quinta-feira, 6 de novembro de 2003

"Scolari não tem desculpa, Portistas com razão"

O Nuno Nogueira enviou-me este email. Leiam que vale a pena...

Caro amigo Dragão, aqui deixo um texto que gostaria que visse, o qual foi escrito por um indivíduo que nem sequer é portista.

Um abraço, Nuno Nogueira.

"Scolari não tem desculpa, Portistas com razão"

Por ManchesterFan, em Relvado.com

Sempre fui aqui neste fórum Relvado.com um dos críticos mais severos quando Gilberto Madail anunciou que o treinador nacional para o Euro 2004 era o brasileiro "Campeão do Mundo" Scolari. Inumeros posts coloquei contra a contratação e bla... bla... bla mas, depois calei-me ao máximo mesmo vendo as tristes exibições da selecção nacional até chegar o encontro com a Espanha e os três secos dos nossos amigos espanhóis. A partir dai Scolari atingiu todos os limites possíveis de credibilidade à frente da selecção nacional e tem acumulando erros atrás de erros prejudicando especialmente (e só não vê quem não quer) a equipa liderada por José Mourinho.

Já nem falo da birra da não convocação de Ricardo Carvalho, do problema Vitor Baia, nem da utilização do adaptado Miguel a defesa direito em detrimento de Paulo Ferreira mas tudo tem limites. Ok que Scolari numa das vezes quis ver Bruno Vale em acção, entendo e percebo, ok que Scolari não possa chamar cinco ou seis jogadores do FC Porto, entendo e percebo, ok que Scolari quis chamar Deco à selecção após ser naturalizado, entendo, percebo mas não concordo, ok que Scolari entende que Vitor Baia está fora dos seus planos, entendo e percebo mas... que convoque os dois melhores jogadores do FC Porto no dia antes do jogo de apresentação do novo estádio do clube, isso não entendo, não concordo nem posso aceitar.

Os adeptos Portistas têm milhões de razões para detestar este homem, eles que tanto adoram brasileiros (Mário Jardel, Derlei, Deco) logo tinham de calhar com este "Campeão do Mundo". Scolari tinha alguma necessidade de convocar Deco e Costinha para o encontro com o Kuwait? Não podiam somente os jogadores serem chamados para defrontar a Grécia e depois serem dispensados e já que era um jogo com o Kuwait chamar jogadores menos utilizados? Desta vez Scolari tinha-se de explicar muito, mas muito bem e não como fez em directo para todo país dizer que foi assim acordado e pronto.

Para fazer o que Scolari tem feito na selecção em termos de resultado qualquer treinador fazia. Em vez de unir a nação em torno de uma equipa e do Euro 2004 cada vez divide mais o país e cria guerras internas. O que devem pensar os jogadores? Estarão eles também divididos? Quantos estarão descontentes com Scolari? Queira Deus que Scolari não enterre o Euro 2004 em grande e Portugal sair vergado de um Europeu realizado em sua própria casa. Se isso acontecer a meu ver a Federação Portuguesa de Futebol levava uma limpeza geral. Novo presidente, novos organismos internos, nova organização dos campeonatos nacionais e especialmente dois novos projectos nas selecções de futebol, um ao nível das camadas jovens até aos sub-20 e outro muito bem estruturado e com pessoas sérias englobando os sub-21, equipa b e equipa principal.
"

Sem comentários: