segunda-feira, 21 de março de 2005

Quem era Pavão?

Pavão, de seu nome Fernando Pascoal Neves, foi um jogador que rezam as crónicas tinha "uma notável capacidade técnica que o levou a ser considerado, no auge da sua carreira, como um dos melhores jogadores do futebol português".

Infelizmente, no dia 16 de Dezembro de 1973, ao 13º minuto da 13ª jornada, fez um passe lançando um colega de equipa e de seguida caiu inanimado no chão, vindo a falecer.

Nasceu para o futebol no FC Porto e foi com a sua camisola vestida que morreu em campo.

É em sua homenagem, e em homenagem a todos os PORTISTAS que sofrem e "morrem" em campo com o FC Porto, que escolhi este pseudónimo para aqui escrever a convite d'O Dragão.

E escrevo num momento dificil, porque se conto apenas 32 primaveras a torcer de azul e branco, não me lembro de alguma vez ter assistido a uma época como esta e onde tantas vezes tivesse à beira de um ataque de nervos por razões negativas...

Parei de ver o jogo na Sport TV e de ouvir o relato na TSF porque não aguento mais ver isto... Nunca vi semelhante coisa... O único jogador que está a jogar e a honrar a camisola que veste é o capitão Jorge Costa - apesar de já não ter velocidade e notar-se isso mais esta época devido à ausência do Ricardo Carvalho - porque é o único em campo que corre, que chama os outros, que vai à frente, que vem atrás, que sente claramente a camisola que enverga, ou se preferirem, é o único que era capaz de morrer em campo hoje! Nem o Vitor Baia se salva, mas acima de tudo, pergunto-me eu, gostaria de saber o que fazem jogadores como o McCarthy (mais uma expulsão por cotovelada!) ou o Quaresma (que nulidade!) em campo e a titulares? Porque o Mac, o Costinha e o Maniche estão a jogar contrariados pois querem ser vendidos. Porque o Quaresma devia estagiar uns largos tempos na IIB para aprender a jogar para a equipa (porque lá ou joga de primeira para a equipa ou está no chão e é com dores de verdade porque lá acertam mesmo no homem e a sério...). Porque o Ibson e o Bonfim ainda nem devem saber os nomes dos companheiros de equipa. Porque o Leandro, o Léo Lima e Cláudio não têm qualquer categoria sequer para SONHAREM em vestir a camisola que o Pavão um dia vestiu, quanto mais realmente vestiram essa camisola.

Enfim, estou triste e desiludido. Custa-me ver o FC Porto fazer isto, passar por isto. Depois destas duas épocas de alegrias imensas, sabia perfeitamente que um dia não iriamos ganhar; mas nunca pensei ver uma coisa destas, humilhada várias vezes na própria casa, perder 3 jogos consecutivos (Nacional, Inter e Sporting) e estar já a seis pontos dos lampiões na SuperLiga, eliminados da Taça de Portugal à primeira eliminatória e apurados na fase dos grupos sabe-se lá graças a que santo... Não, isto é demais para o meu coração tripeiro.

Só peço aos jogadores, treinadores e dirigentes que se reúnam e entre todos façam os impossíveis (porque neste momento os possíveis já não chegam) para honrarem a camisola listada de azul e branco com que o Pavão morreu em campo e defendam o 2º lugar na classificação com unhas e dentes (mas sem cotovelos, antebraços e mãos...) para que, pelo menos no fim, possa sentir que além de sermos os primeiros dos últimos também nos qualificamos directamente para a Liga dos Campeões. Porque só isso pode limpar, minimamente, a horrivel imagem que espalharam pelos relvados esta época!
Se mais não for, em nome do malogrado Pavão!

Sem comentários: