quarta-feira, 19 de novembro de 2003

40 bocas vs Kaneko

Depois do destaque dado aquando da inauguração do galinheiro ao mais célebre e inteligente dos adeptos lampiões - o 40 Bocas, não me espanta que tenha passado despercebido isto:

"Shinichi Kaneko: Do Japão para o Estádio do Dragão
Mochila às costas, olhos rasgados, sorriso tímido. Shinichi Kaneko chegara há minutos do lado de lá do Mundo para cumprir um desejo que amadureceu durante muitos meses. Fez-se sócio do F.C. Porto no site oficial, reservou ingresso para a inauguração do Estádio do Dragão e marcou viagem. Este portista japonês não podia perder a abertura da nova casa azul e branca. Falámos com ele num encantamento que dificilmente será esbatido.

A timidez ocidental, a educação que entorpece as palavras e o inglês de ocasião não criaram uma enxurrada de emoções, mas permitiram perceber que esta é uma das ocasiões mais especiais da vida deste japonês de 30 anos que habita na cidade de Chiba. O olhar brilhante, todavia, disse muito mais que qualquer discurso elaborado. Shinichi Kaneko está feliz.

«Estive no Porto há dois anos e tive oportunidade de ver um jogo do F.C. Porto no Estádio das Antas», conta, tentando resumir o turbilhão de ideias. «Adorei a experiência e fiquei portista. Desde então passei a acompanhar tudo o que diz respeito à equipa».

Shinichi Kaneko admite que é um adepto especial, mas não se sente diferente de todos os outros. «Claro que não será normal vir do Japão para assistir a esta festa, mas não podia faltar ao primeiro dia do Estádio do Dragão. Se pensarmos que todos os portistas gostariam de cá estar, então até deixa de parecer assim tão estranho», defende, acrescentando de pronto que «o estádio ficou espectacular».

Jornada após jornada, sucesso após sucesso, Shinichi Kaneko vai acompanhado as façanhas da equipa de José Mourinho. A atenção permite-lhe arriscar um par de opiniões. Modestas e comedidas, mas perfeitamente enquadradas com a realidade. «Gosto muito do Ricardo Carvalho. Joga muito bem e é um defesa inteligente», destaca, numa alegria progressiva que só podia terminar no... mágico. «O Deco também é impressionante. Já é um jogador muito famoso no Japão. É um talento que pode chegar muito longe a nível internacional».

A festa, para já, ainda está à distância de algumas horas e preparativos. Shinichi tem tempo para conhecer um pouco melhor a cidade e confraternizar com os portistas. «Jamais vou esquecer estes dois dias. Estou eufórico! O F.C. Porto é enorme e merece o esforço de todos. Costumo acompanhar tudo na página oficial do clube, mas agora estou por dentro das comemorações. É fantástico!». Este japonês, constata-se, vai ter muito para contar no regresso ao Japão."

In O Jogo, 15/11/2003

Ora, ao ler isto e depois de saber da sondagem do site da UEFA aqui trazida pelo Grande Portista, fico confuso. Afinal nós não somos um clube regional? Não são os mouros os detentores exclusivos do prestígio internacional? Não percebo... um adepto japonês que vem de propósito para a inauguração do Estádio do Dragão? Os mouros não constam como candidatos ao título, passados por Beira Mar e Braga... Aqui há gato...

Sem comentários: