terça-feira, 15 de junho de 2004

DA ERA PRÉ-GRÉCIA, À ERA PÓS-GRÉCIA!!!

É a primeira vez que falo sobre o tema, após a mais que esperada derrota da Selecção do soldadinho de chumbo ante a Grécia!!!
E não falo com a arrogãncia de quem tem razão sobre tudo, mas sim com a humildade de quem consegue ver aquilo que já era previsivel.
Mas primeiramente falarei, então, sobre os últimos momentos da era Pré-Grécia!!! Não me cansei de ver e ouvir elogios e mais elogios ao soldadinho de chumbo.
Dois deles, com nome, Paulo Catarro e Ribeiro Cristovão, disseram na Praça da Alegria especial de Sábado de manhã na Ribeira do Porto, em resposta a uma pergunta do Jorge Gabriel, que era o homem indicado para dar o rumo das vitórias da Selecção. Disseram que demonstrou ser um homem competente, com currículum (Campeão do Mundo pelo Brasil), pessoa alheia a pressões e com ideias bem assentes sobre o que queria da selecção.
Outros dois, que não sei precisar o nome, na TSF, antes do início do jogo, diziam que esta era a melhor equipa que Portugal poderia apresentar e que não mudariam um só único jogador do 11 escolhido.
Muitos outros vaticinaram o sucesso da equipa das quinas com o soldadinho de chumbo à frente da mesma, dizendo que o que os fracassos até então, surgiram em jogos particulares e por causa das experiências e que, por isso, agora que a sério se jogava, se iria mostrar ao mundo todo o potencial da selecção do soldadinho de chumbo e que as vitórias apareceriam!!!
Mas eis que o primeiro jogo aparece!!! E... pimba, aos seis minutos já lá morava o primeiro!!!
2-0 para os Gregos na segunda parte e primeira defesa do guarda-redes grego aos 85 minutos de jogo!!! Repito, 85 minutos de jogo!!!
O previsto por quem tem mais olhos e inteligência do que ódio ao Mágico Porto, aconteceu. Bate-se mais um record negativo!!! A selecção do soldadinho de chumbo é a primeira selecção organizadora a perder o jogo de abertura.
Catástrofe, cataclismo, inundação!!! Foi o que aconteceu?
Não, mas parece que sim!! Agora já todos dizem mal das opções do soldadinho de chumbo!!!
Afinal deveria ter sido assim, segundo os reis da coerência:
A não convocação de Baía foi um erro;
Ricardo Carvalho deveria ser titular;
Nuno Valente deveria ser titular;
O Mágico Deco deveria ser o titular e mais dez;
Cristiano Ronaldo deveria ter sido titular.
Sim, foi o que vi e ouvi do lampião do Rui Santos, director do Avante Lampião, em plena televisão.
Já para não falar em todos os outros comentadores e jornalistas.
Nada como 90 minutos do mesmo, ou seja, igual ao que se tinha visto até aqui da selecção do soldadinho de chumbo, para toda a gente mudar de opinião.
Esperavam o quê? Milagres?
Refugiaram-se nos comentários de que tratavam de jogos particulares e seriam experiências que o soldadinho de chumbo fazia para defender o homem que afrontou o Mágico Porto desde que cá chegou e só por esse motivo o defenderam.
Mas analisemos. Que experiências? Não foi sempre esta equipa e este esquema de jogo que sempre foi utilizado.
Não é certo que só mudava esse esquema a 15 minutos do fim, mesmo nesses jogos?
Esses jogos só eram particulares para a Selecção do soldadinho e, relativamente às equipas adversárias estes eram de qualificação e jogos a sério? Ou a verdade é que também eram particulares e experiências para os outros e a Selecção não ganhou a nenhuma selecção presente neste campeonato da Europa?
Será que ninguém viu que Reyes e companhia, da Espanha, no jogo do 3-0 em Guimarães, durante as experiências do seleccionador espanhol, deram um festival à Selecção e muitos deles nem no 11 principal da Espanha estão?
Mas não, meus caros!!! Tudo valeu para defender o homem que nos afrontou e só porque nos afrontou. Agora, até ele reconhece que algo tem de mudar.
Se calhar vai tentar o adiamento dos jogos da Selecção para testar novo sistema de jogo e com outros jogadores, pois o tempo que já teve até aqui foi escasso!!!
Os Reis da coerência, os sem vergonha, mostraram a face na era Pós-Grécia!!! Os anti-patriotas, aqueles que se revoltaram contra o seleccionador, afinal já têm razão. Todos os comentadores nos dão razão e apontam o dedo ao soldadinho de chumbo!!! Agora, já não vale a pena afrontar os Dragões, pois os jogadores já estão escolhidos e como eles quiseram!!!
Também ainda há aqueles que dizem que a culpa é do Paulo Ferreira, pelo passe falhado no 1.º golo!!! Ainda há esses!!! Mas esses esquecem-se do rotundo falhanço de uma equipa que não tem fio de jogo, não tem tática, não tem treinos, não tem nada. Senão como seria possível que em quatro cruzamento de Cristiano Ronaldo para o 2.º poste, não tivesse um único jogador da Selecção perto do local onde a bola caiu, nem mesmo quando tinha 2 pontas de lança em campo. Só é possível porque não se treinou nada disto. É tudo a monte e Fé em Deus.
Como o tudo a monte, tem como organizador de jogo a figura central de marketing ao Banco do Milão A.C., nem assim a selecção do soldadinho leva o barco a bom porto.
Acresce a tudo isto as declarações do soldadinho de chumbo no final do jogo. Quando questionado sobre o jogo, referiu-se a dois erros individuais que deram os dois golos, atirando as culpas para os jogadores.
Quando questionado sobre a opção Rui Bosta, disse que como máximo responsável, não se poderia individualizar o caso do Rui Bosta e que este nunca poderia ser responsabilizado pelo que quer que seja, assumindo-se ele como o principal responsavel pelos erros.
Ou seja, para alguns jogadores, critica e aponta individualmente, para outros assume a responsabilidade colectiva. Sintomático... (Na TSF houve um comentador que frisou este ponto algumas vezes, mas para a maioria dos pseudo-comentadores e jornalistas deste País, tal facto passou em claro)
Ah!!! E espero que não se desculpem com o erro do Paulo Ferreira!!! O homem não tem culpa de, naquele maravilhoso estádio e noutros por onde passeou a sua classe, estar habituado a passar a bola a jogadores vestidos de azul e branco e muito bem, como aquele passe para o Carlos Alberto inaugurar o marcador em Genselkirchen na Final da Liga dos Campeões, onde fomos CAMPEÕES DA EUROPA!!!
Haja mas é vergonha na cara naqueles que tanto fizeram para ter a selecção que têm!!! Sejam coerentes e peçam desculpa!!!
Não se refugiem no velho ditado "as palavras leva-as o vento" e dêm razão a quem sempre defendeu uma selecção para Portugal e por Portugal e não uma selecção de soldadinhos de chumbo!!!
Ao menos para sairem com meia cara lavada...

Sem comentários: