terça-feira, 31 de maio de 2005

Porque será?

Liga dos Campeões:F.C. Porto no primeiro pote, Benfas no último

O F.C. Porto deverá entrar no primeiro pote da fase de grupos da Liga dos Campeões, o das equipas mais cotadas, enquanto os Lampiões estão apenas no quarto e último.
O Sporting deverá entrar no segundo pote, se ultrapassar a terceira pré-eliminatória e chegar a esta fase.
Os «dragões» são por agora a oitava equipa com melhor coeficiente (93.740), portanto a última a ter lugar no primeiro pote.
Esta lista presume que se apurarão para esta fase Manchester United e Inter Milão, que vêm da terceira pré-eliminatória, e têm melhor coeficiente que o F.C. Porto. Se não se apurarem haverá alteração do equilíbrio de forças, uma vez que as equipas que os eliminarem terão seguramente pior «ranking» e entrarão mais abaixo na divisão pelos quatro potes.
Neste cenário, o F.C. Porto evitaria à partida defrontar Real Madrid, Milan, Barcelona, Bayern Munique e Arsenal. Manchester United e Inter são as tais equipas que estão provisoriamente nessa lista, mas terão de passar pela pré-eliminatória.

O Sporting (coeficiente de 55.740) é também a última equipa na lista provisória para o segundo pote. Também aqui se assume sempre a presença das equipas com melhor «ranking», critério igualmente adoptado pelo site «UEFA European Cup football», a página que faz há muito o levantamento exaustivo de rankings e coeficientes das competições europeias, base para esta análise. Neste cenário os «leões» evitariam Chelsea, Juventus, PSV Eindhoven, Lyon e, à condição, Panathinaikos, Celtic e Villarreal.

Quanto aos lampiões (coeficiente de 36.740), é a quarta equipa a contar do fim. Para escapar ao último pote, o Benfica precisava que fossem eliminadas cinco das 14 equipas que estão à sua frente e vêm da terceira pré-eliminatória. E ainda que os adversários que as afastassem tivessem pior «ranking» que os «lamps». Além de Manchester United e Inter, estão nessa situação o Mónaco, Ajax, Brugge, Anderlecht, Panathinaikos, Celtic, Villarreal, Sporting, Glasgow Rangers, Dínamo Kiev, Werder Bremen e Lokomotiv Moscovo.

Sem comentários: