terça-feira, 20 de março de 2007

3 dias para preparar o próximo jogo

O que parece um contra-senso, pois o jogo é só no dia 1 de Abril, portanto a mais de 10 dias de distância!

No entanto, graças às selecções e às lesões, este é o tempo que o treinador vai ter para preparar os jogadores especificamente para esse jogo.

E o que mais precisa de fazer, que é trabalho fisico com o onze principal, não o poderá fazer pois 7 jogadores habitualmente titulares estão nas selecções dos seus países. Restam os outros não seleccionados e resta o trabalho táctico e de bola parada, por exemplo, de forma a não sofrermos mais golos desta forma e antes (re)começarmos nós a marcar aos adversários.

Como se sabe, nestes embates por vezes e muitas vezes o resultado é de apenas 1-0 (ou 0-1, como dolorosamente nos lembramos de sábado passado...) pelo que todas as oportunidades devem ser aproveitadas e as bolas paradas são essenciais neste processo, como se sabe.

Por isso, o meu pequeno conselho ao treinador, se é que ele ainda precisa disso: trabalhar separadamente bolas paradas ofensivas e defensivas, trabalhar individualmente indices fisicos de resistência dos jogadores, desenvolver actividades de treino tendentes a serem aproveitadas em situações de jogo e ele próprio ver muitas horas dos ultimos jogos dos lampiões para estudar movimentos tipo atacantes, identificar posições-chave a ocupar em campo e identificar os melhores jogadores do FC Porto para desempenhar cada lugar neste embate que temos, obrigatoriamente, de ganhar.

Sem comentários: