quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

Colar de Honra ao Mérito Desportivo


O Mágico Porto foi agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo pelo Governo de Portugal.
Finalmente o País agradece ao Mágico Porto tudo aquilo que fazemos em prolo da Naçao. A justiça foi feita. "Portugal tem orgulho no FC Porto" disse Santana Lopes.
Acresecentou, ainda, que o Mágico Porto é exemplo para outras áreas da sociedade portuguesa e assim foi justificando uma condecoração que era "um acto de justiça" que só não chegara tarde "porque o FC Porto nos habituou a conquistar títulos regularmente".
Mas sintomático da nossa dimensão, são as palavras de Santana Lopes, quando contou este episódio:
"Estava em Praga aquando das meias-finais da Liga dos Campeões e vi a maioria dos estrangeiros torcerem pelo FC Porto. Hoje pode-se com orgulho ao Mundo: "Temos lá o tal FC Porto que tanto respeita".
E terminou com um "Obrigado e continuem".
Aí está. O tal clube que tantos apelidam de regional, a ser condecorado com uma das mais altas distinções do País e como orgulho Português no Mundo.
Quem diria, caros infieis...
:
"Vamos continuar a engrandecer o nome de Portugal"

O agradecimento de Pinto da Costa ao primeiro-ministro surgiu logo nas primeiras palavras, mas também o discurso de Pinto da Costa depressa abandonou o formato habitual das cerimónias oficiais. A atribuição do Colar de Honra ao Mérito Desportivo à FC Porto, SAD e das medalhas de Mérito Desportivo aos envolvidos na conquista do título mundial de clubes, o presidente portista agradeceu ao governante Santana Lopes - salientando o pormenor da cerimónia se ter realizado no Estádio do Dragão -, mas rapidamente as palavras mudaram de destinatário, passando a serem dirigidas ao cidadão: "Sempre disse que é uma honra receber qualquer primeiro-ministro e é com enorme prazer que recebemos este primeiro-ministro, mas é o cidadão Pedro Santana Lopes que merece uma atenção. Merece porque não foi só de Praga que me ligou emocionado, foi também quando em Manchester o ouvi entre o ruído dos seus filhos dizer-me que eles choravam de alegria. E não esqueço que, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, colocou uma faixa a saudar o campeão europeu no edifício dos Paços do Concelho".

Pinto da Costa considerou que há muito que Pedro Santana Lopes demonstra "amor e carinho" pelo FC Porto, atitude que mereceu do presidente portista uma garantia dada ao primeiro-ministro: "Vamos continuar a engrandecer o nome de Portugal". Explicando que os feitos do FC Porto que levaram o Governo a decidir-se pela condecoração são "sonhados por uns e concretizados no campo por fantásticos atletas", acrescentaria mais tarde que lhe ficará "eternamente agradecido" pela atitude, o presidente remataria com uma frase à prova de segundas leituras: "Um grande abraço ao primeiro-ministro e um grandíssimo abraço ao Dr. Pedro Santana Lopes".

Colar de Honra ao Mérito Desportivo

Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Fernando Gomes, Rui Alegre, Paiva Brandão, Luís César e Antero Henrique

Medalha ao Mérito Desportivo

Victor Fernandez, Narcis Juliá, José Luis Arjol, Daniel Gaspar, Aloísio, André, José Carlos Esteves, Nélson Puga, José Mário, Eduardo Braga, José Luís, Fernando Brandão, Bruno Vale, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Hugo Leal, Ricardo Costa, Costinha, Pepe, Nuno Valente, Luís Fabiano, Quaresma, Derlei, César Peixoto, Nuno, Areias, Diego, Bosingwa, Maniche, Carlos Alberto, Maciel, Seitaridis, Hugo Almeida, Raul Meireles,
Hélder Postiga, McCarthy e Vítor Baía

Sem comentários: