segunda-feira, 2 de maio de 2005

Vale tudo, até mesmo arrancar olhos...

"Não vou discutir se é penalty ou não, só sei que o Benfas venceu por 1-0." - Kadafi dos Pneus
"Penalty? Se o árbitro marcou é porque é penalty..." - Simulão
Eis duas afirmações de lampiões sobre o jogo de sábado. Agora já não vale a pena discutir nada. Anda tudo caladinho como ratos.
E é esta a vergonha de um País.
Não é à toa que temos um País em que o Presidente da República dissolve um parlamento com maioria, só porque os amiguinhos do Partido já estão organizados e sabendo que o Governo em funções está fragilizado e na pior fase da legislatura.
Não é a toa que os mesmos que deixaram Portugal numa situação económica terrível, voltam ao Governo com uma maioria absoluta e com o apoio descarado de quem disse que "vou-me embora que isto é o pantano".
Não é à toa que neste País temos um ministro fundador de um partido de ideologias opostas ao do Governo, apenas porque lhe deu o seu apoio, quando nas eleições anteriores havia pedido maioria absoluta para um outro, porque o Presidente desse partido lhe havia concedido o cargo de secretário-geral da ONU.
Não é à toa que vivemos num País de faz de conta, em que o Governo que saiu deixa um despacho que decide não tocar nos clubes até 2010 por causa das dívidas ao fisco.
Não é à toa que tudo se passa num País destes e a maioria do povo nada diz.
Só acontece porque somos um País atrasado, de lobbies, de interesses, em que tudo se passa à vista desarmada e ninguém diz nada.
O jornalista da TSF, no sábado, que relatava o jogo dos lampiões, logo a seguir ao golo falso como judas do Simulão pediu para fazer um aparte "Nunca vi disto. Os jornalistas aqui ao meu lado gritam golo como se fossem adeptos".
Tudo se passa normalmente e nada se faz.
Como tal, não sei como nós os Dragões ainda nos admiramos com o que se passa no nosso futebol.
O Pavão teve um sonho, mas para mim esse sonho não existe. Não existe porque, como disse, no meu País vale tudo e o povo não reage.
Haveremos de ver tudo isto e muito mais até final da Superliga. E só por isto eu não acredito no sonho do Pavão.
Porque fora os sonhos, na realidade, temos uma equipa que já joga futebol, que já se impõe e que acredito que, pelo futebol, conseguirá ganhar todos os jogos.
Mas existe um pequeno objecto que não depende dos remates. O apito. Esse está manietado, tal como todo o nosso País.
Enfim, já aquando do tempo das nossas vitórias o dizia. Tenho vergonha de ser deste País.
Para culminar, só falta o presidente da república agracia-los com medalhas, tal como nunca fez depois das nossas grandes vitórias.

Sem comentários: