principal?

Temos uma equipa técnica onde a “mística” ganhadora está presente, com João Pinto e Rui Barros presentes. Mas faltam os preparadores físicos que saibam olhar para o calendário da época e gerir a carga física em função desta vertente. Falta o treinador de guarda-redes que faz evoluir os guarda-redes e não se limita a mandar bolas para ele voar. Sempre que o FC Porto teve bons treinadores de guarda-redes (lembro-me do Mly e do Silvino) o Baia teve algumas das melhores épocas de sempre de guarda-redes na história do clube, do campeonato e até da Europa. Aliás, ainda hoje está por explicar a saída do Mly. Ou do Roger Spry. Ou do Dr. Domingos Gomes, que desde que deixou o departamento médico do clube nunca mais tivemos épocas sossegadas de lesões com a excepção daquelas traumáticas realmente graves que eram as que aconteciam no seu tempo.

O plantel é extenso, a folha de contratos julgo ser ainda superior a cinquenta jogadores, mas mesmo assim há carências inexplicáveis. Não há um BOM defesa esquerdo. Não há um BOM defesa direito. Não há um BOM ponta de lança. E reparem que não peço um excepcional, não quero um Cafu ou um Roberto Carlos ou um Jardel. Contentava-me com uma réplica do João Pinto, com uma réplica do Inácio ou com uma réplica do Domingos, por exemplo. Isto é, contentava-me com um TITULAR INDISCUTÍVEL mesmo que não seja um jogador de eleição ou selecção, que fazem história no futebol mundial. Preocupa-me saber que todos os anos são investidos largos milhares de euros na formação e neste momento é capaz de não haver nenhuma ligação entre este sector e o plantel principal para preparar jogadores especificamente para essas posições. Porque nos escalões de formação não interessa vencer nem contabilizar títulos. Interessa formar jogadores para posições específicas das quais o plantel principal está carente. E há quantos anos nos falta um defesa esquerdo? Eu ajudo, o último que tivemos foi o Branco… E há quantos anos estamos carentes de um defesa direito? Desde que o João Pinto abandonou, com a excepção dos dois breves anos do Paulo Ferreira. Quanto gastou o FC Porto em contratações só para esses lugares nestes últimos anos? Ibarra, Seitaridis, Leandro, Esquerdinha, Ezequias, Rossato, Areias e mais uns tantos outros que nem me recordo agora…

As compras dos últimos anos também são duvidosas e criticáveis, mas já não são de hoje. Já no tempo do Robson se contratavam argentinos e africanos em contentores (quem não se lembra do Walter Paz, Mogrovejo, Ntsunda, Quinzinho…) e brasileiros sempre foram em quantidades de produção industrial (praticamente não há época nenhuma onde o numero de brasileiros não seja cerca de uma dezena), alguns dos quais nem chegam a suar a camisola no final da época. Entretanto, alguns jogadores portugueses das camadas jovens do FC Porto fizeram carreira no futebol e muitos outros apareceram e foram preteridos em função de estrangeiros duvidosos. Por exemplo, e só nomeando alguns que têm chegado à selecção A de Portugal e cujas noticias deram o FC Porto como interessado neles: Pedro Barbosa, Pauleta, Fernando Meira, Quim, Jorge Ribeiro, Nelson, Tiago…

Tudo isto somado, todas estas situações e ainda outras que poderiam aqui estar descritas mas de menor importância, fazem-me sentir que algo tem de ser mudado – e claramente que esse “algo” é a estrutura directiva!

Ainda para mais, depois de ter conseguido e alcançado o impossível – isto é, ser campeão e vencer a Liga dos Clubes milionários Europeus depois de no ano anterior ter ganho a prova menor da UEFA – e de com isso ter conseguido arrecadar em duas épocas consecutivas receitas impressionantes para a nossa realidade desportiva e de aparentemente as ter desbaratado sem consolidar as contas do clube que continuam a ser muito vermelhas.

Depois de tantas criticas, perguntam-me os mesmos do costume: “SOLUÇÕES”?

Pois bem, elas estão aí nessas mesmas linhas. As críticas, demolidoras por vezes, têm por vezes indicadas a solução, a politica a seguir, a estratégia a utilizar. Mas para que não se fiquem em meias palavras, vamos lá sumariar algumas soluções.

1) O FC Porto deve investir com muita força na formação para formar de facto jogadores – não com o intuito de os vender como fazem os lagartos, mas com o objectivo único e ultimo de suprir carências do plantel principal. Se os jogadores formados forem de facto bons, bem trabalhados técnica/física/tacticamente nos escalões de formação, com toda a certeza vão atrair atenções e acabarão por ser vendidos, rentabilizando assim a formação. Mas esta só vale a pena se for para este fim – SUPRIR CARÊNCIAS DO PLANTEL PRINCIPAL! Para isso precisa, quanto a mim, de 3 coisas – um dirigente/equipa directiva dedicada em exclusivo a esta tarefa, técnicos conceituados que dominem a parte cientifica e psicológica do treinamento de jovens e muitos campos de treino para os miúdos e acompanhamento escolar pois o miúdo de hoje é o homem de amanha e tenho para mim que um jogador mais instruído é um jogador mais evoluído (para mim o exemplo máximo disso está no andebol, o nosso treinador Carlos Resende).

2) O FC Porto deve investir com muita força numa “escola” de técnicos onde deverá incluir formação na componente física, na componente técnica e na componente psicológica. Não me interessa nada os cursos de treinadores que possam frequentar para obter a carteira profissional. Interessa-me muito mais que estudem com as escolas superiores de desporto, de saúde, de psicologia... Acho que o FC Porto já deveria ter estabelecido algum tipo de protocolo com escolas superiores / universidades para dar formação aos seus técnicos todos. E não falo só na componente física. Falo também na psicologia adaptada ao desporto. Na alimentação adaptada ao desporto. Não falo só nos técnicos de campo. Falo também nos outros como o cozinheiro, o médico, o massagista. Numa equipa altamente profissional nenhum factor deve ser descurado e nenhum elemento é menos importante na engrenagem do que outro, independentemente do seu posto, ordenado ou notoriedade.

3) O FC Porto deve encontrar rapidamente um técnico novo. O Prof. Jesualdo até pode ficar, mas junto das camadas jovens e em ligação ao plantel principal, nunca como técnico principal para o que não tem, claramente, aptidão. Cada um deve saber ver os seus limites. Espero que ele ainda consiga ver os dele e saia no final da época. Técnicos portugueses, neste momento, para ocupar essa vaga, há poucos. Quanto a mim, a opção deveria passar pelo Jorge Costa ou pelo Domingos. Ou, se quiserem ser ainda mais arrojados, pelo Vítor Baia. Não provaram quase nada como treinadores? Se calhar não, um deles ainda é até jogador! Mas provaram muito como capitães de equipa – como diz o Mourinho, extensões de treinadores dentro de campo – e têm um capital de carinho dos adeptos e de amor provado ao clube que lhes permitirá assumir um desafio destes com muitas hipóteses de sucesso.

4) O FC Porto precisa de um novo presidente, um novo vice-presidente e um novo homem para as finanças. Acho que o Dr. Rui Moreira podia ser um bom presidente. Acho que o Fernando Gomes ou o Frasco poderiam ser bons vice-presidentes. Acho que muitos advogados / economistas / gestores na casa dos 40 anos a exercerem as suas profissões na cidade do Porto e/ou empresas do Porto poderiam cumprir bem funções jurídicas/económicas, como o Dr. Lobo Xavier, por exemplo. Há tanta gente com qualidade que podia – tenho para mim que quer – ocupar a estrutura directiva que se há coisa da qual não tenho medo é de ver sair Pinto da Costa e ver um vazio directivo ou, mais grave, de ver um qualquer Vale e Azevedo ou Luís Filipe Vieira assumir o poder.

5) O FC Porto deve excluir da folha salarial depressa todos aqueles elementos que não têm qualquer interesse para o clube. Os Areias, os Ezequias, os Tariks e outros que tais não devem pesar no orçamento do plantel nem faz qualquer sentido que estejam ligados ao clube. Não o podendo fazer legalmente nem sem perder a honra e dignidade de os colocar a treinar à parte, deverá fazer um esforço de marketing para colocar esses jogadores no mercado com sucesso – oferecer um prémio na venda acima do normal, por exemplo, sei lá, há muitas estratégias que podem ser seguidas para convencer um empresário a encontrar colocação para um determinado jogador. Como regra, o FC Porto só deveria ter sob contrato os jogadores do plantel principal e jogadores saídos da formação em rodagem com expectativas de regressarem ao plantel no espaço de dois anos – tempo que jogadores como Rui Barros, Jorge Costa ou Fernando Couto, por exemplo, precisaram de rodar antes de se afirmarem na equipa principal do FC Porto. É preferível perder um jovem com valor cuja adaptação é incerta do que manter um peso orçamental mensal enorme com montes de jovens até aos vinte e quatro anos que nunca chegarão a vestir a camisola do plantel principal. Ou tem valor, e até aos 21 anos tem de o provar, ou não interessa!

E pronto, como vai longo o artigo, termino aqui, por agora. Mas que não digam que O Dragão, O Azulão, o Francisco ou o Pavão apenas criticam por criticar.
Porque isso é falso!
Criticamos porque amamos o clube, irracionalmente, se assim o quiserem.
Criticamos porque queremos o melhor para o clube e pensamos que num dado momento a forma utilizada não é melhor, estejamos a falar da politica económica, da politica de contratações, da táctica a usar ou usada num jogo ou dos dias de férias do plantel.
Criticamos porque num clube moderno e ambicioso a critica é vista como positiva e como forma única de se evoluir em busca de se ser melhor, mais forte, chegar mais alto, chegar mais longe do que aquilo que já se conseguiu.
E haja liberdade de pensamento e de expressão e criticarei sempre. Porque o que eu quero é festejar as nossas vitórias amanhã, para o mês que vem, para o ano que vem, com o meu filho que ainda nem sequer foi “produzido” ou com o meu neto, tal como o meu pai comemorou comigo e antes o meu avô comemorou com ele.

É por isso a critica em busca da vitória, da glória e do bem maior que é o nosso clube.

É por tudo isto que não percebo, mas aceito, que ainda haja quem defenda a manutenção do Presidente mais tempo no poder.
É por tudo isto que não percebo, mas aceito, que ainda haja quem ache que o treinador é um coitado que está só e que nada pode fazer com um plantel que não escolheu. Ele já sabia o que o esperava quando saiu do Boavista, ou então é ingénuo e burro – e eu não o tenho nem como uma coisa, nem como outra.

É por tudo isto que tenho sempre a pequena esperança de ajudar a alterar o rumo das coisas, de ajudar a alertar consciências. Pois se já chegamos aos jornais, quem sabe não chegamos também aos administradores da SAD e aos órgãos do Clube?

Quanto mais não seja, é uma forma que tenho de desabafar as minhas mágoas e deitar para trás tristezas. E só por isso já vale a pena escrever aqui e partilhar com quem nos quiser ler estas linhas de pensamento que apenas visam termos um FC Porto ainda mais forte, ainda melhor, ainda mais vitorioso!

sexta-feira, 23 de março de 2007

A MINHA ADENDA

Depois do que o Francisco tão eloquentemente escreveu, pouco mais há a acrescentar. Fico contente que este espaço seja um espaço apreciado por muitos para discutirmos de forma elevada aquilo que apaixinadamente nos une.
Uma coisa realço. É preciso não esquecer que não somos pagos para escrever, não é esta a nossa vida e, por isso, muitas vezes escrevemos de cabeça quente quando as coisas não correm bem. É natural, nessas alturas, o exagero e até algum défice de escrita. É o coração a falar...

Isto posto e para que não restem dúvidas sobre o que preconizo (de forma a não ser acusado de mensagens inuteis), cá vai:

Administradores da SAD e Direcção do Clube: demissão imediata no fim desta época e convocatória de eleições. Já acabou o tempo em que isto era banda de um homem só. Nesses saudosos tempos, o "homem só" chegava e sobrava para as encomendas. Desportivamente, acertava nos treinadores e era um sagaz negociador. Comprava barato e bom e vendia por milhões. Em simultâneo, zurzia na corja anti-portista encabeçada pela (des)comunicação social.
Chegámos ao tempo das SADs. O tempo dos milhões a circular e das comissões. O tempo dos prémios chorudos pelas mais valias criadas, estatutariamente legais e tranasparentes. O bando de abutres apertou o cerco e o Presidente deixou de mandar sozinho. O que foi uma bênção dos céus - a conquista da europa e do mundo, foi desbaratada, ao pior estilo amador, em poucos meses. Sejamos claros. Naquelas condições, com o dinheiro que se ganhou, quer com a conquista, quer com a venda de jogadores, criaram-se as condições para estarmos no topo da Europa uns anos largos. O mais difícil estava feito. O que sucedeu? Escolha tão inacreditável quanto desastrosa de 3 treinadores numa época, contratação de contentores de jogadores sem categoria. O dinheiro evaporou-se, perdeu-se ingloriamente um campeonato para os principais rivais e perdeu-se a equipa e a mísitca. Em meses, repita-se. Pelo meio corre-se vergonhosamente com o maior símbolo do Clube - Jorge Costa. Contrata-se mais duas nulidades de treinadores. Está o caos instalado. Os inimigos, cientes da fragilidade inaudita, apertam o cerco do Apito Dourado. Manietam, dessa forma, o Presidente, que, verdade seja dita, já há muito apenas se preocupava com viagra e rameiras. Os outros membros da Administração ninguém sabe quem são nem como falam. Tirando, claro está, o tio Reinaldo, de quem apenas soubemos notícias recentemente. Notícias que mais uma vez envergonham o Clube.
Resumindo: foram-se os símbolos, foi-se a mística, vão-se os títulos, escoa-se a credibilidade, oferece-se o flanco aos inimigos. Demitir-se, sem grande alarido no final da época é manterem uma réstia de dignidade e deixar o barco para timoneiros com sangue fresco que saibam e, sobretudo, queiram conduzi-lo a bom porto.




Jesualdo Ferreira: treinador com um pé na pré reforma. Sabemos que é das cores do inimigo. Quando representava tais cores, deixa como cartão de visita uma deslocação ao Estádio das Antas, num jogo em que se apanha a ganhar logo de início e em que expulsam um nosso jogador. A ganhar, com um a mais, perde o jogo 2-1. De resto, andou pelo Braga e, por algum motivo, correram com ele. Nunca demonstrou um lampejo de classe extra, nenhum título ou lançamento de bons jogadores. O falhanço era previsível. Deviam estar escaldados com Gigi, Fernandez, Couceiro e Co. Não estavam. Se também tiver dignidade, depois de eliminado da taça pelo Atlético, depois de provavelmente perder o campeonato quando dobrou a 1ª volta com sete pontos de avanço e depois de falhar uma ocasião soberana de ganhar ao Chelsea, obviamente só lhe resta um caminho.

Sangue novo, meus amigos, sangue novo e depressa.

Em jeito de resposta...

O Nuno lançou-me um desafio na crítica que faz ao meu “post”, entendendo que a minha “carta aberta ao Prof. Jesualdo Ferreira” é pouco explícita e adiantando até que as observações (minhas e de outros como eu), quando as fazemos, são feitas pela negativa sem que, para tal, se esteja na posse de todos os dados. Assim, e relativamente a muitas das análises em causa, nunca poderá ser feita uma avaliação « justa e justificada».
Começo por declarar que, efectivamente, muitos dos desabafos que surgem neste “blog”, “postes” e "comentários" são feitos a quente, frutos de uma frustração ou de um desencanto inesperado e, se calhar, algumas vezes até, com laivos de possível injustiça. É onde nos leva a paixão pelo clube que amamos.Admito esse possível pecado e, por conseguinte, como se dizia na “confissão” eu, como dragão apaixonado, tenho que confessar uma culpa de que não estou isento.
Quero, porém, acrescentar que muitos dos desabafos, muitas das denúncias, não são feitas de ânimo leve e só pretendem pôr os portistas a reflectir sobre o estado do nosso clube. Como já disse uma série de vezes, tenho para mim que estes “blogs”, os nossos “blogs portistas" são o espaço ideal para confrontar opiniões (muitas vezes contraditórias, injustas talvez, mas de boa-fé e sentidas) sobre o pulsar do nosso FCdo PORTO. Execrável é que adversários, pejados de rancor e ódio, se intrometam onde não são chamados.
Quanto à sugestão do Nuno e reconhecendo embora que todos somos um pouco treinadores de bancada, antes de quaisquer outras considerações quero lembrar que comparando as minhas análises com a da maior parte dos comentadores e analistas dos nossos “media”, sem falsas modéstias, declaro “urbi et orbi”, isto é, “a toda a gente e em qualquer lado”que não tenho nada a aprender com eles. Pelo contrário.
E, posto isto, vamos ao Prof. Jesualdo Ferreira:
Não deixa de ser verdade que tomou conta da equipa sem ter nada a ver com as contratações efectuadas no tempo do treinador anterior. Mas, pergunto eu: Também não teve nada a ver com as contratações de Inverno? Para que serviram? Foram fruto das reais necessidades da equipa? O treinador, de igual modo, não tem nada a ver com a insistência em utilizar o Postiga? (eu sei que o Hélder é uma aposta pessoal do presidente, mas francamente!… ). Será que não teve nada a ver com a insistência em querer mandar embora o Adriano, o qual só não desandou, por teimosia própria? Também não teve nada a ver com a manutenção até à exaustão de um jogador handicapado, como o Sokota, contratado apenas por aposta pessoal e disparatada do presidente? Será que não teve ou não tem nada a ver com a utilização sistemática de um jogador em défice evidente de como é o caso do Lucho Gonzalez? Será que não tem nada a ver com as desajustadas substituições no decorrer dos prélios? Que não teve nada a ver com as prolongadas e catastróficas férias concedidas aos jogadores? Que não teve ou não tem nada a ver com o desastroso trambolhão de uma equipa que no fim da 1ª volta está com um avanço considerável e rapidamente está em risco de perder tudo?
No passado sábado, após a primeira arremetida da nossa equipa, o primeiro contra-ataque leonino só não foi letal, devido a uma grande defesa do Helton. Logo aí, e principalmente a partir daí, foi notório que Fucile, sem apoio, não seria capaz de dar conta do recado. Que fez o treinador para de imediato colmatar a situação? O pobre do Paulo Assunção se acorria à esquerda, destapava o meio, se ia para o meio deixava o uruguaio sozinho…e o treinador impávido! Não é de criticar esta postura? É ser mau portista? É ser derrotista? Francamente, acho que não e é preciso dizer as coisas.
Admito perfeitamente que o problema do Bosingwa seja de natureza disciplinar. Julgo, no entanto, que deve haver outros meios de punição diferentes do preconizado.
É estranho o que se passa com o João Paulo. E outros…e outros…
Relativamente ao Alan, considero que não é um jogador dispensável. Só que nunca deve entrar de início. Um observador atento já teria reparado nisso. Etc. Etc.
Esta conversa seria interminável.
É por isso que ponho em causa o treinador. Como ponho em causa os dirigentes e a SAD, a começar pelo presidente.
Desculpem, prezados consócios e simpatizantes do meu amado clube, mas este presidente já não é a figura de prestígio a que nos habituou. Mudou radicalmente. E nem inteligente tem sabido ser. Isto é que eu penso.
Uma pergunta final: por acaso deram-se conta com quantos jogadores leoninos, formados nas escolas do clube, jogou no pretérito sábado a equipa de Alvalade? E no nosso F. C. do PORTO?
Que é que isso interessa? Vão-se buscar fora Renterias e Mareques… Assim é que está bem. E, se criticarmos, somos desestabilizadores. Não é verdade?

Eu não assinei!

Para que não haja dúvidas. O meu nome não consta nem poderá constar nesta lista de apoiantes à recandidatura do actual Presidente.

Discordo que continue. Discordo que accione a clausula que lhe permite continuar mais um ano.

Defendo que deve terminar a época.

Mas que deve sair no final da época. Renovação é precisa. Urgente. De toda a estrutura da SAD, logo de toda a estrutura directiva do Clube.

Se houvesse algum abaixo assinado para ele não se recandidatar e sair no final da época e não estivesse eu em Angola, até assinaria.

Carta Aberta ao Prof. Jesualdo Ferreira

Il.mo Senhor Professor


Imprevistos e inadiáveis compromissos familiares só agora me permitem dirigir a V. Ex.cia, no rescaldo da “brilhante” exibição da equipa por si treinada, aquando do jogo do passado fim-de-semana.
Começo por humildemente lhe pedir escusa por vir roubar um naco do seu tão precioso tempo, certamente consumido em atento, minucioso e escalpelizado estudo das estratégias dos jogos, passados e futuros, da sua equipa (dizem os seus biógrafos que o professor tem sido ao longo de toda a sua já longa carreira de treinador um “profundo estudioso de tudo quanto ao futebol diz respeito” e quem sou eu para poder duvidar de tão excelsa proclamação, só que me parece que das duas uma: ou essa supra ciência se volatiliza com demasiada facilidade, já que ninguém a percebe ou é tão sábia e tão profunda que também ninguém a entende, pelo menos nós os mais comezinhos dos mortais).
De qualquer modo, devo confessá-lo, os seus jogadores também não devem estar à altura dos seus sublimes méritos e pergaminhos, pois, pelos vistos, não conseguem pôr em prática o fruto de tão insignes lucubrações…
Ainda pensei que o problema se prendesse com “falta de comunicação” e dei comigo a pensar que eu devia estar equivocado quanto à terra natal de V. Ex.cia. Confessei até para os meus botões: «querem ver que eu julgava que ele tinha nascido em Mirandela, e afinal nasceu, sim, em Miranda do Douro. Expressa-se em “mirandês” e, claro, os jogadores não o entendem!» O pobre do Rui Barros, como arranhava umas de inglês, mesclado com italiano, francês e “espanholês”, lá ia ajudando o Adriaanse como podia, mas “mirandês”é capaz de não estar à altura.!...
Mas afinal não estava enganado. Apesar de lampião e vermelho, V. Ex.cia sempre é de Mirandela, como eu calculava. Logo os jogadores devem perceber o que diz.
Se calhar não percebem é o que quer. Assim como nós. Ou talvez saibamos. Mas creia, distinto professor, que, em qualquer caso, V. Ex.cia não fica bem na fotografia.
Como não fica quem o foi buscar.
Creia-me, sem consideração

quinta-feira, 22 de março de 2007

UMA FELIZ NOTÍCIA

Andava eu preocupado em saber se os Administradores da SAD estão vivos ou mortes, face ao desaparecimento total dos mesmos, quando ontem tive uma feliz nova. Afinal, pelo menos um deles está vivo e bem vivo. Na verdade, tem tanta saúde que, depois de, seguramente, passar a esmagadora parte do seu tempo diário a labutar na Torre das Antas, ainda lhe sobra ânimo para um inócuo entretenimento lá para as bandas de Espinho.
Já que não os vejo a falar dos nossos jogos, vejo-os a serem falados por causa do jogo. Nos tempos que correm e no que toca à nossa SAD, é o melhor que se arranja. E vivam as p..., o vinho verde e os casinos!

terça-feira, 20 de março de 2007

DITO POR QUEM SABE

Nada que não soubéssemos, mas aqui vai a opinião de quem sabe da poda e é da casa:

«Onze dias de férias no Natal prejudicaram claramente a equipa», observa Hernâni Gonçalves

Hernâni Gonçalves, antigo preparador físico e actual sócio do FC Porto, considerou hoje que os onze dias que proporcionaram ao plantel do clube umas mini-férias no Natal, contribuíram para o notório abaixamento da forma de alguns jogadores.




«A pausa foi prejudicial. Eu pessoalmente integrado numa equipa técnica não daria onze dias de férias de Natal aos jogadores. Tal não era possível acontecer quando andava envolvido no futebol. Lembro-me que num ano, em que Artur Jorge era o treinador do FC Porto, os jogadores o máximo que tiveram foram dois dias», declarou esta tarde Hernâni Gonçalves à Renascença.

Para o ex-preparador físico do FC Porto, «a alteração de hábitos, sobretudo alimentares e competitivos pode ter alguma influência na retoma da competição». O prof. Hernâni Gonçalves lembra «que é amigo de Jesualdo Ferreira há mais de trinta anos e trata-se de um excelente técnico».

«Jesualdo é um excelente técnico, mas há qualquer coisa que efectivamente causou uma oscilação na forma desportiva da equipa, na realidade há claramente um ou outro elemento em notório abaixamento de forma», concluiu."

In Avante Lampião

3 dias para preparar o próximo jogo

O que parece um contra-senso, pois o jogo é só no dia 1 de Abril, portanto a mais de 10 dias de distância!

No entanto, graças às selecções e às lesões, este é o tempo que o treinador vai ter para preparar os jogadores especificamente para esse jogo.

E o que mais precisa de fazer, que é trabalho fisico com o onze principal, não o poderá fazer pois 7 jogadores habitualmente titulares estão nas selecções dos seus países. Restam os outros não seleccionados e resta o trabalho táctico e de bola parada, por exemplo, de forma a não sofrermos mais golos desta forma e antes (re)começarmos nós a marcar aos adversários.

Como se sabe, nestes embates por vezes e muitas vezes o resultado é de apenas 1-0 (ou 0-1, como dolorosamente nos lembramos de sábado passado...) pelo que todas as oportunidades devem ser aproveitadas e as bolas paradas são essenciais neste processo, como se sabe.

Por isso, o meu pequeno conselho ao treinador, se é que ele ainda precisa disso: trabalhar separadamente bolas paradas ofensivas e defensivas, trabalhar individualmente indices fisicos de resistência dos jogadores, desenvolver actividades de treino tendentes a serem aproveitadas em situações de jogo e ele próprio ver muitas horas dos ultimos jogos dos lampiões para estudar movimentos tipo atacantes, identificar posições-chave a ocupar em campo e identificar os melhores jogadores do FC Porto para desempenhar cada lugar neste embate que temos, obrigatoriamente, de ganhar.

segunda-feira, 19 de março de 2007

No blog Zé do Boné

Zé do Bone/
Porque representa quase "ipsis verbis" a minha leitura, e porque não me apetece muito escrever sobre o jogo, pois serei muito duro com o lampião do treinador, aqui o reproduzo:

"O Porto hoje não esteve há altura do jogo" Sic Jesualdo Ferreira

Um FCP apatico, sem ideias e lento nas transições foi o que jogou hoje no Dragão. Com os melhores (normalmente) jogadores do FCP em baixo de forma, como Lucho, há muito em baixo e forma e um Quaresma que jogou sozinho (porque quis), e assim ninguem ganha.

De notar que a ausencia por lesão de Lisandro manietou os movimentos ofensivos do FCP, com as normais diagonais que costuma fazer e pelo muito que dá á equipa em tarefas defensivas, libertando outros jogadores e principalmente correndo os 90m. que poucos jogadores o fazem.
Mas também Jesualdo esteve mal em vários aspectos:

1º Estranhei a ausencia dos convocados de Bosingwa, julguei que estava lesionado, mas J.Ferreira disse que tinha sido por opção técnica...Isto porquê como tacticamente a equipa do Sporting colocava 2/3 jogadores no lado do Fucile o extremo não ajudava e o Lucho nem sequer corria para trás!!! Assim Fucile lutou enquanto pode, mas só com a ajuda de P.Assunção e Pepe criavam-se desiquilibrios na defesa e sempre pelo lado direito, tinha sido boa ideia J.Ferreira logo aos 20m. ter trocado Raul Meireles pelo Lucho no meio-campo e equilibrando o sector.

2º Depois ao colocar Alan como titular numa substituição directa, Alan foi esforçado, mas com as constantes trocas de flanco com Quaresma pareceu-me que o FCP não beneficiou nada com isso, normalmente Quaresma joga quase sempre pelo lado esquerdo e fixo, neste jogo pareceu algo perdido em campo, a efectuar várias posições, mas também pareceu pouco concentrado no jogo.

3º Logo J.ferreira apostou no normal 4-3-3, mas com um meio campo algo descompensado no lado direito, com Lucho em baixo de forma, e a não aparecer na frente nem a ajudar o defesa do seu lado.E a falta do numero 10 (Anderson) também se sente nesta equipa para estes jogos em que o adversário tem bons executantes e o FCP não tem ninguem.
Mas o que me perturbou foram as substituições e a entrada do Postiga que não trouxe nada de novo, e ainda fez a falta que deu golo!!!, teria sido melhor equilibrar o meio-campo, e colocar 4 jogadores, fazendo entrar Jorginho para apoiar Fucile e colocando Lucho mais adiantado no meio, visto que não tinha mais outras opçoes para o meio-campo.

E a não compreensão por parte do J.Ferreira que não ha jogadores intocáveis na equipa, quando Lucho se lesiona e está 1m. a tentar recuperar na linha lateral, J.Ferreira manteve o jogador em campo, mesmo estando mal desde o inicio e já debilitado, sem Ibson, era de meter o Jorginho e coloca-lo logo nesse momento, foi só quando estava a perder é que substitui o Lucho, nesse momento pareceu não querer melindrar o Lucho, mas ele é o treinador e deve ter mais pulso, como devia ter exigido ao Quaresma que estivesse metido no jogo, visto que sem 3/4 vezes recebia a bola em boas condiçoes dos laterais e efectuava um mau passe para esses mesmos laterais, o que perturbava logo a equipa toda.

Depois quando aos 77m. tira o Adriano para colocar o Bruno Morais que foi para a posição 10 a jogar nas costas do falso avançado Postiga, que aparecia em todo o lado menos na area, confesso, não entendi, Adriano podia não estar a efectuar um grande jogo, mas é o unico avançado de raiz e vinha de 4 jogos seguidos a marcar no Campeonato, nesse momento a equipa do FCP acabou e entregou o jogo ao Sporting, passando assim 15 m. agonizantes, sem Rei nem Roque, sem ninguem, nem o treinador a fazer nada do banco para mudar o resultado, e neste aspecto, venho a dize-lo ha muito tempo, o FCP tem um problema sério e muito grave, não consegue voltar ao ritmo que tinha antes do natal e já passaram 2 meses e meio, e aparenta fazer sofrer os sócios até ao final da época, com jogos muito pouco conseguidos com vitórias fruto de meio tempo de qualidade e mais meio de gestão de esforço, para quem só joga de domingo a domingo, parece-me que há muitos jogadores a lutarem pouco, com pouca garra e sem "vontade" de vencer!!!, ou seja, sem espirito de Dragão...

Agora, depois da eliminação da Taça de Portugal em casa, perfeitamente anormal, e logo em casa, com a eliminação da liga dos campeões, normal tendo em vista o adversário, continuamos em primeiro, mas com 15 dias parados até ao proximo jogo (na luz), o FCP deve-se concentrar e levantar a cabeça e melhorar tacticamente, porque fisicamente não acredito que Lucho recupere a forma que tinha antes das férias, sem Lisandro por ruptura muscular, sem Ibson e sem um 10, talvez fosse boa ideia melhorar com estes tacticamente e apostar numa tactica diferente.
Neste jogo salvaram-se 2/3 jogadores, Helton (apesar de muito fraco com os pés a sair a jogar), os centrais não comprometeram, P.Assunção foi tapando o lado direito e R.Meireles o lado esquerdo e pouco mais, Adriano esforçado, mas sem bola,... os outros quase que não estiveram lá e do banco também não veio nada de novo e a faltar 8 jornadas para o fim e com o avanço em janeiro de 7/8 pontos perdido infantilmente, prevejo um final de época muito dificil, porque, digo e bato nesta tecla, sem competição alta não é possivel manter um ritmo alto nos jogos, sem treinos com intensidade alta não se consegue ter mentalidade para ganhar nos jogos e neste jogo faltou essa agressividade de querer ganhar todas as bolas, seja na defesa, seja no ataque, apesar de ter sido o meio-campo que esteve mal, pois J.Ferreira devia ter trabalhado mais os jogadores mentalmente e tacticamente...

Vamos a ver, este jogo correu mal, perdemos, mas a impressão deixada é que o FCP não esteve há altura do jogo e das exigências que este jogo tinha,.. pode ser que me engane, pode ser que os jogadores do FCP e o seu treinador me desmintam, mas vamos sofrer muito até ao final da época, e era tão escusado, bastava ter planeado melhor a 2ªvolta da epoca...

PPPOOORRTTTTOOOOOOO!!!!

P.S.: Há um filho da puta atrás de mim no Dragão que tem a mania que é mais portista que os outros, só porque os outros criticam opções do treinador. Já me envolvi em palavras com ele num outro jogo.
Neste jogo saí do meu lugar mais cedo, para não me envolver.
Na próxima, não respondo por mim...

domingo, 18 de março de 2007

Sempre a mesma m***a!

Auto-censuro-me! A sério, não expresso aquilo que me vai na alma.

Lembra lá a alguém meter o Alan de inicio? Lembra, ao Jesualdo!
Lembra lá a alguém trocar Adriano por Bruno Morais? Lembra, ao Jesualdo!
Lembra lá a alguém deixar o Bosingwa de fora e dar liberdade ao Nani? Lembra, ao Jesualdo!

Este lembra-se de cada uma que até me faz lembrar o outro, o do ano passado, lembram-se? Fomos campeões mas o melhor q fizemos contra os mouros foi um reles empate com os lagartos e perdemos com os lampiões duas vezes! [NOTA - De facto é verdade, ganhamos contra os lagartos em Alvalade, mas às vezes esta memória já não funciona como queria, especialmente quando se está na ressaca de uma derrota - e sim, disparo em todos os sentidos nestas alturas, tenho mau perder, fui mal habituado pelo mágico FC Porto a ganhar muito e a ganhar sempre e no meu dicionário não há palavras como "derrota porque os outros foram melhores" porque´me habituei a ser sempre melhor do que os outros, pelo menos internamente e às vezes, externamente! Em todo o caso, na chamada Taça BES que é um campeonato a 3, FC Porto, lagartos e lampiões, o ano passado ficamos em último, o que diz tudo da nossa época contra os mouros... E quanto aos lampiões que cá vêm ler o blog, deixá-los vir, pode ser que lendo o que aqui se escreve aprendam algo e se cultivem mais um pouco futebolisticamente, até porque já o meu avô dizia que vozes de burro não chegam aos céus! Deixá-los ladrar e continuemos a passar com a caravana...]

Ao contrário do que o Azulão diz, os administradores sabe-se se estão vivos ou não. É só ler o 24 Horas ou o Correio da Manha e encontramos sempre lá uma noticia sobre eles na parte dedicada aos crimes cometidos por figiras públicas, isto é, na primeira página.

Já os jogadores demonstraram ontem cabalmente a teoria do Francisco sobre a falta de pernas. Em particular, o meio campo. O trio Assunção-Meireles-Lucho não conseguiu acompanhar o ritmo endiabrado dos lagartos-putos. E davam espaço. E quanto mais espaço davam, menos bola nós tinhamos, menos oportunidades criavamos, mais perigo rondava a baliza do Helton.

Agora, nova paragem do campeonato - sugestão: e que tal dar umas férias aos jogadores, eles andam tãããão cansaditos, coitados...

Depois, o desafio que pode ajudar a decidir o campeonato. E se até ontem à tarde um empate poderia ser bastante, agora só a vitória interessa.

Prof., tem duas semanas para fazer a equipa voltar a funcionar, com indices fisicos aceitáveis e moralizados e preparados para um grande confronto, daqueles que os jogadores à FCP gostam (se ele não souber como é isso, pergunte ao Baia, ao Pedro Emanuel, ao João Pinto ou ao Rui Barros, eles explicam-lhe...) e ganhar, cilindrar, mostrar total superioridade no campo das velas! É o minimo que se impõe para repor prestigio e credibilidade - não, não é a si que já é velho demais para conquistar uma coisa que nunca teve - mas para o clube!

E no final da época, independentemente dos seus resultados, admita que o mágico FC Porto é uma coisa grande demais para si e vá-se embora, tenha a hombridade que teve o Quinito em reconhecer que não tem bagagem para um clube desta dimensão - pois se nem para os lampiões serviu, vai lá servir aqui? E já agora, se puder levar uns dirigentes que me estou a lembrar na bagagem, ficarei muito agradecido!

sábado, 17 de março de 2007

PARABÉNS, ADMINISTRADORES DA SAD

Parabéns por terem pago ao Boavista pelo Burrualdo.
Parabéns por continuarmos sem saber se estão vivos ou mortos.
Parabéns por contratarem jogadores em Dezembro para não serem convocados.
Parabéns por terem um orçamento 3 vezes superior ao dos lagartos e 2 vezes superior ao dos lampiões e mesmo assim conseguirem perder o campeonato para o... Fernando Santos.
Parabéns por em 3 anos contratarem 4 nulidades para treinador.
Parabéns por deixarem que nos cuspam em cima.

PARABÉNS, BURRUALDO FERREIRA

Parabéns, Burrualdo.
Parabéns por seres o único cego que não vê que o Lucho está preso por arames há dois meses.
Parabéns por mais uma vez teres perdido (nem sequer empatado) um jogo que não podias perder, contra um adversário que não ganhava fora há meses e que não ganhava em nossa casa há dez anos.
Parabéns por mais uma vez falhares redondamente o onze.
Parabéns por mais uma vez tardares nas substituições.
Parabéns por mais uma vez falhares nas substituições.

E, SOBRETUDO:

Parabéns por conseguires ser o único treinador do mundo a conseguir oferecer um campeonato ao Fernando Santos.


Ps1- Agora, dá-lhes dez diazitos de folga, que eles merecem.

Ps2- Eu ajudo no onze da próxima jornada: Helton, Bosingwa, Fucile, Lucas, Cech, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Costa, João Paulo, Paulo Assunção e Raul Meireles.

ANTÓNIO TAVARES TELES, NO JOGO

Investigue-se: questões em torno do Apito Dourado


Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.

E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.

Por exemplo:

- Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;

- Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;

- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);

- Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

Pelo que (contributo d’O PATO) aqui fica isto.

Prognósticos só no fim?

Ou então não, pode ser já, sai um fresquinho! 2-0 para o mágico FC Porto. Postiga e Adriano.

Fé nunca falta depois do jogo, portanto antes nem se fala. E nem que o Pedro Henriques arbitre à Lucilio Baptista perdemos hoje o jogo. Digo eu...

Preocupação, só o Lisandro estar ausente, gosto muito dele e da garra e entrega que ele tem ao jogo. Bem, o facto do meio campo estar limitado a quatro jogadores tambem me preocupa, pois a lesão do Ibson não podia vir em pior altura da época. Mas sinto que os jogadores são uma equipa na verdadeira acepção da palavra, coesos e vão ultrapassar estes dois desafios importantes.

Puorto... Puorto... Puorto...

quinta-feira, 15 de março de 2007

Lá vamos ...

Nos tempos da outra senhora, o hino da mocidade portuguesa começava com os seguintes versos: «lá vamos, cantando e rindo/ levados, levados, sim…».
Perguntarão alguns a que propósito virá agora esta evocação fantasmagórica, a relembrar hinos e situações de concentralização que era suposto estarem já e definitivamente arredados da nossa vida quotidiana e eu retorquirei apenas, porque, ou eu me engano muito ou estamos a voltar em muitas coisas ao antigamente. Este meu desabafo, que daria pano para mangas a todos os níveis, quero apenas reportá-lo a alguns aspectos mais significativos, do meu ponto de vista.
Senão vejamos:
– A capital manda… o Norte obedece;
– A capital gasta…o Norte não tem dinheiro;
– A capital enriquece…o Norte empobrece (cada vez mais);
- A capital tem um rendimento per capita superior à média europeia…o Norte vai esmolando desesperos;
– A capital é soberba, centralista, megalómana…o Norte indigente, servil, abúlico, subserviente;
–Na capital os despesismos escandalosos são naturais e não são notícia de jornais… no Norte quaisquer despesas, mesmo as necessárias e indispensáveis, põem logo todos em pânico e em polvorosa (governo, imprensa etc. etc.)
– Na capital investe-se…no Norte fecha-se e despede-se;
Seria um nunca mais acabar de enumerar de situações que, se não fossem dramáticas, seriam ridículas !
Culpa dos centralistas do Terreiro do Paço? De maneira nenhuma. A culpa é pura e simplesmente desta gente nortenha, desta invertebrada gente nortenha que se acocora face ao poder de Lisboa e fica toda agradecida, quando lhe concedem algumas migalhas!
O que se passa no âmbito do Apito Dourado é do mais vergonhoso, do mais indecoroso, do mais abjecto que se possa imaginar. Alguém de boa-fé e isento é capaz de garantir que as investigações que estão a ser feitas não têm um objectivo único e óbvio?
Alguém com sentido de justiça e de recta intenção é capaz de garantir que estão a ser feitas todas as investigações e em todos os domínios fraudulentos? E a todos os agentes desportivos?
Alguém quer saber como se obtiveram fortunas escandalosas de um momento para o outro?
Alguém quer saber das fugas ao fisco, dos paraísos fiscais, das lavagens de dinheiro, etc..etc.?
NINGUÉM.
O que importa e é relevante para o país é aquilo que uma puta despeitada e sem vergonha andou e anda apregoando. São essas as averiguações que a douta juíza entende como fundamentais.
E agora, pergunto eu: que interesses estão por trás de tanta hipocrisia?
Um sistema judicial assim pode ter qualquer credibilidade?
Estão todos mancomunados com o poder que cada vez se torna mais aviltante e perigoso.
Tenho asco dos políticos venais e trapaceiros. Tenho náuseas dos dirigentes desportivos conluiados com o poder, interesseiros e viscosos, que se servem do desporto para meros interesses de promoção pessoal e social.
Tenho repugnância da nossa comunicação social, invertebrada e sabuja em relação aos grandes interesses políticos, económicos e, sobretudo, aos clubes da capital, em especial ao clube dos seis milhões!
Em suma: tenho nojo de ser português. E tenho vergonha de que haja nortenhos, cegos e facciosos, que não enxerguem onde está o mal e o mal que lhes estão a fazer. Mas é bem feito.
«Lá vamos, chorando e carpindo/ levados, levados, sim…»

terça-feira, 13 de março de 2007

Falta de pernas

Hoje, ao ler a crónica do MST, achei interessante ele aflorar um problema que de há muito me tem andado a preocupar: trata-se dos índices físicos dos nossos jogadores.
Com efeito, é notório que depois das férias do Natal os jogadores têm em quase todos os jogos apresentado, principalmente nas últimas meias horas, alarmantes quebras de rendimento físico, o que é verdadeiramente inconcebível. E tanto mais de estranhar quando comparado com campeonatos estrangeiros onde os jogadores disputam desafios importantíssimos duas vezes por semana. Ou mais, como aconteceu por altura do Natal em Inglaterra. MST aponta os exemplos do último fim de semana em Inglaterra e em Espanha, comparando-os com a realidade portuguesa. Mas, a mim, aflige-me mais o F. C. do Porto.
No caso concreto do nosso clube é por demais evidente a deficiente forma física dos jogadores da nossa linha média (também os outros, mas esses principalmente!) a arrastarem-se pelo campo no último terço dos desafios. Ao Lucho e ao Raul Meireles parece que se lhes esgota o fôlego. Os que entram a substituir parece que chegam logo cansados, situação que acarreta uma maior sobrecarga para o Paulo Assunção e para a defesa, obrigados a um maior dispêndio de energias e a constantes sobressaltos.Os erros e as faltas começam logo a aumentar.
Serei eu que estou a ver mal? Estarei a ser alarmista? Sinceramente é o que me têm parecido os jogos desde as férias natalícias e nem as duas recentes goleadas ( a meu ver fortuitas e enganosas!) conseguem disfarçar.
Se aquilo que me parece ser a realidade é efectivamente certo, então terá que se pôr cobro urgente a este estado de coisas, antes que venhamos a ter amargos de boca. Os índices de rendimento e de concentração táctica e estratégica dos jogadores tem muito a ver com a preparação física que apresentam. E o jogo de equipa ressente-se necessariamente de tais condicionantes. As verdades têm que ser ditas.
Os nossos profissionais de futebol não podem andar a arrastar-se pelo campo. Se querem ser campeões têm que correr e lutar do primeiro ao último minuto como se de uma final se tratasse.
Francamente não sei para que servem os preparadores físicos se a determinada altura os jogadores parece que não podem com uma gata pelo rabo!
A meu ver os desaires que tivemos, após as malfadadas férias, foram fruto desse abaixamento nas performances físicas da maior parte dos jogadores. Que raio de planeamento é este?
Para que é que existem equipas técnicas com tantos elementos? Dá-me ideia de muita parra e pouca uva.

Ibson, Helton e Emblema

Ibson. Azar. Mais uma vez, lesão no jogo em que retorna à titularidade. E o azar é tanto maior quanto o Paulo Assunção e o Meireles está "à bica" com os amarelos (9 e 4, respectivamente) pelo que poderemos vir a ter um meio campo muito desfalcado no jogo dos lampiões, já que pelo menos nos safámos de os perder contra os lagartos. E o Ibson e o Jorginho são, neste momento, as únicas opções de meio campo que temos disponiveis - os outros são fracos.

Helton. Azar. Se havia altura em que não convinha que tivesse um baixar de forma, era agora. Espero que nos próximos dois jogos tenhamos o Helton que salvou pontos e golos e não o Helton que falhou cruzamentos e defesas simples que originaram golos adversários. Eu continuo a confiar nele. Como sempre confiei no Baia mesmo quando as coisas lhe corriam menos bem, pois isso não apaga nunca tudo o que de positivo fizeram até então.

Emblema. Azar. Não gosto das duas estrelas. Deviam ser cinco. Duas douradas e duas platinadas e uma prateada. Duas das taças de campeão do Mundo, duas das taças de campeão da Europa e uma da taça Uefa... Estou a brincar, gosto da ideia e há muito que a defendo e vários clubes na Europa já o fazem, estou a lembrar de pelo menos vários italianos que julgo terem lá estrelas: Juventus, Inter, Milan AC...

De resto, os lagartinhos tenrinhos, vão de tripalhada!

O nosso novo emblema...


Também sou a favor do novo emblema, com as duas estrelas indicadoras das vezes em que fomos campeões do Mundo.
Vamos lá fazer o que impõe, de forma a que a modernidade de um emblema seja associada à sua história e não por qualquer outra tipo de mudança.
Que lindas que elas ficam...

segunda-feira, 12 de março de 2007

Façam as contas...

Inúmeros lampiões, quais pensadores de ´futebol como ciência lampionica, andaram todea a semana a referir que este fim-de-semana ficariam a 1 ponto e que na próxima semana já estariam em primeiro à espera de nos receber no cestinho de pão.
Pois bem, como sempre, a sua matemática saiu furada. Vejamos se não estarão a 7 ponto logo à noite e se, porventura, o jogo do Cestinho de pão já não conta para nada.

Quanto ao nosso jogo, tivemos alguns motivos de tristeza, pelo menos da minha parte. Mais uma vez Ibson, quando lhe é dada a oportunidade para jogar de início, tem o azar de se lesionar. Ibson saiu a chorar, não acreditando naquilo que lhe estava a suceder.
Como apreciador das qualidades deste jogador, também fiquei desolado com o azar do jogador. Espero que a lesão não seja grave e que esteja pronto para os próximos embates.

Bruno Alves, que muito me tem surpreendido também se lesionou. Embora não seja um jogador imprescindível, face ao que tem demonstrado, parece-me que é uma baixa de vulto para os jogos que se avizinham. Esperemos pela avaliação da lesão.

Outro sinal negativo foi o golo do Marítimo. Quando se está mal, tudo acontece. Helton que esteve muito bem durante todo o jogo nas saídas dos postes, borra a pintura a 5 minutos do fim.
Esperemos que recupere a confiança.

E Adriano. Mais um jogo, mais um golo, demonstrando o tamanho do erro que seria a sua dispensa. Confiante e matador, temos homem.

De resto, um Quaresma individualista, que poderia dar golos aos seus companheiros mas que teima em rematar directo. No dia em que Quaresma resolver passar a bola aos seus companheiros em melhor posição, não há jogador que se lhe compare.

Estamos na frente, confortáveis, à espera do ciclo que se avizinha.
Se tudo correr pelo normal, seremos Campeões como todos esperamos.
Vamos a eles.

domingo, 11 de março de 2007

Bailinho da Madeira?

Falta saber quem é que o vai dançar...

Tradicionalmente é uma deslocação dificil, mais ainda com o jogo de terça da eliminação da Liga dos Campeoões frente ao Chelsea nas pernas e com o pensamento na dupla jornada contra lagartos e lampiões que aí vem.

O Postiga está lesionado e nem viajou, o que significa que é menos uma hipótese para a frente de ataque -se bem que neste ano de 2007 ainda esteja em branco e já estamos em Março!

A defesa que tão bem se andava a portar no último mês, depois de consentir dois golos tão faceis, vai ter novo teste de fogo.

E o treinador terá mais uma vez que comprovar que tem estaleca para levar a equipa até ao titulo. Dos dirigentes, ninguém ouve nada, vê nada e sabe nada a não ser aquilo que a comunicação social quer transmitir sobre o apito dourado. Estamos, verdadeira e literalmente, entregues à bicharada!

A torcer pelo nosso mágico Porto, sempre.



Pavão

quarta-feira, 7 de março de 2007

Acabou o sonho, ficou o campeonato

E mais uma prova cujo sonho em ir mais longe terminou. Resta o campeonato, a Liga Bwin.

Sobre o jogo de ontem, a minha colherada.

Não gostei, como quase todos, da alteração táctica com a entrada do Ricardo Costa e a saída do Adriano. Mas confesso ter sentido que resultou, talvez porque o Chelsea foi surpreendido e não soube reagir, talvez porque o Chelsea estava em noite não.

O que é facto é que na primeira parte o FC Porto dominou, controlou o jogo e o meio campo e defendia muito para lá dos últimos 30 metros. Lucho, Meireles e Assunção em grande no meio campo, Lisandro e Quaresma quebra-cabeças no ataque. O golo foi excelente e veio trazer mais tranquilidade ao nosso futebol e mais nervosismo aos ingleses.

Na segunda parte, o erro do Helton - que já vem ameaçando fazer uma coisa destas há algumas jornadas, excesso de confiança, digo eu - logo no principio veio precipitar tudo. Se não tivessemos sofrido um golo nos primeiros 15 minutos, tudo poderia ter sido diferente. Infelizmente, a história foi diferente e o 2º golo onde andaram a dar toques de 1ª dentro da nossa área foi apenas o culminar do que se previa.

Falhou o FC Porto esta passagem demonstrando claramente que o Chelsea não é superior ao FC Porto. Teve a sorte do jogo do lado dele - no Dragão com a bola ao poste, ontem com o erro do Helton. Dois lances que decidiram 180 minutos de bom futebol entre duas equipas semelhantes em campo, diferentes outrossim no plano financeiro...

Por último, as substituições. Tirar Meireles foi um erro, perdemos aí o meio-campo. Deveria ter saído o Cech que já não conseguia ajudar a defender e nunca ajudou a atacar. Tambem se esta alteração não fosse feita, outra história poderia ser hoje aqui comentada.

E concordo plenamente com as premissas para um treinador do FC Porto, à FC Porto, e só conheço dois assim neste momento: o Jorge Costa e o Vitor Baia. E aposto que qualquer um deles faria melhor que este...

Domingo, na Madeira, novo teste de fogo à nossa liderança. Vamos ver como reagem os jogadores à eliminação de ontem.



Pavão

A minha visão da situação...

Em primeiro lugar queria desde já alertar que este meu post é feito com a paixão de portista que detesta a palavra perder. E não só detesta, como odeia.

Posto isto, traduzirei exactamente aquilo penso que se passou ontem...
Fui alertado pela equipa que iria entrar em campo via sms por um amigo Portista.
Logo aí não augurei nada de bom para o nosso Porto.
Porque não jogavamos da forma habitual, porque fizemos mudanças no esquema táctico mais rotinado e porque metemos jogadores, que enfim, já por várias vezes todos o dissemos, não têm categoria para jogar no Porto.

Não entramos mal, é verdade. Mas o não entrar mal significou que o adversário falhava passes e não conseguia explanar o seu jogo.
Raul Meireles, na primeira meia hora, não acertou um passe, Fucile fazia o corredor direito sozinho, Lisandro era obrigado a correr como um louco e Lucho complicava.
Mas eis que, numa jogada de contra-ataque bem delineada, pelos dois Argentinos e o Harry Potter, o Porto faz o golo.
E estava feito o mais difícil.
Alguns jogadores assentaram o seu jogo, caso do Raul Meireles (que reafirmo que não morro de amores por ele), bem como o Lucho parece que melhorou.

Mas sejamos verdadeiros. Será que foi por causa do jogo do Porto que estavamos a ganhar? Não, não me parece.
Isto porque não criamos ocasiões de golo na primeira parte de forma a por em sentido o adversário.
O que efectivamente aconteceu é que o adversário não atinava e nós até iamos aguentando a bola calmamente, como se impunha, mas criar perigo, nada.
Quaresma não tnha ajuda do lateral, vendo-se montanhas de vezes sozinho no meio de dois e três defesas. Lisando, idem, aspas, aspas.
E por aqui se ficou o Porto.
Valha a verdade que o Chelsea também poucas ocasiões criou, a não ser por uma assistência de Ricardo Costa a Robben na quina da área e uma perda de bola infantil do Quaresma.

É certo que se aquele golo, ou melhor, aquele frango não tem entrado naquela altura, poderiamos estar aqui a escrever sobre outra coisa. Mas o que é certo é que entrou e poderiam entrar outras, pois Helton falhou mais que uma vez. Helton nas alturas é completamente inseguro e, a maior parte das vezes, anda por lá a catar aranhas.
Já no fim-de-semana naquela soberba defesa que todos falam, tinha falhado no primeiro remate. No entanto todos o elogiaram pela segunda defesa.

Posto o golo, Jesualdo, contra o costume, resolve fazer duas substituições de uma assentada só. E mete Ibson e Adriano.
E penso que aqui errou. Errou porque tirou o Raul Meireles que defensivamente estava muito bem, bem como na pressão que efectuava sobre o meio campo do adversário, recuperando montanhas de bolas no círculo central e assim retirando um jogador com capacidade de remate de meia distância.
E errou porque continuou a manter um lateral que não ajudava no ataque, deixando Quaresma entregue a si próprio e às entradas duríssimas dos defesas.

E alguns bons pormenores de Ibson e capacidade de busca de bola de Adriano, pois andava perdido no meio dos centrais adversários, não conseguem esconder o facto de o Porto nunca mais ter tido um remate à baliza do adversário.

E por muito que me digam que o Porto perdeu com uma equipa melhor, apenas repito o que sempre digo: Isso é conversa de Lampião. Quantas vezes não ganhamos a estes monstros europeus? Quantas?
E estas vitórias são fruto do querer, da garra, da vontade que são transmitidas aos jogadores independentemente dos valores dos plantéis.
Esta é que é a verdade. E a esses eu pergunto. Quantas vezes ganhou o Porto a esses monstros europeus sempre que mudou tácticas e se apresentou com esquemas tácticos manhosos?
Lembram-se quando Robson inventou e meteu Aloísio a defesa esquerdo?

E esta é que é a mais pura das verdades e o resto é música...
Tudo oderia ser diferente se quisessemos e demonstrassemos maior ambição.
O meu Porto, aquele Porto que conheço bem, não se amedronta nem os seus adeptos se resignam pelo facto de os outros terem as vedetas todas.
Aquela ambição que o Harry Potter demonstrou no final do jogo, quando disse que o Campeonato é muito pouco para o Porto.

E impõe-se uma pergunta, pois sinceramente, há coisas que não se entendem.
Para que se foi às compras em Dezembro se nem sequer jogam, a não ser por acidente? Para que precisamos de ir comprar um defesa esquerdo, quando este passa para última opção, atrás da adaptação Fucile, Marec Chec, Ricardo Costa e quando o mesmo quando entra faz bons jogos e mostra que sabe o que é uma bola?

Para quê contratar um ponta de lança que nem sequer é convocado, pra quê? Tinha falta deles?
É que se era só para a Liga e para utilizar lá para os finais de Maios, que poupassem o nosso rico dinheirinho e o nestissem em fundos de investimento...

Agora resta-nos o campeonato...
Estarei sempre presente, como é meu timbre...
Mas agora dizerem-me que não posso criticar?
Só essa faltava. Sempre critiquei e é esse sentido crítico que me mantém vivo. É o facto de o futebol ser paixão que nos leva a critica...
É o facto de queremos mais para o nosso Porto que nos faz levantar a voz...

Por isso sofro tanto pelo Mágico Porto e por isso hoje estou com uma cabeça do tamanho de uma casa.
E peço a estes que me dizem que perdemos contra uma equipa que é muito melhor do que a nossa, que me respondam se hoje estão resignados ou fustrados?
Porque se há coisa com que nunca me resignarei, é com uma só derrota do Mágico Porto, seja contra quem for e em que circunstâncias for!!!

Porque ontem... aconteceu o seguinte:
"Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota"

terça-feira, 6 de março de 2007

E AGORA?

Agora tenta-se não se perder o campeonato.
Depois, vende-se o Quaresma, o Lucho, o Pepe e o Anderson. Renova-se o contrato com Jesualdo e compra-se jogadores para o banco. Para finalizar, corre-se com o Báia e o Pedro Emanuel.
Ah, e arranja-se uma rameira em Fortaleza...

EU TENHO UM NOVO SONHO


Por volta das 19 horas, ao saber o onze de Londres, percebi que a passagem aos quartos, mais do que um sonho, era uma miragem.
O Helton resolveu, pela 1ª vez, comprometer um resultado, que, diga-se, só por milagre se registava. Não alinho em derrotas morais, nem em "cabeças erguidas". É mais forte o sentimento amargo de que, com outra liderança, o resultado poderia ser outro.
Preferia sinceramente não ter ovos. Sem ovos, certamente não há omoletes. Assim, sei de antemão que tenho que me contentar com pão com manteiga. Agora, ter ovos, ter um bom fogão para cozinhar e arranjar um cozinheiro que deixa cair os ovos no chão, isso é que não. Cresce-me a água na boca e depois acabo na mesma por comer pão com manteiga.
Tenho assim um novo sonho. Que arranjo um presidente que pode aparecer na televisão quando lhe apetecer, para defender o Clube. Que goste mais do Clube do que rameiras. Que na sua ausência haja administradores que o possam fazer. Que se contratem jogadores em Dezembro para jogar. Que tal Presidente arranje um treinador que:
- saiba o que é o Futebol Clube do Porto.
- tenha sido nado e criado no Clube.
- que ame o Futebol Clube do Porto tanto ou mais do que qualquer adepto.
- que parta o balneário quando perde e aplauda os jogadores quando ganha.
- que não se borre de medo quando atravessa a fronteira.
- que não apresente como currículo uma vida inteira a treinar clubes medíocres.
- que seja um líder e um ganhador nato.
- que não esteja perto da idade da reforma.
Conhcem alguém assim?

Assim custa...

Custa muito perder assim!
Depois de uma primeira parte tão boa!.. Como foi possível, Helton? E já tinhas tido outras!...Entregar o ouro ao bandido... na casa dele, francamente! Ou já estás a preparar o salto para o inimigo? Parece que o teres ido à selecção te fez mal.
Claro que depois as substituições, como sempre, pouco resultam.

QUEREMOS MAIS UM MOMENTO PARA JUNTAR A ESTE VÍDEO...

Em dia de Liga dos Campeões

Primeiro falemos do que interessa.
O jogo de hoje à noite.
Uns poderão pensar que sou um sonhador.
Outros dirão que sou dos que acreditam sempre.
Outros há que poderão dizer o que quiserem que não lhes ligo absolutamente nada, que são aqueles que aqui vêm, fazem um click dizendo que amam o FC Porto e depois demonstram-se adeptos do FC Contra o Porto.
A essa corja mourama deixo aqui, mais uma vez, expresso o meu desprezo.

Tenho confiança. Uma confiança baseada em força, vontade e querer.
Uma confiança baseada num miúdo com pés para nos fazer sonhar. Ele mesmo, o Harry Potter com a ajuda dos seus colegas.
Como já aqui foi dito, o jogo é muito difícil e precisamos daquela pontinha de sorte dos campeões.
Mas que raio, se eu não acreditar, se nós não acreditarmos, quem irá acreditar?
O treinador adversário é dos melhores do mundo, é verdade.
Mas convém não esquecer que só conseguiu ganhar competições europeias com a nossa equipa. E esta é que é a mais pura das verdades.

Muitos afirmam que se não fosse ele, nós não ganhavamos nada em termos europeus nos últimos anos. A minha pergunta é: o que ganhou o treinador adversário em termos europeus sem o Mágico Porto?
Simples!!! Nada...

Esta é que é mais pura das realidades que muitos não querem ver.
E logo veremos o que o futuro nos reserva, com a certeza que nós continuaemos a ser adeptos do melhor clube do mundo, dê por onde der. E isto, meus caros amigos, não é para quem quer, é para quem sente.
E bem vos digo que quando muitos afirmaram que lhe deveriamos prestar algum tributo na sua recepção ao Porto, devem ter deixado cair a lingua pelo que mais uma vez fez, antes, durante e após o jogo.
O meu tributo vai para aqueles que, por exemplo, vieram da Capital do Império de camioneta para ver o jogo, de cachecol ao pescoço e que depois regressaram por volta da 1 da manhã, na mesma camioneta, chegando à Capital do Império (tal como eu) às 5 da manhã.
E olhem que não saõ tão poucos quanto possam pensar.
O meu tributo vai para esses. Que com grande esforço e dedicação se deslocam pelo País inteiro a gritar pelo nosso Porto apenas tendo como prémio os nossos golos e as nossas vitórias.
E é com esses que espero festejar mais uma grande vitória do nosso Porto.

Mas mesmo neste dia, não posso deixar passar em a campanha para a despenalização do Levezinho.
Uma autêntica vergonha o que nos querem fazer crer, levando mesmo os mais incautos a pensar que afinal o rapaz nada fez.
Não tinha visto o jogo, nem sequer qualquer resumo até ontem à noite. A pessoa com quem fiz a viagem disse-me que não havia qualquer agressão e que os jogadores apenas se tinham embrulhado.
Ontem na SportTV, nenhum quis dizer aquilo que os meus olhos viam de forma explícita e clara;
- Que os jogadores se embrulharam;
- que cairam;
- Que Rossato se levantou de imediato; e
- Que o levezinho ainda no chão, manda um pontapé na anca de Rossato; levantando-se à posteriori.

Um pontapé claríssimo, sem qualquer margem para dúvidas. E pergunto, porque é que Rossato se haveria de atirar para o chão, deixando o Levezinho continuar em jogo quando este estava completamente isolado em frente da baliza?
Porque é que, quando dão as imagens do levezinho, as aproximam de forma a que quando este estica o pé para pontapear Rossato, não se veja o defesa do Leiria na imagem, nem sequer o pé do lagarto, fazendo pensar que a expulsão é no lance em que se embrulham?

Será para despenalizar o lagartinho para ele jogar contra o Mágico Porto?
É que se o barulho é por causa disso, podem despenalizar à vontade. Com levezinho ou sem ele, vão sair do Dragão com a mula cheia e o resto são cantigas...

segunda-feira, 5 de março de 2007

DE NOVO OS BONS CHEFES DE FAMÍLIA

Não há dúvidas que a agremiação onde pululam os bons chefes de família este ano anda a esmerar-se para o demonstrar. Depois do jogador de metro e meio segregar espontânea e descontroladamente nandrolona, depois dos problemas capilares que afectam as modalidades ditas amadoras da agremiação, eis que no futebol continuam os bons exemplos. Primeiro, o desengonçado central é apanhado a conduzir, depois de comer dois "mon chéri". Agora, o Sr. "não sai nem por 15 milhões de contos" foi também apanhado a conduzir, apresentando apenas como título uma carta angolana, ainda por cima caducada. Se o primeiro, gozando dos direitos que apenas cabem aos "bonus paterfamiliae" saíu do Tribunal apenas com uma palmadinha no tutu, este certamente sairá com um beijinho na cara. Afinal, é um princípio basilar do direito tratar por igual o que é igual e, de forma diferente, aquilo que é diferente. Como diria o Zé Povinho, uns são mais iguais que outros...
Certamente os Srs. Agentes da BT que se atreveram a cometer semelhante desfaçatez ainda hoje serão constituídos arguidos no Apito Dourado. Afinal, é caso para dizer, "Deixem guiar o Mantorras"!


PS - não queria concluir sem vos deixar com este belo pedaço de vómito.

"Chelsea é mais forte que o FC Porto"

Não fui eu que o disse, foi o Mourinho. Mas assino por baixo. Isso é uma evidência, muito longe daquilo que estava habituado a ouvir o Mourinho dizer... Acho que ele anda em baixo de forma, como se nota pela classificação do seu clube no campeonato, pelas desavenças com o patrão e pelo sub-rendimento que algumas peças nucleares dos "blues" têm tido esta época - ele que era especialista em colocar os jogadores em alto-rendimento!

Mas o que é facto é que ele também disse que é dentro de campo que se vê quem tem os melhores jogadores.

E nós podemos amanhã provar que, afinal, o FC Porto é mais forte que o Chelsea. Basta que:
1) Quaresma esteja endiabrado;
2) Lucho seja o patrão do meio campo;
3) Assunção esteja irrepreensivel a tapar espaços;
4) Pepe esteja imperial na defesa e com saídas oportunas para o ataque;
5) Adriano marque um golo;
6) o árbitro não seja "caseiro";
7) o Jesualdo não se ponha à defesa.

São 7 dados essenciais. É evidente que isto pode acontecer e mesmo assim o FC Porto não passar. Mas se estes 7 acontecimentos tiverem espaço para se realizarem amanhã em Standford Bridge, garanto que o FC Porto deverá estar presente na fase seguinte. São fezadas que nos dão...

NOTAS

Por último, de facto o Lucho falhou um penalti, mas isso para mim não é o que transforma uma exibição segura, com passes em profundidade, penetrações na diagonal do meio campo para o ataque, distribuição de jogo e atitutde positiva sabendo-o lesionado em entregar-se ao jogo, numa exibição negativa.

O Adriano também cumpriu bem, lutou, correu e, mais importante, marcou novamente. O Adriano da época passada que teve de mostrar serviço para ser contratado era parecido com este. E a mim agradava-me. Bem regressado sejas...

O Quaresma andou constantemente a driblar defesas e a abrir espaços para as subidas do Fucile, primeiro, e do Mareque, depois.

Adormeci na segunda parte porque o FC Porto adormeceu também e entregou o jogo ao Braga. Jogou mais a pensar em Londres que na Liga Bwin com o passar dos minutos. E como o jogo arrefeceu, arrefeceu também o meu interesse, no que ajuda dizer que me levanto todos os dias às 6h00 de Angola, 5h00 em Portugal...

Por último, por mais que o Bento não me diga nada de especial enquanto guarda-redes (gostava bem mais do nosso Fonseca e do Damas dos lagartos e do Vitória de Guimarães) acho feio o que os Superdragões fizeram. E se são capazes de fazer tarjas sobre os nossos grandes simbolos Jorge Costa e Aloisio como fizeram, também podiam ao menos estar calados nos minutos de silêncio, ninguém os obriga a bater palmas!



Pavão

domingo, 4 de março de 2007

Mais uma vitória na linha de rumo do título

Foi só 1-0, com uma segunda parte tão fraca que adormeci e acordei já estavam as aves a desfilar na entrada do campo da Vila.

Mas a primeira parte foi interessante, muito bom o Quaresma (isto começa a ser uma repetição...) e Lucho a subir de forma, Assunção muito bom tacticamente, sempre no lugar certo e o Pepe com saídas em velocidade e bola controlada para o ataque que nos dão muitas oportunidades pelo desequilibrio que provoca. Até o Bruno Alves jogou bem, coisa que para um tosco não é fácil!, não falhando nas marcações e não cortando bolas para onde está virado, o que é optimo que perca esse vicio que já muitos maus resultados teve esta época. O Helton teve uma intervenção brilhante na primeira parte na única desatenção colectiva defensiva que vi (admito poder ter havido mais na parte em que adormeci...) e a justificar o seu valor e titularidade.

Este mês de Março começou bem, com a vitória neste jogo, que era fundamental. Na terça pede-se um FC Porto "vintage" para ultrapassar o Chelsea. E depois novo compasso de espera com um bailinho da Madeira para os dois jogos que poderão (e deverão, digo eu) decidir a época: os lagartos no Dragão e os lampiões no campo das velas...

Está quase, falta só um bocadinho assim...

NOTA - Francisco, não ligue aos Varela's desta blogosfera, eles não valem o tempo e o desgaste das teclas do seu pc... Continue a deliciarnos com os seus textos e reflexões sobre o nosso mágico FC Porto, como diz o Dragão, deixe os Varela´s no tanque séptico de onde emergem quando enche com as chuvas de Inverno...



Pavão

sábado, 3 de março de 2007

A minha posição

O Sr. Joaquim Varela é um exemplo marcante de uma certa forma de estar na sociedade portuguesa. Uma forma de estar de certos sectores dessa mesma sociedade, política, desportiva , económica etc, para quem os “chavões” são álibi para todas as canalhices. Para ele, desde que não insulte ninguém, tudo é permitido: quer seja a intromissão em seara alheia à sorrelfa dos interessados; quer as insinuações capciosas e distorcidas sobre comentários ou desabafos dos portistas; quer o constante trazer à colação de atoardas, mexericos, acusações infundadas, frutos de campanhas orquestradas e não provadas judicialmente contra o nosso clube de que foram exemplo significativo os programas “Donos da Bola”, as notícias e comentários do Record, etc etc; quer as suas visões distorcidas sobre os lances que prejudicam a nossa equipa e de que naturalmente nos queixamos, tudo serve para que o distinto senhor, destilando ódio como peçonha, venha mantendo essa cruzada anti -F.C.do Porto, beneficiando para tanto do benevolente acatamento de quem, esse sim, imbuído de um verdadeiro espírito democrático, lhe vai permitindo tais dislates.
Que motivos terá tal senhor para tais desmandos? Só consigo descortinar dois: um ódio entranhado, feito de complexos e frustrações de muitos anos que as mirabolantes promessas não concretizadas dos dirigentes do seu clube só conseguem acirrar e uma inveja desmedida pelos êxitos que o nosso presidente conseguiu.
O Sr. Joaquim Varela não sabe ou então sabe, e nesse caso é muito mais grave, que as suas intervenções são um insulto a todos os portistas. Que nós, ao contrário do que se passa para as suas bandas, sabemos criticar, pôr os dedos nas nossas feridas, atacar quem e quando algum dos nossos deve ser criticado, que não andamos atrás de “pais messiânicos” com a cobertura dos “media”, como acontece para os seus lados.
O Sr. Joaquim Varela sabe ou devia saber que quando age da forma como faz está a afrontar milhares de adeptos de um clube que apenas “cometeu o crime” de nas últimas décadas ter um maior e melhor palmarés do que o seu clube, o clube do regime.
O Sr. Joaquim Varela sabe ou devia saber que invadir abusivamente um lugar que lhe não pertence e onde não é bem-vindo ( têm-lho demonstrado das formas mais diversas!) não só demonstra falta de educação como, quanto à sua propalada formação, deixa muito a desejar.
O Sr. Joaquim Varela que, apesar de não insultar ninguém, de santo não tem nada, sabe ou devia saber que está a agir de má fé e provocatoriamente, apenas para exorcizar os fantasmas que o atormentam. A si e aos seus comparsas.
Julgo que, na linha de outros seus congéneres invasores deste e de outros blogs portistas, este deve ser mais um “case study” e, como tal, só é de lamentar!

PS. Apenas duas observações em adenda: nos “comentários” que estiveram na origem deste post a minha adjectivação é intencional e bem sentida, não sou de hipocrisias; não consigo perceber o carácter de alguém que com intuitos meramente provocatórios não tem pejo de se assumir como “dragão” só para entrar no blog.
Talvez seja questão de formação.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Abaixo as universidades

  • Vão longe os tempos em que possuir um grau académico superior era sinal de status e, na grande maioria dos casos até, de uma certa garantia profissional. Hoje o abastardamento das licenciaturas e a proliferação sem nexo do ensino superior (quem armou a bota que a descalce!) fez com que o referido ensino ande pelas vascas da agonia e o contingente de recém-formados sem emprego e sem perspectivas de futuro não páre de aumentar (verdade seja dita que a " iliteracia" entre os mesmos é muitas vezes confrangedora!), mas, bem vistas as coisas, trata-se afinal dum sinal ( triste sinal!) dos nossos dias. Um conhecido escritor muito "vendido" ultimamente, "doutorado e professor de comunicação social", apresentador de TV, autor da mais incontável saga de "lugares comuns" da novelística portuguesa contemporânea é useiro e vezeiro em pontapés na gramática. Ouçam-no ou leiam-no e verão se não tenho razão. Mas, perguntarão os amigos, que é que isso interessa, se esta carpidura não é mais do que chover no molhado (c'os diabos, agora sou eu a usar o lugar-comum!) ? E não é que têm razão? Se hoje para se ser presidente lampião qualquer "analfabeto" serve.
  • Hoje a comunicação social já não é tão taxativa em relação a Manuel Galrinho Bento. (Compreende-se a perplexidade de ontem:o choque da notícia, a festa da véspera, a não total dissipação dos éteres dos 103...) Afinal, Bento não foi o melhor (maior era impossível, porque apenas media à volta de um metro e setenta), mas «um dos melhores». Para Jacinto Lucas Pires ainda continua a ser o maior e lá terá as suas razões (eu também não gosto dele, dele JLP. Ainda agora, nas "Correntes d'Escritas", do mês passado, tive oportunidade de confirmar a impressão negativa que tenho a seu respeito: não fosse filho de quem é, lampião, sulista e inserido nos "meios onde se cozinham estrelatos" e ninguém dava um tostão por tão ilustre "dramaturgo"!). Pois, confesso que tirando a citada referência ( diga-se em abono da verdade que só consultei os títulos dos desportivos (!!!) e o JN) e apesar dos encómios, Bento já não era o "melhor", mas somente "um dos melhores". Fiquei descansado. Onde é que a turba lampiónica iria meter o Bastos, o Costa Pereira, o Silvino ( quando jogava na Luz, atenção!), o Quim, o Moreira...e outros, um verdadeiro naipe de "heróis" a pedir meças aos mais retintos da história de Portugal? Ah, esquecia-me do Ricardo. Esse também é herói. Embora a defender a baliza de um rival, é lampião e já deu um certo jeito! É claro que os Azevedos, os Carlos Gomes, os Damas, os Américos, os Pinhos, os Tibis, os Baías são todos de segunda grandeza. Nem vale a pena falar deles! Manuel Galrinho Bento, podes repousar descansado, já tens uma plêiade de heróis que te acompanham ou um dia te irão acompanhar! Agora a turba espera ansiosa pela reedição da novela "Feher"! É tão comovente. Fosses tu do Norte, Manuel Bento, e serias lançado para a vala comum do esquecimento. Quando muito, uma breve notícia. Por esmola.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Breves

  1. Percebi agora a razão da onda de casos de doping nas hostes lampiónicas ( atenção que o ciclismo ainda só está a dar as primeiras pedaladas!!!) e da pressa do insigne kadhafi em procurar junto de quem é vermelho, (quer seja do governo quer da oposição), justificar o injustificável. Hoje, ao ler os títulos dos "desportivos"(???) e não só, hoje, ao ver os telejornais das privadas e não só, hoje ao ouvir as rádios lisboetas e não só, dei-me conta da origem do tal doping. Por que é que evidente frustração rima com presidente lampião? É só ver o que ele diz e os "papagaios" repetem! Se fizessem o controlo aos dirigentes desse clube apostava que também dava positivo. Pelo menos quanto ao álcool a "fama" já vem de longe!
  2. Ao ler hoje no JN o desmentido categórico e revoltado de Pinto de Sousa contra a notícia que o mesmo jornal publicara sobre as manipulações que o mesmo fizera sobre as classificações dos árbitros e das conversas pretensamente mantidas com Pinto da Costa, só me resta perguntar duas coisas: 1º- a que preço e com que intuito se publicam essas notícias, pelos vistos mentirosas, e que têm a ver com um processo que está a decorrer? 2º- quem está por trás destas incríveis e maquiavélicas maquinações? Num jornal do Porto? Da nossa cidade do Porto? Até fico parvo.
  3. Ao regressar do Porto, onde me desloquei por motivos familiares, ouço no noticiário da TSF uma notícia que me deixou verdadeiramente perplexo e que passo a transcrever: « para muitos considerado o melhor guarda-redes português de todos os tempos, morreu hoje com 58 anos de idade, Manuel Bento. Ainda ontem...». Devo estar a ouvir mal. «Para muitos», que "muitos"? O « melhor guarda- redes português »? Com que critério? Baseado em quê? Como é que se fazem estas afirmações? A cegueira e a estupidez de certos cretinos não tem emenda. Coitado do Bento que não tem culpa nenhuma de que estes degenerados lhe emporcalhem a memória! Não bastava o facciosismo da TV e dos jornais, isto acontece na TSF que se quer uma estação de referência!!!
  4. As novas sobre o nosso Anderson são animadoras. Oxalá não lhe apareça outro "grego" ou o mesmo, numa «jogada perfeitamente normal», a atirá-lo novamente para o estaleiro!
  5. A propósito da jogada "assassina" do "grego" que vitimou o nosso jogador e que jornalistas, comentadores, críticos, analistas, membros dos conselhos disciplinares ligueiros e federativos consideraram de relativa dureza, mas perfeitamente normal, é curioso ver como os mesmos senhores nos comentários aos jogos do estrangeiro ou contra os do seu clube, para jogadas bem menos graves têm conceitos muito mais rigorosos e punitivos. Mas agora pergunto eu: é possivel esperar mais de mentecaptos que têm a esperteza de uma galinha? E para quem coerência deve ser uma palavra esquisita cujo significado não entendem?
  6. Na minha vida de longos anos no Alentejo aprendi que os "bois", mesmo mansos, vesgos ou mancos, todos têm uma grande atracção pelo "vermelho". Agora descobri que as"vacas", mesmo que putas e galdérias, também a têm! E há sempre as "chocas" e os "capados" para fazerem parte da manada!!!
  7. Ó Malheiro "comunista do jet-set", agora vais virar detective da "Fátima"? A que ponto chega o esterco nacional?