domingo, 27 de junho de 2004

LIMPEZA GERAL!

Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada! Era assim a música do Zeca Afonso e poderia ter sido criada para falar do Porto. Hoje foi acrescentado mais um título para a época mais gloriosa de sempre do nosso Clube - o título nacional de hóquei em patins, depois de vencermos o Óquei de Barcelos por 7-4 (estivemos a ganhar 7-1). Ou seja, limpámos todas as modaliaddes colectivas que temos! Só para que conste e se a memória não me falha, a lista é a seguinte:
- Futebol: título nacional e europeu e supertaça relativa ao ano passado.
- basquetebol: todos os títulos em disputa em Portugal. Ou seja, campeonato, taça de Portugal e taça da Liga.
- Andebol: campeões nacionais.
- hóquei: campeões nacionais. Fomos ainda vice-campeões da europa e estamos na meia final da taça de Portugal.
Palavras para quê? Somos, de longe, mesmo muito longe, o melhor clube português, que ganha tudo onde se mete. Ser-se portista é andar-se constantemente feliz e orgulhoso, com muitos títulos para se celebrar. E não precisamos de ver o nosso Presidente em cuecas a festejar o título de berlinde! Estou assim ansioso para que comece a próxima época, para ver se somos pela 2ª vez, campeões do Mundo em futebol.
E por falar em orgulho e enquanto os ressabiados e cegos continuam a querer fazer de nós um clube regional, dizendo alguns até que nem na cidade do Porto os portistas são mais que lampiões, permitam-me recordar o meu post do outro dia, onde citava o grande realizador Emir Kusturica, que se dizia´adepto fervoroso do FC Porto. O próprio Santana Lopes, aquando da nossa epopeia em Manchester, escreveu no Avante Lampião que ficou muito admirado por ver esse jogo na República Checa, país onde se encontrava, e ter constatado que havia aí muitos adeptos fanáaticos pelo Porto.
Pois bem, hoje ao ler a revista Grande Reportagem, deparo-me, num artigo sobre a Turquia, com uma entrevista a um personagem local, gerente do melhor centro comercial da europa. O parágrafo final reza assim:
"Ercument não quer terminar a conversa sem confessar que é fã do FC Porto. Aliás, exercita o seu clubismo todos os dis quando chega a casa e liga o computador. Ele, que em tempos foi director da equipa de natação do Galatasaray, adora estes jogos de estratégia. É o seu hobby e, tal como José Mourinho, já conduziu o clube do Dragão a múltiplas vitórias - virtuais, é certo."
Palavras para quê?

Sem comentários: