terça-feira, 22 de junho de 2004

Fantástico!!! Por JOSÉ MANUEL RIBEIRO!!! In "O Jogo".

Hipervalorização

"Quando se pensava que o FC Porto já havia retirado o mais possível desta época, o campeonato da Europa vem valorizar-lhe os jogadores, mesmo os que já andavam à tona do mercado desde a final de Gelsenkirchen.

É como um atestado internacional de qualidade, válido para todas as circunstâncias, que varre dos pensamentos a ideia eventual de uma explicação avulsa para a vitória portuguesa na Liga dos Campeões.

Por ironia, o único dos seis atletas do FC Porto que Scolari não promove é Paulo Ferreira, já negociado com o Chelsea por vinte milhões de euros. Em contrapartida, Seitaridis está a sair-se muito bem.

Ricardo Carvalho passou da lenda à unanimidade brutal, desfeitas as reservas que o estatuto de suplente na selecção terá levantado, e transformou-se num reforço irresistível para qualquer grande equipa.

Maniche cresceu, separando-se em definitivo do grupo de operários do FC Porto, designação demasiado larga. Os três jogos do Euro deram-lhe uma imagem independente muito forte.
Deco corre apenas o risco sério de ser a figura da prova, onde chegou introduzido pela Liga dos Campeões, o que atrai sobre os seus talentos todos os olhares. Ao Porto não deve valer de muito, porque está feito o negócio com o Chelsea, mas Deco chega àquela dimensão que costuma incluir prémios de melhor jogador da Europa e do Mundo.

Costinha e Nuno Valente ganharam pontos em lugares específicos para os quais há muita procura: estão lá em cima, discutindo com os melhores médios-defensivos e defesas-esquerdos do Mundo.

Aos adeptos do FC Porto, a ideia desta hipervalorização talvez não agrade. A pressão dos milhões reconfirma o fim de uma equipa singular e reconstruí-la não é exactamente uma missão com êxito garantido, mas, por outro lado, não há memória de um clube colocado neste dilema, pelo menos com tanto ênfase: mais do que a resolução dos problemas financeiros, o FC Porto passará a ter opções de crescimento que agora não existem. Passe a expressão, a oportunidade é ainda mais singular do que a equipa."

Sem comentários: