quinta-feira, 24 de novembro de 2005

MEA CULPA, Ó ILUMINADOS DA BOLA

Penitencio-me publicamente perante os anónimos iluminados da bola e portistas-mor do reino do Dragão que comentam os nossos posts. Penitencio-me, porque mais de 25 anos de acompanhamento de futebol não me permitem ver a luz. Não consigo alcançar o que vós, iluminadas mentes vanguardistas do desporto - rei conseguem alcançar, juntamente com o melhor treinador da história do clube, o multi-galardoado e titulado Adriaanse. Nomeadamente, o seguinte:
- mudança no onze inicial de uma equipa que goleou no jogo anterior.
- retirada desse onze do ponta de lança mais alto do futebol português e inclusão nesse lugar do gigante Lisandro no meio dos anões centrais adversários.
- inclusão sistemática, seja em que lugar for do mágico Jorginho, cuja genialidade eu não consigo entender, mas que deve estar lá, dado ser o jogador mais utilizado.
- espera de 45 minutos para meter um ponta de lança, quando se percebeu em 5 que o adversário só queria defender.
- gasto de duas substituições para conseguir um onze parecido com o que devia ter começado.
- retirada do melhor jogador a segurar a bola e manutenção do mágico Jorginho.
- avanço para ponta de lança do virtuoso central Bruno Alves, quando estava McCarthy no Banco.
- críticas à juventude da defesa, quando foi o treinador quem retitou o central mais experiente.
- misterioso (a não ser para os sapientes, claro) desaparecimento de Marek Cech, depois de 2 excelentes jogos.
- críticas à juventude da defesa e, simultaneamente, afastamento de Joge Costa.
- mudança no onze inicial em todos os jogos.
- contratação de Sonkaya, a única feita pelo génio holandês.
Se alguem me puder explicar com paciência, como se eu fosse um menino da primária, ficarei eternamente agradecido.

20 comentários:

O Dragao disse...

AFINAL...
"Lourenço Pinto sente-se totalmente decepcionado: «O FC Porto acertou com quase todos os jogadores mas falhou assumidamente com o treinador que foi buscar à Holanda. Há qualquer coisa que não está bem», declarou hoje Lourenço Pinto à Rádio Renascença."

Anónimo disse...

Eu explico-te, porque afinal também tenho mais de 25 anos de "acompanhamento de futebol":

1- Retirada do Hugo Almeida tem que ver com evitar recorrer-se desde cedo ao chuveirinho quando bem se sabia que eles iam pôr o autocarro á frente da baliza desde o início do jogo. Aos 15 minutos era o que aconteceria se ele lá estivesse. Mas no fim é fácil, basta que a estratégia não resulte, porque se resultar e os críticos tiverem que enfiar a viola no saco, estarão sempre prontos para outra;

2-Lisandro no meio dos centrais rendeu-nos 3 golos em 2 jogos. Ou seja, sucesso nesta opção, aliás reclamada por muitos há muito tempo. Na argentina ele era ponta de lança;

3- Jorginho há bem pouco tempo era o Deus na terra, começo excelentemente a época, Mourinho até o quis contratar, mas os iluminados são os que escrevem sempre a dizer mal.

4- Jogámos toda a 2ª parte com 2 pontas de lança, saindo mesmo um defesa central, opção arriscada que correu bem, ui se ele não tem recolocado outro central o que não diriam na falha do golo do empate;

5- O tal melhor jogador a segurar a bola foi talvez dos que mais se escondeu na partida, enquanto lá esteve o que vsite nele? Gostava de saber, porque nem todos são génios como tu, que passe para golo, que finta a rasgar, que jogada de ruptura;

6- A juventude não é só da defesa e o central mais experiente já deu o que tinha a dar, esteve lá a época passada toda e não foi por causa disso que deixámos de fazer a época miserável que fizemos;

7- Marek Cech que dfeendes para titular(a propósito, foi escolha de algum clone do Adrianse?) jogou bem nos jogos que entrou, mas César Peixoto tem outras valâncias atacantes, nomeadamente nos cantos e bolas paradas - quantos jogadores tens na equipa assim?;

8- Mccarthy andou a gozar com o clube nos jogos em que entrou, decerto estarias á espera que ele fizesse o milagra que não fez quando jogou com o Artmedia e perdeu o 3-2 só com o gr pela frente ou quando entrou em Milão e ficámos a jogar com menos um.


Depois disto, talvez percebas que não és só tu que acompanha futebol há mais de 25 anos!!!

25 anos de futebol já te dão para perceberes quanto tempo leva a construir uma nova equipa, saber o que é uma limpeza de balneário, que o entra e sai de treinadores não se compagina com a construção de equipas, que houve muitos anos em que fomos campeões sem sequer irmos à Liga dos Campeões fazer figura, que jogadores com 20/21 anos dão uma potencial grande equipa mas só atingem a maturidade aos 25/26, que jogadores aos 34 ( nomeadamente centrais) já não têm velocidade, etc, etc.

Anónimo disse...

Caro anónimo admirador do treinador adiantado mental do FCP,
se um dia eu precisar de provar a quadratura do círculo, importa-se que fale consigo? ( desculpe a provocaçãozinha )
Uma regra básica da avaliação em empresas modernas, é esta, "Não se premeiam esforços, premeiam-se resultados". E a realidade está aí meu caro, uma vitoriazinha de quando em vez e muita humilhação logo a seguir. Mas numa coisa concordo consigo, o treinador não é o principal culpado. Talvez tenhámos que começar a procurar um pouco mais acima na hierarquia...

Saudações

Anónimo disse...

O Dr.Lourenço Pinto, fez declarações completamente estúpidas, absurdas e irresponsáveis!! Ele tem lugar de destaque no clube, tem voz dentro do clube... vir para a praça pública com estas palavras só confirma o que penso. Estamos a tornar-nos num clube da 2ª circular.

Andamos a dar pão aos jornaleiros que nos querem ver de rastos... hoje já foram outra vez buscar o Rob Moore. Agora vem este... Depois do J.Costa e do H.Postiga... é o que eu digo!!

Uma vergonha!!

Anónimo disse...

José Rinchosa, és capaz de dizer o que disse o anónimo de mal?

Falar depois dos jogos é sempre mais fácil.

Nem tudo está bem, mas se mudares de treinador podes ter a certeza que ficam pior.

Da expressão equipe em contrução o que é que não entendem?

Anónimo disse...

Já agora... sobre o Jorginho e Diego, eu até aceito que o treinador tenha sido infeliz ao colocar Jorginho e Diego em campo... mas se foi infeliz não foi por culpa própria, pois a sua intenção era ter maior mobilidade e imaginação frente a uma "muralha" de defesas... os jogadores é que estiveram mal, não rendendo o que deles se espera. Um deles era tão somente um dos "desejados"... foi pena ontem não estar noite de nevoeiro!

Anónimo disse...

Não vou ser eu que te vou explicar, pois já escrevi mais do que devia...

Quanto ao Lourenço Pinto, foste logo citar uma das figuras mais mediocres de espírito(salvo no advocacia) do nosso clube. Querem continuar a bater no Adriaanse? Batam... os adeptos têm o clube que merecem e se calhar o ano passado não foi o bastante para aprenderem com os erros cometidos.

Anónimo disse...

Eh pá... não resisto... aqui vai disto:
Crítica 1 e 2. A intenção do Adriaanse ao colocar Jorginho e Diego era dar maior criatividade ao meio-campo e ataque, tentando ultrapassar os escoceses com a bola rente à relva. Eu não teria jogado assim... preferiria ter mantido o Hugo Almeida e o Ibson... mas a intenção dele não é criticável.
Crítica 3. O Jorginho é um jogador muito útil que faz qq lugar do ataque e pode tb jogar como transportador de jogo... aliando a versatilidade a uma entrega ao jogo notáveis. Claro que tudo isto é dispensável quando não está em forma... aí não deve sair do banco... certíssimo! Mas nos últimos dois jogos não jogou de início...
Crítica 4. Não estamos a jogar aos solteiros e casados... para fazer uma alteração tão proeminente como a saída de um central e entrada de um ponta de lança é preciso os necessários e preciosos reajustamentos tácticos... o tempo de intervalo é por isso extremamente útil.
Crítica 5. Gasto de duas substituições?? Não percebo... se o homem retira um central e passa a jogar com três defesas, ao marcar o golo torna-se imprencindível reajustar a defesa com a entrada de outro central. Não consigo ver erro nisso...
Crítica 6. "Retirada do melhor jogador a segurar a bola e manutenção do mágico Jorginho" Esta é de morte... o Diego foi uma nulidade em campo, não fez a ponta dum corno... esta afirmação é puramente demagógica.
Crítica 7. McCarthy deveria ter entrado? Mas alguém aqui viu as últimas exibições do McCarthy quando entrou? Ficou no banco e ficou muito bem... para mim não devia sair mais de lá.

Crítica 8. E vocês a dar-lhe com o Jorge Costa... a vossa memória é tão fraca que não se lembram do final de época do Jorge Costa o ano passado? Ele é passado... não gosto e fico triste pela forma como pode sair do clube mas acima de tudo... o Futebol Clube do Porto!

Crítica 9. Marek Cech é um bom jogador, mas César Peixoto é mais ofensivo... e nas últimas três partidas fez bons jogos,não comprometendo minimamente em termos defensivos.

Crítica 10. Repetição da 8... só para fazer número.

Crítica 11. Alguém sabe quem é José Mourinho? Alguém já espreitou os onze que ele costuma ou costumava utilizar?

Crítica 12. Sonkaya parece de facto um jogador com um valor não consentâneo com o F.C.Porto. Mas Marek Cech foi tb contratação do treinador.

Anónimo disse...

Caro José Rinchoa:

1. Para ti só há preto e branco ? Quem não der pau no treinador é automaticamente seu admirador? Não há espaço para a dúvida? Será que no teu conceito de empresas modernas existe a destrinça entre a crítica destrutiva e a crítica construtiva? E visão estratégica? Perdoa-me a provocaçãozinha, quando precisar de alguém que só olhe para uma árvore em vez de olhar para a floresta eu vou logo buscar-te, terás decerto sucesso!!

2- Resultados é o que se quer, logo, como avalias resultados numa empresa, é jogo a jogo? projecto a projecto? Não me parece, foste buscar a pior imagem possível para atacar o nosso gestor de recursos humanos ( treinador). O ataque diário e semanal, a crítica destrutiva e questionar sempre toda e qualquer opção. Como sabes, deixar decidir pressupõe confiança e graças a Deus não dependemos da tua para chegar ao sucesso no FCP!!!

3- A hierarquia é avaliada mandato a mandato e não me parece que haja muita gente a votar contra e a chumbar a hierarquia nas Assembleias Gerais. Claro que teclar aqui é bem mais fácil do que ouvir do ouvir a contraparte do outro lado perguntar onde é que o senhor andava quando pusemos o FCP no patamar que o pusemos. Talvez a cantar Vivó Porto!!!

Anónimo disse...

Chiça, dúvidas sobre o treinador há num ou dois jogos a sério, ó jovens. Depois de uns meses cá continuar a teimar em mudar a equipa *só porque está na moda*, já deu para ver que para o fulano a bola tem picos.

Dou-lhe sempre o benefício da dúvida no ínicio de cada jogo, mas acabo sempre com a mesma impressão: este treinador é fraco.

E vou continuar a cascar-lhe porque está a merecer. Neste momento em que é fortemente contestado é que vamos ver como ele reage e por consequência a equipa.

A partir do momento em que ele consiga ter uma defesa como *ele acha*, madura e sem sofrer golos, a equipa a ganhar sem jogar desenfreadamente ao ataque (que é o que faz agora - tb vejo isso no campeonato de amadores), mas de facto ao ataque, a impôr-se ao adversário E A CONSEGUIR UMA EXIBIÇÃO EQUILIBRADA e CONSISTENTE(já nem peço grandes exibições), então calar-me-ei, guardarei a guitarra e não mais falarei sobre ele. Inclusivamente até poderei assumir que o considerei erradamente e pedir até desculpas pelo que disse. MAS como o passado recente (estas duas épocas) comprovou que não me enganei nas minhas impressões, e comento SEMPRE antes dos jogos, não vou precisar de fazer isso. Oxalá tivesse. Não tenho prazer nenhum em estar a criticar. Mas deixa-me revoltado este fulano que se refugia em tudo menos assumir que ELE falhou.

Pavão disse...

Mea culpa minha também por criticar depois dos jogos... Prometo que daqui em diante vou criticar antes dos jogos também, talvez tente fazer logo futurulogia e tente adivinhar o que se vai passar... Prometo que este fim de semana, na manhã do dia do jogo farei a critica do jogo que irá acontecer no final do dia, pois assim ultrapasso esse gravíssimo problema de criticar depois do jogo que é fácil e que qualquer um faz...

Meus caros iluminados da bola como muito bem refere o Azulão, tanta luz cegou-vos e não podendo ler ainda não conseguiram ler a notificação de tal facto!

Sejamos claros: um blog ou fala do que se passa no clube ou não serve para nada! Para informações têm o site oficial (www.fcporto.pt) e aqui e nos outros blogs podem ler aquilo que os adeptos, simpatizantes e sócios, sentem e pensam e vivem do dia a dia do clube que amam.

E é por isso que aqui falamos mal quando as coisas correm mal e falamos bem quando achamos que assim o devemos fazer.

Desafio aos Aónimos & Cia: criem um blog para defender as vossas ideias também... Cá estarei para ler e para comentar também...

Anónimo disse...

Para mim esse anónimo é Octávio Malvado em pessoa, também ele um treinador brilhante a par de Adrianse.

Futurologia estou eu farto de fazer, que desde a pré-época sempre disse que o treinador é muito fraco, na altura talvez fosse o unico, mas o tempo deu-me razão. Quanto aos anónimos lembrem-se que criticar ou apoiar no escuro é simplesmente COBARDIA.

Saudações portistas

Anónimo disse...

Para mim esse anónimo é Octávio Malvado em pessoa, também ele um treinador brilhante a par de Adrianse.

Futurologia estou eu farto de fazer, que desde a pré-época sempre disse que

Anónimo disse...

Caro anónimo que se dirigiu ao josé da rinchoa ( para não ferir susceptibilidades ),
a preto e branco parece-me a sua defesa de TODAS as opções do treinador, desde a constituição da equipa, às opções tacticas e por aí fora. Se não fosse uma defesa tão bem elaborada e inteligente, até diria que é o próprio treinador a participar aquí no blog.
Por acaso sou gestor de projectos numa multinacional e digo-lhe que, a avaliação dos projectos em que estou envolvido, são feitos numa base quase diária, cruzando as expectativas para esse período com os resultados alcançados. Pode crer que neste projecto PORTO, o responsável pela equipa iria ter de justificar como se defraudou tanta e tão legítima expectativa, como era o apuramento para a fase seguinte dos Campeões, neste grupo acessível ( é uma apreciação subjectiva, mas creio que está quase toda a gente de acordo comigo ).
Quanto à sua última pergunta ( creio que não foi retórica ), posso-lhe dizer que tive a honra de ter envergado a camisola do nosso Clube. Significa isto que, modéstia à parte, me incluo no "pusemos".

Saudações

Anónimo disse...

co adrianse até 2008!!

Uma boa noite para vocês,vivam alegremente na certeza de que os vossos comentários resvalam na couraça da indiferença de quem percebe mais disto a dormir do que todos vós juntos, mesmo que sejam gestores de multinacionais e ex-atletas do clube.

A propósito, não defendo todas as opções do treinador, aliás nem me arrogo em saber o exacto fundamento de todas elas, eu não treino com os jogadores todos os dias, mas acho que tenho o direito de pensar que neste último jogo o homem fez o que tinha a fazer para ganhar o jogo. Ou não? Se não, o melhor é porem no blog um filtro do género; só comenta quem for para bater no treinador!

Mord Mckee - Villas Boas Exec. Coach disse...

Tudo o que digo agora não tem nada a ver com falar depois:


Co Adriaanse: este palerma não pára de me surpreender. Tirar o HAlmeida da equipa para jogar o Jorginho? jogar apenas com um central e ainda por cima sendo esse central o Pepe e dois defesas laterais (pausa para me rir às gargalhadas) de seu nome Bosingwa e CPeixoto????!!!! mas o homemzinho é parvo ou faz-se? deixar o Jorginho em campo os 90 minutos? jogar os ultimos 10 minutos com o BAlves a ponta de lança quando tinha o Ivanildo e o McCarthy no banco? não sou advogado mas tendo em consideração as imbecilidades deste treinador imagino que seja simples evocar justa causa para despedimento, não sei do que é que o Pinto da Costa está à espera...

Positivo:

1. PAssunção, esteve impecável. Como sempre.

2. Lisandro Lopez, é o novo Derlei e tendo em conta o amor que eu tinha pelo brasileiro isto não é dizer pouco.

3. RQuaresma, neste momento é claramente o melhor jogador do plantel, centra, finta, remata, recupera bolas com uma moral que dá gosto ver. Muito bom.

Negativo:

1. Diego, desiludiu.

2. Jorginho, onde está aquele grande jogador da pré temporada?

3. Co Adriaanse, mais uma vez esta derrota é da sua inteira responsabilidade.

Mord Mckee - Villas Boas Exec. Coach disse...

Anonymus eu repito:

deixar o Jorginho em campo os 90 minutos? jogar os ultimos 10 minutos com o BAlves a ponta de lança quando tinha o Ivanildo e o McCarthy no banco?

Mord Mckee - Villas Boas Exec. Coach disse...

O BAlves a ponta de lança?

Não brinquem comigo.

Anónimo disse...

Quando a cegueira se apodera das pessoas é difícil regressar à razão. E é impossível discutir argumentos quando se extremam posições, que é o que me parece que aqui se está a passar.

Eu continuo na minha, o homem não é o diabo, mas falha demasiado para um treinador de um clube com as ambições do nosso FCP. E mais do que tudo (e é desde aí que o tenho criticado com mais veemência) renegou aqueles princípios que dizia fazerem parte da sua bíblia. E isso acaba com a credibilidade de qualquer pessoa! A arrogância é sempre perigosa porque na 1ªoportunidade se vira contra o próprio. A única excepção que conheço é obviamente o Mourinho porque tem ganho sempre e ainda ninguém teve oportunidade de o apanhar na curva...

Anónimo disse...

Caros,

parece-me óbvio que se tem misturado nesta nossa discussão duas coisas muito diferentes, a forma e o conteúdo.
Quanto à forma, para além de tudo o que se disse já quanto ao (mau) carácter do dito Adriaanse, temos mais um exemplo nítido de ignorância pacóvia em relação ao futebol, tanto em Portugal como no resto do mundo. Então não é que o homem descobriu ( ver entrevista relatada n´a Bola ) que em Portugal não é hábito tirar um defesa para meter um homem de ataque? Desconhece ele que, p.ex. em Portugal já o nosso José Maria Pedroto fazia muitas vezes isso? Que existe inclusivamente uma escola de treinadores que acha que deve ser tirado um central e outra que deve ser tirado um lateral? Mas onde é que este tipo tem andado? Temos andado todos enganados e ele vem agora descobrir a pólvora? Somos todos uma cambada de idiotas? Ora foda-se lá o treinador!

Quanto ao conteúdo está tudo dito - se ficarmos em 3º do grupo já não é mau, disse ele - .

Saudações