domingo, 6 de novembro de 2005

Comment

Devido ao post que escrevi intitulado "AH A culpa era da tradução..." tenho trocado uma série de comment's com um leitor anónimo (a quem tenho chamado de "fantasma") e que pelo interesse deles vou deixar aqui como um post autónomo.

1º Comentário

Fantasma:
"Se o Porto for Canpeão com este treinador vocês não merecem festejar nem ser considerados portistas!!!

Sois uns papagaios perfeitos daquilo que só burros não percebem tratar-se de uma clara perseguição ao FCP, ao presidente e ao seu treinador!!

Eu estou e estarei sempre ao lado daqueles que tornaram o FCP num clube de bairro num clube de dimensão mundial. Pelo menos, daqueles que se lembram, pois já vi que aqui há muita putalhada que só se lembra do FCP campeão e está muito mal habituada!!! Aliás, este discurso do Presidente senil já não é novo, antes de Mourinho era a mesma cantiga, depois foi outra vez Pinto da Costa Olé. Mas mal se fica 1 ano sem ganhar, vem logo a tentativa do Veiga de ser Presidente do FCP. Olhem para a capa do Expresso de hoje e depois abram os vossos olhos e lembrem-se se não viram já isto há 3 anos atrás!!! "


Pavão:
"Só para tua [fantasma] informação, eu sou do tempo em que começamos a ganhar depois dos 19 anos de jejum... Puto já não sou muito bem... Em todo o caso, eu vou fazer um rápido flash-back dos últimos treinadores do FC Porto para te dizer qual foi o meu limite de apreciar positivamente o trabalho do presidente e onde começei a deixar de gostar do trabalho dele...

Co Adriaanse - previsão: falhanço
Couceiro - falhado
Fernandez - falhado
Del Neri - falhado
Mourinho - acerto total
Octávio - desastre total
Fernando Santos - falhado 3 vezes (o 1º campeonato deveu-o ao Jardel, os outros dois nem com ele lá chegou e destruiu a equipa)
Oliveira - acerto razoável
Robson - acerto total

Como tal, quando digo que dos últimos 9 ele só acertou em 1 treinador, tenho ou não tenho razão?

O presidente do FC Porto está a fazer o que fez o Pimenta em Guimarães: não soube sair a tempo e ainda acaba por sair pela porta pequena...

E mais ainda, eu mereço festejar todos os titulos do clube porque as minhas criticas também ajudam o clube a melhorar e só os burros é que para além de não compreenderem as criticas e de não as aceitarem é que não são capazes de se auto-analisar e melhorar. O Pinto da Costa foi o homem que soube levar o clube para além da sua cidade. É verdade, ninguém o nega! Mas será ele ainda hoje um gestor capaz e preparado para o futebol profissional? Cada vez mais, a cada balanço das contas da SAD do FC Porto (e sim, também sou accionista, muito pequenino...) me acredito que não, que a sua gestão continua a ser amadora e não de profissional.

E já agora, ò amigo, arranja lá um nome (nem que seja alcunha/nick como eu aqui) e identifica-te que eu não gosto de falar para anónimos nem no telemóvel..."


2º Comentário

"Então vamos lá por partes. Se te lembras do tempo em que eramos os andrades e em que sempre que passávamos a ponte levávamos sempre 4 ou 5 dos clubes de Lisboa tens que te lembrar de todos os treinadores (Pedroto, Artur Jorge,Carlos Alberto Silva, Robson, Ivic, Fernando Santos, Oliveira e Mourinho - TODOS CAMPEÕES NACIONAIS) e não só de meia dúzia que te convém para a tese.

Mas comecemos pela tua previsão de falhanço do CO A: Não achas que é cedo demais falar assim? É só isso que pergunto. Dou-te o exemplo do Rijkaard, contestadíssimo no 1º ano em que esteve no Barcelona, lenços brancos, contestação a rodos e agora é que que se vê. Campeão de Espanha e talvez a equipa mais excitantes da Europa.

Fernando Santos falhado? 1 campeonato, 2 taças de Portugal, quartos de final da liga dos campeões é pouco??? Essa de sermos campeões por causa do Jardel vale tanto como dizer que Mourinho foi o que foi graças ao Deco!!!

Oliveira acerto razoável?? Lá está, muita barriguinha cheia, 2 vezes campeão nacional, 2 taças, n supertaças, 4os de final da Liga dos Campeões. Enfim...

Del Neri, octávio de acordo. Fernandez faltou-lhe pulso mas teve títulos, Couceiro toda a gente sabe que veio para ser adjunto deste. Portanto, em 25 anos tens 3 treinadores falhados. Que fartura! como vês não tens razão nenhuma!!!

Quanto ao saber sair, muita gente disse que depois de Viena ele devia ter saído em grande. Hoje, graças a deus que não ouvimos essas vozes. Antes de Mourinho muitos faziam-lhe a cova com exactamente este discurso que vejo neste teu post, graças a deus não ouvimos essas vozes!!! Porque não dar o crédito devido a quem o merece???

Quanto ao resto e admitindo que ele está ultrapassado, gostava de saber quem propões para Presidente do FCP! só por curiosidade...

Quanto á gestão e ao profissionalismo arranja-me uma em Portugal melhor que a nossa, tanto desportiva como financeiramente!!!

Abraço portista"


"Para o anónimo que nem alcunha tem, poderá ser o fantasma então...

Só fui do actual até ao Robson porque como disse no comment assim poderias perceber onde eu começei a divergir com o presidente. Vamos ser claros: foi com o Fernando Santos. Que pode ter ganho esses titulos que apontas e mais alguns, mas para mim não me chega ganhar... Para mim ganhar é a consequência de termos o melhor futebol e a melhor equipa (mesmo sem precisarmos de ter os melhores joagadores) e desde o Robson e na 1ª parte do consolado do Oliveira (por isso digo que é um acerto razoável) que, com a excepção do período Mourinho, isso não acontece!

Com o Fernando Santos deixei de ir às Antas durante mais de 2 anos porque deixei de ter prazer em ver o FC Porto jogar - mesmo na época do penta já não fui à parte final, só fui ao último jogo para comemorar! E com a excepção dos 2 anos do Mourinho, onde a espaços para além de termos a melhor equipa e alguns excelentes executantes (em especial o Deco, o melhor jogador que vestiu a camisola do FC Porto desde o Madjer e o Cubillas) também apresentamos um futebol fantástico. Mas com nenhum dos outros isso se passou.

E como para mim o futebol não é só irmos em primeiro na tabela, é também a emoção do golo e do passe fantástico e da jogada envolvente e do canto ou livre estudado, da táctica pensada para o adversário, como tudo isso junto é que é o futebol para mim e isso depende em grande parte (se não na totalidade) da capacidade do técnico, por esses motivos é que para mim não são apenas os títulos que me dizem quem é bom treinador ou não!

Por isso o Fernandez pode ter ganho a Intercontinental - mas foi um péssimo treinador! Por isso o Fernando Santos pode ter ganho um campeonato e não sei quantas taças - mas foi um treinador medíocre! Por isso o... espera, mais algum dos outros ganhou alguma coisa? Então, no teu conceito, são treinadores de merda porque não ganharam!

Caro amigo, futebol só é estatística para o Gabriel Alves... Futebol é espectáculo pelo qual gosto de pagar e por isso tenho o direito de exigir que o clube ao qual entrego mais de 60 contos por ano me proporcione excelentes espectáculos! E quando tal não sucede, eu reclamo: com os jogadores, com o treinador e até, sacrilégio para ti, com o presidente! E não sou eu que estou errado...

Quanto a apoiar alguém em vez de, a coisa não funciona assim! O que eu acho é que o Pinto da Costa já não serve! Agora quem lá devia estar? Não sei, mas se em mais de 100.000 sócios não há um grupo de uns 10 que possam formar uma direcção e desses 1 que não consiga ser um bom presidente... Bem, então o melhor é fecharmos já o clube e atirarmo-nos todos os sócios das pontes ao rio porque somos todos uns merdas! E como eu não me sinto nem sou assim, sei e tenho a certeza que haverá muitas e valiosas alternativas à minha escolha um dia e nesse dia, em função das listas e dos programas que aparecerem eu poderei apoiar alguém. Hoje, não apoio ninguém nem tenho nenhum nome..."


"Ah! Quanto à gesão desportiva até meados da década de 90, ou se quiseres, até ao penta, não há ninguém. Mas após esse período vários dirigentes fizeram boa gestão desportiva, apenas com desvantagem na internacional (que como cada vez mais se comprova, se deveu ao treinador e não ao presidente) desde logo e em particular olhando para os lampiões do norte que seguem em primeiro lugar do campeonato...

Quanto à gestão financeira, não vás por aí porque quem nos últimos 3 anos ganhou em vendas o suficiente para cobrir 2/3 do passivo que tem e no entanto não o conseguiu sequer diminuir e apresenta um orçamento de 60 milhões de euros para esta época (mais 10 milhões que os lampiões e o triplo dos lagartos) e não consegue ter sequer um defesa direito de raiz (o Sonkaya nem conta como jogador que ele devia ser apanha-bolas lá na terra dele e defesa esquerdo também não há porque o Cech era médio) no plantel, estamos conversados!"

4º Comentário

"Meu caro Pavão:

99 % de portistas entende-me, depois existem estes 1% que andam por aqui nestes blogs a choramingar não sei o quê e são os responsáveis por lencinhos brancos no Estádio e por assobiar os próprios jogadores. Esses adeptos para mim são uma vergonha de adeptos. Quem não gosta que não vá ao estádio. Eu já vi bom futebol esta época no FCP e sei quanto tempo leva formar uma grande equipa, Mourinho não chegou e não começou logo a ganhar. A época passada é uma época atípica, foi o desmantelar de toda uma equipa vencedora, era inevitável. A escolha dos treinadores correu mal, mas estou plenamente convencido que este homem que lá temos vai está a lançar as bases para mais um ciclo vitorioso. Há muita irracionalidade nestas críticas, aliás, seguindo o raciocínio do Pavão os adeptos devem preferir jogar bem como em Glasgow e perder do que jogar menos bem para preservar o resultado. Em Inglaterra também tentam fazer a cama ao Mourinho com essa do "não basta ganhar é preciso dar espectáculo" e ele responde que espectáculo é ganhar e por isso digo que estou-me a cagar para o espectáculo quero é ganhar, o desporto profissional foi feito para ganhar e não por razões estéticas. O Brasil de 1982 em Espanha foi a equipa que melhor gosto me deu ver jogar, mas perdeu... logo para que serve jogar bem se não se ganha??? Dos fracos não reza a história...

Quanto à questão da sucessão de PC, disse e repito que enquanto não vir alternativa credível prefiro o homem que já não precisa de provar nada a ninguém que é o maior dirigente desportivo português de sempre. Deixar cair o clube que eu amo nas mãos de vaidosos como Fernando Gomes ( ele lá sabe o que é treinar, ELE QUE SER PRESIDENTE DO FCP) ou de vígaros como José veiga, NUNCA!!!

Por isso, graças a Deus 99% de portistas pensam como eu e sabem que vamos voltar a ganhar com este Presidente porque pura e simplesmente ele sabe mais disto a dormir do que todos vós acordados.

Nada disto é inocente, não é inocente dar mérito às últimas conquistas a Mourinho e não a PC, como se tivesse sido só este a contratar e a escolher os jogadores (Deco, o tal super craque foi escolhido por Mourinho? Ricardo Carvalho? Maniche, quem o foi buscar ao SLB?).

Se querem mudar porque não vão ás Assembleias gerais , porque não se apresentam candidatos?? Sabem porqu~e?? Porque são esmagados e cilindrados, não bastam 1 ou 2 anos de alguns erros de gestão, era necessário estarmos 10 anos sem ganhar, E VOCÊ SABEM QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER!!!

Olhem para o Expresso de ontem, vejam como fazem tudo para apanhar PC, lá informam que 4 inquéritos foram arquivados pelo MP ( caso da CMP, terrenos, PPA), tudo foi feito e está a ser feito para que ele saia do FCP, mas por outra via!!! Logo, se os nossos iniigos o tentam remover a todo o custo do FCP é porquê??? Porque acham que ele já perdeu qualidades e já não saber gerir com sucesso o nosso clube?? Ou será antes pelo contrário??? Pensem um bocadinho nisto... "


"Dos fracos não reza a história? A frase não é assim tão literal, pois afinal de contas 23 anos depois ainda falamos no Brasil de 82 que maravilhou o mundo com esse futebol, 30 anos depois ainda se fala na Laranja Mecânica do Cruijf e 40 anos depois ainda se fala na Selecção de Portugal do Eusébio e que ganharam essas selecções? Eu respondo-te: NADA! Mas estão JUSTAMENTE na história do futebol pelo futebol de encantamento que praticaram!

Depois, fantasma, peço desculpas mas 99% dos portistas não te entendem, bem pelo contrário como podes ver pelos comentários gerais deste e da imensa maioria dos blogs e foruns do FC Porto (por exemplo, o www.fcporto.ws) e estão cada vez mais próximos da minha posição e não da tua!

Quanto a ser candidato eu, meu caro amigo, eu sei medir-me e sei o que valho! Não tenho nem a capacidade financeira nem a capacidade de gestão que acho que deve existir para isso. O que não me impede de ter uma opinião. E se não vou às Assembleias Gerais é porque sei, por experiência política própria, que nada lá iria fazer de relevante e de vantajoso para o clube - apenas para mim seria vantajoso e não é assim que eu acho que se deve apoiar o clube. Nem assim nem apoiar cegamente quem momentaneamente detém o poder pois não é infalivél nem ter sido eleito significa que tem sempre razão.

Quanto à guerra que a imprensa tem com ele, ele que se defenda porque sempre o fez muito bem. O que eu não gosto é que os adeptos ceguinhos venham misturar as coisas. A imprensa divulga factos, reais ou falsos, e isso não tem nada a ver com a gestão que ele faz do futebol e do plantel e dos treinadores e dos médicos e de muitas outras coisas. Coisas que ele fez bem em tempos, mas como "o mundo pula e avança como uma bola nas mãos de uma criança", o Pinto da Costa tem de se adaptar a esses "pulos" e a esses "avanços" e, para mim como para muitos outros sócios e adeptos (nem que fossemos só 1% já seriamos mais de 1000 sócios, o que já não era assim tão pouco...) ele já não está enquadrado nesse "mundo novo" que exige novos profissionais com formação especifica em matérias que ele não tem, não teve e nunca terá como o marketing, o e-commerce, o branching, a gestão de activos, a planificação estratégica de longo prazo, entre muitas outras..."

19 comentários:

Toupeira disse...

Concordo com o Pavão quando diz que este treinador não serve para o clube mas também não posso deixar de dizer que por muitos erros que Pinto da Costa cometa nas escolhas dos treinadores, Pedroto, Artur Jorge, Robson e José Mourinho devem dar-lhe margem para errar durante alguns anos. :)

E porque não acredito que exista outro presidente no mundo que tenha acertado tantas vezes como Pinto da Costa já o fez e principalmente tenha mudado tanto um clube de futebol no bom sentido, vou continuar a criticar este treinador sempre que ele merecer mas nunca criticarei o presidente do FC Porto porque não posso. Não posso porque também sou do tempo em que já iamos derrotados quando passavamos a ponte em direcção ao Sul e se neste momento isso não acontece, devemos ao 25 de Abril e a...Pinto da Costa!

Abraço

Anónimo disse...

Pavão:

Fico contente que me dês tanto destaque, e já agora o termo fantasma é excelente pois significa aquilo que andas a ver.

Essa da gestão profissional deve ser para rir, vais-me dizer que na SAD não há profissionais no marketing e na gestão? Nomes como Paiva Brandão, Angelino Ferreira, Lobo Xavier, Fernando Gomes, Alípio Dias,etc, etc não te oferecem credibilidade???

Mas quantos relatórios e contas queres desde que há SAD a provar que o nosso clube tem a melhor gestão, é o clube com mais receitas, com mais merchandizing, com melhores resultados e proveitos operacionais?? De certeza que andas distraído... Pensar que a gestão do FCP actual se resume a PC é de facto de quem anda muito longe da realidade do clube.

Mas se o teu objectivo é provar que PC não serve escusas de vir tentar suportar a tua tese em blogs e bloguistas, estes tão depressa o criticam hoje, como amanhã lhe estão a bater palmas e a dar-lhe grandes elogios. Mas pronto que sirva para a catarse ou para aliviar a bílis.

Por cada erro que apontes da gestão recente da SAD do FCP eu aponto-te 10 coisas bem feitas e opções de gestão que só a posteriori é que alguns se apercebem que afinal até foi bom ter-se decidido assim. A mim, a única coisa que me impressiona é que o crédito de PC fique no entender de alguns que querem uma mudança a todo o custo(e atenção, não interessa para quem e por quem , o que interessa é afastar esse inimigo público nº 1 do FCP que tão mal nos tem feito)num grau zero 1 ANO APÓS TERMOS SIDO CAMPEÕES EUROPEUS E CAMPEÕES MUNDIAIS DE CLUBES!!! 1 ano depois de termos dado um lucro histórico, 1 ano depois de termos inaugurado um estádio fantástico, 1 ano depois de ter alcandorado o clube a uma dimensão mundial.

É só isso que me impressiona, mais nada, tudo dando a entender que de facto para vocês o sucesso recente teve tudo a ver com Mourinho e nada a ver com PC. Que o CO Adriaanse erre e se critiquem as suas opções, acho que não há nenhum portista que o não faça, agora aproveitar um/dois resultados menos bons e vir logo destilar o discurso " ele já não está enquadrado com o Mundo Novo" acho triste e ridículo, perdoem-me a expressão. Ao menos deixem passar uns anitos para a coisa não soar tão mal, pois essa conversa acumula o mesmo discurso antes de Sevilha, antes de Mourinho, ou seja, antes de ter sido metido na gaveta à espera que novo deserto, mesmo que pequeno, aparecesse.

Quanto ao resto, queremos todos ganhar e jogar bem ao mesmo tempo. coisa dificil e para poucos, mas quando não for possível conjugar as duas coisas, eu prefiro ganhar primeiro e jogar bem depois. Por isso é que o que ficam para a história são os títulos e não umas imagens esbatidas de vitórias morais ( quem viu a final de Basileia sabe o que estou a falar e como essa vitória moral nos fez acreditar que é bem melhor erguer os canecos reais e não morais).

Depois, devo informar que a única coisa que venero é o símbolo e a camisola do FCP, nunca pessoas, treinadores ou Presidentes circunstancialmente no poder, e mesmo no tempo de Américo de Sá ou de Herman Stessl, um jogo do FCP era sempre um momento de encontro e nunca de virar as costas. Jogassem bem, ou jogassem mal.Ganhassem muito ou ganhassem pouco. No meu conceito de portismo não entra assobiar jogadores que enverguem aquela camisola sagrada, talvez no teu entre, mas no meu não entra.

Talvez a diferença de perspectiva esteja aqui...

Anónimo disse...

Olhem para o Expresso de ontem, vejam como fazem tudo para apanhar PC, lá informam que 4 inquéritos foram arquivados pelo MP (caso da CMP, terrenos, PPA).

Mas acham que é mentira ? POR ACASO HÁ ALGUMA ALMA CARIDOSA QUE ACREDITE QUE O PC É UM SANTO ?

Não me gozem! Sou Portista de alma e coração, e sei muito bem como isto é e se passa. Não ando de vendas nos olhos. E o que o Pavão diz tem toda a razão de ser. Como é possível fazer duas épocas magníficas em títulos e $$ e apresentar um passivo brutal este ano?

O problema é que TODOS SÃO ASSIM. NÃO CONHEÇO UM (1) DIRIGENTE DESPORTIVO COM FORTES LIGAÇÕES A CÂMARAS, EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO, EMPRESÁRIOS DE JOGADORES, ETC, ETC.

Uma história curiosa gostaria de deixar aqui para reflectirem: em 1988, quando o FCPorto Campeão Europeu, sagrou Campeão Mundial de clubes, seguiu-se uma assembleia geral para aprovação de contas e na qual se propunha o aumento da quota de sócio. Enquanto os sócios com $$ estavam calados e resmungavam, começa a falar um pobre de espírito a dizer que passava fome (família incluída)se fosse preciso para aprovar aquele aumento... e a malta aceitou por aclamação (não por unanimidade) o aumento. A data da assembleia não foi escolhida ao acaso. É assim o futebol.

Portanto, eu admiro o trabalho do nosso presidente do ponto de vista desportivo, mas não me atirem com areia para os olhos de que é um santo. É alvo de perseguição priveligiada, mas no resto é como os outros. Apesar de tudo, é O PRESIDENTE do FCPorto, que o galvanizou até ao estatuto que tem neste momento. Pode é estar mal acompanhado. Aliás, nesta última eleição, não gostei do grupo da SAD - excepto o presidente.

Quanto ao treinador, vamos ver. Eu não o despedia, até porque custa muito ao clube em indemnização. No final da época vê-se os resultados e se for para o despedir já podem invocar justa causa e incompetência(acho eu).

Anónimo disse...

Eu concordo com o Fantasma quando diz que o PC tem credito para mais de 10 anos. Ele nao eh nenhum santo, mas eh o presidente que mudou o nosso clube e deu-lhe a dimensao que o FCP tem hoje. Quanto ao CO, acho que ele merece o beneficio da duvida. Que eu saiba, ele eh um treinador que trabalha as equipas para medio prazo. O FCP tem sempre ambicoes a curto prazo, eh verdade, mas acredito que ele seja copetente para nos atribuir o titulo. Infelizmente ele tem uma maneira pouco acertada de lidar com os jogadores e principalmente de ler o jogo no banco. Alguem tem que lhe puxar as orelhas.
Pavao, critique sim, mas de forma construtiva.
Viva o Porto!!!

Anónimo disse...

Pavão:

Já que te deste ao trabalho de evidenciar a nossa troca de argumentos, podias pôr o meu último comentário em destaque também, onde respondo a muitas questões que levantaste e que a meu ver são distorções completas da realidade.

Agora que passou a fase do saco de pancada (PC e CO A levaram mais porrada do que o treinador do Santos deve estar a levar por ter perdido 7-1 com o Corinhthians), agora que acordamos e vemos que afinal de contas estamos aí para as curvas como se viu ontem e que os outros treinadores ( Koeman) cometem erros bem mais graves que o nosso (porque jogaram Quim e Simão lesionados e agora ficaram de fora?), talvez seja bom reflectires sobre essa cegueira anti-PC,essa irracionalidade que demonstras, essa "vontade" em te convenceres de que todos os adeptos portistas estão enganados sobre a capacidade de liderança daquele que te permitiu festejar aquilo que poucos no Mundo já festejaram, construir durante 25 anos diversas e grandiosas equipas e escolher como ninguém treinadores de sucesso. `No fundo, quem o quer ver como Deus são adepotos como tu ao não admitirem que ele também erra e pode errar. Felizmente, estou convencido que ele aprendeu com os erros e está a formar uma grande equipa para daqui a 1/2 anos. Isso se os adeptos que vão ao Dragão se convencerem que existem ciclos, Mourinho só há um e não vai voltar e que temos uma equipa muito jovem de grande futuro e que não pode ser queimada com assobiadelas monstras ao intervalo. Talvez por isso, no ano passado tivessemos feito mais pontos fora de casa e este ano se esteja a passar a mesma coisa.

Em suma, e concluindo este nosso bate-papo, tenham mais paciência e pensem antes de assobiar, nenhuma grande equipa se faz de um dia para o outro.

Fantasma

Anónimo disse...

Sem me alongar nas considerações aos vossos posts, não posso deixar branquear a ideia que está a passar e ficará para sempre ligada ao Fernandez, de ser um mau treinador.
Não é verdade. É aquele típico caso de ser o homem errado na altura errada. Noutras circustâncias não tenho dúvidas que seria excelente.(não pensem que estou sugestionado pelos 7-0)

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo o que o denominado "fantasma" disse. É de facto triste ver alguns adeptos a cairem na "Benfiquização" do clube. O ano passado tivemos um ano para esquecer... mas mesmo assim fomos campeões do mundo, ganhamos a supertaça, chegamos aos oitavos da LC e discutimos até à última jornada o campeonato. Mas eu concordo que foi um ano para esquecer, não em termos de resultados desportivos, mas em termos de gestão desportiva e disciplina do balneário. O F.C.Porto só em condições muito excepcionais é que pode despedir treinadores (Octávio por exemplo)... Co Adriaanse está a vítima mais evidente da imprensa vermelhusca que tenta fazer a folha a um treinador que tem tudo para colocar o Porto lá em cima. O que é que os portistas lhe podem apontar? Que é teimoso? Mas ele já provou que não é? Que é demasiado intransigente? Mas o Quaresma não é o melhor exemplo que com jogadores de tão tenra idade o carinho não é a única solução? Que a equipa joga mal? Mas já jogou bem... ou não? Alguém já reparou que o F.C.Porto que jogou ontem na Mata Real tinha apenas dois jogadores da equipa inicial do ano passado? Sim... dois: Pedro Emanuel e Baía. Já repararam que a média de idades é baixíssima? É preciso tempo para formar uma grande equipa... por vezes anos. Meus amigos, não se deixem enlevar pelas teias viscosas da inveja dos jornaleiros Lisboetas... já repararam como os nossos amigos lampiões estão ansiosos que Co vá pregar a outra freguesia? Porque será? Quanto às acusações a Pinto da Costa, penso que o "fantasma" já disse tudo... quando as coisas correm menos bem é porque é velho e não acerta nenhuma... quando vencemos a Liga dos Campeões... é porque é o maior. Ainda há 4 anos queriam corrê-lo... ainda bem que algumas vozes não chegam ao céu!

Pavão disse...

Ó fantasma, vamos lá esclarecer algumas coisas...

1º - Não sou anti-PC (só se for o partido, aí já é outra coisa...). Eu usei do meu direito conferido pela democracia de exprimir uma opinião sobre a capacidade de PC ainda conduzir a SAD ou não... Não me importo nada que ele seja presidente do clube, mas da SAD entendo pelos factos que analiso e expus que ele deveria sair. É minha opinião, mas não sou anti.ninguém, ok?

2º - Eu evidenciei a troca de argumentos porque a achei interessante, apesar da forma desrespeituosa como o fantasma se dirige constantemente a mim e aos adeptos do FC Porto no geral. O objectivo foi o de demonstrar mais alguns argumentos com que me alonguei no post inicial e não destacar-te a ti, apesar disso ser uma consequência negativa...

3º - Por cada argumento que arranjes a favor, eu tenho argumentos contra, como se tem percebido, pelo que esta é uma discussão estéril desse ponto de vista. O interesse dela é reflectir sobre assuntos que se não fossem os blogs e os livres pensadores não seguidistas nunca seriam abordados devido à turba que rodeia os sempre "endeusados" presidentes, chamem-se eles PC, Vale e Azevedo, Dias da Cunha ou outro qualquer...

4º - Julgo que os nossos pontos de vista são bem claros antagónicos e espero que tenhas percebido que o direito de manifestar opiniões, por mais absurdas que te possam parecer, deve ser mantido e preservado sob o risco do clube morrer enquanto aguarda que os créditos do PC terminem... Eu penso no futuro, tu ainda estás agarrado ao passado, fantasma, se calhar por não passares disso mesmo, um fantasma do passado!

Anónimo disse...

Pavão,
Posso pôr e tirar algumas vírgulas ao que escreveste, mas na essência concordo com tudo.
E antes que venham para aqui disparar os incondicionais de PC, até te digo que o PC é amigo de parte da minha família (a parte que me fez ser portista), mas não é por causa disso que deixo de expressar a minha opinião crítica em relação a muitos assuntos.

E olha que pela opinião das pessoas com quem falo, não me parece que exista apenas 1% que se enquadrem nos denominados "críticos à gestão actual".

Para mim não basta (nem de perto nem de longe) ganhar. É óbvio que gosto de ganhar mas não a qualquer preço... E já agora pagaria por um bilhete para o FCP-Artmedia (apesar da derrota) mas não pagaria por um para o Nacional-FCP (apesar da vitória).

Anónimo disse...

Eu também penso no futuro e por isso dou o benefício da dúvida ao que esta Direcção e o seu treinador querem fazer ao apostar numa equipa com jogadores de potencial mas que ainda não estão feitos e maduros.

