quinta-feira, 26 de maio de 2005

Mas qu'é qu'é isto, ò meu?

O malogrado Jorge Perestrelo (fica aqui assim a minha homenagem) é que usava esta expressão, entre outras menos recomendáveis, para exprimir a sua indignação perante uma asneirada de alguém.

O que ele diria se visse o FC Porto a propor ao Zé Couceiro ser adjunto até 2010 depois de ter lutado pelo título até aos útlimos minutos desta época com uma equipa que ninguém em perfeito estado acreditava poder fazer isso.

O que ele diria se visse o FC Porto contratar um estrageiro de 57 anos que nunca teve grande reconhecimento internacional (a bem dizer, nem nacional...) e que vai fazer a sua primeira experiência no estrageiro um ano depois de ter contratado um estrageiro de 56 anos que nunca teve grande reconhecimento internacional (a bem dizer, nem nacional...) e que ia fazer a sua primeira experiência no estrageiro.

O que diria ele se visse o FC Porto continuar a não apostar na prata da casa que tantos sucessos deu ao clube (a equipa da final do Prater era maioritariamente criada nas camadas jovens, a equipa das meias finais de Barcelona era maioritariamente criada nas camadas jovens, a equipa de Gelsenkirshen era maioritariamente criada nas camadas jovens) para apostar em "paletes" de estrangeiros, ora brasileiros, ora argentinos, ora italianos (que não vieram porque o treinador não teve cá tempo suficiente para isso), ora holandeses (parece que vem aí um pacote deles) ora outros quaisquer! Porque não renovar e apostar no Bruno Vale? Porque andar meio mundo atrás de um extremo esquerdo quando no Olival está um míudo com as qualidades e potencialidades do Ivanildo? Porque ir buscar extremos a preços proibitivos em trocas discutiveis como o Quaresma quando temos dois no Olival de grande futuro, o Bruno Gama e o Vieirinha, muito mais bem comportados? Para que estão interessados num georgiano na pré-reforma quando há um Hugo Almeida a esperar por oportunidades que não lhe dão? E o Paulo Machado? E o Ricardo Costa vai ser vendido, um rapaz que sente a camisola e que demonstra já ter capacidade para brevemente liderar o balneário do FC Porto e impor a mistica do jogador à FCP?

Não sei o que se vai passar na próxima época, mas os sinais que ando a ler nos jornais não auguram nada de bom...
Espero estar enganado. Espero estar no Dragão a comemorar muitas vitórias e um futebol atacante vistoso, como nos foi prometido. Espero que seja campeão ou que, pelo menos e não o sendo, que se veja empenho e dedicação nos jogadores para isso, coisa que não vi muitas vezes esta época (por exemplo, em Moreira de Cónegos, contra o Braga, contra o Boavista ou contra o Beira Mar) e que até obrigou o Presidente a admitir que ninguém (logo, nem o prórpio FC Porto) merecia ser campeão este ano.

Dói-me muito ver o FC Porto fazer estas figuras tristes que fez este ano, coisa que me habituaram a nunca acontecer no FC Porto e apenas a assistir, divertido, a acontecer nos outros clubes.

Épocas como esta, nunca mais!

Sem comentários: