domingo, 30 de abril de 2006

O FRETE QUASE ESTRAGAVA A FESTA

Fui ao Dragão com a simples intenção de me divertir e participar na festa do título. Saí de lá 5 minutos antes do jogo acabar. Pena que o jogo não tivesse dado na televisão, porque os resumos não contam o que se passou. E o que se passou deixa-me triste e envergonhado, embora me dê a sensação que fui dos poucos a sentir-me assim no Estádio.
Estou-me a referir ao frete indecente, para não dizer nojento, que o Porto fez ao Vitória. Perante 50.000 espectadores que têm todos os motivos para se sentirem gozados, o jogo miserável não passou só pelo costume - tácticas de Adriaanse e disparates nas escolhas de jogadores como Jorginho e Alan em vez de Lisandro. Nem encontra justificação na natural descompressão de quem já nada tem em disputa e muito menos no "tirar o pé" por causa da final da taça. O que se passou, com todas as letras, é que os jogadores do Porto (com a excepção de Pepe e Ibson), jogaram para ajudar o Vitória a pontuar. Desde o passar bolas ao adversário, passando por não se fazer às bolas, de tudo aconteceu. Na segunda parte, então foi um escândalo. Com um jogador a mais, era vê-los a (tentar) jogar. Só que, coitados, os adversários são tão maus e entraram com uma postura tal de completo derrotismo, que não conseguiram segurar o pontito oferecido. Os falhanços do Jorginho, que por duas ou três vezes não conseguiu marcar ou passar a bola a colegas em posição privilegiada (em lances de 3 contra um) cheiraram muito mal, de tão evidentes. E quando o Vitória lá conseguiu marcar, vim-me embora, revoltado. Para se ser campeão, há que pactuar com a verdade desportiva. E esta não passa por ajudar adversários em detrimento de outros. Muito menos quando o adversário é um adversário hostil, cujos adeptos na maior parte das vezes nos recebem à pedrada.
Felizmente que o Lucho e o Adriano marcaram, não por causa da verdade do resultado de hoje, mas a bem da verdade desportiva do campeonato. Se o Vitória não descer, não ficará exarado na história que foi por causa da ajuda ilícita do Futebol Clube do Porto. Embora se tenha tentado...
Enfim, se o frete não estragou a festa do campeonato, a minha pelo menos estragou. De tal forma que só em casa vi os outros dois golos.

PS - Por falar em fretes, quero ver a capa do Avante Lampião de amanhã perante as graves afirmações de Koeman, que insinuou que os jogadores do Rio Ave estavam feitos com os lagartos. Vamos ver se ainda há resquícios de donzelas ofendidas mediante os insultos...

PS2 - O Aviário do Montijo largou hoje o maior frango da história do campeonato nacional. Foi de tal forma escandaloso, que vai certamente passar nas televisões de todo o mundo. Está em forma. Augura-se um grande mundial...

10 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se o Porto fez ou não frete ao Guimarães, pois já assiti a muitas exibições fracas este ano. Mas é pena caso eles desçam de divisão, pois se há coisa que eles não são é vendidos. São adeptos do Vitória e só do Vitória de Guimarães. Não são como outros como os de Braga que são meios-bracarenses meio-benfiquistas. E muitos mais clubes. Se calhar vai ficar a Naval cujo campo devia ser proibido na divisão principal.

Quer se queira quer não, o treinador conseguiu criar uma equipa à maneira dele e lá ganhou o campeonato. Felicito-o por isso. Mas não me convenceu. Por isso, este campeonato foi o mais estranho que vi o Porto ganhar. Estava do lado da equipa mas nunca estive do lado do treinador. Deve ter uma visão demasiado avançada para mim. Mas o que é curioso é que veio explicar a tática dele como se não saltasse à vista (pelo menos dos mais atentos). Se ganhar a taça fico igualmente feliz, mas continua sem me convencer. Ganhou porque, mesmo com as asneiras consecutivas, os jogadores que dispõe são melhores que os das outras equipas (salvo um ou outro jogador). Agora quero ver é para o ano na Liga dos Campeões. Se de facto fizer uma boa campanha e o Porto ganhar novamente o campeonato, mas de uma forma mais convincente, então mudo de opinião. Até lá, não fiquei convencido. Lamento, caros dragões mas é o que sinto por este treinador.

Anónimo disse...

No estádio fiquei exactamente com a mesma sensção que descreveste...

Só que aqueles tipos eram tão fraquinhos, mas tão fraquinhos... que estvam à espera que o FCP marcasse na própria...

Para mim a exibição mais exemplifcativa foi a do Assunção... Conseguiu, ontem num só jogo, fazer mais erros que durante toda a época.

Quanto ao 'Jorge' ao ao Alan, esses estão acima de qualquer suspeita, pois jogaram o normal.

Realmente o Guimarães vai fazer falta na Super Liga...
Tanta falta como a fome!

Anónimo disse...

É pá, se ti não és uma besta, para lá caminhas. Deves ser dos anormnais que assobia a equipa do pricípio ao fim. Da próxima fica em casa.

Eterno Dragao disse...

Se, por acaso, o jogo fosse contra o Gil Vicente, ou contra o Rio Ave, dir-se-ia que queríamos fazer o frete a estas equipas.

