sábado, 5 de novembro de 2005

AH! A culpa era da tradução...

Portanto, parece que o problema está resolvido, agora que tudo o que o técnico diz é traduzido no imediato (para evitar outras deturpações do que ele diz que no meu inglês de arrastar traduzi no mesmo português que li nos jornais quer quanto ao ir embora com os lenços brancos quer quanto ao Raul Meireles dever estar a dormir no lançe do golo do Inter...) e assim daqui para a frente não mais haverá mal entendidos.

Só foi pena é o tradutor não ter entrado ao serviço antes da conferência de imprensa, pois assim evitava mais um lapso pois alguém terá traduzido mal o nome do Diego, do Ivanildo e do Cech que por causa disso não vão a Paços de Ferreira na próxima jornada... É lamentável!

Agora a sério, que até aqui estava na brincadeira: mas este senhor que tanto elogiei ao principio (cheguei a dizer que no banco era mais fraco que o Mourinho, mas que sabia galvanizar homens como ele e que pôs a equipa a jogar um futebol como não via desde os tempos do Robson) o que pensa que está a fazer dos jogadores e, acima de tudo, dos adeptos e sócios deste clube? Ele está a gozar na cara do Diego, do Jorge Costa, do Lisandro e de mim cada vez que nestes jogos põe a titular o Jorginho, o Alan e o qualquer um dos centrais - Pedro Emanuel incluído - que ainda tem muito que pedalar até chegar ao nível (nem falo no estatuto) do grande capitão Jorge Costa! E o Presidente anda mais preocupado em lançar comunicados a dizer que não ganha 40.000€ mas tão somente 17.000€?! Não haveá mesmo mais nada que o preocupe neste momento, senhor Presidente da SAD e do FC Porto? Pois eu estou muitíssimo preocupado com o excesso de maus activos da SAD (por exemplo, Léo Lima que nem por empréstimo ficou no clube brasileiro por "falta de qualidades técnicas" conforme afirmou o seu treinador, mas também do Sonkaya que qualquer adepto dos distritais saberia que nem para vender flores no mercado do Bolhão servia quanto mais para jogar à bola) e com a ostracização progressiva e sem razões de outros activos importantissimos como o Lisandro, o Diego, o Jorge Costa, o Ivanildo ou o Bruno Gama! E a culpa de facto não é do treinador! É SUA, senhor Presidente, porque é para isso que é pricipescamente pago, para gerir MUITO BEM o plantel e os recursos financeiros da SAD, coisa que como se tem visto pelas enormes e avultadas quantidades de dinheiro entradas nos últimos 3 anos e pelo défice da SAD que continua "monstruoso" (como diria o nosso futuro Presidente da República) não anda a fazer...

Por isso, caros amigos e portistas, tenho muito pena em vos informar, mas o meu lamento e o meu aceno de lenço branco vai para o Presidente que há muito deixou de ter grandes medidas de gestão (a última foi a contratação do Mourinho e mesmo assim começo a duvidar que tenha sido sua iniciativa e sua vontade...) e espero que um dia breve apareça uma nova personalidade que saiba implementar uma mentalidade de gestão moderna e que valorize os activos antigos (como o Jorge Costa) e o potenciais grandes futuros (como o Diego) e não desbarate recursos em treinadores de merda como foram o Del Neri e o Fernandez e como parece ser, afinal de contas, este Adriaanse - que não conhecem nem os jogadores que têm no plantel nem os adversários contra quem jogam. E afinal, exemplos de portugueses com excelente trabalho desenvolvido (e com muito menores condições) temos alguns: Jesualdo Ferreira no Braga, Jaime Pacheco no Boavista (a ver como se safa nesta segunda passagem pelo Vitória de Guimarães), António Sousa no Beira Mar (e parece demonstrar querer repetir o trabalho agora no Rio Ave), Manuel Machado primeiro no Moreirense, depois no Vitória de Guimarães e agora no Nacional, Agostinho Oliveira nas Selecções de Portugal, Manuel José no Al-Halil...

E pronto, perdoem-me o desabafo, mas é que me está a custar muito ver uma repetição inglória da última época, cujo titulo nos saiu das mãos graças aos pontos perdidos estupidamente em casa directamente para as mãos dos lampiões e que este ano, se as coisas continuarem assim, vão direitinhas para os lampiões do norte, do Braga!

E o que eu queria mesmo era que o FC Porto ganhasse contra o Paços de Ferreira contra uma exibição de encher o olho, se possível!

19 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo, mas na questão da tradução do "maybe he was sleeping" acredito no Co. O tipo fala sempre assim quando se refere ao passado "We were defending very well", "They weren't creating many chances", etc.... Ele não é obrigado a dominar a língua inglesa e por isso não distingue um Simple Past de um Past Continuous - para ele é tudo o mesmo.

Anónimo disse...

Apoiado! A principal responsável pela crise do futebol do nosso clube, que dura desde a saída do Mourinho, é da administração da SAD. Duas épocas preparadas desastradamente, a começar na escolha dos treinadores. Pinto da Costa merece ser considerado o maior dirigente desportivo que este país já teve, mas o seu tempo já passou e os portistas têm que se convencer disso antes que seja tarde demais.

Anónimo disse...

Se o Porto for Canpeão com este treinador vocês não merecem festejar nem ser considerados portistas!!!

Sois uns papagaios perfeitos daquilo que só burros não percebem tratar-se de uma clara perseguição ao FCP, ao presidente e ao seu treinador!!

Eu estou e estarei sempre ao lado daqueles que tornaram o FCP num clube de bairro num clube de dimensão mundial. Pelo menos, daqueles que se lembram, pois já vi que aqui há muita putalhada que só se lembra do FCP campeão e está muito mal habituada!!! Aliás, este discurso do Presidente senil já não é novo, antes de Mourinho era a mesma cantiga, depois foi outra vez Pinto da Costa Olé. Mas mal se fica 1 ano sem ganhar, vem logo a tentativa do Veiga de ser Presidente do FCP. Olhem para a capa do Expresso de hoje e depois abram os vossos olhos e lembrem-se se não viram já isto há 3 anos atrás!!!

Pavão disse...

Só para tua informação, eu sou do tempo em que começamos a ganhar depois dos 19 anos de jejum... Puto já não sou muito bem... Em todo o caso, eu vou fazer um rápido flash-back dos últimos treinadores do FC Porto para te dizer qual foi o meu limite de apreciar positivamente o trabalho do presidente e onde começei a deixar de gostar do trabalho dele...

Co Adriaanse - previsão: falhanço
Couceiro - falhado
Fernandez - falhado
Del Neri - falhado
Mourinho - acerto total
Octávio - desastre total
Fernando Santos - falhado 3 vezes (o 1º campeonato deveu-o ao Jardel, os outros dois nem com ele lá chegou e destruiu a equipa)
Oliveira - acerto razoável
Robson - acerto total

Como tal, quando digo que dos últimos 9 ele só acertou em 1 treinador, tenho ou não tenho razão?

O presidente do FC Porto está a fazer o que fez o Pimenta em Guimarães: não soube sair a tempo e ainda acaba por sair pela porta pequena...

E mais ainda, eu mereço festejar todos os titulos do clube porque as minhas criticas também ajudam o clube a melhorar e só os burros é que para além de não compreenderem as criticas e de não as aceitarem é que não são capazes de se auto-analisar e melhorar. O Pinto da Costa foi o homem que soube levar o clube para além da sua cidade. É verdade, ninguém o nega! Mas será ele ainda hoje um gestor capaz e preparado para o futebol profissional? Cada vez mais, a cada balanço das contas da SAD do FC Porto (e sim, também sou accionista, muito pequenino...) me acredito que não, que a sua gestão continua a ser amadora e não de profissional.

E já agora, ò amigo, arranja lá um nome (nem que seja alcunha/nick como eu aqui) e identifica-te que eu não gosto de falar para anónimos nem no telemóvel...

Anónimo disse...

Então vamos lá por partes. Se te lembras do tempo em que eramos os andrades e em que sempre que passávamos a ponte levávamos sempre 4 ou 5 dos clubes de Lisboa tens que te lembrar de todos os treinadores (Pedroto, Artur Jorge,Carlos Alberto Silva, Robson, Ivic, Fernando Santos, Oliveira e Mourinho - TODOS CAMPEÕES NACIONAIS) e não só de meia dúzia que te convém para a tese.

Mas comecemos pela tua previsão de falhanço do CO A: Não achas que é cedo demais falar assim? É só isso que pergunto. Dou-te o exemplo do Rijkaard, contestadíssimo no 1º ano em que esteve no Barcelona, lenços brancos, contestação a rodos e agora é que que se vê. Campeão de Espanha e talvez a equipa mais excitantes da Europa.

Fernando Santos falhado? 1 campeonato, 2 taças de Portugal, quartos de final da liga dos campeões é pouco??? Essa de sermos campeões por causa do Jardel vale tanto como dizer que Mourinho foi o que foi graças ao Deco!!!

Oliveira acerto razoável?? Lá está, muita barriguinha cheia, 2 vezes campeão nacional, 2 taças, n supertaças, 4os de final da Liga dos Campeões. Enfim...

Del Neri, octávio de acordo. Fernandez faltou-lhe pulso mas teve títulos, Couceiro toda a gente sabe que veio para ser adjunto deste. Portanto, em 25 anos tens 3 treinadores falhados. Que fartura! como vês não tens razão nenhuma!!!

Quanto ao saber sair, muita gente disse que depois de Viena ele devia ter saído em grande. Hoje, graças a deus que não ouvimos essas vozes. Antes de Mourinho muitos faziam-lhe a cova com exactamente este discurso que vejo neste teu post, graças a deus não ouvimos essas vozes!!! Porque não dar o crédito devido a quem o merece???

Quanto ao resto e admitindo que ele está ultrapassado, gostava de saber quem propões para Presidente do FCP! só por curiosidade...

Quanto á gestão e ao profissionalismo arranja-me uma em Portugal melhor que a nossa, tanto desportiva como financeiramente!!!

Abraço portista

Anónimo disse...

Este endeusamento do Pinto da Costa é perigoso! Vamos aos factos. Primeiro ponto: o nosso presidente é a figura mais marcante da história do nosso clube!Os feitos passados têm a marca indelével de Pinto da Costa. Mas se tentarmos analisar com alguma frieza o que tem sido a gestão do Porto desde a saída do Mourinho, ainda para mais sabendo que o cofres ficaram cheios, temos de dizer que foi um desastre. O ano passado foi o ano detodas as desorientações: a escolha do Del Neri e aquelas contratações de Dezembro, com os dois leandros, o pitbull e o leo lima, são incompreensíveis! Salvou-se o Ibson. E já nem vale a pena falar da troca do Pedro Mendes pelo Postiga, como o Porto a ter ainda que pagar por fora mais algum.
Mas, enfim, uma época correr mal não é o fim do mundo, desde que se aprenda com os erros. Só que...o que é que a SAD resolveu fazer? Foi buscar um treinador que, tal como o Del Neri, nunca tinha saído do seu país, já é velho e nunca ganhou absolutamente nada. Ainda por cima, conduziu as negociações em público quando o Porto ainda discutia o título (cont.)

Anónimo disse...

(cont.)o que prejudicou a autoridade do Couceiro junto do grupo de trabalho.
Para além disso, dá ideia que não houve qualquer preocupação de construir um plantel bem estruturado, como se as contratações da SAD andassem ao sabor das propostas de empresários. Afinal, onde é que andam os "olheiros" do Porto? Não se conseguia arranjar melhor para lateral direito do que o tosco do Sonkaya? E ninguém reparou no Nélson que jogava aqui ao lado, no Bessa? Como é que ninguém percebeu que era importante contratar um bom central, porque o Bicho e o Pedro Emanuel estão a ficar velhos e não há no plantel substitutos à altura?
E, depois, para falar da actualidade, não era importante, numa altura em que todos os portistas estão apreensivos com os sucessivos erros do treinador, vir dar uma palavra aos adeptos que pagam os seus bilhetes e as suas quotas para apoiar o clube?
Parece-me óbvio que não uma liderança forte na SAD neste momento. E não pode ser tabu discutir a gestão de Pinto da Costa: em primeiro lugar o homem não é infalível nem é eterno, em segundo lugar o clube pertence aos sócios, como eu e todos os outros, não é de nehuma pessoa, por mais importante que seja.

.:GM:. disse...

Fui sempre um adepto incondicional do PC... no entanto, devemos admitir que nos ultimos anos tem havido varios erros de palmatoria... desde contratacoes sem o aval do treinador, treinadores que nao deram nada (sobretudo pos-mourinho),ma gestao dos rendimentos da SAD no que diz respeito sobretudo a venda de jogadores,e outros. O PC deu mt ao clube mas talvez existam outras pessoas neste momento capazes de dar mais. E concordo com a contratacao de um treinador portugues conhecedor do nosso campeonato e dos nossos jogadores, assim como foi referido anteriormente. Apostaria tambem na continuidade. Se contratamos um treinado para substituir o Fernandez, deveriamos ter contratado alguem que pudesse dar continuidade ao seu trabalho nesta epoca, da mesma forma q se contratarmos alguem para substituirmos o Cu (do) Adriaanse (que anda autenticamente a gozar com os jogadores e com os adeptos), que seja para permanecer a frente da equipa na proxima epoca. Acima de tudo temos de ser coerentes, e a incoerencia demonstrada pelo Adriaanse tem sido obvia em demasia.

Um Abraco

Anónimo disse...

Em relação a treinadores, porque não dar uma oportunidade a essa grande glória do FCP, de nome FERNANDO GOMES, duas vezes bota de ouro, roubado na atribuição da bola de prata para não ultrapassar o Eusébio? Será que o Pinto da Costa quer o protagonismo todo para ele, e por isso que todos os grandes nomes do FCP acabam escorraçados?

Anónimo disse...

Só mais uma coisa, ALGUÉM entende a política de contratações de jogadores nos últimos anos ( excepção óbvia nos anos MOURINHO )?
Ainda se lembram daquele jogador que veio ao Porto para assinar e foi raptado no hotel?
Admiro muito o PC, mas acho que está na hora de ele dar a vaga. Não me importo de contribuir para uma estátua dele à porta do estádio JOSÉ MARIA PEDROTO.

Pavão disse...

Para o anónimo que nem alcunha tem, poderá ser o fantasma então...

Só fui do actual até ao Robson porque como disse no comment assim poderias perceber onde eu começei a divergir com o presidente. Vamos ser claros: foi com o Fernando Santos. Que pode ter ganho esses titulos que apontas e mais alguns, mas para mim não me chega ganhar... Para mim ganhar é a consequência de termos o melhor futebol e a melhor equipa (mesmo sem precisarmos de ter os melhores joagadores) e desde o Robson e na 1ª parte do consolado do Oliveira (por isso digo que é um acerto razoável) que, com a excepção do período Mourinho, isso não acontece!

Com o Fernando Santos deixei de ir às Antas durante mais de 2 anos porque deixei de ter prazer em ver o FC Porto jogar - mesmo na época do penta já não fui à parte final, só fui ao último jogo para comemorar! E com a excepção dos 2 anos do Mourinho, onde a espaços para além de termos a melhor equipa e alguns excelentes executantes (em especial o Deco, o melhor jogador que vestiu a camisola do FC Porto desde o Madjer e o Cubillas) também apresentamos um futebol fantástico. Mas com nenhum dos outros isso se passou.

E como para mim o futebol não é só irmos em primeiro na tabela, é também a emoção do golo e do passe fantástico e da jogada envolvente e do canto ou livre estudado, da táctica pensada para o adversário, como tudo isso junto é que é o futebol para mim e isso depende em grande parte (se não na totalidade) da capacidade do técnico, por esses motivos é que para mim não são apenas os títulos que me dizem quem é bom treinador ou não!

Por isso o Fernandez pode ter ganho a Intercontinental - mas foi um péssimo treinador! Por isso o Fernando Santos pode ter ganho um campeonato e não sei quantas taças - mas foi um treinador medíocre! Por isso o... espera, mais algum dos outros ganhou alguma coisa? Então, no teu conceito, são treinadores de merda porque não ganharam!

Caro amigo, futebol só é estatística para o Gabriel Alves... Futebol é espectáculo pelo qual gosto de pagar e por isso tenho o direito de exigir que o clube ao qual entrego mais de 60 contos por ano me proporcione excelentes espectáculos! E quando tal não sucede, eu reclamo: com os jogadores, com o treinador e até, sacrilégio para ti, com o presidente! E não sou eu que estou errado...

Quanto a apoiar alguém em vez de, a coisa não funciona assim! O que eu acho é que o Pinto da Costa já não serve! Agora quem lá devia estar? Não sei, mas se em mais de 100.000 sócios não há um grupo de uns 10 que possam formar uma direcção e desses 1 que não consiga ser um bom presidente... Bem, então o melhor é fecharmos já o clube e atirarmo-nos todos os sócios das pontes ao rio porque somos todos uns merdas! E como eu não me sinto nem sou assim, sei e tenho a certeza que haverá muitas e valiosas alternativas à minha escolha um dia e nesse dia, em função das listas e dos programas que aparecerem eu poderei apoiar alguém. Hoje, não apoio ninguém nem tenho nenhum nome...

Pavão disse...

Ah! Quanto à gesão desportiva até meados da década de 90, ou se quiseres, até ao penta, não há ninguém. Mas após esse período vários dirigentes fizeram boa gestão desportiva, apenas com desvantagem na internacional (que como cada vez mais se comprova, se deveu ao treinador e não ao presidente) desde logo e em particular olhando para os lampiões do norte que seguem em primeiro lugar do campeonato...

Quanto à gestão financeira, não vás por aí porque quem nos últimos 3 anos ganhou em vendas o suficiente para cobrir 2/3 do passivo que tem e no entanto não o conseguiu sequer diminuir e apresenta um orçamento de 60 milhões de euros para esta época (mais 10 milhões que os lampiões e o triplo dos lagartos) e não consegue ter sequer um defesa direito de raiz (o Sonkaya nem conta como jogador que ele devia ser apanha-bolas lá na terra dele e defesa esquerdo também não há porque o Cech era médio) no plantel, estamos conversados!

Anónimo disse...

Bem... esperava tudo mesmo ler por aqui que o Iiinnjiinhierroo Santinho foi um bom treinador.... ffdddsssss.... um gajo que perde um campeonato tendo o Jardel na equipa a facturar 36 golos,pqp, não percebe nada de bola.

Pavão disse...

Graças aos deuses do futebol que ainda há alguem que me entende... Obrigado, Pentadragão

Anónimo disse...

Meu caro Pavão:

99 % de portistas entende-me, depois existem estes 1% que andam por aqui nestes blogs a choramingar não sei o quê e são os responsáveis por lencinhos brancos no Estádio e por assobiar os próprios jogadores. Esses adeptos para mim são uma vergonha de adeptos. Quem não gosta que não vá ao estádio. Eu já vi bom futebol esta época no FCP e sei quanto tempo leva formar uma grande equipa, Mourinho não chegou e não começou logo a ganhar. A época passada é uma época atípica, foi o desmantelar de toda uma equipa vencedora, era inevitável. A escolha dos treinadores correu mal, mas estou plenamente convencido que este homem que lá temos vai está a lançar as bases para mais um ciclo vitorioso. Há muita irracionalidade nestas críticas, aliás, seguindo o raciocínio do Pavão os adeptos devem preferir jogar bem como em Glasgow e perder do que jogar menos bem para preservar o resultado. Em Inglaterra também tentam fazer a cama ao Mourinho com essa do "não basta ganhar é preciso dar espectáculo" e ele responde que espectáculo é ganhar e por isso digo que estou-me a cagar para o espectáculo quero é ganhar, o desporto profissional foi feito para ganhar e não por razões estéticas. O Brasil de 1982 em Espanha foi a equipa que melhor gosto me deu ver jogar, mas perdeu... logo para que serve jogar bem se não se ganha??? Dos fracos não reza a história...

Quanto à questão da sucessão de PC, disse e repito que enquanto não vir alternativa credível prefiro o homem que já não precisa de provar nada a ninguém que é o maior dirigente desportivo português de sempre. Deixar cair o clube que eu amo nas mãos de vaidosos como Fernando Gomes ( ele lá sabe o que é treinar, ELE QUE SER PRESIDENTE DO FCP) ou de vígaros como José veiga, NUNCA!!!

Por isso, graças a Deus 99% de portistas pensam como eu e sabem que vamos voltar a ganhar com este Presidente porque pura e simplesmente ele sabe mais disto a dormir do que todos vós acordados.

