terça-feira, 9 de dezembro de 2003

GRANDE PORTO, GRANDE BAÍA!

Amanhã vão dizer os anedotários que a 5ª equipa do Real Madrid empatou com a 1ª equipa do Porto. E que foram prejudicados pelo árbitro em 5 penalties e 12 foras de jogo. Não vou sequer replicar que qualquer jogador do real que jogou ganha pelo menos o dobro do que o Deco. Ou que basta o que custou o peseteiro para comprar o plantel do Porto durante 10 anos. Quem tem todo esse dinheiro não se pode vir desculpar que jogou com uma 2ª equipa. Até porque nós jogámos sem o Maniche, o Bicho, o Benni, o Mário Silva. A quem farão mais falta os jogadores? Mas preparem-se para ler as 1ªas páginas. Estavam mortinhos para que fóssemos goleados e desmoralizados, para ver se lagartos e lampiões recuperam os "míseros pontitos" que nos separam. Como lhes correu mal, vão desprezar e desvalorizar o nosso empate. Que só não foi vitória porque o Ninja falhou a pouco tempo do fim o que não costuma falhar. De qualquer maneira, estou orgulhoso ao ver a belíssima exibição. Dominámos na maior parte do tempo em casa dos peseteiros. Por mero azar não ganhámos, o que daria muitas síncopes cardíacas aos anedotários. Não importa. Ao ver o que vi, acredito que podemos ir longe. O Ronaldo foi mais uma vez secado, o peseteiro nada fez e o Zidane idem aspas. Provámos de novo sermos os únicos a ombrear, não com os grandes, mas com os muito grandes. A derrota nas Antas cheirou mal e agora corrigimos um pouco isso.
O meu destaque vai inteiro, neste jogo, para Vítor Baía, que humilhou mais uma vez o Abominável Homem Gaúcho. Impediu 2 ou 3 vezes que os peseteiros fizessem injustiça mais uma vez e ganhassem o jogo. Que exibição, senhores. Já ultrapassou todos os limites a teimosia do Abominável... que outro guarda-redes português se chega aos cotovelos do Baía, mesmo que lhe amputem um braço? E então, comparar mais esta exibição do melhor guarda-redes lusitano de todos os tempos com o frango... ou melhor, a capoeira do Quim neste fim de semana... valha-nos Deus!
Vou terminar, mas não sem antes chamar a atenção para mais uma vergonha. No fim do jogo, a RTP cortou logo a emissão e nada de conferência de imprensa ou Flash Interview. Sintonizei a TSF e... estavam a falar do Mantorras que foi a Barcelona curar a sua paralisia... nada de comentários ao nosso jogo, nem conferência.... Antes passaram uma entrevista daquele que, nem por 12 milhões de contos ia para o Milão, à chegada a lisboa... enfim, o costume!

Sem comentários: