terça-feira, 18 de abril de 2006

Pensar 2006-07

Agora que esta época se encaminha a passos largos para o final e com as contendas internas (quase) resolvidas a nossa favor, é bom começar a pensar na próxima época.

Por isso o desafio agora é também começar a pensar nos retoques do plantel. Quem vai sair? Quem deve sair? Quem deveria entrar? Nomes ou somente posições, há muito a reflectir sobre estes assuntos...

Primeiras dicas:
* o FC Porto precisa de vender jogadores, não só para se capitalizar como também para equilibrar as contas desta época, gravemente prejudicadas pela precoce eliminação e péssima carreira da Liga dos Campeões; para além da quase certa saída do Diego (Corunha?, Santos?) poderemos ainda assistir a algumas outras saídas, de jogadores menos usados como Sonkaya, Ibson ou Sokota ou, de algums dos melhores valores como McCarthy, Lucho, Quaresma ou Pepe;
* deveria apostar em jogadores que estejam já no campeonato português, mesmo que não sejam portugueses, mas de preferência em jogadores portugueses, quanto a mim.

De resto, pensando que o plantel tem neste momento 28 jogadores, dos quais 3 nunca foram usados (Paulo Ribeiro, Bruno Morais e Hélder Barbosa), 3 têm 4 ou menos jogos (Sonkaya, Anderson e Sokota) podemos encontrar logo aqui diversos candidatos a sair - basicamente, todos menos o Anderson, se bem que o Paulo Ribeiro, Helder Barbosa e o Bruno Morais talvez apenas por empréstimo.

Para além disso, parece evidente que o Diego vai sair (já se falou no Corunha, hoje no Santos...) e as probabilidades do McCarthy, Ibson e do Ricardo Costa sairem são, para mim, elevadas este ano, pelo que aqui abririam mais três possiveis vagas.

Assim, teriamos de pensar em ter de suprir os seguintes lugares (terminologias posicionais retiradas do site do FC Porto):
* guarda-redes (Paulo Ribeiro)
* defesa-direito (Sonkaya)
* defesa-central (Ricardo Costa)
* médio defensivo (Ibson)
* médio ofensivo (Diego)
* 4 avançados (Hélder Barbosa, McCarthy, Bruno Morais e Sokota)

Desde logo, parece-me claramente que há um excesso de pontas de lança, pelo que para o lugar destes 4 acredito que apenas entre um joagdor. Hoje O Público fala no Saganowski (Guimarães) e a mim agrada-me sobremaneira, penso que é um jogador feito, com 27 anos, letal na área, com ambos os pés e a cabeça, possante e desgastante, tem condições para pegar de estaca na equipa, como o Adriano esta época.

Para o lugar do médio-ofensivo não me recordo de ter lido nada ainda, mas há dois joagdores em Portugal que me despertaram mais a atenção: Benachour (Guimarães) e Filipe Teixeira (Académica). Eventualmente, este poderia ser um lugar a pensar no pós-Mundial...

Paro o lugar do médio defensivo já ouvi falar do interesse no Andrés Madrid (Braga) que me parece um jogador interessante, em particular se pensarmos que seria sempre a 3ª opção. O Pedro Mendes continua ainda e sempre no topo da minha lista...

Para central fala-se agora no João Paulo (Leiria) e parece-me uma excelente aposta. Robusto, possante, excelente no jogo de cabeça, defende, faz de trinco e ataca bem, é novo e com muita margem de prograssão.

Para defesa direito em Portugal só vejo o Abel (Braga/Sporting) e o Manuel José (Boavista) em condições. Talvez no mundial apareca alguém em condições e melhor que o grego que foi um flop...

Para guarda-redes, temos sempre o Bruno Vale que é o melhor guarda-redes jovem de Portugal (quais Moreiras...) !

Para além disso, julgo que o Miguelito (Nacional) é um jogador muito interessante e que poderia fazer bem todo o corredor esquerdo do FC Porto, pelo que seria de ponderar a sua aquisição.

E pronto, para já é o que se me apraz dizer sobre o assunto.
E vocês, Dragão e Azulão, que pensam sobre isto?

10 comentários:

Azulao disse...

Caro Pavao:
Concordo com quase tudo o que disseste, entradas incluídas. Mas há uma coisa com a qual me recuso a concordar e aceitar. O Ibson não pode sair. Pode parecer uma alarvidade o que vou dizer, mas para mim Ibson é o melhor jogador do Porto. É bom a defender, fabuloso a atacar. Tem um poder de finta insuperável, óptima visão de jogo. Uma espécie de Pedro Mendes mas melhor. Ou uma espécie de Maniche, para melhor (exceptuando o remate). Depois, custou 200 mil contos. Com um potencial destes, valerá numa futura venda muito mais. Basta ver o que Zico, furioso, disse quando soube da venda dele pelo Fluminense. Vender o Diego, é muito mau. Se o H3n1 ainda por cima vende o Ibson, será uma calamidade.

Pavão disse...

Pois, eu também gosto muito do Ibson, mas o H3N1 não gosta e quem não joga é que é caro, como disse o PdC em tempos... Portanto, as probabilidades de ele sair são, na minha análise do plantel e do uso que é dado aos joagdores, muito grande.

Eu preferia, como sabes e pelo que tenho aqui escrito, trocar o H3N1... Mas PdC dixit que é para 3 anos... Fazer o quê?

Adaptar-nos à ideia que o Diego já era e que o Ibson é bem capaz de ir pelo mesmo caminho. Como o Ricardo Costa. Mas pode ser que não...

Anónimo disse...

Caros Portistas!
De toda o posto concordo que diego sejam vendidos.. diego pq c este treinador jamais jogará ou mt me engano.. quanto ao benny tem de sair, para o ano acaba o contrato e sai a custo zero. Sai benny entra Saga.. é um grande ponta de lança quem ve os jogos do guimaraes ja deve ter reparado. Quanto ao joaopaulo.. é um sarrafeiro nao gosto dele.. prefiro de longe o ze castro ou ficar la com o ricardo costa..joaopaulo nao! Ibson espero mt sinceramente que continue no nosso plantel. Numero 10 nao sei se o mister quer alguem pq penso q o anderson vai ser lançado para a prox epoca e por isso será a nossa grande contratacao. Uma saida que me parece bastante provavel é a de lucho, na minha opiniao tem tudo para brilhar no mundial e o fcp nao conseguirá manter a estrela argentina.. para colmatar a sua saida pedro mendes sem duvida.. n joga no tothenam e o porstmouth esta prestes a descer de divisao. Para a defesa (laterais) a saida de sonkaya é obrigatoria.. para reforçar este sector miguelito era uma grande contratacao apesar de gostar do marek q poderia jogar tmb no meio campo. Quanto a andres madrid n gosto dele.. tem a mania q é vedeta e se entrar pedro mendes n precisamos dele p nd.
ABRAÇO

O Dragao disse...

Ibson sair é um sacrilégio. O mesmo digo do Diego, mas quanto a este nada a fazer.
Ibson será o sucessor natural de Lucho, que por mais que não queiramos, irá sair do plantel, embora com os anos de contrato que tem, poderia-se muito bem fazer-lhe aquilo que se fez ao Deco, ou seja, aguenta-lo mais uma ano.
Pavão, Benachour? É um embuste autêntico. E mais, não quero no meu plantel jogadores que mandam calar os adeptos, só essa faltava.
Saganovski é uma boa contratação.
Precisamos de um lateral direito, mas que terá de ser estrangeiro.

Anónimo disse...

A saída do Ibson a acontecer(o que eu não acredito) só terá paralelo com a saída do Deco do Benfica.

Aníbal Letra disse...

Caros:
O F.C.Porto vai fazer 20 milhões com o Diego, Postiga e McCarthy.

Vai buscar o Saga, João Paulo, Duda e mais um defesa-direito... e tem a equipa feita.

Dos menos utilizados: Sonkaya deve sair e o Ivanildo deveria ser emprestado. Vender o Ibson... nunca!

Equipa para o ano:
Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel; Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho e Anderson; Quaresma, Duda e Saganowsky.

Anónimo disse...

Amigos,

Não concordo com a venda do Ibson, por ser um grande jogador.

Quanto ao Diego, discordo totalmente da sua venda (ou empréstimo), pois seria uma recompensa para o pai dele que só tem dito disparates. Por mim, o Diego ficaria no FC Porto até que o paizinho dele se calasse de vez ou até se retratar de tudo o que tem dito. Cumpriria o contrato até ao fim e nem na equipa B jogaria.
Concordo em absoluto que ele não jogue, pois era só o que faltava que os jogadores (ou os seus pais) viessem berrar para a comunicação social por não jogar. No nosso clube essa opção é e será sempre do treinador seja ele qual for.
Tenho a certeza que o Pinto da Costa não concordou com todas as opções dos treinadores que já passaram pelo grande FC Porto, mas ele é suficientemente inteligente para perceber que, concordando ou não, não deve interferir.
O Diego deve servir como exemplo para todos perceberem de uma vez por todas que o FC Porto é gerido de dentro para fora e não por pseudo-pressões na comunicação social.
Ele deve julgar que está num qualquer clube mais a sul...

Abraços azuis,

Zé Pedro

Anónimo disse...

Parece-me que a saída de Lucho será mais que inevitável. Mourinho diz maravilhas dele e será concerteza melhor que Maniche. Haverá negócio? Há interesse e há dinheiro...
Sendo assim, Ibson tornar-se-á inegociável.
Miguelito na ala esquerda? E o que se faz com César Peixoto? Está esquecido?
MacCarthy já vai tarde e Saganowski promete lindos golos no Dragão.
Como se falava do Zé Castro até há pouco tempo! E agora João Paulo! O que é quer isto dizer? Sai Costa que apesar de tudo é o melhor suplente que se pode ter por poder ocupar qualquer lugar na defesa?
Afinal de contas quem é que está a mais no centro da defesa portista? Pedro Emanuel? Pepe? Não me parece...
Acho que o próximo defesa direito deve vir do Mundial e não me admirava que tornasse por aí o Seitaridis.
Ah, mas estava-me a esquecer. Afinal o Adriaanse não joga só com centrais? É o central esquerdo, o central centro e o central direito e mais uma banhada na Liga dos Campeões também.

Anónimo disse...

Pessoal,

e se em vezes de se deitarem a adivinhar, fossem perguntar aos irmãos dos administradores da sad, que são empresários de jogadores?

Se calhar, eles saberão melhor do que ninguém as respostas.

1 abraço

Anónimo disse...

Tb vou ao barulho. Eis a "minha" lista de Saídas e Entradas. Claro que muito depende do sistema que o treinador quer implementar.

Saídas:
- Sonkaya (sem comentários)
- Sokota (idem)
- B. Alves (já esgotou os créditos todos. Fraquinho e dificilmente passará disso.)
- R. Costa (fraco. Nem pra 4º central porque essa vaga deve, quanto a mim, ser ocupada por um jovem da B)
- Alan (Marco Ferreira brasileiro. Corre muito... é o elogio que lhe posso fazer.)
- C. Peixoto (Se fosse bom à frente não seria adaptado a defesa. E como defesa... santinho!)
- Diego (por 15M ou lá perto, é óptimo negócio. Duvido é que alguém pague isso por ele.)
- Mac (já podia ter ido em Janeiro. É a última oportunidade de fazer algum €€€ com ele.)
- B. Moraes (parece outro Sokota. Emprestado pra rodar.)

- Postiga (Será que o Totenham não o quer trocar pelo P.Mendes?...)



Entradas:
- Zé Castro (o melhor que o mercado interno tem pra oferecer na posição)
- Defesa direito estrangeiro (No mínimo o Seitaridis, se vier barato.)
- Defesa esquerdo estrangeiro melhor que o Cech (Miguelito parece muito franzino. Paíto é do SCP.)
- Duda (diz quem o viu jogar que é bom de bola... e é mesmo portista desde pequenino!)
- Saga, pois claro.

Onze-tipo, no sistema Co:
Baia/Helton, Seitaridis, Pepe, Zé castro, Assunção, Meireles, Lucho, Quaresma, Lisandro, Adriano, Saga

Onze-tipo no "meu" sistema:
Baía, Seitaridis, Pepe, Zé Castro, DE?, Assunção, Meireles, Lucho, Quaresma, Lisandro/Duda, Saga