quarta-feira, 2 de junho de 2004

O nosso Mister!!!

Zé Mourinho acaba de dar a primeira conferência de imprensa como treinador do Chelsea.
Significa isto que o mister Zé Mourinho já não é nosso e que esperamos ansiosamente o anúncio do novo mister.
Porém, neste dia de despedida, resta-me do fundo do coração agradecer ao Mister Zé Mourinho pelo trabalho que teve no Mágico Porto e também pelo facto de ter sentido que no Mágico Porto, quando se ganha, é contra tudo e contra todos e por ter lutado sem receios contra tal e posto nas bocas do mundo esse sentimento.
O Zé Mourinho foi, é e será, um treinador que eu gosto, principalmente porque dizia tudo o que ia na alma dos Portistas sem qualquer tipo de receios.
O facto de lhe chamarem arrogante e prepotente só confirma a minha ideia, pois como dizia ontem o Jorge Maia, hoje deixou de ser o arrogante e o prepotente para passar a ser o melhor treinador português, só porque deixou o Porto. Apenas por defender a nobre causa Portista com unhas e dentes e também porque vencia, convencia e não dava hipóteses aos infieis, é que toda a gente se atirava a ele da maneira que o faziam.
Como me dá gozo ver que os que outrora só lhe enfiavam a faca nas costas, hoje só lhe fazem elogios.
Hoje, dia de despedida, desejo-lhe a maior sorte do mundo no Chelsea. Que ganhe quase sempre.
Agradeço-lhe a sua quota parte nas vitórias do Mágico Porto. Mas também lhe digo que a partir de agora faz parte do passado e que quando entrar no Dragão pelo Chelsea, vai ter um Estádio inteiro a puxar pela MELHOR EQUIPA DO MUNDO e contra a sua equipa. Passou de cavalo para burro, pois o Mágico Porto é muito maior que qualquer outro. Apenas ganhou em dinheiro...
Quanto aos seus festejos na Final da Liga dos Campeões deixo a minha pergunta. Alguém que esteve em Genselkirchen deu conta do que fez o Zé Mourinho no final do jogo?
Eu não. O que eu queria estava connosco. A Taça, aquela linda Taça. Se não esteve connosco foi porque não quis e isso é problema dele. Ele é que ficou a perder, porque não saboreou a vitória como devia e não recebeu a nossa imensa alegria. Porque a familia Portista estava em delírio e a celebrar. Mas foi uma opção dele. Entendeu que o devia fazer assim e estava no direito dele.
Não é por esse facto que os Portistas não lhe serão gratos. E tal foi efectivamente verificado em entrevistas feitas ontem pela RTP junto do Estádio do Dragão. Todos tinham pena que ele fosse embora, mas desejavam-lhe sorte e compreendiam a sua ida.
É o que faço. Boa sorte Mourinho. Estarás sempre nos nossos corações mas agora é hora de continuar em frente. As pessoas passam e o grandioso clube fica!!! E no Mágico Porto, qualquer treinador se arrisca a ser campeão!!!
Venha o próximo...
No entanto, permitam-me, ainda, que acabe este post com palavras do Jorge Olímpio Bento na sua crónica no Avante Lampião neste Domingo. Simplesmente fantásticas e que traduzem ipsis verbis todo o meu sentimento e opinião:
"... .Mourinho vai continuar a ter sucesso. Mas não voltará a conhecer os dias e noites dos triunfos inebriantes que teve no Porto. Não voltará a encontrar adeptos à sua espera e a cantar como pássaros azuis no alto das madrugadas. Encontrará os bolsos cada vez mais quentes de dinheiro, mas o seu interior frio e vazio das emoções e excessos que dão cor e sentido à existência. Porque não há no Mundo outro clube como este que acenda no estádio o fogo que incendeia a alma do desporto e alumia os nossos passos. Porque nele está sempre em brasa o ideário que irmana o desporto e a vida: Citius, Altius, Fortius! Bendito sejas, Futebol Clube do Porto, porque anulas a lógica das probabilidades e dás a um pequeno país a glória de Gelsenkirchen e de tantas jornadas que já vivemos e havemos de viver! Porque és um poema que nos tira o pó da boca e o luto da nossa vida. Pões brilho nos nossos olhos e música no coração. És hoje o nome celebrado e colorido de Portugal no Mundo."

Sem comentários: