sexta-feira, 25 de junho de 2004

Um desabafo!!!

Pois é!!! Este blog começa a ser criticado por exprimir aquilo que quer, pensa e que muitos não gostam de ouvir porque sabem que é verdade, como por exemplo, que só após as mudanças efectuadas pelo abominável homem gaúcho na hora do aperto e de acordo com o que já dizíamos à meses neste blog (Deco, Maniche e Ricardo Carvalho a titulares), é que a Selecção começou a ganhar e a jogar futebol.
Esta é que é a verdade nua e crua!!!
De resto, todas as críticas feitas ao Azulão, alinham na crítica pela crítica, sem qualquer sustentação fáctica e objectiva.
Apenas dizem que "tu de futebol não percebes a ponta dum chavelho", "é o maior idiota", "tu teimas em persistir no erro"," triste recalcado", etc, etc..
O que é certo é que a crítica feita à besta não é de agora. A crítica aqui feita à Besta é comprovada por dezenas de posts que fomos pondo ao longo de meses neste blog e sempre com espirito de mudança da Selecção para melhor. E não são sentimentos patrióticos de ocasião de alguns (é que para nós a pátria está muito mais para além do futebol) e que só nestas alturas de futebol é que se lembram que existe uma nação, uma bandeira, um hino que fazem calar a crítica.
Se o apelidam o Azulão do que apelidam e essas pessoas o vêm ler, das duas uma:
1 - Ou acham que ele afinal até tem qualidade nos seus comentários; ou
2 - São masoquistas.
Se acham que ele não tem razão, respondam as seguintes questões de forma negativa:
1 - É ou não é verdade que Portugal, nunga jogou com este tridente de meio-campo até ao jogo da Rússia, apesar dos variadíssimos jogos particulares?
2 - É ou não é verdade que Portugal nunca experimentou outra equipa titular, que não a baseada na equipa que alinhou contra a Grécia?
3 - É ou não é verdade que o Ricardo Carvalho nunca foi 1.ª opção para a Besta até ao jogo com a Rússia?
4 - É ou não é verdade que a besta nunca assistiu a um jogo ao vivo do Mágico Porto (e poucos foram o das outras equipas portuguesas) para constatar a forma de jogar de uma equipa?
5 - É ou não é verdade que ignorou sempre a possível titularidade do Nuno Valente?
6 - É ou não é verdade que Portugal só começou a jogar futebol após o recurso aos jogadores Costinha, Maniche, Deco e á segurança na defesa dada pelo Rei Ricardo Carvalho e à técnica do Cristiano Ronaldo?
7 - É ou não é verdade que todo o País, após o jogo com a Grécia, pediu a equipa titular que hoje joga e tanto encanta os Portugueses e pediu o banco para o Rui Costa?
8 - É ou não é verdade que neste blog apenas pedimos o óbvio e que era a titularidade dos jogadores que hoje encantam Portugal?
9 - É ou não verdade que sempre se criticou o peseteiro, porque ele apenas quer a sua promoção pessoal e o bem da Selecção?
10 - É ou não é verdade isto?
As críticas feitas nos comentários, apenas alinham no insulto básico e fácil e que não conseguem dismistificar tudo aquilo que dissemos até hoje. A besta perdeu o braço de ferro. Perdeu porque teve de dar a mão à palmatória. E diga-se que isto, agora, não tem nada a ver com clubite. Porque quem pediu esta equipa, foi todo o Portugal e não só os portistas. Esses, fizeram-no desde a contratação da besta, mas não foram ouvidos. E não foram ouvidos porque na altura ainda se vivia o campeonato, a taça e a clubite muito mais alto falava, o que já não acontece hoje.
Agora, o Azulão falou da atitude do peseteiro mimado. Aquele que sempre teve lugar cativo na selecção. Aquele que no Mundial da Coreia só se arrastou e que nunca foi tirado para não amuar e para não destabilizar a equipa com o seu comportamento.
Ontem todo o Portugal viu a sua atitude quando foi substituido, saindo devagar quando Portugal perdia, não cumprimentando o seu companheiro que o rendia e nem sequer se sentando no banco como todos os outros substituidos. Foi directo para o balneário, nunca mais sendo visto, comportamento em total desrespeito pelos seus companheiros que tudo faziam para empatar o jogo. O miúdo de 20 anos que entrou não recebeu um incentivo, nem o resto da equipa o sentiu com eles naquele forcing final.
Eu sei o quanto o Azulão queria que a Selecção ganhasse. Sei também que sempre foi um crítico do peseteiro e podem confirmá-lo através de enúmeros posts dele neste blog.
Mas hoje, nos comentários ao seu post, não houve ninguém que falasse do peseteiro e das críticas que ele lhe fez e que deviam ser feitas por todos. Ninguém.
O que o peseteiro fez, não me surpreende.
E presumo que depois do resultado feito, lá fez cara de feliz em frente aos seus companheiros nos balneários e perante a comunicação social, para não ficar mal na fotografia. No entanto, as imagens visonadas por 10 milhões de Portugueses e muitos mais milhões por esse mundo inteiro, foram perfeitamente esclarecedoras.
Mas no entanto, ainda não vi nenhuma crítica à sua actuação nem aos comentários feitos pelo Azulão sobre esta atitude do Peseteiro. O que também me parece sintomático, perante pessoas que apelidam uns de clubitizados e outros não!!!
Este é um desabafo que tinha de fazer. Não em defesa do Azulão, porque ele, graças a Deus, fruto da sua personalidade e também da profissão que exerce, não precisa quem o defenda.

Sem comentários: