quinta-feira, 13 de abril de 2006

Carta a Co Adriaanse, por António Simões

Retirado deste pasquim, que infelizmente tem os melhores colunistas a escrever lá.

Meu caro Co Adriaanse

É, o futebol tem esses mistérios: nos pés de Jorginho, um dos seus estranhos caprichos, uma das suas contestadas apostas, estava a chave com que escancarou a porta ao sonho do título e virou quase unanimidade nacional na crítica que se vai arrebitando em coros de elogios como não se imaginaria há uma semana apenas. Até Manuel Machado, que ainda não teve, como já mostrou merecer, oportunidade igual à que Pinto da Costa lhe deu, afiançou que o seu 3x3x4 provocou um «choque na mentalidade portuguesa» e que você criou «algo de novo» capaz de dar-lhe lugar na história. Peço desculpa, mas eu continuo a pensar que não fez mais do que a sua obrigação: com o plantel que tem, inadmissível seria perder o Campeonato. E a Taça de Portugal, então... Perguntar-me-á, de ressaca: não fiz nada de notável? Fez. O seu 3x3x4 foi um bom truque, reconheço, julgo, aliás, que, sobretudo na Champions, o FC Porto não se estatelou em disparates por causa da lógica desse sistema, mas pela falta de lógica que você lhe foi impondo enquanto usava cegamente armas erradas e inventava soluções estapafúrdicas confundindo audácia com eficácia. Quando acertou as folgas e os laqueios—foi o que foi. E foi brilhante igualmente o modo como amansou o génio irresponsável de Quaresma, transformando-o no melhor jogador da Liga. E a forma como Pepe se tornou esteio da sua defesa e a alma do seu modelo. Mas apesar de tudo isso ainda não conseguiu que o seu nome se pusesse, enfim, a arder de paixão no coração dos adeptos portistas. E se não vencer, nos próximos dias, esse sentimental desafio talvez acabe resvalando para aquele cruel destino que Churchill abriu quando perdeu as eleições depois de ganhar a guerra...

2 comentários:

Aníbal Letra disse...

Quando num Blog Portista, se publica a opinião de um eminente Lampião... está tudo dito!!! Nem é preciso dizer mais nada!!!! É incrível como são alguns adeptos portista os primeiros a desvalorizar um título nacional. Antes eram os outros a fazê-lo... hoje são aqueles que se autodenominam portistas.
Eu continuo a ter dúvidas disso!

Anónimo disse...

Anibal, subcrevo completamente o que disseste. É incrivel como estes adeptos se dizem portistas. Vergonhoso mesmo. Cada vez o FCPorto luta mais contra tudo e contra todos e agora até contra auto-denominados portistas. Este título vale, não por um, não por 2, mas sim por dez.
Força Adriaanse, força FCPorto