Nada disto é inocente, não é inocente dar mérito às últimas conquistas a Mourinho e não a PC, como se tivesse sido só este a contratar e a escolher os jogadores (Deco, o tal super craque foi escolhido por Mourinho? Ricardo Carvalho? Maniche, quem o foi buscar ao SLB?).

Se querem mudar porque não vão ás Assembleias gerais , porque não se apresentam candidatos?? Sabem porqu~e?? Porque são esmagados e cilindrados, não bastam 1 ou 2 anos de alguns erros de gestão, era necessário estarmos 10 anos sem ganhar, E VOCÊ SABEM QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER!!!

Olhem para o Expresso de ontem, vejam como fazem tudo para apanhar PC, lá informam que 4 inquéritos foram arquivados pelo MP ( caso da CMP, terrenos, PPA), tudo foi feito e está a ser feito para que ele saia do FCP, mas por outra via!!! Logo, se os nossos iniigos o tentam remover a todo o custo do FCP é porquê??? Porque acham que ele já perdeu qualidades e já não saber gerir com sucesso o nosso clube?? Ou será antes pelo contrário??? Pensem um bocadinho nisto...

Pavão disse...

Dos fracos não reza a história? A frase não é assim tão literal, pois afinal de contas 23 anos depois ainda falamos no Brasil de 82 que maravilhou o mundo com esse futebol, 30 anos depois ainda se fala na Laranja Mecânica do Cruijf e 40 anos depois ainda se fala na Selecção de Portugal do Eusébio e que ganharam essas selecções? Eu respondo-te: NADA! Mas estão JUSTAMENTE na história do futebol pelo futebol de encantamento que praticaram!

Depois, fantasma, peço desculpas mas 99% dos portistas não te entendem, bem pelo contrário como podes ver pelos comentários gerais deste e da imensa maioria dos blogs e foruns do FC Porto (por exemplo, o www.fcporto.ws) e estão cada vez mais próximos da minha posição e não da tua!

Quanto a ser candidato eu, meu caro amigo, eu sei medir-me e sei o que valho! Não tenho nem a capacidade financeira nem a capacidade de gestão que acho que deve existir para isso. O que não me impede de ter uma opinião. E se não vou às Assembleias Gerais é porque sei, por experiência política própria, que nada lá iria fazer de relevante e de vantajoso para o clube - apenas para mim seria vantajoso e não é assim que eu acho que se deve apoiar o clube. Nem assim nem apoiar cegamente quem momentaneamente detém o poder pois não é infalivél nem ter sido eleito significa que tem sempre razão.

Quanto à guerra que a imprensa tem com ele, ele que se defenda porque sempre o fez muito bem. O que eu não gosto é que os adeptos ceguinhos venham misturar as coisas. A imprensa divulga factos, reais ou falsos, e isso não tem nada a ver com a gestão que ele faz do futebol e do plantel e dos treinadores e dos médicos e de muitas outras coisas. Coisas que ele fez bem em tempos, mas como "o mundo pula e avança como uma bola nas mãos de uma criança", o Pinto da Costa tem de se adaptar a esses "pulos" e a esses "avanços" e, para mim como para muitos outros sócios e adeptos (nem que fossemos só 1% já seriamos mais de 1000 sócios, o que já não era assim tão pouco...) ele já não está enquadrado nesse "mundo novo" que exige novos profissionais com formação especifica em matérias que ele não tem, não teve e nunca terá como o marketing, o e-commerce, o branching, a gestão de activos, a planificação estratégica de longo prazo, entre muitas outras...

Anónimo disse...

Caro anónimo,
quando houver um concurso de portismo, não tenho dúvidas em votar em sí. Pelo contrário, parece-me evidente que devemos deixar o culto de personalidade ( vulgo "síndrome vale e azevedo" ) para aqueles que não possuem mais nada a que se agarrar. Parece-me evidente que não é o caso dos verdadeiros PORTISTAS.
Quanto à sus opinião sobre o Fernando Gomes, parece-me um exemplo nítido desse "PC seguidismo" que será de evitar, na minha modesta opinião.

Anónimo disse...

E la o Porto ganhou sem encher o olho... nao foi assim Pavao?

Pavão disse...

Pois foi, mais uma vez temos a vitória e uma boa hora e meia de sono garantido... Quase só acordei no intervalo porque os anuncios são aos berros...