quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

55, 65, 75

Estes podiam ser alguns dos números do euromilhões. Ou então, os minutos dos golos do Porto. Mas, infelizmente, não são. Faça sol ou chuva, seja para a taça ou para o campeonato, esteja a ganhar ou a ser goleado, jogue em casa ou fora, contra o Carcavelinhos ou o Chelsea, Jesualdo Ferreira faz sempre as substituições nestes minutos de jogo. E, regra geral, mal.
Depois de uma incompreensível convocatória, com 8 defesas e apenas 3 médios, não se esperaria grande vitória esta noite. Se, por acaso, Lucho se lesionasse aos 10 minutos, jogaríamos com um meio campo com Cech, Assunção e Raul Meireles? Deus me livre... A pergunta volta à baila? Onde pára o Ibson?
Apesar de tudo, mesmo com 10 jogadores e um estorvo, nem se jogou mal. Mais não era esperado quando o nosso ponta delança (?) dá pelo nome de Postiga. Se a isso acrescermos que o mesmo é sempre o último a sair (claro está, aos 75 minutos), está tudo dito. Se, ainda por cima, com as trocas e baldrocas ficámos numa posição suicida de apenas dois médios, sendo um deles o Lucho todo roto, melhor ainda se torna o resultado.
O Sr. 55, 65, 75, não contente por ter decorado na escola de futebol onde estudou que estes são os minutos para se operarem substituições, ainda por cima conseguiu tirar o Fucile, principal apoio para a boa exibição do Quaresma. Desde que o uruguaio saíu, Quaresma ficou sem apoio e desapareceu. Cech saiu do meio campo e foi para lá, sem atacar. Devemos agradecer o facto dos ingleses nada mais quererem do que o empate, pois caso contrário os últimos 15 minutos teriam sido um massacre...
Isto leva-me a outra questão. No período de Inverno contratou-se dois jogadores para não jogarem. O lateral argentimo pareceu-me até bom jogador. Chegou e foi lançado às feras e, num ápice, nem convocado é mais. A questão é legítima. Se não presta, porque foi contratado? Se o 55, 65, 75 não conta com ele, porque avalizou a contratação? De Renteria, a mesma coisa. Ou é bom, ou não. Jogador de alta competição não precisa de meio ano de adaptação. Se existe um claro défice de finalização, não se entende a sua não convocatória e a insistência na nódoa 23. Poderia ainda falar na bárbara ostracização de Adriano, mas tal ingratidão fica para outro post...
Agora "resta" ganhar em Londres. Com a boa equipa que temos, precisávamos dum treinador mais do que banal. O 55, 65, 75. claramente não é esse treinador. Seria preciso alguém com coragem e sabedoria suficiente para potenciar os bons jogadores que temos, de forma a atenuar-se a diferença colossal de orçamentos existente entre o nosso Clube e o Chelsea (50 milhões contra 330 milhões). Como não temos tal treinador, prevejo o atropelo de trincos e centrais em Stanford Bridge, com o bombear de bolas para esse portento chamado Hélder Postiga. Como milagres não há...
Para não me acusarem de só falar nas coisas más, aqui fica o elogio da noite para esse fabuloso jogador chamado Pepe. Meteu Drogba no bolos, obrigando-o a fazer a pior exibição da época. Faz lembrar Ricardo Carvalho quando cá estava. Temos aqui a nova galinha dos ovos de ouro!


PS - O stupid one não merece mais do que este post scriptum. Fez a sua exibição nojenta do costume, metendo-se com Quaresma na primeira parte, cada vez que este partia os rins a um defesa. O espalhafato usual, castigada com mais vaias do que palmas. Estava à espera de quê? Não somos todos os mentecaptos que julga...

9 comentários:

JRP disse...

Pois, pois... o Pepe é o maior...
O Bruno Alves é sempre esquecido (agora, porque antes era maltratado!)

Anónimo disse...

Azulao, apoiado na íntegra, mas faço um reparo: ao nível do Pepe estiveram o Bruno Alves e o Paulo Assunção.

Anónimo disse...

...esquecia-me. Não lembra ao diabo ver Quaresma a 10. A substituição do Fucile foi o maior erro do Jesualdo. Inacreditável foi ver o banco dos suplentes no início do jogo: 3 avançados e dois defesas, ou seja nenhum médio. E se Lucho se lesiona-se? Ou estoira-se a meio do jogo (como de facto aconteceu...). Nós omeçamos a perder a oportunidade de ganhar o jogo na 3a feira com a convocatória.

O Jesualdo não soube reagir a entrada do Mikel. Não precisava ser suicída, mas tinha que ser mais arrojado e perceber o que se estava a passar. O Quaresma "secou" e com a substituição do Fuc... Mas tenho fé que a 2a mao possa ser boa para nós, se ele não inventar a táctica de dois trincos e dois médios interiores com o Quaresma e Postiga lançados ás feras...

Anónimo disse...

Não concordo mesmo nada com a apreciação ao Postiga, isso já assumiu contornos de perseguição. Não se esqueçam que no lance do golo foi ele que fez o que quis do grande Ricardo Carvalho. Foi também ele que assistiu o Lisandro quando este permitiu a defesa ao Chec. De resto penso que contra o Ricardo e o Essien na defesa pouco melhor podia ter feito.

Ricardo

Anónimo disse...

Porque é q ninguém dá os parabéns à equipa?
Porque é q só se fala mal do treinador, do jogador A ou B?
Não foi um resultado nada bom... mas equipa correu e lutou durante o jogo todo! Com um pouco de sorte aquele remate do Quaresma até tinha entrado.
Deixem-se de criticar... ou critiquem construtivamente!
Força FCP!

Anónimo disse...

Porque é q ninguém dá os parabéns à equipa?
Porque é q só se fala mal do treinador, do jogador A ou B?
Não foi um resultado nada bom... mas equipa correu e lutou durante o jogo todo! Com um pouco de sorte aquele remate do Quaresma até tinha entrado.
Deixem-se de criticar... ou critiquem construtivamente!
Força FCP!

Anónimo disse...

isto aqui é só criticas atrás de criticas a ver se pegam , que é para depois virem dizer: " eu bem dizia", sou tão inteligente.

Portanto o Renteria, não precisa de adaptação nenhuma, pois não. É ver o Schevechenko...dos melhores do mundo, e que no Chelsea andou e ainda anda a penar.

E o Postiga, não presta, pois não? É claro, para ser bom depois dos 9 golos do campeonato, tinha que acabá-lo com 30 ou mais , para ainda assim ser para ti mediano.

Já agora foi o Postiga que criou o lance do golo, mas já sei que foi uma sorte do caraças.

É preciso mesmo paciência.

Anónimo disse...

o zé de setúbal,disse,que o jaime de lordelo,só tinha um neurónio. O jaime de lordelo se o apanhasse lá num pelado das redondenzas,partia-lhe a penca,e o zé de setúbal tinha que se valer do outro neurónio da matilde.O jaime de lordelo tambem já ganhou a "champions",como gosta de dizer o stupid one.

Anónimo disse...

Bem espremidinhos, até que temos jogadores pra ter reais hipóteses de encostar o Chelsea.

Só que orientados por um treinador medroso (já me diziam amigos arsenalistas quando ele veio pró FCP, que o pior defeito dele era ser "cagão") já atingimos o limite daquilo que somos capazes de fazer.

Campeonato e oitavos da Champions, nunca passaremos disto com um cagão a treinar um plantel destes (4 jogadores acima da média - Pepe, Quaresma, Lucho quando em forma e Anderson, encostado à box - e o resto na mediania ou na mediocridade).

Ou o plantel é suficientemente bom que ganha apesar do treinador ou vice-versa.

Mas pra quem ficar satisfeito por ganhar o campeonato e chegar aos oitavos na Champions, estamos óptimos.