Lamento que não tenhas percebido a crítica, eu não digo que PC seja um santo e que não possa existir quem venha a fazer melhor que ele no futuro, apenas não entendo é que adeptos portistas pensem que estão a ajudar o clube assobiando jovens jogadores no estádio criando-lhes uma pressão insuportável, insultando um treinador que tem uma ingrata missão de reconstruir um novo ciclo sempre tendo como termo de comparação um treinador que é só um dos melhores do mundo, dando guarida e como válida todas as teses expendidas na nossa comunicação social, pondo em causa a seriedade e a competência profissional de uma estrutura (SAD) que é elogiada pelas outras SADS congéneres - e posso-te dizer que conheço muita gente na SAD do Sporting que elogia a estrutura profissional do FCP, quer em termos d egestão quer em termos de marketing.

Foi só isso que quis chamar a atenção e nunca coarctar o direito de opinião. Tu ficas com a tua opinião e já sei que sempre que existir um resultado menos bom vais charmar à colação o presidente, a SAD, os ordenados da SAD, os jogadores, o plantel, as trabnsferências, as comissões, etc,etc. Ou seja, tudo aquilo que posso perfeitamente ler no Record e na Bola. Custa-me é ler isso em bons blogs portistas, como é o teu caso, e por isso está nos meus favoritos.


O que para ti são créditos, para mim é benefício da dúvida, acho que este presidente merece um benefício da dúvida maior, nomeadamente em relação à escolha de treinadores e jogadores, do que aquele que dás. Só isso, ninguém te pede que lhe beijes os pés, pois não há homem nenhum que merece isso, muito menos um dirigente de um clube de futebol.

Mas pronto, fiquei a saber que desde Fernando Santos perdeste a fé no nosso presidente e que Mourinho foi uma escolha, deixa cá ver de quem, do vice-presidente, ou simplesmente do acaso.

Abraço e Viva o Porto

Anónimo disse...

Agora parece que nos começamos a sintonizar um pouco mais, fantasma...

Agradeço a forma como agora escreveste e ainda bem que começas a perceber o meu ponto de vista, mesmo não concordando com ele.

Quanto à parte dos assobios, apesar de saber que muitos o fazem, nunca o fiz! Prefiro ir embora do estádio (o que já fiz várias vezes no último ano) ou nem ir ao estádio (como fiz na 2ª vez do Ivic, no Fernando Santos e no fim da época passada).

De resto, estou como um dos comentadores, prefiro pagar apesar de alguns resultados menos positivos mas cujo espectáculo (porque o futebol, no fundo, é um espectáculo de entertenimento para nós, os adeptos) do que pagar para ver 11 canastrões atrás da linha da bola à espera que o jogo acabe desde que começa...

Por último, repara bem no que dizes: quando as coisas correm mal, segundo a tua teoria, não podemos dizer mal do presidente, treinador, jogadores, as transferências... Então de quem é a culpa? Dos sócios? Não, o direito à critica feita pelos sócios tem de ser aceite e entendida como amor ao clube e vontade de o ver melhorar, diferente por isso daquilo que vem escrito nos pasquins que mencionas e que eu não compro e não leio...

Anónimo disse...

Muito bem FANTASMA. A questao nao passa por ser seguidista ou deixar de expressar opiniao. Acho que o Pavao sabe disso, tal que ele tem este blog que tambem esta nos meus favoritos. Mas acho que quanto a estes aspectos (PC e CO) ele esta equivocado. Minha opiniao.

Quando as coisas correm mal, ha sempre um culpado. Mas nao eh por um ou dois jogos mal conseguidos que vamos comecar a assobiar os jogadores, treinador, PC, SAD, etc.. e a levar lencois ao estadio (como fez o outro). Temos que ser sensatos.

Lembra-te, a 4 anos PC era um velho senil... Nao ha ninguem eterno, mas ate eu encontrar razoes plausiveis para enterrar o PC, nao o farei. E Nem sera por causa dum ano atipico apos a conquista da Champions League.

Um abraco Portista a todos Free minded!!!

Pavão disse...

Pois, e há 4 anos eu já tinha esta opinião... e não é pelo "acaso" Mourinho que mudei de opinião!

E não são 1 ou 2 jogos que correram mal, são 1 ou 2 épocas... Esta É a 2ª época que corre menos bem (pronto, versão "soft") na minha opinião.

Anónimo disse...

Pavão:

Estás a ver como és? O Mourinho foi um "acaso" ou tivemos um Presidente que estave atento e pressentiu que tínhamos ali treinador? Porque não reconheces que erraste em querer enterrar PC antes do tempo? Porque é que isso não serviu para dares maior benefício da dúvida do que dás? Pelo amor de Deus, acasos no futebol não existem, devias saber isso, porque senão exisitiram muitos "acasos" que nos tornaram num clube grandioso. O não querer endeusar o homem não pode significar que de repente nem a mínima consideração tenhas por ele ao quereres tirar-lhe o mérito que indiscutivelmente lhe cabe nos sucessos recentes.

E se Adriaanse se revelar outro " the one", como já foram Pedroto, Artur Jorge, Mourinho, Robson, Ivic, etc??? Vais dizer que foi outro "acaso"???

É isso que me revolta em alguns adeptos portistas, Pavão!!! Sabes porquê?? Porque é o discurso dos invejosos da Travessa da Queimada!

Fantasma, vulgo, Filipe Ribeiro

Pavão disse...

Olá, Filipe!

Ainda bem que tens nome, gosto mais de falar com coisas concretas ;)

Então é assim: eu digo que é um "acaso" (e entre aspas de propósito) porque sabendo que nada é por acaso como muito bem dizes e analisando os 3 antes e os 3 depois tudo correu de mediocre para baixo, é que me parece claramente que o Mourinho veio soprado de outro lado qualquer... Uma versão que me contaram, da qual desconheço a veracidade mas admito como verdadeira, tem a ver com a influência do empresário Jorge Mendes da Gestifute sobre o FC Porto na altura e que terá tido a palavra fundamental na escolha do Mourinho. Vendo-te pelo preço que comprei: foi assim mesmo. Verdade, mentira, quem sabe, já lá dizia o outro que as verdades de hoje são as mentiras de amanhã...

Quanto ao Adriaanse se vir a revelar outro "the one", dúvido muito, para não dizer que tenho a certeza absoluta que não o é, mas se assim for cá estarei para dar a mão à palmatória. Como já escrevi várias vezes, encontro no Adriaanse várias deficiencias de orientação da equipa no banco (cada vez mais evidentes...) e apesar de ao principio ele me ter parecido um excelente condutor de homens (ao nível do Mourinho, escrevi-o aqui então) até nisso começo a mudar a minha opinião e penso que ele é teimoso de mais para ser um bom líder de grupo.

Mas não acho que ele deva ser despedido já... se souber adaptar-se aos desafios que tem pela frente. Se não o conseguir, é tudo uma questão de pesar custos e beneficios...

Anónimo disse...

Satisfaz-me só uma curiosidade, tu chamas-te Pavão?

Depois e aproveitando as cerejas da conversa, continuas a não querer dar mérito a quem o tem na escolha de Mourinho, mas já és muito rápido em atribuir deméritos na escolha dos treinadores falhados ( p.ex.. Del Neri e Fernandez foram escolhas de Jorge Mendes ? ), aé porque estás enganado, o empresário que ofereceu Mourinho ao FCP foi Baidek e não Jorge Mendes. Mas isso, todos os dias são oferecidos jogadores e treinadores ao FCP, há que saber escolher e nesse aspecto criaste na tua cabeça uma ideia fixa que queres impôr a todo o custo: Desde Fernando Santos que PC deixou de saber escolher treinadores e jogadores, o intervalo"Mourinho" é algo difícil de explicar para quem já tinha essa ideia feita e a confirmou na era pós-Mourinho, por isso há que tentar justificar o injustificável, que não foi PC quem escolheu Mourinho.

Not serious talk, Pavão!!!

Quanto muito podes dizer( até agora...) que desde Del Neri que PC deixou de saber escolher treinadores. Vamos ver se Adriaanse não te obriga, de novo, a encontrar uma qualquer justificação para o "acaso" de vir aí novo ciclo de vitórias.

Pavão disse...

Quem dera que me obrigue a encontrar a explicação, caro amigo... E como é lógico o meu nome não é pavão, mas faz parte do blog não saber quem eu sou (aliás, nem eu sei que são o o Azulão e o Dragão).

Mas contínuo na minha. Desde o Fernando Santos (incluído que todos os treinadores foram mal escolhidos, à excepção do Mourinho. Esse foi a única excepção, pelo que é natural que o considere o "acaso" no meio da normalidade de treinadores medíocres...

Quanto ao Baidek, ele também era o empresário do Derley e do Nuno Valente, mas quem se "assenhoriou" deles e os transferiu depois? Aquilo que me contaram é que foi por forte influência do Jorge Mendes que o PdC escolheu o Mourinho, já que a sua opção não seria essa. O objectivo do JM era ter um treinador no FC Porto que lhe valorizasse o "pacote" de, salvo o erro, 18 jogadores que tinha então no clube, coisa que ele reconheceu no Mourinho. Verdade ou mentira, é como te digo, não sei mas não me custa muito acreditar nisso...

Anónimo disse...

Es ist das Leben dies. Du wirst nichts zu machen. viagra preissuche levitra rezeptfrei [url=http//t7-isis.org]levitra vs viagra side effects[/url]

Anónimo disse...

nanpanjiang http://cciworldwide.org/members/Polar-Heart-Rate-Monitors.aspx http://cciworldwide.org/members/Popcorn-Machines.aspx http://cciworldwide.org/members/Garage-Door-Openers.aspx http://cciworldwide.org/members/Area-Rugs.aspx http://cciworldwide.org/members/Omeprazole.aspx http://cciworldwide.org/members/Vacuum-Cleaners.aspx http://cciworldwide.org/members/Annuity-Calculator.aspx http://cciworldwide.org/members/Bariatric-Surgery.aspx http://cciworldwide.org/members/Electric-Blankets.aspx