sexta-feira, 6 de maio de 2005

O MITO DO MOURINHO

A derrota do Chelsea ante o Liverpool confirma várias coisas. Antes demais, confirma o que já toda a gente sabia, mas que ninguém ousava dizer, muito menos os escribas avantinos. Confirma que o clube londrino, seja em qualidade e beleza de futebol, seja em resultados ainda está a anos-luz do Porto dos dois últimos anos. A beleza do nosso futebol do ano da Uefa é inigualável, mesmo por nós próprios. O Chelsea joga feio. O seu futebol é inestético. A sua grande qualidade reside numa defesa de betão e no aproveitar, à italiana, qualquer meia oportunidade de golo. Porém, a eficácia nem sequer é aquela que ora apregoam aqueles que antes lhe zurziam. Veja-se que nós ganhámos a Liga dos Campeões apenas com uma derrota e mesmo essa em início de época e com a ajuda do Colinna. Nunca passámos uma eliminatória por diferença de golos (como o Chelsea, em duas ocasiões). Empatámos em casa com o Corunha e fomos ganhar fora, coisa que Mourinho não conseguiu fazer agora contra um Liverpool que lhe copiou a estratégia.
A outra grande conclusão pode-se colocar em forma de pergunta. Afinal foi o Porto que ganhou tudo graças ao Mourinho, ou este é que ganhou por estar no nosso Clube? A resposta séria tem que apontar no sentido de ter sido a conjugação de esforços. Mourinho é o melhor do Mundo, mas não ganhou no Chelsea... Ganhou num clube que gastou em dois anos, como orçamento total, 20 milhões de contos. Abramovich gastou em aquisições em dois anos 60 milhões de contos. Ou seja, apesar de teoricamente ser mais fácil, muito mais fácil de ganhar no Chelsea com esse poder de compra ilimitado, ele não ganhou. E assim acabaou-se o mito de que o Porto só ganhou graças a ele. Mesmo que assim fosse, o mérito final seria sempre do Porto. Ele não nos veio treinar porque quis. Nós é que o fomos buscar e lhe demos a oportunidade.
Uma palavra final para aquilo que penso do Mourinho actualmente. Enquanto ele cá esteve, o seu estilo cabia às mil maravilha no nosso clube. Todos contra nós, nós contra todos. Esse estilo dá alguns frutos em Inglaterra país, chauvinista e avesso a estrangeiros. Portanto, o que vou dizer nada tem a ver com isso.
José Mourinho, por alturas da meia final e sensivelmente há um ano, jantou no Restaurante Camelo, em Esposende, com dirigentes do Chelsea, tendo-se comprometido com eles nessa altura. Altura em que o Chelsea poderia ainda vir a ser adversário na final. Esse facto demonstra o que amigos meus não portistas me diziam - que ele se borrifa para o clube, só pensando nele. Demonstrou com essa atitude ser verdade. Confirmou-o, para todo o Mundo, espantado, ver, quando ridiculamente não festejou a conquista. Quando fugiu para Setúbal à chegada, sem um aceno sequer para os adeptos. Quando se refugiou na patética desculpa das ameaças. Aí, para mim, o mito acabara de cair. Palpita-me que brevemente os adeptos dos Blues venham a pensar assim. Ele já começou a ameaçar sair do clube. Qualquer dia vai para Itália, usando a desculpa de não lhe terem dito bom dia. A não ser que deixe de ganhar. O que também não me parece que vá acontecer.

Sem comentários: