terça-feira, 18 de janeiro de 2005

VIRA O DISCO E TOCA O MESMO

A famosa e, sobreudo imparcialíssima CD da Liga, voltou a lembrar-se, ano e meio depois, que existiam processos sumaríssimos. Afinal, terminou a primeira volta, está tudo empatado e há que dar uma manápula amiga a quem lhes arranjou o job. Assim, acabam de castigar o Benni com dois jogos de suspensão por (mais) uma cotovelada a um adversário. Ora, sejamos claros. A cotovelada existe. Mas o problema é o de sempre. Quantos jogadores, sem serem do Porto, foram alvo de processos sumaríssimos? Nenhum, que me lembre. A não ser agora o Silva do Guimarães, que foi apanhado por tabela e para disfarçar. De cuspidelas a socos, passando por pontapés, quase todas as jornadas vemos variadíssimos jogadores a agredir adversários. Não vemos é processos sumaríssimos. Quando é preciso, a televisão esconde as agressões. Quando convém (leia-se, quando é um jogador do Porto), as imagens repetem-se até à exaustão, até que os nababos Juízes Conselheiros acordem nos quartos dos hotéis de luxo onde os instalam para irem trabalhar (de graça, claro, que pelo seu Estatuto nada podem receber para além daquilo que o Estado lhes paga) na sede da Liga e se lembrem que existe esse tipo de processos.
E pronto. Da outra vez, McCarthy apanhou um sumaríssimo para não jogar um qualquer jogo importante. Agora, temos dois jogos difíceis, por isso, há que, implacavelmente aplicar os regulamentos. Daqui a dois anos há mais. Talvez para o Pitbull, se for bom jogador. Entretanto, os caceteiros do Bessa, Rochenback, Petit e outros jogadores meiguinhos podem distribuir a sua lenha impávidos e serenos, porque o RTP não mostra e os Conselheiros não vêm. A regra é simples. Se o Costinha acaricia as partes baixas em Guimarães - PIMBA! Sumaríssimo em cima e um jogo de suspensão. Se o Carlos Martins provoca as bancadas, o que origina arremesso de cadeiras, não há problema nenhum. Desde que não toca nas partes pudibundas...
Se tudo isto resultar no costume, podemos respirar de alívio. O feitiço vira-se contra o feiticeiro e até a relva comemos já em Leiria.



PS - Isto não invalida que o Benni tenha que ser severamente punido pelo clube. É useiro neste tipo de situações. Depois do prejuízo contra os trauliteiros da avenida, agora mais dois jogos no banco. Já vai em quatro só esta época. Não é para isso que lhe pagam.


Sem comentários: