sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

SE A INVEJA MATASSE...

Hoje, passando por um pasquim lampião, vi uma notícia com o título "MÁGICO SOBRESSAI A ASSISTIR E NÃO A MARCAR - Deco longe do patamar atingido na época passada".
Entre outras coisas, dizia o ressabiado jornalista lampião que "na temporada passada, na 15ª jornada, o número dez do FC Porto já levava seis golos na sua conta pessoal" e "nesta temporada, também na 15ª jornada, o "Mágico" ainda só fez o gosto ao pé uma única vez, no relaxado compromisso para o campeonato, em Belém".
Ora muito bem, segundo o jornalista, o nosso Mágico tem de ser um ponta de lança goleador para ser Mágico, pois a contabilidade da influência de um playmaker faz-se pelos golos. Ainda por cima, diz que o único golo marcado foi no relaxado jogo do Restelo contra o Belenenses, esquecendo-se que o golo do Deco foi o 2-1 da reviravolta do resultado. Acresce que, todos nos lembramos do golo do Mágico. Aquilo não foi um golo. Como se diria na bancada: "foi um filha da puta dum golão".
Mas o que mais me chamou a atenção na notícia, foram os comentários de alguns lampiões ressabiados, desonestos e acima de tudo com dor de corno. Diziam eles:
1 - "O Deco é um jogador de classe mediana, nunca foi akilo que os jornais quiseram fazer dele, se ele fosse verdadeiramente bom nao estava num clube de provincia, e estaria, já certamente num Real Madrid, num Manchester, nun Milan etc.Os árbitros e a imprensa que fizeram dele o grande jogador que nunca foi."
2 - "Deco está abaixo do seu nivel???? Pois está...e mesmo assim a imprensa é que ainda o coloca num patamar muito acima, o que não faz com outros jogadores, mesmo portugueses, mas o ditado é velho:"o que vem de fora é que é bom"...mas continuai jogadores portugueses: tiago, miguel, simão, etc etc...que não sois magicos, mas sois grandes jogadores sem serem ovacionados pela imprensa"
3 - "Deco esta louquinho para se ver livre do FCP.Quando sair e poder falar livremente muita verdade vai ser dita, e ai, PC vai dizer que Deco nunca foi um jogador a Porto. Pinto da Costa e assim, so interesaam quando estao la depois fala mal deles"
Porque será que estes gajos não aprendem.
O comentário n.º 1 é perfeitamente coerente. São os jornais e a imprensa que o fazem. Quanto aos árbitros, já todos sabemos a perseguição que lhe fazem, com constantes amarelos por ele reclamar da porrada que lhe dão impunemente.
A imprensa também o faz. Normalmente com pressões para que seja castigado por seis meses injustamente. Só faltava a este infiél lampião que vê futebol com o olho de trás dizer que também o CD da Liga o ajuda.
Diz que é um jogador mediano. Se calhar até pode ser ser, mas esse burro não costuma é ver jogos da equipa dele. Pois esses nem medianos são. E comparar o Deco com algum jogador lampião será a mesma coisa que tentar comparar o ouro com bosta de boi.
O comentário n.º 2 é perfeitamente esclarecedor: quando fala no simulão, na tia tiago e menino miguel para os comparar ao Deco e dizer que eles são grandes à beira dele, está tudo dito. Não deve ver futebol há muito tempo, isto porque na lampiolândia só se vê repelões na bola. Futebol é coisa que já lá não se vê há muito. Pelo menos desde que o Mágico Porto lhes foi dar um recital de bola na época passada.
O comentário n.º 3 é de um perfeito ressabiado com dor de corno. Não põe em causa as qualidades do Mágico Deco, mas mais uma vez tenta diminuir o nosso Presidente. Pois é. Infelizemente o Pinto da Costa não está no mercado e por isso não é possível contratá-lo. Quanto a tentarem encontrar um igual a ele, não percam tempo. Pinto da Costa é único, fantástico e para azar dos infiéis lampiões é Portista dos sete costados, é nosso Presidente e continuará a sê-lo enquanto quiser.
Até puseram a Presidente um sócio do Mágico Porto para ver se conseguiam alguma coisa de jeito, mas esse sócio é um deslavado que apenas tenta contratar ex-jogadores do Mágico Porto a ver se consegue algo de parecido com o nosso clube. A mística do Dragão não se consegue assim. É preciso ter a camisola azul e branca no corpo, meus caros amigos.
Ah, e já agora, esqueceu-se este pseudo-comentador de agradecer ao seu actual Presidente o facto de ter ajudado o Deco a libertar-se dos Lampiões e do Alverca de forma a que chegasse à nossa equipa.
Como se vê, estes lampiões continuarão a travessia no deserto. Porque se eles entendem que o Deco é um jogador mediano e produto da imprensa, está tudo dito. Pelos vistos os grandes jogadores são aqueles aleijados que eles lá têm e com isso ficam contentes. Nós preferimos ficar com jogadores medianos tipo Deco, Derlei, Costinha, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, o Maniche que lá foi encostado, etc., etc....
Ganhem mas é vergonha na cara. Vejam o futebol com os dois olhos da frente... Sejam honestos e pode ser que um dia sejam recompensados, ou seja, pode ser que um dia ganhem a Taça da Cidade de Lisboa contra o Atlético.
Nós cá vamos com um sorriso nos lábios. "Sofrendo" uma pressão enorme por irmos em primeiro. Até nem sabemos como podemos jogar com tamanha pressão. Os nossos jogadores até urinam pelas pernas abaixo quando entram em campo (como aquele norueguês contratado pelo Vale Tudo) por não terem estofo para a pressão que os média dizem que sofremos.
Porém, e como não sou pessoa de ressentimentos, a todos os infiéis lampiões desejo do fundo do coração para o ano de 2004, o triplo daquilo que eles nos desejam a nós Dragões. Espero sinceramente que este meu desejo se torne uma realidade.

Sem comentários: