quinta-feira, 27 de abril de 2006

"Pobres de espírito"

"Reles, impróprio para consumo, miserável, mesquinho, deplorável. A edição de 25 de Abril do jornal A Bola tentou, pela enésima vez, fazer humor à custa do presidente do F.C. Porto, apostando numa canalhice de mau gosto e avançando num caminho sem retorno. O diário desportivo brincou com a gravíssima doença de uma criança para atingir terceiros. Isso diz tudo acerca da escumalha que valida tais critérios.

A azia está para durar. É sempre assim quando o F.C. Porto é campeão ou vence uma competição europeia. Os sais de frutos desaparecem das prateleiras dos hipermercados, as farmácias vendem como nunca embalagens de medicamentos antiácidos, os jornais de tendência sulista assumem as dores dos perdedores. É uma sina inerente a cada conquista azul e branca, um dano colateral que, sinceramente, não justifica mais que um penitente encolher de ombros. Os pobres de espírito não são merecedores de muito mais.

Os portistas há muito estão identificados com a lógica do jornal A Bola e não estranham a diferença de tratamento entre o F.C. Porto e outros emblemas. Todos sabem que isenção e independência estão longe de ser conceitos que norteiam as chefias da Travessa da Queimada. Basta pegar, por exemplo, na edição desta quarta-feira para perceber a mórbida dor de cotovelo que lhes tolhe a visão.

Este caso, todavia, fixou-se para lá de todos os limites da decência. Estamos a falar da morbidez de uma chalaça que, sinceramente, só nos faz ter pena de quem a concebeu e, ainda mais, de quem a aprovou. Ou será que os responsáveis em questão são tão néscios que apenas se preocupam com as suas páginas do jornal, aquelas onde se curvam perante um clube e tentam esbater os feitos dos outros?

O histerismo e a raiva desta gente indecorosa não afecta minimamente o F.C. Porto. A falta de rigor jornalístico só dá vontade de rir. Muito mais que as piadas forçadas e pouco criativas. O que efectivamente revolta é esta leviandade intolerável. A vitória do F.C. Porto em Penafiel e os festejos do 21º campeonato terão constituído uma rara alegria na vida injustamente fragilizada daquele menino. Que tipo de gente consegue brincar com uma coisa destas?"

Encontrei este comunicado na página oficial do FC Porto. Não entendi e como tal fui fazer uma busca ao Avante Lampião em suporte de papel. A origem esteve nesta peça .


( clique na imagem para um tamanho superior)

SIMPLESMENTE DEPLORÁVEL E SEM MAIS QUAISQUER COMENTÁRIOS...

16 comentários:

PavlovDoorman disse...

Uma ideia

Uma ideia peregrina.
Depois de tantas e tantas vezes ver nos jogos do Barcelona o Hino entoado por aquela molde humana impressionante gostaria de deixar aqui expresso um pedido/desejo a todos vós.
Porque não todos nós no próximo domingo entoarmos em uníssono o Hino do nosso Porto (agora que foi finalmente recuperado nos altifalantes) aquando da entrada das equipas no relvado do belo Dragão?
Porque não as Claques e o Clube distribuirem a letra do nosso belo Hino? Se existir alguma coreografia porque não imprimir no verso da cartolina a letra do nosso hino?
Para começar e com a promessa que irei tentar espalhar esta ideia pela nossa comunidade aqui fica a razão da minha Paixão:

Ó meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser Nobre e Leal
Teu pendão leva o escudo da Cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Ó Campeão, O teu passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua Ardente Voz
Ó Porto então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Ó Campeão, O teu Passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto

Anónimo disse...

Boas, o que vale e tal como disse no post, há muito que os adeptos do FCP conhecem o tipo de jornalismo praticado por aquele dito jornal.
E já diziam os antigos, a dor de cotovelo é...lixada!
Saudações, as tripeiras em http://tripeiras.blogspot.com

O Dragao disse...

Isto já não é jornalismo, já não é nada.
Isto é do mais porco e vergonhoso que já alguma vez vi. E depois estes filhos da p... ainda falam que os jogadoresinsultaram os lampiões.
Insultaram e fizeram muito bem...

Anónimo disse...

Eu considero que é chegada a hora de dar uma ensinadela a este pasqui, e sugiro k se parta toda a delegação do pasquim a bola na cidade do Porto, esta escumalha não pode continuar impune.
A minha revolta é tão grande que estarei pronto para tudo, se necessario banir algum do mapa...

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância... mas qual é o jornal?

Anónimo disse...

Não leio a Bola, mas pelo que já ouvi, isso não é uma notícia pois está integrado na página de humor das Produções Fictícias - muito mau gosto e estupidez. Não merece mais qualquer comentário, tirando que, espero que, pelo menos, peçam desculpa.

Anónimo disse...

sem comentarios.mas ainda sao estas e outras que nos tornam ainda mais fortes.deixem-nos andar.

Bakero disse...

Realmente foi uma piada de mau gosto e A Bola já pediu desculpas hoje. Mas o comunicado oficial (?) do vosso site, curiosamente não assinado, também não é propriamente de muito bom gosto: "Isso diz tudo acerca da escumalha"..."A azia está para durar. "Reles, impróprio para consumo, miserável, mesquinho, deplorável."...sinceramente se me dissessem que tinha sido um elemento dos Super Dragões (mais letrado, sé é que algum é letrado) a escrever, não me surpreendia.
Já agora, o vosso "jornal oficioso" no jornal da Bola, "A Francesinha" diz que é "a melhor coisa que aconteceu depois do terramoto de 1755". Também não é lá grande humor.
Mania que vocês têm do "contra tudo e contra todos"! Vibrem pelas vossas vitórias por elas mesmo! Conquistem por vós e não contra os outros. Sinceramente, digo-vos, que é das coisas que me dá mais orgulho é ouvir-vos pela milésima vez a cantar o "Slb fdp slb". Maior prova da nossa grandeza, não podia haver...

Anónimo disse...

Bem, isto mostra sem dúvida a qualidade da maior parte dos *jornalistas* que há neste país das bananas.

O gajo é mesmo burro. Por acaso não estrá assinado? É razão para o meter em tribunal.

Anónimo disse...

Outra notícia interessante é a de hoje em que o pistoleiro do pantanal já assumiu conversações com a federação inglesa. Espero que leve também o masca-chiclete com ele. São menos dois a mamar e sobra mais dinheiro para a segurança social.

Depois do que esse desgraçado desse brasileiro fez até hoje, as vergonhas que nos fez passar (a todos, não foi só ao FCP - nunca ganhou à Grécia em três jogos perdeu dois e empatou um e PERDEU UM CAMPEONATO DA EUROPA, NÃO FICOU EM SEGUNDO - há uma diferença), agora, antes de começar o campeonato do mundo já está a preparar a fuga. Eu até já adivinho que o gajo nem vai parar cá no regresso da selecção. Pelos vistos não me enganei no carácter dele (sem carácter). Enfim, continuem a contratar fulanos deste calibre.

Anónimo disse...

Escarrolari no seu pior

Pinto Azul

Anónimo disse...

o que eu acho mais piada à grandeza do Benfica é que eles só foram grandes enquanto o Salazar os apoiou, depois do 25 de Abril é o que se vê, uma vitoria aqui outra ali.. nada de jeito. mas aquele apego ao passado é mesmo coisa do passado "No meu tempo é que era". Pois era, mas depois do ditador benfiquista bater a bota, bem se viu que os tempos passaram a ser outros. Se o Benfica é grande, o Porto é DEUS.

Bakero disse...

Depois do 25 de Abril o Benfica chegou a 2 finais da Taça dos Campeões Europeus e 1 final da Taça UEFA. Venceu 11 campeonatos, 9 Taças de Portugal e 4 Supertaças de Portugal. Não me parece que seja "uma vitória aqui e outra ali.."

Anónimo disse...

o pah nao sei pq aind Lê jornais desses.... é que ler isso ou ler o benfica ou lá com ose chama o jornal até acho mais justo ler "o Benfiquista" pq esse pelo menos é honento e quem dirá Às vezes menos parcial do k outros jornais...

Anónimo disse...

Bakero, e nos ultimos 11 anos do após 25 de abril quantos campeonatos, taças e presenças em finais europeias tiveste, afinal?

Foi Preciso um novo 11 de Setembro para conseguires daquela forma vergonhosa a que todos tivemos a incredulidade de assistir no ano passado, para voltares a seres campeão, e só com a ajuda de um tal lucíliozinho que com o seu forte amparo contra 11 herois de azul e branco, lá conseguiram "roubar" uma taça ao FCP!

25 de Abril Sempre!!!!!!!

Bakero disse...

Mas o Benfica venceu poucos títulos nos últimos 12 anos, não foi por causa do 25 de Abril. O que é que uma coisa tem a ver com outra!?
O Benfica atravessou (ou atravessa) uma crise financeira, que alastrou-se para uma crise desportiva. Artur Jorge, Damásio, Vale e Azevedo...tudo tiros nos pés.
E não falem em árbitros, por favor! Vamos ver a quantidade de vezes em que vocês foram beneficiados por Calheiros, Guímaros, Martins dos Santos, etc. e não saímos daqui!