Só pergunto: por que carga de água é que o Porto havia de querer fazer o frete ao Guimarães, prejudicando as outras?

Para haver "crime", tem de haver motivo!

Dá-me a sensação que algumas das pessoas que escrevem no vosso blogue estão a cair na tentação da crítica gratuita. Eu também não gosto do Adriaanse, mas há que reconhecer que conseguiu resultados. O título é o que ficará para a história.

Anónimo disse...

Excepcionalmente, não vi o jogo in loco. E como na SporTV decidiram passar o Rio Ave - Sporting...
De qq forma, tb não vejo razão pra "fazer fretes" seja a quem for. Se jogaram mal não fizeram mais nem menos do que aquilo a que assisti em outros (muitos) jogos, em que ganhámos porque o adversário era tão fraco e tão medroso que mais cedo ou mais tarde lá marcávamos o golito. Se jogaram ainda pior foi por causa da festa.

Quando li o título deste post e antes de ler o conteúdo, pensei que ias falar do árbitro. É que o incompetente (nota importante: pelo resumo do jogo que pude ver) beneficiou-nos (fora-de-jogo no 2º golo e precedendo o penalty do 3º, aliás, mal assinalado.) manchando uma vitória que certamente aconteceria sem necessidade da "ajuda" desse imbecil.

Ó eterno dragao, conseguiu o título. Parabéns. Foi humilhado na LC pelo pior conjunto de adversários que alguma vez nos calhou em sorte (e que dificilmente se irá repetir). Se pró ano voltar a ser campeão mas NÃO for humilhado na LC, acho que vale a mantê-lo. Mas pela tua lógica, desde que ganhe o campeonato pode borrifar-se pra LC e pró respeito, nome e ranking que demoraram anos a conquistar.

Aníbal Letra disse...

Estou a ver que frete fizeste tu ao ir ao jogo!

Fretes desses são dispensáveis... e poupava-se o bilhete para alguém que fosse ao Dragão para festejar verdadeiramente.

O F.C.Porto fazer fretes ao Vitória! Isso é tão ridículo!!!

Azulao disse...

Mais uns que querem medir o tamanho do coiso para poderem dizer "a minha é maior que a tua". Da mesma forma, vêm para aqui dizer - "eu sou mais portista do que tu".
Quanto ao Bracarense, até contesta o que digo, mas não viu ao jogo...
Não retiro uma vírgula ao que disse. Aliás, leia-se o que o Pavão escreveu. Pelos vistos, achou o mesmo. Mas acrescento ainda o seguinte - todos os meus amigos vimaranensess e vitorianos que viram o jogo (muitos deles via net por um site qualquer brasileiro, pelos vistos)acham o mesmo. Por isso mesmo, em Guimarães a revolta é maior, já que mesmo com o frete conseguem perder o jogo. Vão a Guimarães e ouçam o que as pessoas dizem. Depois conversamos.
Quanto ao árbitro, mais uma vez se nota que o bracarense não viu o jogo. Se calhar não viu bem o resumo, sequer. Se tivesse visto, teria constatado que o árbitro foi mau para ambos os lados. Antes de anular o 2-2, tinha anulado o 2-0 por golo de Ibson, num fora de jogo muito mais inacreditável. Tinha também deixado passar em claro um penalty descaradíssimo do geromel sobre o adriano.

josedasilvapereira disse...

Vejo tanta gente a falar do Guimarães como adeptos que só vivem o vitória, bla,bla,bla....é verdade eles só vivem o vitório e o anti-portismo. Ando por lá há 16 anos e sei muito bem qual o sentimento de uma esmagadora maioria: antiportismo- primario...

O FCPORTO fez frete??? Não sei, mas pareceu e não foi só a ti, pois estava a ouvir o relato com o Gomes Amaro e a eles pareceu-lhes o mesmo...

Parece que Helio Santos é que não sabia :-)))

Anónimo disse...

Na verdade o resumo que vi não mostrou esses lances. Tb não é de admirar, foi na SIC...

Porém, o facto de não ver o jogo não me impede de acreditar naquilo que objectivamente viste e que foi um conjunto de falhas individuais e colectivas consecutivas que redundaram numa exibição miserável. Dou isso como adquirido.

Contudo, não explico aquilo que viste da mesma forma que tu. Como bem refere o eterno dragao não existe móbil do "crime" e, acrescento, nem jogadores com a capacidade de falhar DE PROPÓSITO. E a questão é essa: a intencionalidade. É exactamente a mesma opinião que tenho dos árbitros. Acusar uns e outros de falhar intencionalmente era reconhecer-lhes inteligência e competência técnica. É a mesma coisa que meter no mesmo saco as faltas de pontuação do Saramago e as
de um bermelho qq que de vez em quando vem praqui mandar bitaites. O poder de errar de propósito é coisa que a esmagadora maioria não tem. São simplesmente incompetentes (claro que há excepções como o Lucílio).

O mesmo digo dos jogadores. Acredito que se estavam positivamente a cagar pró jogo, que foram maus profissionais, mas não de propósito.
Se lhes reconheces essa capacidade tem-los em melhor conta do que eu.

Anónimo disse...

Este blog esta a ficar um blog de merda, caro amigo dragao va ser anti-portista ao raio-k-o-parta, ñ basta ter k aturar os benfas eoutros tais, ainda temos k o aturar a si.